- Kbelooooo
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Comecei o projeto! C4 VTR turbo feito em casa!
Pois é pessoal... Chegou a hora, juntei o dinheiro e vou começar!
Sempre falei que ia fazer turbo e não era à toa.
Cheguei a colocar o carro a venda pra pegar um vts a venda aqui no RS, falando nisso, se alguém tiver interesse em pegar o vts que fazem até por 30 mil fale comigo antes, passei scanner no carro e sei TUDO que o carro tem e o que precisa ser feito.
Retornando, venda cancelada e início do projeto...
Primeiramente vou apresentar as pessoas que vão me ajudar diretamente no projeto:
- Minha namorada, que é quem pretendo passar o resto da minha vida, ela me apoia nas funções com carro, tem um c4 e ficou bem empolgada quando falei do projeto. E sim ela vai colocar a mão na graxa como já fez antes hahahaha eu amo essa mulher!
-Meus dois grandes amigos Artur e Giovanni, ambos possuem um psa na garagem. O Artur tem um xsara vts com quase 200cv e o Giovanni pegou um 306 que estamos começando a mexer.
Bom, o que já sabemos sobre o projeto:
Primeiramente, quero praticidade... Turbina pequena, o foco é trackday, então não quero potências absurdas... Buscamos potência em grande faixa de giro, baixo lag e precisa encher cedo! Sem contar que assim a usabilidade na cidade se mantém.
Estou negociando uma garret gt25, turbina MUITO top já com o coletor de escape feito especialmente para o VTR. Caso não role o negócio vou pegar uma .44/.49 e vou orçar o coletor em alguns lugares.
Vamos buscar originalidade, nada de barulho de turbina enchendo ou espirro, o cofre deve ficar o mais intocável possível, afinal um sleeper!
Coletor de admissão vai se manter original, esse é o tipo de up que vai acontecer com o tempo, depois do carro montado e acertado.
Não vou utilizar intercooler, outra coisa que virá com o tempo.
Vou utilizar álcool, provavelmente bicos com 60 ou 80 lbs, ainda vou definir isso.
Vou usar uma pandoo power inject, até queria um ft400 mas como não iria deixar aparecendo não tem necessidade e também estou visando o custo benefício do projeto, pelo menos no começo.
Bomba de combustível ainda é algo a decidir...
Escape em 3 polegadas.
Motor vai ficar stock, sei que aguenta bem até 0,8 de pressão, conhecido meu anda há mais de dois anos assim (vou usar 0,6 pelo menos no começo).
Vou manter a central original em paralelo para que tudo continue funcionando como esp/asr piloto automático e coisas do tipo, também vou manter a tbi original, talvez com algum retrabalho.
Vou fazer uma revisão no motor, trocar bronzinas, limpar por dentro e ver se precisa de mais alguma coisa, acredito que está tudo em ordem.
A intenção é beirar inicialmente os 250cv e pelo menos uns 35~38 kg de torque.
Vou documentar todo o processo com fotos e vídeos e vou atualizar aqui, até se esqueci de alguma coisa vou completar com o passar do tempo.
Por enquanto é isso, até segunda posto fotos do carro sendo desmontado!
Sempre falei que ia fazer turbo e não era à toa.
Cheguei a colocar o carro a venda pra pegar um vts a venda aqui no RS, falando nisso, se alguém tiver interesse em pegar o vts que fazem até por 30 mil fale comigo antes, passei scanner no carro e sei TUDO que o carro tem e o que precisa ser feito.
Retornando, venda cancelada e início do projeto...
Primeiramente vou apresentar as pessoas que vão me ajudar diretamente no projeto:
- Minha namorada, que é quem pretendo passar o resto da minha vida, ela me apoia nas funções com carro, tem um c4 e ficou bem empolgada quando falei do projeto. E sim ela vai colocar a mão na graxa como já fez antes hahahaha eu amo essa mulher!
