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Re: [DUVIDA] Xsara x C4? (estabilidade)
Enviado: 27 Ago 2009, 14:24
por nauan
Dec0 VTR escreveu:Esquece essas coisas da nova série DS da Citroen.
Isso não vem pro Brasil nem debaixo de vara. A citroen não atualiza nem o C3 aqui, quanto mais trazer DS3 que concorreria com o Mini e o Smart.
A Citroen não da o devido valor para o Brasil, enquanto as outras montadoras estão investindo com novos lançamentos. A Citroen fica parada no tempo!
Re: [DUVIDA] Xsara x C4? (estabilidade)
Enviado: 27 Ago 2009, 14:36
por Dec0 VTR
nauan escreveu:Dec0 VTR escreveu:Esquece essas coisas da nova série DS da Citroen.
Isso não vem pro Brasil nem debaixo de vara. A citroen não atualiza nem o C3 aqui, quanto mais trazer DS3 que concorreria com o Mini e o Smart.
A Citroen não da o devido valor para o Brasil, enquanto as outras montadoras estão investindo com novos lançamentos. A Citroen fica parada no tempo!
Claro que dá. Os melhores lançamentos que eu vejo aqui ultimamente são sim da citroen... inclusive desde 2006 qnd lançou o C4 VTR, tem toda a linha C4, o C5, C6.... mas tb tudu tem um limite... não vão trazer o DS pra cá... é muito carro de imagem pra vender no mercado daqui.
As montadoras que investem por aqui (popularmente, vamos deixar as alemas de fora) são as japonesas, coreanas e em algum grau as francesas.
De resto, esperar atualização e carro moderno da VW, Fiat, GM e Ford pode esquecer..... brasileiro gosta de pagar e andar com carroça, carro que a 30 anos debaixo da casquinha bonitinha da carroceria é a mesma coisa. O zé povinho não consegue olhar prum carro da Hyudai (a maior fabrica de automoveis do mundo), da Subaru ou da Kia e congitar uma compra.... pra eles o bão mesmo é motorzão do Gol Mil... que anda 20 anos sem trocar o oleo.
Re: [DUVIDA] Xsara x C4? (estabilidade)
Enviado: 27 Ago 2009, 15:37
por foxmc
DS não concorre com Smart em canto nenhum do universo, só concorreria aqui, assim como o Mini, que também não tem o Smart na sua mira. O Smart é um projeto para um carro 1001% POPULAR, só que ao chegar aqui o povo transforma numa espécie de segmento top. O Mini e o DS são carros com mais apelo esportivo, voltado para o público jovem...
Re: [DUVIDA] Xsara x C4? (estabilidade)
Enviado: 27 Ago 2009, 16:02
por RodVTS98
Respondendo sua pergunta, pois eu tive (e ainda tenho, pois não vendi ainda) o Xsara VTS por 4 anos e agora estou com o C4 VTS 180cv.
O Xsara VTS é bem mais colado no chão e tem uma suspensão que transfere MUITO mais as imperfeições do solo para dentro do carro. Ele chega a "pular" aqui no "lindo" asfalto de São Paulo. Portanto, eu sempre andei com MUITO cuidado, pois cada buraco que eu pegava, era alguns meses de vida a menos das buchas traseiras das bandejas da suspensão dianteira.
O C4 VTS é alto perto do Xsara VTS, mas seu parachoque dianteiro é baixo e tem um bico mais longo, o que faz ele raspar no chão mais facilmente que o Xsara VTS. Então, a concepção é diferente! A caixa é diferente. O chassi é bem diferente (bem mais rígido, na minha opinião)! A suspensão do C4, apesar de esportiva, é confortável, transferindo menos as imperfeições do solo para dentro do carro. Isso fica ainda mais patente, porque o C4 VTS tem as rodas Resolfen de 17 polegadas, enquanto o Xsara VTS tem as 15 pol., as quais transferem menos pancadas do solo que as 17 do C4. Isso comprova o acerto mais confortável do C4 VTS em comparação com o Xsara VTS.
