Página 2 de 4
Re: Gas!! Bom ou ruim ?
Enviado: 20 Jan 2010, 14:53
por marcusthedriver
Esquece... GNV é uma adaptação porca, pior que flex... num VTR ninguém vai conseguir acertar o motor, o carro vai ficar MUITO manco... isso se vc encontrar um louco q vai topar o desafio...
aliás, se a citroen não consegue acertar o motor pra flex, imagina se esses "mexanicos" da vida vão conseguir acertar o gnv nesse carro...
Mas, voce que decide, de qq maneira, boa sorte :)
Re: Gas!! Bom ou ruim ?
Enviado: 20 Jan 2010, 19:28
por HERON
marcusthedriver escreveu:aliás, se a citroen não consegue acertar o motor pra flex,
Engraçado. Não sei se foi sorte ou o quê, mas acho esse motor 2.0 flex muito bom, tanto em desempenho quanto em consumo. Talvez tenha melhorado no modelo 2010 (o primeiro motor flex chegou no final de 2008).
Voltando ao tópico, apesar de umas poucas vantagens que possa ter a adaptação para receber GNV, concordo que seja mais indicado para carros eletronicamente mais "simples", como uma Parati, por exemplo.
Re: Gas!! Bom ou ruim ?
Enviado: 20 Jan 2010, 20:34
por boldfinger
HERON escreveu:marcusthedriver escreveu:aliás, se a citroen não consegue acertar o motor pra flex,
Engraçado. Não sei se foi sorte ou o quê, mas acho esse motor 2.0 flex muito bom, tanto em desempenho quanto em consumo. Talvez tenha melhorado no modelo 2010 (o primeiro motor flex chegou no final de 2008).
Voltando ao tópico, apesar de umas poucas vantagens que possa ter a adaptação para receber GNV, concordo que seja mais indicado para carros eletronicamente mais "simples", como uma Parati, por exemplo.
X2!!!
Tbm tive 'sorte' ateh agora com o motor 2.0 flex...achei o motor bem elastico e entrega mais torque que o motor do meu VTR...isso pq meu hatch eh automatico!! tah aprovado, gostei bastante!
Re: Gas!! Bom ou ruim ?
Enviado: 21 Jan 2010, 09:29
por brunollo
Até que tem alguns motores que aceitam bem o kit GNV. O Fiat Fire 1.0 é um deles. Tanto que a Fiat oferece esse sistema nos Sienas, com instalação mais bem-feita que a das oficinas (Siena tetrafuel). Mas esse é um projeto em que a Fiat se debruçou sobre durante um bom tempo, e desempenho não era o objetivo a ser atingido. Redução de consumo com qualquer combustível (gasolina pura argentina, gasolina com álcool brasileira, álcool, qualquer mistura dos três ou GNV) e suavidade de funcionamento eram os objetivos, e eles foram atingidos. Eu já testei um desses para um jornal, e o carro é surpreendentemente suave para um carro com tecnologia de injeção simples e que tem que se virar com os quatro combustíveis. O acerto da fábrica foi muito rigoroso, como poucos já vistos nos Fiats. Nos Citroëns, especialmente no VTR, consumo não é o objetivo. Desempenho é o objetivo. (estou descobrindo isso com o Projeto Rafale - Muitas coisas ficaram mais fáceis que eu imaginava porque o carro já vem preparado para isso...)
Minha sugestão (pode me mandar para o inferno, se quiser, mas é como minha cabeça funciona...): Compre sim um C4 VTR. Compre junto um Siena tetrafuel. o Siena é um carro robusto e de manutenção simples, barata, e pronto para o batidão diário. VC também poderá pegar estrada com ele, gastando até menos que os cinquentão da Paratoca lá, pq o Siena tem mais taxa que os APs. E aí vc usa o VTR nos FDS, de vez em quando vai trabalhar com ele pra quebrar as pernas dos seus colegas de trabalho. Minha sugestão.
Re: Gas!! Bom ou ruim ?
Enviado: 21 Jan 2010, 13:39
por fabio_sd
brunollo escreveu:Até que tem alguns motores que aceitam bem o kit GNV. O Fiat Fire 1.0 é um deles. Tanto que a Fiat oferece esse sistema nos Sienas, com instalação mais bem-feita que a das oficinas (Siena tetrafuel). Mas esse é um projeto em que a Fiat se debruçou sobre durante um bom tempo, e desempenho não era o objetivo a ser atingido.
X2. Projeto é projeto, adaptação é adaptação.
Re: Gas!! Bom ou ruim ?
Enviado: 21 Jan 2010, 14:57
por dududcd
fabio_sd escreveu:brunollo escreveu:Até que tem alguns motores que aceitam bem o kit GNV. O Fiat Fire 1.0 é um deles. Tanto que a Fiat oferece esse sistema nos Sienas, com instalação mais bem-feita que a das oficinas (Siena tetrafuel). Mas esse é um projeto em que a Fiat se debruçou sobre durante um bom tempo, e desempenho não era o objetivo a ser atingido.