-Meus dois grandes amigos Artur e Giovanni, ambos possuem um psa na garagem. O Artur tem um xsara vts com quase 200cv e o Giovanni pegou um 306 que estamos começando a mexer.
Bom, o que já sabemos sobre o projeto:
Primeiramente, quero praticidade... Turbina pequena, o foco é trackday, então não quero potências absurdas... Buscamos potência em grande faixa de giro, baixo lag e precisa encher cedo! Sem contar que assim a usabilidade na cidade se mantém.
Estou negociando uma garret gt25, turbina MUITO top já com o coletor de escape feito especialmente para o VTR. Caso não role o negócio vou pegar uma .44/.49 e vou orçar o coletor em alguns lugares.
Vamos buscar originalidade, nada de barulho de turbina enchendo ou espirro, o cofre deve ficar o mais intocável possível, afinal um sleeper!
Coletor de admissão vai se manter original, esse é o tipo de up que vai acontecer com o tempo, depois do carro montado e acertado.
Não vou utilizar intercooler, outra coisa que virá com o tempo.
Vou utilizar álcool, provavelmente bicos com 60 ou 80 lbs, ainda vou definir isso.
Vou usar uma pandoo power inject, até queria um ft400 mas como não iria deixar aparecendo não tem necessidade e também estou visando o custo benefício do projeto, pelo menos no começo.
Bomba de combustível ainda é algo a decidir...
Escape em 3 polegadas.
Motor vai ficar stock, sei que aguenta bem até 0,8 de pressão, conhecido meu anda há mais de dois anos assim (vou usar 0,6 pelo menos no começo).
Vou manter a central original em paralelo para que tudo continue funcionando como esp/asr piloto automático e coisas do tipo, também vou manter a tbi original, talvez com algum retrabalho.
Vou fazer uma revisão no motor, trocar bronzinas, limpar por dentro e ver se precisa de mais alguma coisa, acredito que está tudo em ordem.
A intenção é beirar inicialmente os 250cv e pelo menos uns 35~38 kg de torque.
Vou documentar todo o processo com fotos e vídeos e vou atualizar aqui, até se esqueci de alguma coisa vou completar com o passar do tempo.
Por enquanto é isso, até segunda posto fotos do carro sendo desmontado!

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Re: Comecei o projeto! C4 VTR turbo feito em casa!
Parabéns a iniciativa. Vou acompanhar.
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Re: Comecei o projeto! C4 VTR turbo feito em casa!
Grande Kbelooooo!
Sobre o seu projeto, torço para que dê certo! Muita gente aqui já falou que "viu" ou que "conhece quem fez" mas nunca tivemos um projeto realmente documentado.
Cheguei a ver o anuncio desse VTS aí - só por curiosidade, como está o carro?
Boa sorte!
[]'s
Lincão!
Sobre o seu projeto, torço para que dê certo! Muita gente aqui já falou que "viu" ou que "conhece quem fez" mas nunca tivemos um projeto realmente documentado.
Cheguei a ver o anuncio desse VTS aí - só por curiosidade, como está o carro?
Boa sorte!
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Re: Comecei o projeto! C4 VTR turbo feito em casa!
Parabéns pela iniciativa e coragem kbeloo!!! Espero q de tudo certo!! Vamos acompanhando!!
Abs!
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Re: Comecei o projeto! C4 VTR turbo feito em casa!
Isso aí kbeloo, estou acompanhando aqui. Boa sorte com o projeto. Abraço.
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Re: Comecei o projeto! C4 VTR turbo feito em casa!
Valeu pessoal, a coisa tá corrida mas vou tentar atualizar seguidamente!
Provavelmente essa semana vou ficar apenas na desmontagem mesmo pois vou encomendar algumas coisas amanhã e deve chegar apenas no final de semana.
No momento mesmo estou focando em negociar a turbina com coletor, como não tenho ferramentas para fabricar o coletor, vou ter que mandar fazer.
Provavelmente essa semana vou ficar apenas na desmontagem mesmo pois vou encomendar algumas coisas amanhã e deve chegar apenas no final de semana.
