-
- Membros
- Mensagens: 553
- Registrado em: 07 Mai 2010, 16:08
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Infelizmente é isso mesmo, os restos ficam para nós, brasileiros trouxas. Lembre-se que os próprios brasileiros tinham aversão aos câmbios automáticos, isso só agora começou a mudar. É só aparecer um concorrente forte com câmbio moderno e vendendo bem que as outras correm atrás.
ps. o do Focus é ainda pior... e o Dualogic do Stilo nem se fala.
ps. o do Focus é ainda pior... e o Dualogic do Stilo nem se fala.
-
- Membros
- Mensagens: 1437
- Registrado em: 08 Jun 2008, 00:26
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Bom kra... se brasileiro nunca deu valor aos automaticos (pelo q me concerne, existem desde a decada de 60), pra que eles iriam investir nisso aqui? né não?fljp escreveu:Infelizmente é isso mesmo, os restos ficam para nós, brasileiros trouxas. Lembre-se que os próprios brasileiros tinham aversão aos câmbios automáticos, isso só agora começou a mudar. É só aparecer um concorrente forte com câmbio moderno e vendendo bem que as outras correm atrás.
ps. o do Focus é ainda pior... e o Dualogic do Stilo nem se fala.
Entendi o lance das marchas... e pelo jeito continuo achando q nunca vou ter um cambio desses... Dá pra reduzir pra fazer uma curva com o motor cheio? fazer meia-embreagem numa subida ou dar aquela reduzida gostosa pra encher o motor e sair acelerando?
Esse negocio de acelerar e brecar somente pra mim só no Kart (os mais antigos, pois alguns já tem cambio borboleta de 6 marchas, rsrsrsrs)
ABS
-
- Membros
- Mensagens: 1
- Registrado em: 11 Out 2010, 10:13
- Veiculo: Outros
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Amigo, fórmula 1 (cambio automático), é lógico que dá pra fazer curvas com motor cheio, principalmente nestes cambios que possibilitam trocas sequenciais, se não fosse assim, Ferraris, Lamborguinis, Audis, Porchis, não teriam cambios automáticos (o erra de grafia foi proposital)
- VTR2008
- Moderador
- Mensagens: 3957
- Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
- Estado: RS
- Cidade: Bento Gonçalves
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: BG
- Contato:
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Bom ... vc tem que analisar que esses carros que você citou em 90% dos casos usam CÂMBIO AUTOMATIZADO e não AUTOMÁTICO! E comparar um câmbio AUTOMÁTICO da Audi de 8 marchas com o câmbio AUTOMÁTICO do C4/Vectra/Focus/i30, etc. É covardia!uzires leon escreveu:Amigo, fórmula 1 (cambio automático), é lógico que dá pra fazer curvas com motor cheio, principalmente nestes cambios que possibilitam trocas sequenciais, se não fosse assim, Ferraris, Lamborguinis, Audis, Porchis, não teriam cambios automáticos (o erra de grafia foi proposital)
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
- fmiglior
- Moderador
- Mensagens: 1953
- Registrado em: 15 Fev 2010, 17:36
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: São Paulo
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
verdade VTR2008, uma coisa é o AUTOMÁTICO que busca o conforto em trocar as marchas sozinho e sem tranco.VTR2008 escreveu:Bom ... vc tem que analisar que esses carros que você citou em 90% dos casos usam CÂMBIO AUTOMATIZADO e não AUTOMÁTICO! E comparar um câmbio AUTOMÁTICO da Audi de 8 marchas com o câmbio AUTOMÁTICO do C4/Vectra/Focus/i30, etc. É covardia!uzires leon escreveu:Amigo, fórmula 1 (cambio automático), é lógico que dá pra fazer curvas com motor cheio, principalmente nestes cambios que possibilitam trocas sequenciais, se não fosse assim, Ferraris, Lamborguinis, Audis, Porchis, não teriam cambios automáticos (o erra de grafia foi proposital)
Camtios AUTOMATIZADOS possuem o mesmo esquema do cambio manual, mas a embreagem é operada por um computador.
Até onde sei, F1 não tem cambio automático, e sim manual! as marchas são operadas pelo piloto e a embreagem é acionada por computador nas trocas, mas para botar o carro em movimento ou largar é necessário que o piloto utilize a embreagem que fica no volante.
EX C4 VTR
- bb.
- Membros
- Mensagens: 818
- Registrado em: 20 Jan 2009, 19:34
- Estado: SC
- Cidade: Blumenau
- Veiculo: C4 VTR
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Totalmente incomparável esses câmbios, tem propósitos e valores totalmente diferentes.
Os cambios automatizados de alta performace atualmente são mais eficientes que cambios manuais, em reportagem pela C&D foram feitos vários testes e ele ganhaou em todos, culpa da embreagem dupla que é mais rápida que qualquer humano.
