Segue a mensagem que coloquei no tópico "LISTA PARA COMPRA DE KIT MULTIMEDIA".
"Pessoal,
Conforme havia prometido, posto aqui minhas impressões sobre a central de mídia da Caska. Infelizmente, a qualidade das fotos não é das melhores, mas dá para ter uma noção. Agradeço ao colega Daltro, pela gentileza de ceder espaço em seu álbum virtual, para eu postar as fotos. O link é
http://gallery.me.com/daltro_dall_agnol#100121.
A interface é muito intuitiva e não é necessário sequer ler o manual. A operação pelo touchscreen é bem fácil e é muito melhor acionar os comandos com o indicador que com a canetinha que acompanha o produto. Como Daltro já disse no tópico acima, a instalação é muito simples e realmente tudo é feito no esquema “plug and play”.
ASPECTOS POSITIVOS
O produto é um show em matéria de recursos. No começo, fica até difícil se concentrar no trânsito, pela curiosidade que o brinquedinho desperta nas primeiras horas. O acabamento do painel também é perfeito. Quem não tem o carro pode até pensar que o produto é original (desde que não olhe o computador de bordo deslocado).
- GPS: show de bola, é muito preciso e tem várias opções de pontos importantes. Apesar de ter dado uma olhada rápida, pelo que vi, todos os estabelecimentos que realmente interessam estão ali. A utilização é muito fácil e mesmo quem nunca teve GPS (meu caso) aprende a usar muito rápido.
- Bluetooth: é legal e o pareamento não apresentou problemas. A voz do interlocutor é perfeitamente inteligível e, pelo que perguntei, todos me ouviram sem problema e sem necessidade de eu gritar.
- Rádio: também é muito fácil de usar e tive a impressão de que o sintonizador é melhor que o do aparelho original.
- TV digital: aqui em Recife, só há 2 canais disponíveis, a Globo e o SBT. A qualidade da imagem, evidentemente, não se compara à de uma TV Full HD, mas é bastante razoável, principalmente se considerarmos que a intensidade do sinal varia de acordo com o local em que o carro está.
- Ipod: também funciona muito bem. O meu cabo ficou próximo ao freio de mão, em um local bem discreto. É como se estivéssemos manuseando o próprio aparelho. Há opção de pesquisar por artista, por álbum ou por música. Muito útil, principalmente em viagens longas. A qualidade do som também é boa. Infelizmente, não consegui tirar fotos da tela, porque depois que a bateria do carro acabou, o ipod parece ter dado “tilt”.
- DVD: a qualidade de imagem é parecida com a da TV digital, ou seja, não é uma maravilha, mas é perfeitamente aceitável. Talvez fosse interessante que existissem outras opções de ajuste de imagem, mas nem tudo é perfeito. Estou pensando em comprar a tela do encosto, para as crianças se distraírem no banco traseiro.
- Comandos no volante: todos permanecem intactos
ASPECTOS NEGATIVOS
O principal aspecto negativo é aquele conhecido por todos: o famigerado computador de bordo deslocado, em um local que faz com que fique parecido com um taxímetro. Nas fotos da internet, achei feio, mas ao vivo é muito pior.
A fixação do suporte do CB é muito difícil. A posição do retrovisor não pode ser mudada e tudo fica muito apertado. Depois da instalação, o suporte chegou a despencar, porque a cola não o segurou no vidro. Além disso, depois de fixado o suporte, a função do retrovisor fica muito comprometida, pelo menos para mim, que tenho 1,90m de altura.
Não coloquei a câmera de ré, porque o sensor é gráfico e o melhor que existe em carros da categoria. Pena que o barulhinho que o carro fazia quando se aproximava de algum obstáculo. Cheguei a pensar que isso seria bom, por evitar aqueles apitos insuportáveis sempre que algum motoqueiro passa ao lado do carro, mas me enganei. Na hora de estacionar, o apito ajuda bastante a manter a atenção. Pelo menos o gráfico continua igual, sem o delay a que se referiu Daltro em outro post.
CONCLUSÃO
O produto só não é perfeito por causa da dificuldade para fixar o suporte do computador de bordo e do resultado final, que fica com cara de adaptação mesmo. Para alguns, isso é suficiente para não adquirir o produto. Não é o meu caso. Apesar de alguns aspectos negativos (poucos, é verdade), acho que, no conjunto, vale a pena comprar a central de mídia.
Eu, por exemplo, andava meio desgostoso com meu carro, não pelo seu funcionamento, mas pela desvalorização. Cheguei a pensar seriamente em comprar um Azera, que hoje custa menos que eu paguei pelo Pallas em fevereiro do ano passado. Agora, após investir no carro, não pretendo trocá-lo tão cedo e vou poder pensar racionalmente na hora de passá-lo adiante. Afinal de contas, sai muito mais barato gastar R$ 3.000,00 para equipar o carro que gastar R$ 30.000,00 para trocar.
Se tiverem alguma dúvida sobre a central, fiquem à vontade para perguntar. Abração,
Rafael Nogueira"