Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
lange.falcao
Membros
Estado: PB
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Carroças Nacionais?

Mensagem por lange.falcao »

Pessoal, bom dia!

Não sei se é propriamente uma dúvida ou um desabafo mas...

Tenho pesquisado ultimamente sobre problemas/falhas relacionados aos mais diversos veículos de algumas montadoras instaladas em nosso país e tenho encontrado muitas, mas muitas críticas mesmo em relação a Peugeot-Citroën (não que as outras não sejam criticadas também, mas parece que as francesas são as preferidas).

Por outro lado, também tenho visto alguns proprietários dizerem que "morrem de amores" pelos seus veículos franceses (muito embora em quantidade bem menor).

Daí vem as dúvidas: 1) Seria falta de conhecimento do produto Citroën, pois acredito que muitas das críticas ferrenhas sejam mais pelo "meu amigo tem um Citroën e aconteceu aquilo..." do que pelo "eu tive um Citroën e passei por isto, por isto e por isto"? 2) Não é necessário usar o carro por algumas semanas para se ter uma ideia de seus vícios/defeitos etc e tal? 3) Seriam os carros nacionais (apesar de alguns serem fabricados e trazidos da região do Mercosul) realmente carroças quando comparados àqueles fabricados nos mercados americano, europeu e japonês? 4) Seria inveja?

Às vezes tenho a sensação de que nenhum veículo nacional presta pois todos tem reclamações e que no final das contas é tudo uma questão de sorte.

Obrigada.

Daniel L.
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 VTR

Re: Carroças Nacionais?

Mensagem por Daniel L. »

Com certeza não é questão de sorte...

Quando me interesso por um carro, procuro os depoimentos dos proprietários. Tem no site da bestcars e carrosnaweb. Algumas linhas são classicamente resistentes e duráveis. Leia os depoimentos sobre o C4 VTR em qualquer um desses sites. 90% de elogios, pouquíssimos relatos de problemas e defeitos. A maioria dos donos passa milhares de km com o carro fazendo apenas manutenção preventiva e trocando peças de reposição normal. Coincidentemente a fabricação é francesa.

Já outros são pedra cantada, é só procurar depoimentos na web...
Ex-C4 VTR Satisfeito
Atual A3 Sport 2012 branco

Crimson
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros

Mensagem por Crimson »

Ah, eu já acho q é sorte sim! :-)

A produção de carros bate recorde atrás de recorde... isso significa mais carros sendo fabricados. O problema é q o controle de qualidade (q no Brasil já não é dos melhores) não acompanha o crescimento da produção. Imagina falha de controle de qualidade desde a fabricação das peças, transporte e até a montagem...

Digo isso pq não é só Peugeot-Citroen q está com má fama... mais e mais ouço gente dizendo q não compra essa ou aquela marca nunca mais pq só tiveram dor de cabeça com o carro. Na Peugeot isso é constante... aparentemente não aumentou nem diminuiu, mas começou a pipocar gente q passou para a Peugeot pq tiveram decepção com outras marcas, mesmo as grandes.

Apareceu gente dizendo q não compra GM, Ford e VW nunca mais... não posso dizer q me lembro de situação parecida no passado recente do Clube Peugeot.

hehe, inclusive teve gente dizendo q não compra Peugeot nunca mais, ia mudar para Citroen... kkkkkk...

Na verdade, acho q o problema é generalizado mesmo...

lange.falcao
Membros

Olá!

Eu devo confessar que resolvi vir para a Citroën após o conselho de um amigo meu (ele detentor de um Mégane e de um Ceratto), cujo pai possui um C4 Pallas automático há alguns anos e segundo ele o carro seria "show de bola". O próprio Ceratto me passou pela cabeça mas fui desencorajado por ele pois aqui em Campina Grande não há CSS Kia. Apenas na capital, João Pessoa. Daí já viu, né? Qualquer problema teria de me deslocar toda vez 120km. Pra mim não dava.

Porém, antes de falar com ele, tinha visto um Cruze LTZ branco, automático. No dia em que estava me arrumando para fazer negócio, resolvi dar uma última pesquisada e encontrei um blog de um advogado de Fortaleza-CE. Ele dizia ter tido uma péssima experiência com o carro e não o recomendava a ninguém. Encontrei ainda outros relatos de defeitos na suspensão, barulho nas pastilhas de freio etc etc. Liguei para a consultora e desisti do negócio.

No dia seguinte, fui até a CSS da Citroën procurando por um veículo automático e o único que havia na faixa de preço que queria era o C4 Competition branco. Gostei do carro e no outro dia fiz negócio. Mas confesso que depois de comprar e pesquisar mais, fiquei e ainda fico preocupada com a quantidade de reclamações em relação ao carro. Só o que posso dizer é que até o presente momento estou satisfeita. Não costumo rodar muito. Mas, esperemos e vejamos o que acontece.

Até mais. E obrigada pelas opiniões.

Daniel L.
Membros
Estado: SC

Mensagem por Daniel L. »

Com todo tipo de produto de consumo é assim. Vc já tentou pesquisar, por exemplo, sobre smartv´s ? É de se ficar louco. Cada um diz que uma marca é superior a outra, e que um modelo dá mil defeitos, enquanto outro de outra marca dá outros mil.

Com carro é parecido. O que vc tem que obter é uma média disso tudo. Se procurar tem proprietário por aí de volvo e mercedes que tiveram problemas. Vão ser mais raros do que donos de peugeot, mas haverá.