Andando, o Xsara VTS te transfere uma sensação de esportividade maior ao volante, pela distância ao solo que você fica, mas depois de começar a andar com o C4 VTS, a grata surpresa foi perceber que o limite de esterço dele é tão grande (ou maior) que o do Xsara VTS, mesmo o C4 VTS não tendo o eixo traseiro com o sistema CATT.
Na pista ainda não andei com o C4, mas com o Xsara já andei em Interlagos. Substancialmente, com o Xsara você precisa aprender a fazer curva, já que num carro que não tem o CATT, você corrige a saída da traseira girando o volante para fora da curva e acelerando. Porém, no Xsara, se vc fizer a mesma coisa, é MURO na certa!... heheh... O eixo traseiro posiciona a traseira do Xsara para fora da curva, "apontando" a frente do carro na direção da saída da curva, facilitando o contorno da mesma. Porém, se vc se assustar com a "saída" da traseira provocada pelo CATT e girar o volante para fora da curva, o eixo retorna à posição central e manda o carro direto para fora da curva. Muitos já sofreram acidentes por causa disso!
No C4, o comportamento é clássico e, mesmo sem o CATT no eixo traseiro, ele contorna curvas com grande maestria e prazer!... Ninguém que tiver pilotado um Xsara, vai se decepcionar com o C4, pelo contrário!
Abraço,
Rodrigo.
Re: [DUVIDA] Xsara x C4? (estabilidade)
Enviado: 27 Ago 2009, 16:29
por nauan
RodVTS98 escreveu:Respondendo sua pergunta, pois eu tive (e ainda tenho, pois não vendi ainda) o Xsara VTS por 4 anos e agora estou com o C4 VTS 180cv.
O Xsara VTS é bem mais colado no chão e tem uma suspensão que transfere MUITO mais as imperfeições do solo para dentro do carro. Ele chega a "pular" aqui no "lindo" asfalto de São Paulo. Portanto, eu sempre andei com MUITO cuidado, pois cada buraco que eu pegava, era alguns meses de vida a menos das buchas traseiras das bandejas da suspensão dianteira.
O C4 VTS é alto perto do Xsara VTS, mas seu parachoque dianteiro é baixo e tem um bico mais longo, o que faz ele raspar no chão mais facilmente que o Xsara VTS. Então, a concepção é diferente! A caixa é diferente. O chassi é bem diferente (bem mais rígido, na minha opinião)! A suspensão do C4, apesar de esportiva, é confortável, transferindo menos as imperfeições do solo para dentro do carro. Isso fica ainda mais patente, porque o C4 VTS tem as rodas Resolfen de 17 polegadas, enquanto o Xsara VTS tem as 15 pol., as quais transferem menos pancadas do solo que as 17 do C4. Isso comprova o acerto mais confortável do C4 VTS em comparação com o Xsara VTS.
Andando, o Xsara VTS te transfere uma sensação de esportividade maior ao volante, pela distância ao solo que você fica, mas depois de começar a andar com o C4 VTS, a grata surpresa foi perceber que o limite de esterço dele é tão grande (ou maior) que o do Xsara VTS, mesmo o C4 VTS não tendo o eixo traseiro com o sistema CATT.
Na pista ainda não andei com o C4, mas com o Xsara já andei em Interlagos. Substancialmente, com o Xsara você precisa aprender a fazer curva, já que num carro que não tem o CATT, você corrige a saída da traseira girando o volante para fora da curva e acelerando. Porém, no Xsara, se vc fizer a mesma coisa, é MURO na certa!... heheh... O eixo traseiro posiciona a traseira do Xsara para fora da curva, "apontando" a frente do carro na direção da saída da curva, facilitando o contorno da mesma. Porém, se vc se assustar com a "saída" da traseira provocada pelo CATT e girar o volante para fora da curva, o eixo retorna à posição central e manda o carro direto para fora da curva. Muitos já sofreram acidentes por causa disso!
No C4, o comportamento é clássico e, mesmo sem o CATT no eixo traseiro, ele contorna curvas com grande maestria e prazer!... Ninguém que tiver pilotado um Xsara, vai se decepcionar com o C4, pelo contrário!
Abraço,
Rodrigo.
