Re: C4 VTR - Sem partida (Possível problema no módulo BSM)
Enviado: 30 Dez 2015, 19:28
Achei um caso na internet de outra pessoa com problemas na BSM.
https://www.youtube.com/watch?v=m-VR3gVokNw
Após o vídeo ele postou o comentário:
ntão o problema realmente veio da caixa de fusível do motor, mais especifico da BSM L11-00,
e o defeito é no relé, ele entrou em curto.
Porém é impossível de trocar o relé, só realizando a troca do conjunto todo (caixa, placa, relé...), pois o mesmo vem todo lacrado com uma resina (que absurdo, na minha opinião o carro deixou a desejar neste ponto, um ótimo carro pecando em pequenos detalhes).
É importante ressaltar que depois de passar por diversos eletricistas, era unanime, eles afirmavam que os carros C4 (picasso, pallas, vtr, hacht....) e o 307, quando começa a apresentar esses problemas só restam três coisas:
1) A bateria esta chegando ao fim
2) Ou algum relé em curto (que foi meu caso)
3) Ou algum fusível queimado
CAUSA DO PROBLEMA
No meu caso este fato começou a ocorrer depois de lavar o carro ( O MOTOR NÃO FOI LAVADO), é bem provável que tenha respingado água dentro da caixa de fusível que fica ao lado do motor, mas não foi observado acumulo de água dentro do mesmo, o que indica que apenas umidade pode geral a queima do relé.
PRECAUÇÃO
Ao lavar o carro, mesmo que o motor não seja lavado, eu indicaria encapar com uma sacola plastica (de qualidade) a caixa de fusível que fica ao lado do motor, outro ponto importante é deixar o carro estacionado em uma superfície plana, caso não tenha ponha a frente do carro virada para o lado mais alto, pois a água do teto vai escoar para a mala e não para o capo onde fica situado a caixa de fusível tanto a BSM quanto a BSI.
CUSTO PARA REPARAR O PROBLEMA
Depois de uma maratona para ter a certeza do problema, fui consultar a concessionária para saber o valor da caixa de fusível, ai vem o absurdo 1300 reais, eu acho este valor um absurdo pois parto do pressuposto que esta caixa de fusível foi mal projetada e deveria ter um abono para os proprietários, falo isto pois é notório que é só pesquisar um pouco na internet que vi vários relatos de problemas similares.
E quando fui questionar o cara na concessionária fiquei sabendo que teve um recall do c4 pallas justamente na vedação da caixa de fusível, ou seja este é um problema que não foi 100% resolvido.
Fiquei indignado com este fato e fui procurar na internet pessoas que poderia me vender essa caixa (BSM), por fim achei um tiozãoo, que trabalhava apenas com carro françes e ele tinha uma usada me vendeu por 300, e ela ficou show de bola.
Assim que estiver com mais tempo vou tirar algumas fotos para retratar a caixa, vedação....
Um grande abraço para todos e peço para vcs continuarem à postar suas experiencia com o c4.
--
Enfim, não consegui achar informações sobre peças paralelas / compatíveis para utilizar no meu C4 VTR. Encomendei uma nova na Citroen Trianon (na Lapa, em São Paulo / SP) com prazo de 3 a 5 dias úteis. A peça com referência 6500CK saiu pelo valor de R$ 1320.
Estou no aguardo da chegada da peça para levar a oficina Flafersa e assim efetuar a troca do componente.
Muito triste ficar sem o carro nessa época do ano de natal e ano novo, onde normalmente nos planejamos para fazer viagens.
https://www.youtube.com/watch?v=m-VR3gVokNw
Após o vídeo ele postou o comentário:
ntão o problema realmente veio da caixa de fusível do motor, mais especifico da BSM L11-00,
e o defeito é no relé, ele entrou em curto.
Porém é impossível de trocar o relé, só realizando a troca do conjunto todo (caixa, placa, relé...), pois o mesmo vem todo lacrado com uma resina (que absurdo, na minha opinião o carro deixou a desejar neste ponto, um ótimo carro pecando em pequenos detalhes).
É importante ressaltar que depois de passar por diversos eletricistas, era unanime, eles afirmavam que os carros C4 (picasso, pallas, vtr, hacht....) e o 307, quando começa a apresentar esses problemas só restam três coisas:
1) A bateria esta chegando ao fim
2) Ou algum relé em curto (que foi meu caso)
3) Ou algum fusível queimado
CAUSA DO PROBLEMA
No meu caso este fato começou a ocorrer depois de lavar o carro ( O MOTOR NÃO FOI LAVADO), é bem provável que tenha respingado água dentro da caixa de fusível que fica ao lado do motor, mas não foi observado acumulo de água dentro do mesmo, o que indica que apenas umidade pode geral a queima do relé.
PRECAUÇÃO
Ao lavar o carro, mesmo que o motor não seja lavado, eu indicaria encapar com uma sacola plastica (de qualidade) a caixa de fusível que fica ao lado do motor, outro ponto importante é deixar o carro estacionado em uma superfície plana, caso não tenha ponha a frente do carro virada para o lado mais alto, pois a água do teto vai escoar para a mala e não para o capo onde fica situado a caixa de fusível tanto a BSM quanto a BSI.
CUSTO PARA REPARAR O PROBLEMA
Depois de uma maratona para ter a certeza do problema, fui consultar a concessionária para saber o valor da caixa de fusível, ai vem o absurdo 1300 reais, eu acho este valor um absurdo pois parto do pressuposto que esta caixa de fusível foi mal projetada e deveria ter um abono para os proprietários, falo isto pois é notório que é só pesquisar um pouco na internet que vi vários relatos de problemas similares.
E quando fui questionar o cara na concessionária fiquei sabendo que teve um recall do c4 pallas justamente na vedação da caixa de fusível, ou seja este é um problema que não foi 100% resolvido.
Fiquei indignado com este fato e fui procurar na internet pessoas que poderia me vender essa caixa (BSM), por fim achei um tiozãoo, que trabalhava apenas com carro françes e ele tinha uma usada me vendeu por 300, e ela ficou show de bola.
Assim que estiver com mais tempo vou tirar algumas fotos para retratar a caixa, vedação....
Um grande abraço para todos e peço para vcs continuarem à postar suas experiencia com o c4.
--
Enfim, não consegui achar informações sobre peças paralelas / compatíveis para utilizar no meu C4 VTR. Encomendei uma nova na Citroen Trianon (na Lapa, em São Paulo / SP) com prazo de 3 a 5 dias úteis. A peça com referência 6500CK saiu pelo valor de R$ 1320.
Estou no aguardo da chegada da peça para levar a oficina Flafersa e assim efetuar a troca do componente.
Muito triste ficar sem o carro nessa época do ano de natal e ano novo, onde normalmente nos planejamos para fazer viagens.