Página 2 de 3

Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?

Enviado: 07 Out 2013, 21:01
por Eurico
Os amigos saberiam informar quando em qual ano/modelo esse câmbio AT8 entrou no lugar do famigerado AL4? Desde já agradeço...

Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?

Enviado: 07 Out 2013, 22:19
por JohnZaccardi
Salvo engano foi em 2012.
Pra ter certeza soh olhando no site da PSA com o número de chassi.

Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?

Enviado: 08 Out 2013, 10:37
por Eurico
Como é sabido, essa caixa utilizada por PSA e Renault é muito polêmica. Seus problemas crônicos são de conhecimentos de todos: solenóides, vazamentos, trancos e o polêmico fluido "long life".

Quando o Sandero automático fui lançado, a imprensa noticiou que a caixa tinha sido "aprimorada".

Diante disso, tentei obter informações técnicas em concessionárias Renault, mas os consultores me disseram apenas que "houve mudanças importantes".

Não satisfeito com a resposta, resolvi ligar diretamente para a fábrica no Paraná, e pedi para falar com o Gabriel Bella, que é o engenheiro responsável pela área de desenvolvimento de motor e câmbio da Renault do Brasil.

Fui muito bem atendido pelo Gabriel, que respondeu pacientemente às minhas dúvidas. Ele explicou o seguinte:

1) De fato houve problemas com essa caixa, quando utilizada no Mégane e na Scénic, pelo fato da mesma não ser adaptada às condições climáticas do Brasil , bem como o tráfego pesado das grandes cidades.

2) O problema consistia no superaquecimento do fluido, à faixa de 115/120º C, devido à refrigeração deficiente. Isso ocasionava alterações na pressão e no fluxo do fluido, ocasionando os famosos trancos.

3) O superaquecimento também ocasionava a degradação das juntas da caixa, contaminando o fluido e diminuindo sua vida útil, além de vazamentos.

4) O problema crônico dos solenóides já tinha sido resolvido anteriormente, na época do Mégane, com a substituição da Acutex pela Borg Warner.

5) A correção desses problemas levou 2 anos, pois a Renault considerou inadmissível usá-la em novos produtos sem as alterações necessárias, que foram as seguintes:

- Substituição do trocador de calor, por um de maior capacidade.

- Maior vazão nos dutos de refrigeração, nova arquitetura da tubulação.

- Novo calculador (módulo), adaptado às novas leis de emissões e aos parâmetros do motor flex.


Essas alterações foram adotadas em nível mundial pela Renault, que também usa essa caixa nos Logan e Sandero europeus. O Gabriel me disse que as condições brasileiras são de longe as mais severas submetidas à AL4/DP0. Admitiu a falta de tropicalização da mesma e disse que a Renault descartou imediatamente a hipótese de adaptá-la ao Logan e ao Sandero sem as devidas correções.

Acredito que a PSA mudou o nome da caixa justamente por causa dessas alterações. É fabricada por uma empresa onde a Renault tem 80% de participação e a PSA tem 20%. Confiram:

http://www.renault.com/en/groupe/develo ... ruitz.aspx

http://www.renault.com/fr/groupe/renaul ... ruitz.aspx

Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?

Enviado: 05 Set 2014, 04:40
por ernanidamasceno
JohnZaccardi escreveu:Salvo engano foi em 2012.
Pra ter certeza soh olhando no site da PSA com o número de chassi.
Qual site PSA é esse?

Quero colocar o numero do chassi no meu e saber se ele é AT8.

sds

Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?

Enviado: 05 Set 2014, 08:45
por Arr
ernanidamasceno escreveu:
JohnZaccardi escreveu:Salvo engano foi em 2012.
Pra ter certeza soh olhando no site da PSA com o número de chassi.
Qual site PSA é esse?

Quero colocar o numero do chassi no meu e saber se ele é AT8.

sds
http://service.citroen.com

Tem que fazer um cadastro lá para ter acesso.

Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?

Enviado: 06 Set 2014, 14:29
por ernanidamasceno
Fiz o cadastro, mas não achei onde colocar o chassis para pegar essas informações.

Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?

Enviado: 06 Set 2014, 14:36
por Arr
Depois de logar, lá em cima à esquerda, tem um campo para colocar o VIN (8 últimos caracteres).

Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?

Enviado: 06 Set 2014, 15:32
por ernanidamasceno
2231 L4 - CAMBIO-DIFERENCIAL AUTO NE CP 20X73 REPÈRE TS68 (TS68)

Cheguei nesse cod. Acho que é a famosa AL4 mesmo. Fabricada mes 07/2011, embora meu carro seja 2012.

Adorei o site. Muito obrigado pela dica.

Vi que algumas documentações são pagas, porem nao consegui pagar devido informar um erro aparentando erro de servidor (site fora).

Vale a pena pagar? Será que é caro?

Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?

Enviado: 18 Mai 2015, 16:59
por balanel
Please use the browser translate option, from english to portuguese.

I understand from this topic that the new torque converter, on the AT8 gearbox, has the lock-up function improved, and the cooling radiator enlarged (to cool the gearbox fluid better).
But I don't understand if the lock-up function can occur now in the first gear? On the AT8 type.
Before, on the AL4 type, the torque converter was locked from the second gear. It would be a great improvement if this lock-up can take place from the first gear! Great fuel economy on city driving.
Anyone knows more on this issue?

Thank you.

Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?

Enviado: 19 Mai 2015, 11:00
por piolho
balanel escreveu:Please use the browser translate option, from english to portuguese.

I understand from this topic that the new torque converter, on the AT8 gearbox, has the lock-up function improved, and the cooling radiator enlarged (to cool the gearbox fluid better).
But I don't understand if the lock-up function can occur now in the first gear? On the AT8 type.
Before, on the AL4 type, the torque converter was locked from the second gear. It would be a great improvement if this lock-up can take place from the first gear! Great fuel economy on city driving.
Anyone knows more on this issue?

Thank you.
I've had cars with both gearboxes and I guess is only on second, third and fourth gear, even on AT8.