Agora sim um cara que tem os dois carros pode falar certinho os pros e contras dos carros.
vlw, bem respondido
a suspensão do xsara era f**a aquelas Bandejas e trizetas tinha que ser tocadas todo mês hsauhsuahs.(qualquer buraco de sp acaba com a suspensão do xsara)
Foi o que eu falei no xsara quando ele parecia sair de traseira (o catt funcionando) era só pisar mais que ele ia que ia.
pelo que você falou então eu acho que a diferença não é tão grande assim do c4 para o xsara mais que o xsara segura mais nas curvas.
Então acho vale a pena comprar o c4 mesmo sendo o vtr :( esse vts deve andar d++, bem que podia ter vários aqui no brasil.
vlw ai abraço
Duvida respondida! se quiserem trancar o topico nao tem problema ou deixa aberto se alguem quiser falar mais alguma coisa....
Re: [DUVIDA] Xsara x C4? (estabilidade)
Enviado: 27 Ago 2009, 17:05
por VTR2008
Só assim...Se a Citroën não dá o devido valor ao Brasil...quem dá?
GM com Astra....que faz 10 anos que está no mercado? è um museu mas vende bem pq é o que o BR quer
VW com o Golf 4 de 10 anos? mas vende bem pq é o que o BR quer
Acho que não é a Citroën que não respeita o BR...é o público brasileiro que não compra Citroën...Olha o caso do VTR...vendia 50 unidades mês...pq diabos a Citroën traria um VTS pra vender quantos...2 unidades mês? Vai trazer um DS pra vender quantos? uma miséria
Não adianta criticar a marca...a marca é um espelho da exigência do público...se no BR o público não quer carros modernos como o VTR, simples não se traz mais, quando tinha o C5 V6 também não vendia quase nenhum, então nem se esforçaram pra trazer denovo...Olha o C3 começou a vender bem agora, praticamente no seu fim de carreira..a Citroen não é louca de querer fazer uma geração nova investir milhões e capaz de vender menos do que esse da geração atual.
Re: [DUVIDA] Xsara x C4? (estabilidade)
Enviado: 27 Ago 2009, 17:24
por elborabom
Bom meus caros, quero dar meu parecer também...
Ja tive um Xsara, era 1.6 automático N7.
O sistema CATT é realmente impressionante, ele da a sensação de que a traseira esta indo embora, mas na realidade ele esta corrigindo a saida de dianteria do carro, assim como o C4 faz com o seu controle de tração, mas de maneira diferente!
O CATT era um sistema mecanico, o qual o XSARA usava e ganhava os campeonatos de Rally que por sinal o VTR também ganha! Sem entrar no mérito dos pilotos, (pois o XSARA e o C4 fazem todas as dobradinhas) venho a concluir depois de muito jogar meu carro (C4 VTR com rodas 15") no limite, que o C4 faz curvas tão bem ou melhor que o muitos XSARA, mas se querem saber a verdade e me apedrejar, ja preparem suas pedras, pois o carro que mais faz curvas que eu ja andei, (lógico que comparado ao seu porte, e nao diretaqmente ao C4 ou Xsara) é o Xsara picasso.
Mas voltando sem perder o Foco, os dois carros tanto Xsara quanto C4 são perfeitos para curvas, e eu nao aconselharia a trocar as molas... Rodas e Pneus no C4 tudo bem, com tanto que regule a central do controle de tração após fazer isso.
Tenho um amigo que achava que seu Xsara saia de traseira (ele desconhecia o CATT) então trocou as rodas por rodas 17" com pneus mais largos! O que aconteceu é que o CATT parou de funcionar e ele achou que o Xsara parou de sair de traseira e fazer mais curvas (confiança é tudo), com isso um belo dia numa curva, o CATT resolveu acionar após passar com o carro por uma elevação... Resultado = Batida no poste!
Fato é que o Xsara VTS e o C4 VTS são carros prontos ao maximo de seus projetos para estabilidade, foram estudados anos e anos para serem lançados. Ja o VTR e os Xsara normais são equivalentes e mais simples de estabilidade que os VTS priorizando conforto e nao esportividade!
