Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Enviado: 17 Mai 2012, 00:08
Bom, como foi pedido, estou postando as fotos para explicar como é feita a troca do líquido de arrefecimento do carro.
Vou explicar passo a passo caso alguém que não entenda absolutamente nada de carro possa fazer também.
O reservatório de arrefecimento fica localizado na parte esquerda do cofre do motor, bem ao lado do calço.
A mangueira do retorno que vamos tirar é essa preta bem fina que encaixa na lateral.
Para retirá-la é bem simples, apenas pressione a presilha que vai liberar o encaixe.
Depois de retirar a mangueira do retorno, coloque ela para baixo. Não coloque para fora do cofre pois a água podre pode vir a cair na pintura. Agora ligue o carro e espere até que comece a sair a água pelo retorno (se estiver muito frio pode demorar a abrir a válvula). Assim que água começar a sair coloque a mangueira com água corrente (a quantidade de água entrando deve ser pelo menos igual ao que vai sair pelo retorno, podendo ser até mais), meu dedo indica onde deve ser colocada a mangueira.
Deve-se esperar até que a água saia totalmente limpa pelo retorno, o que dependendo do estado da água e do sistema de arrefecimento pode demorar. Caso tenha MUITA ferrugem e a água demore demais a ficar limpa é bom levar em alguém que mexa com radiadores para fazer uma revisão no sistema.
Asim que a água sair limpa, tire a mangueira até que fique quase sem água no reservatório e adicione o fluido, vá repetindo esse processo até colocar os dois litros. Depois de tudo pronto, mantenha o carro ligado por mais uns dois minutos para misturar o fluido com a água.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Vou explicar passo a passo caso alguém que não entenda absolutamente nada de carro possa fazer também.
O reservatório de arrefecimento fica localizado na parte esquerda do cofre do motor, bem ao lado do calço.
A mangueira do retorno que vamos tirar é essa preta bem fina que encaixa na lateral.
Para retirá-la é bem simples, apenas pressione a presilha que vai liberar o encaixe.
Depois de retirar a mangueira do retorno, coloque ela para baixo. Não coloque para fora do cofre pois a água podre pode vir a cair na pintura. Agora ligue o carro e espere até que comece a sair a água pelo retorno (se estiver muito frio pode demorar a abrir a válvula). Assim que água começar a sair coloque a mangueira com água corrente (a quantidade de água entrando deve ser pelo menos igual ao que vai sair pelo retorno, podendo ser até mais), meu dedo indica onde deve ser colocada a mangueira.
Deve-se esperar até que a água saia totalmente limpa pelo retorno, o que dependendo do estado da água e do sistema de arrefecimento pode demorar. Caso tenha MUITA ferrugem e a água demore demais a ficar limpa é bom levar em alguém que mexa com radiadores para fazer uma revisão no sistema.
Asim que a água sair limpa, tire a mangueira até que fique quase sem água no reservatório e adicione o fluido, vá repetindo esse processo até colocar os dois litros. Depois de tudo pronto, mantenha o carro ligado por mais uns dois minutos para misturar o fluido com a água.
Qualquer dúvida é só perguntar.