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Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 24 Ago 2009, 18:46
por Lucas Campos Martins
Obrigado pessoal, vivendo e aprendendo!

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 25 Jan 2011, 11:12
por Fabio Trima
Lendo o topico surgiu uma duvida... Não se deve utilizar o N em decidas e o consumo também não melhora por causa disso, isso ficou bem claro! Mais a duvida é:
Pode-se utiliza o N como "banguela" na descida ? li aqui alguns comentarios que não se deve fazer isso, ok.
Mais só para agregar, em uma decida por força do habito acabei colocando em N, estava uns 100km/h, logo depois vi a caca q fiz e coloquei em D, ocorreu que ele engatou a 4 marcha sem maiores consequencias....
Seria então errado colocar N na descida ?

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 25 Jan 2011, 13:07
por aaf
Fabio Trima escreveu:Lendo o topico surgiu uma duvida... Não se deve utilizar o N em decidas e o consumo também não melhora por causa disso, isso ficou bem claro! Mais a duvida é:
Pode-se utiliza o N como "banguela" na descida ? li aqui alguns comentarios que não se deve fazer isso, ok.
Mais só para agregar, em uma decida por força do habito acabei colocando em N, estava uns 100km/h, logo depois vi a caca q fiz e coloquei em D, ocorreu que ele engatou a 4 marcha sem maiores consequencias....
Seria então errado colocar N na descida ?
Olha só, eu tenho carro automático ha uns 6 anos e minha experiência mostra que é possível sim colocar o câmbio na posição N e depois voltara para a posição D com o carro em movimento. Realmente existe a possibilidade de quebra do câmbio, então não é aconselhável, assim como não é aconselhável a reduzir de 5ª para a 2ª marcha num carro manual, por exemplo.

Então, em relação a banguela, o problema vai além disso. Como explicado anteriormente no tópico, quando você está engatado e em uma descida (ou em desaceleração) o carro entende que você não precisa de força e simplesmente corta o envio de combustível para o motor, pois nesse caso a energia cinética gerada pelas rodas é aproveitada pelo motor para gerar energia para o carro, então não é necessário que o motor gere energia queimando combustível. Em outras palavras, o movimento do carro gira o alternador e não o motor. Isso acontece em qualquer carro com injeção eletrônica. Em carros carburados, o funcionamento era diferente, o consumo do carro estava ligado diretamente ao giro do motor, pois o giro fazia com que o carburado sugasse o combustível necessário. Sendo assim, em uma descida onde o carro está com o giro muito alto, fazia com que o carro sugasse muito combustível, e se você colocasse o carro em ponto morto, o gira caia e fazia o carro sugar menos combustível, por isso a economia naquela situação.

Resumindo: hoje em dia, NÃO vale a pena andar com o carro na banguela de jeito nenhum. Nem por economia muito menos por segurança. Então mesmo que seu câmbio fique inteiro, NÃO faça, não vale a pena.

P.S.: Este mesmo princípio de reaproveitamento da energia cinética é o mesmo princípio utilizado para a recarregar as baterias de um carro híbrido enquanto ele está em movimento e pelo sistema KERS (Kinetic Energy Recovery System ou Sistema de Reaproveitamento de Energia Cinética) que eu particularmente achava divertidíssimo na Fórmula 1.

Re: Dúvida cambio automatico!

Enviado: 26 Jan 2011, 13:37
por Fabio Trima
Otima explicação !!!