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Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 06 Jan 2012, 11:41
por JohnZaccardi
Arr escreveu:Sabe criança em véspera de Natal?
Pois é, estou com um sorriso igual ;))))
Saí da oficina e rodei pouco, cerca de uns 12km, mas passei num trecho de estrada com conhecidas ondulações que me tiravam do sério...
BINGO!!!! O carro está muito mais firme, transmitindo mais segurança. Onde a traseira balançava três vezes funcionou como deveria funcionar desde o começo. Afundou (menos) e voltou, uma vez só.
Nas curvas a firmeza do carro, em notas hipotéticas, foi de 20 para 80.
Claro que a troca dos amortecedores não tranformou a suspensão em independente, a ação em uma roda continua refletindo na outra, mas o balanço melhorou muito.
Em asfalto levemente irregular está transmitindo mais as imperfeições, talvez pelas 36 libras nos pneus que usava para compensar. Mas em buracos maiores, emendas da Sabesp e lombadas ficou mais confortável. Ainda não sentí as pancadas secas na traseira, mas também não passei em nada muito ruim.
Assim que rodar mais com o carro volto a dar mais impressões.
Sensacional!!! Agora quem esta como criança sou eu, querendo fazer igual! hahaha.
Trocou apenas os amortecedores traseiros, correto? Confirma os codigos pra mim?
Onde comprou? Qto gastou? Vou tentar me organizar pra fazer isso semana que vem.
Arr, se eu ficar com sorriso igual o seu voce será meu heroi! hahah
Abraço!
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 06 Jan 2012, 12:06
por Arr
Cara, as primeiras impressões é que melhorou muuuito.
Como é muito fácil de mexer atrás recomendo dar um passo de cada vez. Troca os amortecedores e experimenta. Se quiser mais firme ainda depois troca a mola também.
O código na nota e na etiqueta do amortecedor é 5206V0.
Por via das dúvidas verifiquem na hora de retirar se é FRANCÊS. Não aceitem a porcaria do Sachs argentino de jeito nenhum.
Comprei na Victoire Peugeot, av. Morumbi. Gastei R$760 nos amortecedores (em 3x no cartão) + 40 M.O. em meu mecânico de confiança. Claro que se for trocar na concessionária é bem mais caro 1 hora=190.
Se for trocar a mola tem um lance de cor também. O balconista da Victoire me falou (e eu já tinha ouvido isso na TGV). Elas vem marcadas com tinta azul ou prata. Uma é mais mole outra mais dura, mas não me pergunte qual é qual que já não lembro, hehehe
Como disse rodei muito pouco depois da troca. Quero sentir ainda se alguma "moleza" não será transmitida para a frente agora com a traseira mais dura.
Mas uma coisa eu te garanto, o comportamento já melhou muito.
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 06 Jan 2012, 14:00
por JohnZaccardi
Arr escreveu:Cara, as primeiras impressões é que melhorou muuuito.
Como é muito fácil de mexer atrás recomendo dar um passo de cada vez. Troca os amortecedores e experimenta. Se quiser mais firme ainda depois troca a mola também.
O código na nota e na etiqueta do amortecedor é 5206V0.
Por via das dúvidas verifiquem na hora de retirar se é FRANCÊS. Não aceitem a porcaria do Sachs argentino de jeito nenhum.
Comprei na Victoire Peugeot, av. Morumbi. Gastei R$760 nos amortecedores (em 3x no cartão) + 40 M.O. em meu mecânico de confiança. Claro que se for trocar na concessionária é bem mais caro 1 hora=190.
Se for trocar a mola tem um lance de cor também. O balconista da Victoire me falou (e eu já tinha ouvido isso na TGV). Elas vem marcadas com tinta azul ou prata. Uma é mais mole outra mais dura, mas não me pergunte qual é qual que já não lembro, hehehe
Como disse rodei muito pouco depois da troca. Quero sentir ainda se alguma "moleza" não será transmitida para a frente agora com a traseira mais dura.
Mas uma coisa eu te garanto, o comportamento já melhou muito.
Entendi! Mas voce trocou apenas os Amortecedores, por enquanto, certo?
Devo seguir a mesma linha, afinal, nao é barato.
5206V0 ?
Engraçado é que o codigo nao bate com os que eu tinha...