No momento mesmo estou focando em negociar a turbina com coletor, como não tenho ferramentas para fabricar o coletor, vou ter que mandar fazer.

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Re: Comecei o projeto! C4 VTR turbo feito em casa!
Lincão
O vts tem bastante coisa pra fazer...
Pra deixar o carro zerado precisa fazer bastante coisa de pintura, trocar ou achar alguém arrume as forrações de porta, o teto está estranho meio surrado, a tampa do porta malas tem furos para alto falantes e as rodas precisam de uma reforma.
Tecnicamente ele não está muito ruim, mas pra começar precisa trocar os faróis pelos direcionais, pelo que eu vi os sensores estão todos nos lugares, então não deve ter grandes problemas.
O motor me pareceu inteiro e o óleo não está muito sujo.
Eu andei no carro e precisa acertar a suspensão, fazer geral mesmo, buchas, coxins, bieletas e etc.
O ajuste dos retrovisores está com problemas, talvez uma limpeza com hd40 resolva, os vidros estão "pesados" também.
O sistema de aviso de troca de pista não está funcionando pois na batida frontal que o carro recebeu, co. O quebrou a frente o plástico que fica por baixo do para choque se perdeu e nele existem 6 sensores para o sistema, cada um deles custa 400 reais.
A pancada não afetou nada em termos de estrutura.
Quem quiser pegar, o carro está com preço bom, mas precisa separar um bom dinheiro pra deixar em ordem.
O vts tem bastante coisa pra fazer...
Pra deixar o carro zerado precisa fazer bastante coisa de pintura, trocar ou achar alguém arrume as forrações de porta, o teto está estranho meio surrado, a tampa do porta malas tem furos para alto falantes e as rodas precisam de uma reforma.
Tecnicamente ele não está muito ruim, mas pra começar precisa trocar os faróis pelos direcionais, pelo que eu vi os sensores estão todos nos lugares, então não deve ter grandes problemas.
O motor me pareceu inteiro e o óleo não está muito sujo.
Eu andei no carro e precisa acertar a suspensão, fazer geral mesmo, buchas, coxins, bieletas e etc.
O ajuste dos retrovisores está com problemas, talvez uma limpeza com hd40 resolva, os vidros estão "pesados" também.
O sistema de aviso de troca de pista não está funcionando pois na batida frontal que o carro recebeu, co. O quebrou a frente o plástico que fica por baixo do para choque se perdeu e nele existem 6 sensores para o sistema, cada um deles custa 400 reais.
A pancada não afetou nada em termos de estrutura.
Quem quiser pegar, o carro está com preço bom, mas precisa separar um bom dinheiro pra deixar em ordem.

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Re: Comecei o projeto! C4 VTR turbo feito em casa!
Kbelo, eu tambem estou correndo atras do projeto turbo... Passei o ultimo ano lendo sobre nossa injeçao e te digo que um jeito barato e efetivo de turbinar é usando uma pandoo pulser ou uma hardwarecar turbo fast, pois as duas tem clamper para o sensor MAP.
Te digo por experiencia que nao é necessario trocar os bicos, apenas use um bico suplementar monoponto (astra flex)... O coletor de escape é bobeira... Corte o original e solde uma flange para a turbina, assim reduz custo e é necessario fazer apenas o suporte da turbina! Eu iria atras de buchas de PU para o coxim do cambio, porque nosso motor movimenta bastante e a patada do turbo vai aumentar ainda mais o torque... Tambem acho bom voce chipar a central original pra ver o avanço de ponto.
Por fim a turbina que eu pretendo usar é uma biagio .53.62, menor que isso vai amarrar o motor e TALVEZ haja uma contra pressao muito grande... Podendo ter batida de valvula, mas com escape de 3", lembre que as 3" viram apenas após a turbina. Nao vai ter lag porque o fluxo de gases do motor é grande, mantendo o coletor original + a indução forçada, o delay vai ser minimo!