Mas voltando ao assunto principal, basicamente a diferença entre 4 e 5 marchas é que você consegue velocidades maiores com a mesma rotação. Em 4a a 3000rpm o carro esta a 120km/h, com uma 5a marcha a 3000rpm o carro estaria a 140km/h por exemplo. Isso tras conforto (menos ruido) e mais economia já que o motor pode trabalhar em rotações menores.
Os cambios automatizados de alta performace atualmente são mais eficientes que cambios manuais, em reportagem pela C&D foram feitos vários testes e ele ganhaou em todos, culpa da embreagem dupla que é mais rápida que qualquer humano.
Mas voltando ao assunto principal, basicamente a diferença entre 4 e 5 marchas é que você consegue velocidades maiores com a mesma rotação. Em 4a a 3000rpm o carro esta a 120km/h, com uma 5a marcha a 3000rpm o carro estaria a 140km/h por exemplo. Isso tras conforto (menos ruido) e mais economia já que o motor pode trabalhar em rotações menores.
-
- Membros
- Mensagens: 11
- Registrado em: 04 Jan 2009, 17:11
- Estado: Outros
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 VTR
- Localização: Portugal, Castro Verde
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Amigos,fmiglior escreveu:verdade VTR2008, uma coisa é o AUTOMÁTICO que busca o conforto em trocar as marchas sozinho e sem tranco.VTR2008 escreveu:Bom ... vc tem que analisar que esses carros que você citou em 90% dos casos usam CÂMBIO AUTOMATIZADO e não AUTOMÁTICO! E comparar um câmbio AUTOMÁTICO da Audi de 8 marchas com o câmbio AUTOMÁTICO do C4/Vectra/Focus/i30, etc. É covardia!uzires leon escreveu:Amigo, fórmula 1 (cambio automático), é lógico que dá pra fazer curvas com motor cheio, principalmente nestes cambios que possibilitam trocas sequenciais, se não fosse assim, Ferraris, Lamborguinis, Audis, Porchis, não teriam cambios automáticos (o erra de grafia foi proposital)
Camtios AUTOMATIZADOS possuem o mesmo esquema do cambio manual, mas a embreagem é operada por um computador.
Até onde sei, F1 não tem cambio automático, e sim manual! as marchas são operadas pelo piloto e a embreagem é acionada por computador nas trocas, mas para botar o carro em movimento ou largar é necessário que o piloto utilize a embreagem que fica no volante.
Sou proprietário de um C4 Vtr CMP6 e posso dizer que de automático não tem quaise nada.
Pelo menos aqui na Europa existem duas caixas CMP6 (a verdadeira designação é caixa manual pilotada), uma equipa as carrinhas C4 Picasso e a outra equipa os Vtr Turbodiesel.
No caso da minha, que equipa o C4 1.6Hdi Vtr CMP6 Coupé, no modo manual, as mudanças são alternadas pelas "orelhas" na lateral do volante.
Além disso, a caixa do Vtr Coupé, ainda vem equipada com o botão Sport, que altera significavelmente o comportamento da mesma, tornando o carro muito mais dinâmico e divertido.
Quanto à desportividade, na hora da compra, também temi por isso, mas depois de um teste-drive, todas as duvidas desapareceram...
Nada com conseguir alterar mudanças praticamente em qualquer condição:
- Saidas de Auto-estrada em velocidade, fazendo reduções em plena curva.
- Entrar em curvas de mudança alta e ir baixando para preparar a saida da curva com rotação maxima.
- Fazer reduções bruscas ao jeito de moto, variando as marchas ao tempo de um segundo.
Resumindo mesmo, só quem já provou e teve a oportunidade de brincar com aquela caixa numa boa estrada com umas boas curvas é que se aprecebe de todo o potencial da caixa CMP6.
Sinceramente, estou apaixonado!!!
Cumps,
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
ENTÃO... Q SAIA O AL4 E VENHA O CMP6!!!!!!!!!!!!!!!
:D
:D
-
- Moderador
- Mensagens: 116
- Registrado em: 26 Jul 2010, 11:57
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Caros,
Respeito as opiniões aqui postadas, mas só quem tem um carro com câmbio automático sabe a delícia que é conduzi-lo.
Sempre tive preconceito com esses câmbios, por achar que tirariam o tesão de dirigir, era coisa de carros muito caros, coisa de "Tio Sukita", entre outros achismos.
Ao optar por comprar um carro no início do ano, antes de me decidir pelo C4 Hatch BVA, fiz test drive em vários carros automáticos/automatizados, e posso afirmar categoricamente que o AL4 foi o que mais me surpreendeu positivamente, e confirmo isso a cada vez que dirijo meu carro.
O único que posso comparar aqui é o Peugeot 207 Passion, pois a caixa é a mesma. Agora, olhando para Focus, i30, Livina, Grand Livina, Vectra, Meriva, Voyage, Linea, Megane, City, Civic, entre alguns outros mais, nenhum deles proporcionou o prazer que o Citroen e o Peugeot tem ao dirigir. Ou os concorrentes davam muitos trancos, ou eram por demais lerdos, ou não tinham a opção do sequencial.