X2. Projeto é projeto, adaptação é adaptação.
X3.....E Vice-versa
Re: Gas!! Bom ou ruim ?
Enviado: 24 Jan 2010, 14:10
por FrEaKaZoiD:.
Eu já tive Logus com GNV na década de 90.
Era adaptado? era, mas a adaptação feita não fez corte nenhum, furação nenhuma (tirando os 4 parafusos da cinta do cilindro). Foi extremamente LIMPA a adaptação.
Logus era com o tal do "carburador eletronico" da época. Era uma maravilha, pois como o GNV já é gás ele só usava o carburador/borboleta/injeção como passagem. Não precisava transformar a mistura. Era ligar no gás pra ficar uma queima limpa, sem os solavancos normais do motor.
Bom, já se vão 15 anos disso... Hj imagino q os sistemas estejam um pouco mais desenvolvidos.
INDEPENDENTE se o carro é VTR ou não, cada um tem sua necessidade e se vc anda com seu VTR e quer botar cilindro de gás, é a sua consciencia e seu bolso q devem contar. Como ex-usuário de GNV, posso dar umas dicas:
1) Verifique se existem proprietários de pallas com GNV. Pq pallas? tem portamalas maior e algumas empresas usam como carro de diretoria/gerencia. Procure saber principalmente como o carro responde ao sensor lambda (o tal sistema anti-poluição). Eu IMAGINO q não deva ter problemas, pois como já citei o GNV já é gás.
2) O carro vai perder potencia. E não é pouca não... pode-se imaginar uma perda de 30% de potencia. No Logus eu desligava o gás qdo sabia q ia fazer uma ultrapassagem ou pegar uma subida ingreme.
3) O VTR é economico qdo vc não pisa muito. Eu estou conseguindo fazer entre 9 e 10 km/l na cidade (10 km por dia no trajeto de ida e volta trabalho/casa e Marginal tiete algumas vezes na semana a passeio). Na estrada eu postei em outro tópico um consumo excelente na minha ultima viagem (não lembro qto foi e não lembro em q tópico mas q foi excelente, foi hahahahahaha) com gasolina aditivada.
4) O GNV na época só compensava se eu rodasse mais de 100km por dia. Melhor estimar o custo x beneficio antes. Meu KIT eu paguei em 5 meses só com a economia q eu fiz.
5) O preço do álcool sempre sobe nessa época do ano: ENTRESAFRA. Pq o governo e as refinarias/produtoras não se precavem disso eu não sei, mas é outro papo. No final do trimestre o preço cai de novo e aí vc tem q avaliar se o investimento vai valer a pena.
6) Se vc já tem um VTR avalie direitinho tudo isso. Não se deixe levar por opiniões contrárias pois ninguém tá no seu bolso. Se não tem o VTR ainda e a necessidade de economia de combustível é grande, considere outro carro. Poderia até ser um Pallas caso não queira sair da linha C4 pelo porta malas maior (q q é aquilo!!! cabe uns 5 cadáveres lá dentro com folga !!!!!) e pelo fato dos ajustes de mecânica e eletronica serem um pouco diferentes do VTR q tem origem francesa.
ABS e boa sorte!
Re: Gas!! Bom ou ruim ?
Enviado: 26 Jan 2010, 11:01
por portocarrero
FrEaKaZoiD escreveu:
...
5) O preço do álcool sempre sobe nessa época do ano: ENTRESAFRA. Pq o governo e as refinarias/produtoras não se precavem disso eu não sei, mas é outro papo. No final do trimestre o preço cai de novo e aí vc tem q avaliar se o investimento vai valer a pena.
...
Fugindo do tema do tópico mas aproveitando o gancho...
Trabalho na área e posso afirmar que existe esta variação no preço do álcool nesta época por pura especulação. Principalmente por parte da PETROBRÁS.
Apesar deste ano ter sido açucareiro, a maioria da usinas estão com os tanques
bufando de álcool. É até bonito de ver, do dia pra noite o produto valoriza!
Até mais
Re: Gas!! Bom ou ruim ?
Enviado: 26 Jan 2010, 11:50
por fabio_sd
portocarrero escreveu:Principalmente por parte da PETROBRÁS.
Não concordo. Você tem dados pra confirmar isto?
Re: Gas!! Bom ou ruim ?
Enviado: 19 Fev 2010, 11:33
por Thyago Szoke
GNV em VTR? É o mesmo que GNV em BMW ou GNV em Gol GTI, GNV em Vectra Elite...
Não agüenta, bebe água! Ou adquira um veículo cujo consumo seja de acordo com o seu bolso. Pra mim, GNV é economia porca.