Acredito que comprar Xsara VTS, Escort XR3 e carros esportivos em geral com carros "comuns" (VTR, Hatch, C3, Picasso etc etc...) é muito dificil. Uma vez que os esportivos são preparados de maneira diferente pelas fáricas!
Sei que os Citroen em geral são ótimos de curva! (Diferente dos PUG) Ja tive C3 q fazia mais curva q muitos carros, ja tive Xsara, Xsara Picasso, C5, C5 breack, C5 tourer, C8, Berlingo, C4 picasso, etc etc e todos eles nunca me deram susto! (o C3 sim por abusar da SORTE e a C5 por correr na chuva).
Mas fato é que os Citroen em geral estão em outro nivel em termos de estabilidade comparadamente a outros carros em sua grande maioria.
Pega um Astra, um Vectra GTX ou qq um desses, e coloca na pista com um C3 1.4, o C3 1.4 Bolinha sem motor, vai fazer mais curva mesmo tendo menos torque! Se for o C3 1.6 vai levar qq um desses!
É complicado fazer esse tipo de comparação, além do que a percepção e qualidade no geral vem muito do piloto TB...
Esses dias, eu estava com o R1C4 no carro, estavamos no C4 picasso 5 lugares, e eu tava na rebouças indo pro pacaembu, quando entrei no tunel eu tava meio rapido e um corsa na pista da direita achou ruim e veio atras, na segunda curva ouvi um barulho de pneu.... Qdo olhei no retrovisor o corsa tinha rodado, e eu nem me esforcei pra faer a curva fiz em marcha alta (4ª)...
é isso....
Re: [DUVIDA] Xsara x C4? (estabilidade)
Enviado: 29 Ago 2009, 14:36
por VTR BH
Meu caro "amiguinho".
Tenho um Xsara VTS e a pouco mais de a mês vendi meu C4 VTR.
Posso te falar com conhecimento absoluto em relação a isso.
O Rodrigo mandou muito bem na colocação dele a respeito. Apesar de achar o Xsara VTS acima da média em curvas o C4 VTR a princípio me passou a sensação de estar além do Xsara neste quesito.
Andei um track day com o C4 VTR com molas Eibach e rodas aro 17" e pneus R888, o carro comporta-se muito bem na pista, transmitindo uma segurança incrível, me surpreendeu demais, pois sempre achei que o Xsara VTS fosse o mestre nas curvas. Claro que estou comparando um C4 VTR com suspensão mais baixa devido as Eibach e rodas 17" com pneus próprios para a pista com um Xsara VTS original. Antes de vender o C4 VTR tive que tirar as rodas 17" e as molas Eibach e pude rodar com o carro 100% original, inclusive fazendo uma viagem para Monte Verde, o carro perdeu bastante potencial para curvar, começando inclusive a cantar pneu facilmente em algumas curvas (feitas acima de 150km/h) aí sim o Xsara VTS mostrou ser melhor que o C4, ambos originais.
E bastou que eu fizesse uma preparação parecida na suspensão do Xsara VTS usando as mesmas rodas 17" com os mesmos pneus R888, mais a suspensão esportiva para perceber que o Xsara ainda é o mestre nas curvas, acredito que a escolha dos pneus e rodas originais do C4 VTR BR tenha sido um erro, é um pecado este carro sair com pneus 195/60R15, tinha que ter saído com os 205/50R17 faz muita diferença nas curvas.
Mas já tive muitos carros de várias marcas e te digo que os dois foram os melhores carros que já andei até hoje em relação a curvas.
Abs.
Re: [DUVIDA] Xsara x C4? (estabilidade)
Enviado: 30 Ago 2009, 14:36
por MarcoVTS
Eu concordo com o Geraldo... já tive um Xsara VTS que vendi a pouco tempo e hj tenho um C4 VTS e eu particularmente ainda prefiro o chão do Xsara... pode ser que ainda estaja me acostumando com o C4, mas não sei se é impressão mas o Xsara me passava mais segurança nas curvas acima de 150km.
Mas concorco com muito coisa que o Rodrigo tb disse.. o C4 e um outro seguimento de carro em relação ao Xsara.