Inigualável também é a possibilidade de optar por colocar no "D" e só pisar, quando se está cansado ou no congestionamento, ou colocar no sequencial, quando se quer sair do marasmo, dar uma tocada mais esportiva (fora a onda de só dar um "totó" para cima e outro para baixo, hehehehe).
Voltando para o manual, a uns dois meses atrás tive de levar o carro do meu padrinho, um Peugeot 206 manual, a um determinado lugar, e olha... muuuuuuuuuuuuuuuuita diferença!!! Praticamente tive de reaprender a dirigir, fora a sensação incômoda que meu deu ao freiar o carro, tendo que segurar embreagem e freio, na hora de trocar as marchas...
Uma outra situação. Meu chefe tem uma Captiva automática e ele reclama da troca de marchas dela no modo sequencial. Disse que tem um botão na alavanca que tem de ser pressionado cada vez que passa uma marcha. Muito esquisita...
Enfim, resumindo, acho que, apesar de defasada tecnologicamente, a AL4 é uma boa caixa, bem superior a dos concorrentes que mencionei, e atende, mesmo tendo uma marcha a menos (o que acabo compensando com a troca no sequencial quando quero mais "esportividade").
E defasado por defasado, os nossos amados carros estão a uma geração da nova, mas nem por isso deixamos de nos encantar, apreciar, se apaixonar e tirar onda com ele, né? É só olhar para a concessionária alheia e verão que vocês são felizes e não sabem ou, se sabem, não tem a exata noção do quanto o "Transformers" está à frente no seu segmento (ainda)... ;-)
Abraços,
Respeito as opiniões aqui postadas, mas só quem tem um carro com câmbio automático sabe a delícia que é conduzi-lo.
Sempre tive preconceito com esses câmbios, por achar que tirariam o tesão de dirigir, era coisa de carros muito caros, coisa de "Tio Sukita", entre outros achismos.
Ao optar por comprar um carro no início do ano, antes de me decidir pelo C4 Hatch BVA, fiz test drive em vários carros automáticos/automatizados, e posso afirmar categoricamente que o AL4 foi o que mais me surpreendeu positivamente, e confirmo isso a cada vez que dirijo meu carro.
O único que posso comparar aqui é o Peugeot 207 Passion, pois a caixa é a mesma. Agora, olhando para Focus, i30, Livina, Grand Livina, Vectra, Meriva, Voyage, Linea, Megane, City, Civic, entre alguns outros mais, nenhum deles proporcionou o prazer que o Citroen e o Peugeot tem ao dirigir. Ou os concorrentes davam muitos trancos, ou eram por demais lerdos, ou não tinham a opção do sequencial.
Inigualável também é a possibilidade de optar por colocar no "D" e só pisar, quando se está cansado ou no congestionamento, ou colocar no sequencial, quando se quer sair do marasmo, dar uma tocada mais esportiva (fora a onda de só dar um "totó" para cima e outro para baixo, hehehehe).
Voltando para o manual, a uns dois meses atrás tive de levar o carro do meu padrinho, um Peugeot 206 manual, a um determinado lugar, e olha... muuuuuuuuuuuuuuuuita diferença!!! Praticamente tive de reaprender a dirigir, fora a sensação incômoda que meu deu ao freiar o carro, tendo que segurar embreagem e freio, na hora de trocar as marchas...
Uma outra situação. Meu chefe tem uma Captiva automática e ele reclama da troca de marchas dela no modo sequencial. Disse que tem um botão na alavanca que tem de ser pressionado cada vez que passa uma marcha. Muito esquisita...
Enfim, resumindo, acho que, apesar de defasada tecnologicamente, a AL4 é uma boa caixa, bem superior a dos concorrentes que mencionei, e atende, mesmo tendo uma marcha a menos (o que acabo compensando com a troca no sequencial quando quero mais "esportividade").
E defasado por defasado, os nossos amados carros estão a uma geração da nova, mas nem por isso deixamos de nos encantar, apreciar, se apaixonar e tirar onda com ele, né? É só olhar para a concessionária alheia e verão que vocês são felizes e não sabem ou, se sabem, não tem a exata noção do quanto o "Transformers" está à frente no seu segmento (ainda)... ;-)
Abraços,
[b]Marcelo A. Matos[/b]
[i]Citroen C4 Hatch GLX 2.0 16v BVA 2011[/i]
Rio de Janeiro - RJ
marcelomatos.gp@gmail.com
[i]Citroen C4 Hatch GLX 2.0 16v BVA 2011[/i]
Rio de Janeiro - RJ
marcelomatos.gp@gmail.com
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
X2marcelomatos escreveu:Caros,
Respeito as opiniões aqui postadas, mas só quem tem um carro com câmbio automático sabe a delícia que é conduzi-lo.....