Dei opinião em cima do que EU PRETENDO.
Abraço!
Te digo por experiencia que nao é necessario trocar os bicos, apenas use um bico suplementar monoponto (astra flex)... O coletor de escape é bobeira... Corte o original e solde uma flange para a turbina, assim reduz custo e é necessario fazer apenas o suporte da turbina! Eu iria atras de buchas de PU para o coxim do cambio, porque nosso motor movimenta bastante e a patada do turbo vai aumentar ainda mais o torque... Tambem acho bom voce chipar a central original pra ver o avanço de ponto.
Por fim a turbina que eu pretendo usar é uma biagio .53.62, menor que isso vai amarrar o motor e TALVEZ haja uma contra pressao muito grande... Podendo ter batida de valvula, mas com escape de 3", lembre que as 3" viram apenas após a turbina. Nao vai ter lag porque o fluxo de gases do motor é grande, mantendo o coletor original + a indução forçada, o delay vai ser minimo!
Dei opinião em cima do que EU PRETENDO.
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Re: Comecei o projeto! C4 VTR turbo feito em casa!
Fala cara, seguinte...
Não gosto de turbinar em cima de central original, nem usar bico suplementar monoponto com controladora.
Eu provavelmente vou fuçar toda hora, com a programável tenho MUITO mais opção.
E é melhor ter apenas uma central controlando tudo, menos opções para dar problema, eu preciso fazer o coletor de escape porque o espaço vai ficar muito apertado, mas já tenho um coletor original aqui que vou usar pra pegar a flange e trabalhar em cima.
Eu já utilizo PU nas balanças e nós calços de motor, inclusive o meu calço superior foi "fabricado" em casa mesmo, em um outro post detalho melhor.
Enfim, cada um tem um projeto diferente, eu quero pegada de pista, preciso de turbina pequena, e ela não amarra não, conheço bem como ela trabalha e vai empurra bem até quase 7000 rpm. Vai encher pouco antes dos 3000 rpm, perfeito pra saída de curva!
Se quiser trocar uma idéia melhor, depois pode me adicionar no face, sempre bom poder conversar sobre projetos assim, qualquer coisa procura por Mateus Lucas.
Abraço!
Ps: injeção comprada! Acho que chega só semana que vem.
Não gosto de turbinar em cima de central original, nem usar bico suplementar monoponto com controladora.
Eu provavelmente vou fuçar toda hora, com a programável tenho MUITO mais opção.
E é melhor ter apenas uma central controlando tudo, menos opções para dar problema, eu preciso fazer o coletor de escape porque o espaço vai ficar muito apertado, mas já tenho um coletor original aqui que vou usar pra pegar a flange e trabalhar em cima.
Eu já utilizo PU nas balanças e nós calços de motor, inclusive o meu calço superior foi "fabricado" em casa mesmo, em um outro post detalho melhor.
Enfim, cada um tem um projeto diferente, eu quero pegada de pista, preciso de turbina pequena, e ela não amarra não, conheço bem como ela trabalha e vai empurra bem até quase 7000 rpm. Vai encher pouco antes dos 3000 rpm, perfeito pra saída de curva!
Se quiser trocar uma idéia melhor, depois pode me adicionar no face, sempre bom poder conversar sobre projetos assim, qualquer coisa procura por Mateus Lucas.
Abraço!
Ps: injeção comprada! Acho que chega só semana que vem.

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Re: Comecei o projeto! C4 VTR turbo feito em casa!
O bom de ter aparecido os cm turbo foi dar aquele empurrão q o pessoal precisava.
Esse tópico vai bombar.
Sinto falta do meu turbo. Penso q uma .50 seria ideal para manter uso de rua e enche a partir de 3k. Aí já muda a pegada.
Programável vc diz qual??
Abraço
Esse tópico vai bombar.
Sinto falta do meu turbo. Penso q uma .50 seria ideal para manter uso de rua e enche a partir de 3k. Aí já muda a pegada.
Programável vc diz qual??
Abraço