Sergio, acho que houve um engano. Eu não quis dizer que é para usar água no lugar do óleo. Foi uma analogia para que a questão da viscosidade fosse melhor entendida.
O papel do óleo vai muito alem do não esfregar de peças.
1) Lubrificação (o não esfregar de peças uma na outra que você citou)
2) Transporte e distribuição de calor. Repare que a capa do carter fica exposta justamente para trocar calor com o meio externo.
3) Condução de impurezas ao filtro e ao fundo do carter quando o sistema estiver desligado facilitando sua retirada quando o sistema for esgotado.
Absolutamente não. Quando mais quente, mais "menos" viscoso ou menos grosso fica o óleo automotivo. Ele não se comporta como um fluido comum. Ele é adicionado de componentes parafínicos do petróleo que fornecem tal característica.
Com o motor frio o óleo deveria ser fino e com o motor quente, grosso.
Tudo que tu leu a respeito de que o óleo do carro deve ser retirado ainda quente para facilitar seu escoamento, esta errado. Até no site da Petrobrás esta escrito este absurdo.
A situação ideal é retirar óleo com o motor frio, pois irá escorrer mais fácil e com as impurezas não captadas pelo filtro sedimentadas no fundo do carter. Alem disso, motor recém desligado tem óleo espalhado de cima até embaixo. Deste modo, muito óleo velho fica na parte de cima do motor e não tem tempo para escoar até a saída do carter.
O óleo deve ser fino com o motor frio para permitir a mais rápida lubrificação do motor quando ele esta parado por muito tempo.
Com o motor quente, o óleo deve deixar de afinar não subir para a câmara de combustão e queimar junto com o combustível. O motor quente tem suas folgas maiores. O motor frio trabalha apertado porque o pistão é de alumínio e a camisa dos cilindros é feita de ferro fundido (em alguns motores como os do C4 o bloco todo é de Ferro Fundido). Os materiais diferentes tem coeficiente de dilatação diferentes e sendo assim, esse é o motivo para nunca exigir mais que a rotação de torque máximo quando o motor não estiver completamente aquecido.
A lubrificação do motor é sob pressão. Há injetores calculadamente posicionado nos pontos de lubrificação. A caixa de cambio não. Ela exige óleo grosso para manter o lubrificante fixado entre os dentes da roda dentada.
Se óleo grosso fosse o ideal, rodaríamos com óleo SAE 90 de caixa de cambio também no motor. A Formula 1 que tem motores de baixa perda de compressão utiliza óleo SAE ZERO.
A temperatura do motor fica contante a + ou - 105° C. Quando ela ultrapassa este limite superior a ventoinha é acionada. Se a temperatura continua a subir, uma luz de aviso é ligado no painel. Em alguns sistemas eletrônicos, se tu desligar o motor ele não permitirá uma nova partida como proteção. Somente quando a temperatura baixar. Motores a Diesel modernos operam desta forma.
O próprio site que tu me recomendou (que eu já conhecia, pois foi de lá que tirei a analogia da piscina com mel) diz o seguinte:
"...Muitos pensam que quanto maior o ‘número’ do óleo, melhor é. Nada disso. Os motores de hoje trabalham sob pressão e temperatura muito maiores que os de 10, 20 anos atrás. Um óleo grosso é mais difícil de circular, fica mais tempo ‘escoando’ pelas peças, retendo mais temperatura, o que causa superaquecimento do mesmo e formação de borra..."
e também;
"...Minha recomendação é a de que você use o óleo mais fino indicado pelo fabricante, no nosso exemplo o 5W30. O motor rodará mais solto e econômico, sem comprometer a lubrificação..."
Dai tu citou que:
"As exceções desta regra são veículos em regiões muito quentes, acima dos 30~35ºC na média anual. Aí sim, poderemos considerar o uso de um óleo de viscosidade 40."
e
Ou seja, se o óleo for mais fino pode até economizar, mas se estiver quente e afundar o pé no acelerador pode começar baixar óleo do motor...."
Se baixar óleo, tu completa o limite. O único perigo é tu esquecer de completar e não prestar atenção no aviso do painel.
O gráfico com os limites de temperatura indicam justamente este ponto. Não há perigo em usar óleo fino. Baixar óleo é normal. Só vai elevar o consumo de óleo e nada mais.
Confie em mim. Tenho formação na área (Técnico e Engenheiro Mecânico), sou Coordenador Técnico e instrutor do SENAI e inspetor veicular do Inmetro.
Esse papo de óleo fino tem deixado todos apavorados pois estamos ainda sob o estigma do óleo grosso. Até hoje, gasolina aditiva não pegou 100% pois dizem que deixa sujeira solta dentro do motor. Um absurdo sem tamanho. A do óleo fino vai levar mais tempo ainda.
