Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
mpsilva
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Re: TRANSMISSÃO AUTOMATICA AL4 A "FAMOSA"

Mensagem por mpsilva »

felipetonon escreveu:Olá,

Tenho um C4 hatch 2010 aut., e sinto o mesmo problema (engasgada entre a primeira e a segundo marchas), porém ocorre apenas quando rodo um bom tempo (mais de 1h sem interrupção em baixa velocidade) na cidade, variando entre a primeira, segunda e terceira marcha.
Quando o carro está frio a transmissão é perfeita, e quando rodo na estrada em quarta marcha e depois entro em alguma cidade e começo a usar as marchas baixas também não verifico problemas.
Gostaria de saber se trocar o óleo do cambio poderia solucionar ou prevenir piores problemas no futuro. O carro está com 61.000 KM.

Abraços!
Como disse acima, se a intenção é ficar mais alguns anos com o carro, recomendo fazer um diagnóstico no câmbio. Você gasta entre R$ 2.000 e R$ 3.000 agora e evita gastar R$ 4.000, R$ 5.000 ou mais lá na frente.

Para fins de registro, mais uma oficina em SP que oferece reparo do AL4... parece que o mercado disso é bom!

http://www.eletrotechautocenter.com.br
R$ 2.900 se só patina e dá trancos.... se trava em 3a com frequência (modo de emergência), recomenda reparo completo: R$ 6.550

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

mpsilva escreveu:se trava em 3a com frequência (modo de emergência), recomenda reparo completo: R$ 6.550
Que muito provavelmente podem ser só as eletroválvulas que se troca entre R$1.000 e 1.500 por aí....

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

Já a questão da patinação na segunda marcha, é absolutamente normal nesse câmbio. Pode variar mais ou menos, conforme a programação do software e modelo do carro, mas a patinada faz parte do projeto para suprir a diferença de escalonamento entre a 1ª e 2ª.

Se o conversor bloqueasse 2ª logo após a troca, ia faltar força em muitas situações. Trocando no tiptronic patina bem menos, mas por exemplo, se fizer a troca em baixas rotações numa subida íngreme, o conversor entra forte em ação para "socorrer" o motor.

jardis
Membros
Estado: PB
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por jardis »

ARR. vc falou tudo agora. realmente ele no trip desliza bem menos. vc me tiro um peso da consciência.

Arr
Membros

Mensagem por Arr »

Temos 5 AL4 na família e cada um tem suas particularidades.

No 407 do meu irmão, p ex., as trocas são mais suaves, mas o câmbio é mais "molenga" e lerdo no kickdown. O do C4 é bem mais esperto.
Já no C3 insiste em reduzir 2 marchas para ultrapassagens quando uma já seria mais que suficiente.
Mas todos têm essa "patinada" em segunda. Quanto a isso pode ficar tranquilo.

diegoroberth
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por diegoroberth »

PRezados bom dia!

Estou com problemas no meu AL4, quando ligo o carro ele ja entra no modo SPORT, e quando tento desligar pelo S do cambio ele não desliga e so consigo desligar ele pelo modo NEVE.

ALguem pode me ajudar no que devo fazer?

pclinkgmor
Membros

Mensagem por pclinkgmor »

Patinar na segunda é normal. Função do conversor de toque. Depois de um tempo ele trava a alocap e fica normal. Normalmente em 30km/h
Quanto ao problema do sport pode ser no software. Leve p css e peça para atualizar

eduhunter
Membros

Mensagem por eduhunter »

Pessoal, bom dia.

Possuo um C4 Pallas 2010/2011 automático GLX 2.0 e quando freio o carro em algum semáforo, por exemplo, bem no finalzinho ele dá um tranco relativamente pequeno e suave, isso pode ser algum problema? O carro tem 58 mil KM. Comprei ele usado com 54 mil KM e não sei se já foi feita alguma troca, é meu primeiro carro automático.

Recomendam que eu faça a troca do óleo do câmbio?

Vale lembrar que ele nunca acendeu o LED de problema no câmbio, nunca travou em 3ª marcha, nunca engasgou, nada nada. Ele apenas dá esse "tranquinho" ao final da frenagem.

Obrigado.

pclinkgmor
Membros

Mensagem por pclinkgmor »

Normal todo al4 faz isso. Normal dar um tranquinho da 1 p 2

eduhunter
Membros

Mensagem por eduhunter »

pclinkgmor escreveu:Normal todo al4 faz isso. Normal dar um tranquinho da 1 p 2
Na verdade é o contrário, não? Dá 2 p 1, pois estou freando, correto?

EDIT: Na verdade, não é nem da 2 p 1, é no finalzinho da 1 mesmo, quando estou chegando a velocidade 0!
Editado pela última vez por eduhunter em 27 Fev 2015, 10:37, em um total de 1 vez.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”