Página 2 de 3
Re: Volante trepidando ao freiar acima de 60km/h ??
Enviado: 29 Mar 2010, 14:59
por VTR2008
Re: Volante trepidando ao freiar acima de 60km/h ??
Enviado: 03 Abr 2010, 20:11
por robertojrpj
Acabei de chegar de viagem São Paulo/Florianópolis e gostei bastante do carro, VTR 2006/2007, porém percebi o mesmo problema qdo freiava acima de 100km/h, a direção trepidando muito. Liguei pra minha irmã, antiga proprietária do carro e esta me informou que ao reclamar deste problema na concessionária, quando na revisão dos 30.000km, (o carro está agora com 32.000km), lhe disseram que isto era natural do ABS. Como nunca tive carro com este sistema estou em dúvida... afinal o que a concessionária ganharia alegando isto já que o carro não está mais na garantia?
Re: Volante trepidando ao freiar acima de 60km/h ??
Enviado: 04 Abr 2010, 02:55
por HERON
robertojrpj escreveu:na revisão dos 30.000km, (o carro está agora com 32.000km), lhe disseram que isto era natural do ABS. Como nunca tive carro com este sistema estou em dúvida... afinal o que a concessionária ganharia alegando isto já que o carro não está mais na garantia?
Até onde conheço, o que trepida nos carros com ABS, de um modo geral, é o pedal do freio.
No caso da linha C4, acredito que nem o pedal trema, devido ao recurso Assistência à Frenagem de Urgência (AFU), que "assume" o pedal em caso de pressão muito forte.
Mas não posso te garantir, pois ainda não precisei frear com vontade andando acima de 60 (abaixo disso, começando em uns 40, já precisei e não senti nenhuma trepidação no pedal, muito menos na direção).
Re: Volante trepidando ao freiar acima de 60km/h ??
Enviado: 04 Abr 2010, 10:20
por Cyro
Na verdade o que ocorre nestes casos é o empenamento de disco mesmo. Isso depende mais do modo de dirigir que de qualquer outro fator. Se o disco estiver muito quente por uso mais ativo dos freios e ao brecar você passar por um buraco ou mesmo pegar uma poça de água, pode ocorrer o empenamento. No VTR nunca tive problema de empenamento do disco, mas tive 2 vezes no Civic que tinha antes.
Em relação à colocação do Henrique (Brasília), não procede muito a afirmação que te fizeram na concessionária que o carro com 21.000 km esteja com o disco 50 a 60%. Provavelmente deve ser a pastilha de freio que esteja com 50 a 60% de vida útil. O disco de freio, se não estiver empenado, dura muito mais do que isto. O que limita a vida útil do disco é justamente a realização de retíficas, pois a cada uma delas o disco fica mais fino.
Quando o disco está empenado, deve-se levá-lo a um torno, para desgastar a parte mais saliente do mesmo. O que ocorre neste momento é que o torno "come" o metal nas áreas mais elevadas até igualar com as áreas mais baixas. Como isso é na ordem da fração do milímetro, é possível acertar o disco sem comprometer sua segurança. Há um limite na realização deste processo, pois a cada acerto do disco, o resultado final é uma redução em sua espessura. Em geral 2 a 3 "passadas do disco" (como os mecânicos se referem) já são o limite de durabilidade de um disco.
Por último, a questão da concessionária falar que essa trepidação é normal é totalmente errada. Desculpa de CT incompetente. O que ocorre é que as concessionárias em sua grande maioria não dispõe de um torno para realizar este serviço, terceirizando para lojas especializadas em freios. NÃO é normal o freio trepidar acima de qualquer velocidade! O ABS não causa este efeito na frenagem, pois isso comprometeria a segurança. O que se procura com os recursos de auxílio à frenagem (ABS, EFU, EBD) é justamente torná-la mais segura. Trepidação ao freiar é insegurança, pois desestabilizaria o carro como um todo. Nos carros antigos com ABS o pedal de freio trepidava bastante, mas apenas o pedal.
Visão da máquina de retífica de disco, que não passa de um torno simples:
Re: Volante trepidando ao freiar acima de 60km/h ??
Enviado: 04 Abr 2010, 11:16
por Cyro
Completando o post anterior, fiz um esquema do que é na realidade o empenamento do disco de freio. O esquema obviamente é exagerado para poder ser entendido, mas basta uma diferença de 0,5 mm para que o freio passe a trepidar.
