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Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Enviado: 15 Set 2011, 11:23
por techardware
Galera, tudo bem? Como ja havia mencionado em um outro topico, tbem fiz o remap de central, mais sinceramente o ganho de performance foi menor que o esperado, embora bastante intressante, acredito que fiquei na media dos 12cv que outros mencionaram, mais ainda tinha um delay meio mala que acompanha os aceleradores eletronicos. Meu carro chegou aos 60k, foi hora de trocar a correia dentada e verificar alguns itens, após muita chateação consegui alguem capaz para deixar meu carro no ponto novamente (fiz na technic proximo ao Shopping Butanta), com o ponto acertadinho o delay melhorou muito (ele ja foi muito maior, o que foi diminuido após telecarregamento feito na citroen), mais ainda existia. Ontem resolvi fazer uma experiencia: Troquei as velas originais grau 5 - gap 0,8 por velas grau 6 - gap 0,7. É impressionante o quanto melhorou, o carro esta mais rapido e praticamente sem delay. Outra mudança que fiz, foi uma melhora na admissão(não utilizando filtro esportivo, embora seja contraditório, não acho que haverá melhora sem um bom cai, visto que a temperatura no cofre do motor é muito alta). O que fiz foi uma reconstrução da passagem de ar e colocando um bocal diretamente na grade frontal, desta forma tenho um ar mais frio sempre, e tbm fiz polimento do corpo de borboleta. O unico senão foi um leve tremor, que, de vez em quando ocorre, pois o sistema de injeção tenta corrigir o ar mior que esta passando pelo tbi.
É isso pessoal. Boa sorte.
Abç
Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Enviado: 15 Set 2011, 11:30
por fmiglior
qual vela esta usando?
Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Enviado: 15 Set 2011, 20:10
por techardware
Ola, tudo bem?
É a NGK LFR6.
Abç.
Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Enviado: 16 Set 2011, 09:13
por fmiglior
techardware escreveu:Ola, tudo bem?
É a NGK LFR6.
Abç.
entendi, estava com dúvida no grau da vela, mas cada marca utiliza uma escala. a recomendada para o carro da NGK é a LFR5.
Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Enviado: 16 Set 2011, 12:24
por Igs
Fala gente, olha espero não ofender ninguém, se você fala que e verdade então a gente acredita e fica ate com inveja ;) porem concordo com o Lincoln que nesse dia ums 6 carros pelo menos demonstraram que só no ReMap e filtro esses ganhos são difíceis. Testamos inclusive carros reprogramados em varias oficinas, com catalisadores de grandes marcas ( Magnaflow) e canos re-dimensionados etc e o unico que deu ganhos acima do normal foi um vtr sem catalisador.
Agora se consegui 160+ e 2S- tenho a seguinte resposta..... vo pra ES kkkkk!
Agora, o que você disse sobre giros e escapamento concordo. Ao instalar so um abafador esportivo ja senti uma diferencia em baixos giros ( mínima isto e), claro o carro acordava melhor em alta porem em cidade ficava lerdo. Adicionei essa semana um abafador intermediário ( dado a ressonância) e senti uma leve diferencia (+) em cidade.
Na questão de retirar muita da chamada Back Pressure, sempre acontece uma perda em torque em baixa, justamente como você disse, por afetar a banda de RPM. A teoria dos japoneses e alemães e a seguinte, o carro precisa de harmonia. Se entra mais tem que sair mais, porem num ha benefícios em abrir mais um escapamento quando o sistema não recebe variações significativas na alimentação.
Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Enviado: 16 Set 2011, 15:55
por WalterMachado
Vou ver se consigo um horário para ir na oficina passar no dyno, fazer uma nova medição e trazer o resultado. Segunda será dia da cidade, feriado em guarapari, acredito que não será feriado em cariacica, aproveitarei para fazer isso. Sineramente não acho tão absurdo o ganho de 10% no remap+filtro+velas.. só as velas Denso Iridium Power já dão 1%--1,5% comparado às velas normais... teoricamente restariam apenas +5,5% para o remapeamento completo de ingeção (incluíndo a remoção do atraso no acelerador e os tempos da borboleta) +3,5% filtro k&n, considerando que a medida inicial foi de 145 no dyno ao nível do mar. O meu VTR é o 08/09, já com a prévia atualização da citroen.
Se os valores apresentarem contraditórios tanto para + quanto para - , postarei da mesma forma.
Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Enviado: 16 Set 2011, 21:28
por RodVTS98
Pessoal,
Bacana o relato do Walter, mas apesar de mencionar algumas vezes no texto "medição ao nível do mar", faltou frisar melhor isto que, com certeza, está dando um "ar" diferente ao seu VTR.