O pessoal de venda ajuda a manter o mito pois óleo grosso é barato. Óleo barato é a vaca leiteira deles, pois é ali que a margem de lucro é maior. No óleo fino, mais caro, a margem tem que ser menor, caso contrario ele encalha na pratilheira. Por isso colocam pilha para que a gente use o mesmo óleo que o meu avô colocava no Fusca dele...
A Citroen... coitada... usa óleo API SJ quando o manual é claro quando diz que a classe de aditivação deve ser no minimo API SL. Esse Total Quartz disponibilizado no Brasil é ultrapassado.
Em Pato Branco a autorizada chamada Provence, usa óleo para motor a Diesel da Jumper no motores 2.0 flex e a gasolina dizendo que a fabrica que recomendou.
Ou eu jogo no lixo tudo que estudei ou alguém aqui onde eu moro esta fazendo a maior besteira que já vi no mundo automotivo.
Como eu sei que estou certo? É que óleo para motor ciclo Diesel tem padrão de aditivação C (de Cetano presente no Diesel).
Óleo para motor ciclo Otto (o nosso) tem padrão de aditivação S (de Spark, ou faísca em inglês, que é o modo como a mistura ar combustível é inflamada).
Um óleo tipo SL/CF por exemplo pode ser usado em motores ciclo Diesel e Ciclo Otto.
Um óleo tipo SL só pode ser usado em motores Ciclo Otto
Um óleo tipo CF só pode ser usado em motores Ciclo Diesel.
Pois foi ai que pegue o furo da bala, pois aqui, estão abastecendo os motores ciclo Otto com óleo tipo CF!!! E os caras lá dizem que foi a fabrica que mandou!!!
Dai quando eu quis colocar Mobil no meu carro, veio um animalzinho dizer que nem era permitido a presença daquele óleo na área da oficina. Aprendi que eles não sabem nada de lubrificante. Fiquei até com medo de precisar de um serviço mais competente deles futuramente, pois há erros conceituais graves no trabalho executado lá.
Se eu, como Engenheiro da área não tenho potencial critico para modular o tema? Quem tem?
Um colega de classe chamado Ricardo Penteado era o chefe da equipe de engenheiros do motor do Fernando Alonso da Formula 1 na época que ele estava na Renault em 2003 a 2006 sendo campeão em 2005 e 2006. Nossa formação na área foi pesada.
Estamos cercados de pseudos profissionais que buscam nosso dinheiro exclusivamente. Nos contam um história recheadas de informações técnicas que nem eles sabem a relevância.
Entre em um site de venda de óleo na Austrália (pais de primeiro mundo com as mesmas temperaturas que nós no litoral). Veja as opções de viscosidade de óleo para venda. A maioria é óleo fino.
http://sa.gumtree.com.au/f-Cars-Vehicle ... lleryZtrue
Tem uma opção de óleo grosso da Castrol. Os outros todos são SAE 10W 40 ou 50.
Alias, em um comparativo entre 10 óleo, feito nos EUA, a Castrol ficou em 8° e 9° lugar com 2 óleo. A Mobil em 3° e 4°. Em 1° ficou uma marca desconhecida aqui e em 2° a BP.
http://www.performanceoilnews.com/oils_ ... oils.shtml
1. AMSOIL
2. BP Visco 5000
3&4. Both Mobil 1 (difference between price)
5. Hi-Tec HTO
6. Shell Helix Ultra
7. Royal Purple
8. Castrol R
9. Castrol SLX
10. Torco
Manuais de muitos carros (Citroen e VW por exemplo) citam que é normal queima de até 1 litro de óleo para cada 1.000 km rodados. Tu acha mesmo isso normal? Eu acho absurdo!!
Imagina tu indo comprar 15 litros de óleo para o uso no motor PSA 2.0!!! Sim, porque 5 vai no motor e os outros 10 serão queimado durante o uso.
Errada então esta a minha Parati 1.8 fabricada em 1990 que com 272 mil km originais e de motor nunca aberto não baixa nada de óleo 5W30, o mesmo Mobil que coloquei no C4. Vou la dizer a ela para que baixe óleo pois o manual diz que pode até 1 l/1000 km.
A gente pode ser facilmente ludibriado ao entrar na conversa dessa corja de vendedores e escritores de sites de internet. Qual a formação deles para opinarem?
Esse é o trunfo deste tipo de forum e do nosso coleguismo por aqui, onde um ajuda o outro sobre o que é bom ou não a nossos carros.
Pode comprar o teu Mobil 5W30 que vai dar tudo certo. Tu vai colocar um dos melhor óleo disponível no Brasil hoje e ainda leva 4% menos consumo de combustível, fato que eu atestei como verídico.
Não é como produtos que prometem milagres bíblicos como o poderoso MILITEC-1... Não existe milagre na Mecânica. Existe fato. É uma ciência cartesiana, cercada por normas e exigente de discernimento.
Abração