1- Disco de freio normal
2- Disco de freio empenado. Não necessariamente ocorre como no esquema onde cada ponta está para um lado. Pode estar com as duas bordas voltadas para a mesma face, o que é melhor, pois resulta em uma "passada" menos profunda.
3- Esquema de sobreposição do disco normal com o empenado
4- Área útil do disco empenado
5- Regiões a serem desgastadas no torno do disco empenado
6- Resultado final do disco torneado
7- Comparação da espessura dos discos normal e torneado
Re: Volante trepidando ao freiar acima de 60km/h ??
Enviado: 04 Abr 2010, 13:37
por FrEaKaZoiD:.
Sempre lembrando que dar "passe" no disco não é solução definitiva do problema...
é PALEATIVA. A Substituição do disco é a melhor coisa a fazer.
Fujam da concessionária. Discos são de tamanho padrão no mercado e um auto-center bem equipado pode muito bem substitui-los por um preço muito mais em conta.
Só q tem outro detalhe: a gente tá oçhando pra árvore e não pra floresta: o desgaste excessivo do disco pode realmente ser influenciado pela maneira de dirigir mas ele impacta outras peças: desgaste irregular de pastilhas, alinhamento, balanceamento, buchas das bandejas... Não deixem de verificar esses detalhes tb !
ABS
Re: Volante trepidando ao freiar acima de 60km/h ??
Enviado: 04 Abr 2010, 15:01
por robertojrpj
HERON escreveu:robertojrpj escreveu:na revisão dos 30.000km, (o carro está agora com 32.000km), lhe disseram que isto era natural do ABS. Como nunca tive carro com este sistema estou em dúvida... afinal o que a concessionária ganharia alegando isto já que o carro não está mais na garantia?
Até onde conheço, o que trepida nos carros com ABS, de um modo geral, é o pedal do freio.
No caso da linha C4, acredito que nem o pedal trema, devido ao recurso Assistência à Frenagem de Urgência (AFU), que "assume" o pedal em caso de pressão muito forte.
Mas não posso te garantir, pois ainda não precisei frear com vontade andando acima de 60 (abaixo disso, começando em uns 40, já precisei e não senti nenhuma trepidação no pedal, muito menos na direção).
Foi exatamente isto que pensei ontem Heron... e concordo com o que o Cyro escreveu também, afinal algo desenvolvido para segurança como o ABS não poderia desencadear uma trepidação tão expressiva no volante. Todavia o que realmente está me deixando em dúvida é o fato de que isto não ocorre sempre que freio, somente nas primeiras pisadas, quando o carro esta embalado (acima de 100 km/h), pisadas de certa forma até suaves. E qto ao balanceamento, as vezes o volante trepida acima de 125km/h e em outros momentos, qdo o asfalto está bem liso, o mesmo não ocorre. Pergunto: problemas de disco empenado e balanceamento podem ser intermitentes desta forma?
Grato pela atenção
Re: Volante trepidando ao freiar acima de 60km/h ??
Enviado: 06 Abr 2010, 21:02
por robertojrpj
Resolvido o problema. Troca dos discos dianteiros (empenados) e balanceamento com a roda no carro, conforme recomendação em outro tópico do fórum. O carro agora é só alegria. Abraço.
Re: Volante trepidando ao freiar acima de 60km/h ??
Enviado: 15 Abr 2010, 17:33
por alexandrepadula
Tenho um C4 VTR desde setembro de 2008.
o meu carro apresentou o mesmo problema, tanto que, de tanto "gritar" na concessionária, consegui um carro novo.
o novo VTR também apresenta o mesmo defeito. já reclamei diversas vezes e o defeito ainda não foi solucionado.
entrei em contato com meu advogado e em breve entrarei com uma ação na justiça requerendo a devolução do bem e a restituição dos valores pagos.
nunca mais na vida passo na porta de uma concessionária da citröen!!!
Re: Volante trepidando ao freiar acima de 60km/h ??
Enviado: 15 Fev 2011, 00:40
por peruggia
Meu carro está com 120km e estou sentindo este mesmo problema. Estou com o carro a apenas 4 dias. A trepidação é bem pequena, mas percebo no acionamento dos freios. Alguém já teve esse problema no carro zero e resolveu?
Já li bastante e vi que isso acontece em vários modelos de diversas marcas, mas notei uma coisa interessante, o problema ocorre em carros que estão na faixa entre 50.000 e 70.000 reais. Curioso.