A resposta que vc busca simplesmente não existe. Todo processo de fabricação de bens de consumo está sujeito a falhas. E de outro norte, muito depende também do uso que se faz do bem. Pelo que eu entendi, vc comprou aquele novo C4 que eles colocaram uns adesivos novos pra tentar dar a ultima respirada ? Gosto é gosto, mas eu teria comprado um C4 usado ou semi-novo. São bons carros com preços razoáveis. Claramente tem acabamento e materiais superiores aos VW da vida, por outro lado tem os reconhecidos problemas já bastante relatados...
Ex-C4 VTR Satisfeito
Atual A3 Sport 2012 branco

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

Para mim o principal problema dos PSA não são os carros, mas as concessionárias que querem tirar o couro dos clientes em qualquer oportunidade. Quem vai na conversa deles torra uma fortuna e depois sai queimando a marca.

Quando fui marcar a revisão dos 30k o consultor já condenou pastilhas e discos de freio sem nem mesmo olhar o carro. Só nos freios já iam uns mil reais... Eles adoram trocar peças de desgaste antes da hora.
Resultado: fiz a revisão no meu mecânico e as pastilhas estavam em excelente estado, rodaram até os 50k. Os discos estão bons até hoje.

Outro exemplo: meu irmão tem um Xsara hatch com câmbio AL4 e mais de 120 mil km começou a dar defeito. Já estava se preparando para gastar uns 4mil para restaurar o câmbio completo, mas o mecânico foi honesto e falou: "vamos trocar as eletroválvulas e ver se fica bom, se não ficar depois a gente abre o câmbio." Resultado: gastou R$700 e o carro ficou bom.
Se vai na concessionária te apresentam uma conta de no mínimo 7 mil.

A rotatividade dos profissionais técnicos é altíssima. Os mecânicos bons acabam abrindo oficinas próprias e assim a marca deixou de investir também em treinamento, já que os profissionais não ficam por muito tempo. Qualquer defeito que saia do comum eles têm uma dificuldade enorme para resolver.

Aqui no forum tenho a impressão de que o grau de satisfação de quem faz a manutenção por conta própria é maior do que quem faz nas concessionárias.

Estou com o meu C4 há quase 4 anos (62 mil km) e gosto mais de dirigí-lo hoje do que quando saiu zerinho. O que fugiu da manutenção prevista está abaixo.

Defeitos no período:
18.500km Eletroválvulas (em garantia)
38.000km Sonda Lambda
Rolamentos cubo traseiro roncando 50.000 (dir) 60.000 (esq)

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

Quem acha que as marcas "premium" estão isentas de problemas sugiro dar uma lida no teste de longa duração do Mercedes A200 na Quatro Rodas.

Em 8.000km já foram 13 dias parado na concessionária por uma luz do air-bag, ruidos internos, bandejas de suspensão dianteiras trocadas (sem resolver o problema)

http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/l ... -na-bolsa/

http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/l ... conectada/

lange.falcao
Membros

Então seria uma questão de uma demanda muito grande, aliada a um baixo controle de qualidade?

Alguém saberia se em outros países também ocorre isso? E será que as montadoras/css's de lá tratam melhor os consumidores?

RaphaelF
Membros
Estado: RJ

Mensagem por RaphaelF »

Os carros em si da PSA são excelentes porém as concessionárias são piores que uma oficina de quintal.
Comprei meu C4 VTR 2006/2007 com navidrive, couro de fábrica e xenon há quase dois meses e ainda estou descobrindo algumas coisas...

Como gosto de mexer no carro e o antigo proprietário fez todas revisões na Citroën(inclusive aceitou muita "empurroterapia" pelo oq estou vendo, limpeza dos bicos aos 60000 kms, por exemplo), estou colocando a MINHA revisão em dia, primeira coisa que bati o olho foi o FILTRO DE AR, p**a decepção em ver a data xx/xx/2006(não lembro exato), lamentável isso, vi umas 3 revisões constando o pagamento pelo mesmo.

Filtro do ar condicionado na mesma situação, ano 2008...se esses itens que estão na cara eles deixam de fazer, imaginem o restante mais escondido...to quase com paranóia de que sequer trocavam o óleo hehe, se paga uma fortuna pela peça + MO caríssima e ainda ter que deparar com isso é dose........por isso que TUDO que eu mesmo não mexo, fico acompanhando de perto, larápios!!!!!!

lange.falcao
Membros

Hahaha! O pessoal que faz a chamada "entrega técnica" nas css's realmente não sabem de muita coisa, não. No dia em que fui pegar o meu a mocinha que tentou me explicar as funções do carro me disse para não mexer nos controles do computador de bordo e em outros, sob o risco de descontrolar o relógio, data e outros ajustes. Até mesmo a função do câmbio automático que ajusta o carro para piso de baixa aderência, ela chamava de função neve. E eu pensando: "neve?!". Fiquei doida pra rir mas achei mais educado me controlar. Daí, quando cheguei em casa comecei a fuçar e a ler o manual.

Quanto as revisões feitas nas concessionárias, eu também desconfio. Preferia levar o carro no mecânico de minha confiança. Porém, devido a garantia, infelizmente isso não será possível. Agora, creio que na css aqui na minha cidade seja possível acompanhar os serviços feitos no veículo, pois pude perceber o dono de um Aircross dentro da oficina enquanto o técnico instalava o sensor de estacionamento.

Uma pena que você tenha feito essas descobertas em relação ao seu (terem cobrado e não terem trocado as peças na km correta). Ao mesmo tempo em que foi bom você ter descoberto (por ser um proprietário atento e consciente), podendo assim dar uma manutenção preventiva.

Até mais!

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”