No nível do mar, a injeção eletrônica se auto calibra diferente, já que a pressão atmosférica é maior e auxilia os carros N/A na aspiração do ar. Ou seja, qualquer carro que ande diariamente ao nível do mar vai andar mais que qualquer carro que ande a 700 ou 800m de altitude como é a cidade de SP, já que vai admitir mais ar e, portanto, a injeção vai injetar mais combustível e adiantar mais o ponto de ignição.
Com certeza, o remapeamento melhorou a resposta do seu acelerador eletrônico (o que já é algo fantástico) e isso somado a uma melhora na curva de injeção eltrônica (privilegiando os torques em baixo e médio regimes) trouxe um resultado mais bruto.
Como já disse em outros tópicos, valores de medição em dinamômetros de rolo estão longe de serem precisos e, portanto, o que importa é o resultado e se você ficou contente com a melhora. O Walter está feliz e isso é o que importa!...
Agora, se alguém tiver a curiosidade, vai passar umas férias na praia (tipo 1 semana) e fique andando com seu carro por lá... você verá que ele vai ficar com respostas bem melhores e mais forte sem fazer nada!
Abraços,
Rodrigo.
Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Enviado: 19 Set 2011, 14:34
por WalterMachado
Olá, como havia dito, utilizei o feriado aqui (dia da cidade) para sair hoje bem cedo de Guarapari e ir até Cariacica para fazer mais um acerto na ingeção, fiz a décima primeira puxada no dyno e trouxe os arquivos desde à primeira puxada. Nas primeiras duas puxadas o carro original variou potência entre 143,9 à 145,2. Foi removido o retardo no acelerador, colocadas velas Denso iridium Power (chegamos de 152 à 155). Filtro K&N inbox e mais uma série de pequenos ajustes e chegamos aos 160 cavalos à 6200, e fiz o post aqui no forum. Mais alguns kilômetros rodados, erro-acerto-erro-acerto, depois de tudo ajustado, lubrificado, óleo novinho no motor e um dia frio, foi feita a puxada 11a no dyno. Da puxada 1 à 11 se formou uma escadinha sinuosa. Postei a primeira e a última puxada. Óbviamente o dyno de rolo não é um instrumento muito preciso, logo podemos ter uma imprecisão grande, acredito que algo entre 3 a 8%. Os gráficos postados não são nenhuma propaganda de lugar algum ou servem para qualquer comparação científica. São apenas os relatos da minha tentativa de remover o atraso do acelerador em um VTR 08/09. Não é um veículo esportivo ou preparado para tal fim, é um carro do dia-a-dia e eu quero que continue assim (mas sem o maldito retardo no acelerador que possuía oroginalmente). A arrancada ficou mais divertida, mas pela manhã, ao ligar o motor frio, a falta do delay faz ocorrer o "engasga-gato" se acelerar forte antes do motor aquecer.
Enfim, não vou tirar meu motor e colocar numa bancada pra conferir. A diferença empírica sentida por mim do estado original já me satisfez bem.
Até breve pessoal.
Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Enviado: 19 Set 2011, 15:06
por Lincão
Caraca WalterMachado!! Show de bola a receitinha da brincadeira em!
Se realmente jogarmos uma margem de erro de 10%, esse 177cv se transformam em 160cv, o que já é ótimo!
Então se formos fazer uma lista do que você fez, os itens seriam:
- Retirada do retardo no acelerador;
- Remapeamento da injeção;
- Velas Iridium (ou sugestão do techardware: trocar as velas originais grau 5 - gap 0,8 por velas grau 6 - gap 0,7 - NGK LFR6)
- Inbox k&n;
Correto?
[]’s
Lincão!
Re: c4 VTR: Ganho Real de Potência em Preparação Leve
Enviado: 20 Set 2011, 00:43
por techardware
É verdade o grau indicado pena NGK é a LFR5, mais esse motor trabalha muito quente, e acredito que utilizando uma vela que dissipe melhor o calor a queima se dará com maior qualidade. Embora se utilizar as velas champion (não me lembro o codigo), acredito que ja serão grau 6 tbem.
Sem querer polemizar: Qto aos colegas que tem suas medições feitas, como ja citado anteriormente, os Dinos, principalmente das oficinas que oferecem o remap, são anabolizados, veja se é possivel um carro que vem de fabrica com pneu aro 15 e com 143cv, atingir (antes do remap) 147 cv utilizando rodas aro 17, no minimo estranho, embora desejável.
Abçs.