adrianmarchi escreveu:Ola pessoal!
Tenho uma ótima novidade!
Eu estava com este problema do esguicho. Não funcionava (conforme tópico).
Hoje, ARRUMEI!!!!! :)
É bem mais simples e NÃO PRECISA TIRAR A RODA!
Vou ensinar:
1 - Gire a o volante, todo para a esquerda. Desligue o carro. Pronto, a parte dianteira do pneu direito está bem para dentro.
2- Retire as travinhas de plástico, localizadas no para-lamas e abaixo, no para-choque.
3- Como tudo é plástico, você perceberá como é fácil acessar o local!
4- com a mão você consegue ter acesso a bomba. Seu foco deve ser a parte inferior, onde encontra-se os caninhos dos esguichos.
5- Se, mesmo sem sair água, o esguicho fizer barulho, retire SOMENTE esta parte inferior. É de encaixe, muito simples.
6- Após, você terá nas mãos uma pecinha (preto e branca)
7- Abra ela com cuidado (ela desencaixa).
8- Ali dentro há uma pecinha enborrachada.
9- Faça uma super limpeza dessa peça! (porque nossa água é de péssima qualidade!)
10- Recoloque no lugar (tudo por encaixe)
11- teste os esguichos. Se estiver invertido, é só trocar a saída dos caninhos.
Espero ter contribuído.
Abraços
Contribuindo:
1 - Gire a o volante, todo para a esquerda. Desligue o carro. Pronto, a parte dianteira do pneu direito está bem para dentro.
2- Retire as travinhas de plástico, localizadas no para-lamas e abaixo, no para-choque.
=> Só removi 3 travas, o suficiente para afastar a proteção de plástico e enfiar o braço até a bomba. Cuidado ao tirar, só ir com calma porque carros antigos tem plástico ressecado e quebra fácil.
3- Como tudo é plástico, você perceberá como é fácil acessar o local!
4- com a mão você consegue ter acesso a bomba. Seu foco deve ser a parte inferior, onde encontra-se os caninhos dos esguichos.
5- Se, mesmo sem sair água, o esguicho fizer barulho, retire SOMENTE esta parte inferior. É de encaixe, muito simples.
Obs: Eu desliguei o conector elétrico, tirei os canos (memorizei a posição) e desencaixei a bomba do reservatório. É mais fácil mexer FORA do carro do que ali, muito apertado.
6- Após, você terá nas mãos uma pecinha (preto e branca)
7- Abra ela com cuidado (ela desencaixa).
8- Ali dentro há uma pecinha enborrachada.
9- Faça uma super limpeza dessa peça! (porque nossa água é de péssima qualidade!)
Obs: não consegui tirar essa peça da minha bomba, mas notei que tem um diafragma/válvula que: quando liga o limpador da frente, bloqueia o de traz - e vice versa. Coloquei detergente na bomba e meti pressão com água da torneira. Saiu a sujeira e ao chacoalhar a bomba ouve-se a válvula se movimentando. Ao assoprar um caninho, não sai ar pelo outro. Ou seja, o bloqueio está funcionando sem sujeira. Reforçando: se eu fosse desmontar a válvula como o amigo fez, quebraria a bomba. Bomba limpa e fundando = bora montar.
PS: antes de montar, coloquei bastante água no reservatório para tentar "limpar" a sujeira do fundo, antes de instalar a bomba. O chão ficará molhado e sujo, tome medidas preventivas caso isso levante demandas de protesto da dona onça pós limpeza da calçada.
10- Recoloque no lugar (tudo por encaixe)
11- teste os esguichos. Se estiver invertido, é só trocar a saída dos caninhos.
Obs: lembrei da posição anterior, liguei e funcionou.
DICA ULTRA MASTER:
Tem uma válvula a uns 5cm do esguicho, com uma mola e uma esfera = para bloquear qualquer possibilidade da água ir para o vidro da frente (não entremos no mérito do motivo da existência) quando tem pouca pressão no tubo. Essa "válvula" estava suja também, tirei e limpei = com cuidado, plásticos ressecados podem quebrar do nada. Tem um "T" sem vergonha que divide a água nos dois esguichos (vulgo brucutu) que esfarelou quando fui tirar as mangueiras (lembram do plástico velho e ressecado?).
NO meu caso do Hatch 1.6, não tem proteção térmica do capô, então fica fácil de ver os tubos.
Observe que o esguicho (brucutu) é encaixado no capô. Não tem regulagem, vc precisa ou calçar por baixo ou entortar a lata para apontar o bicho mais pra baixo em direção ao vidro (sério?), evitando de lavar o carro e pessoas alheias ao esguichar.
Reserve até 1h da sua vida para fazer tudo isso. Evite fazer isso pouco antes do almoço de domingo.
Abs pra turma.