C4 Hatch Excl. BVA (retirado do Citroen Service com meu numero de Chassi, preços da Citroen)
Amortecedores Traseiros:
5206VZ
Peugeot 307 Hatch Griffe Automatico (conseguidos em consulta a concessionaria)
Amortecedores Traseiros:
5206KE - Será que esses sao os Argh.entinos? rs
Lembra o nome do atendente que te vendeu? A Victoire é a mais proxima para mim tambem. Vou ver se consigo passar semana que vem la na hora do almoço...
Almocei com a minha namorada hoje, que tem um 307 e comentei com ela... ai ela "Que bom.. voce nao vai sossegar enquanto nao trocar isso neh?" hahha. Claro que ela nao sente nenhuma diferença... rs. Ja eu adoro dirigir o carro dela e passo raiva com o meu barco haha.
Valeu a dica das molas... mas devo fazer como voce e trocar apenas os Shockabsorbers mesmo.
Muito bom Arr, muito bom!
Como nao vou fazer isso agora, vou aguardar mais comentarios seus a respeito da Mod.
Valeu mesmo!
Abraço!!
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 06 Jan 2012, 16:00
por eduardoapena
Arr escreveu:Em asfalto levemente irregular está transmitindo mais as imperfeições, talvez pelas 36 libras nos pneus que usava para compensar. Mas em buracos maiores, emendas da Sabesp e lombadas ficou mais confortável. Ainda não sentí as pancadas secas na traseira, mas também não passei em nada muito ruim.
Assim que andar mais me responda. Em asfaltos irregulares, com buracos tapados de qualquer jeito como na foto abaixo, melhourou ou não? Piorou o conforto e melhorou a estabilidade?
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 06 Jan 2012, 20:55
por dtorres
Muito bom! Parabéns!
Este tópico deveria ir para o Melhor do C4C.
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 07 Jan 2012, 13:43
por dineycron
Agora precisa trocar o dianteiro pra ver se melhora o balanço tambem.
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 09 Jan 2012, 11:41
por JohnZaccardi
Bom dia Arr, blz? Como esta a caranga? Alguma nova impressão que quer dividir com o pessoal?
Abraço!
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 09 Jan 2012, 13:08
por Arr
eduardoapena escreveu:Arr escreveu:Em asfalto levemente irregular está transmitindo mais as imperfeições, talvez pelas 36 libras nos pneus que usava para compensar. Mas em buracos maiores, emendas da Sabesp e lombadas ficou mais confortável. Ainda não sentí as pancadas secas na traseira, mas também não passei em nada muito ruim.
Assim que andar mais me responda. Em asfaltos irregulares, com buracos tapados de qualquer jeito como na foto abaixo, melhourou ou não? Piorou o conforto e melhorou a estabilidade?
Eduardo, o asfalto irregular que eu me referi é o piso levemente irregular, tipo piso de concreto que é meio frisado. Ele filtra menos essas coisas mínimas, mas não é algo que chegue a incomodar.
Já no asfalto da foto acima vamos imaginar o seguinte:
Rodando na faixa da direita, devagar, entre 20 e 30km/h. O amortecedor mole original vai filtrar mais as imperfeições EM BAIXA VELOCIDADE.
Mas aumente para uns 80/100km/h. A traseira vai começar a dançar e quicar enquanto o novo amortecedor vai manter o carro estável e balançando menos, por consequência mais confortável.
--------------
Pessoal, até amanhã posto uma avaliação completa e já com uma boa quilometragem com os novos amortecedores. Abs.
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 09 Jan 2012, 14:21
por JohnZaccardi
Arr escreveu:eduardoapena escreveu:Arr escreveu:Em asfalto levemente irregular está transmitindo mais as imperfeições, talvez pelas 36 libras nos pneus que usava para compensar. Mas em buracos maiores, emendas da Sabesp e lombadas ficou mais confortável. Ainda não sentí as pancadas secas na traseira, mas também não passei em nada muito ruim.
Assim que andar mais me responda. Em asfaltos irregulares, com buracos tapados de qualquer jeito como na foto abaixo, melhourou ou não? Piorou o conforto e melhorou a estabilidade?
Eduardo, o asfalto irregular que eu me referi é o piso levemente irregular, tipo piso de concreto que é meio frisado. Ele filtra menos essas coisas mínimas, mas não é algo que chegue a incomodar.
Já no asfalto da foto acima vamos imaginar o seguinte:
Rodando na faixa da direita, devagar, entre 20 e 30km/h. O amortecedor mole original vai filtrar mais as imperfeições EM BAIXA VELOCIDADE.
Mas aumente para uns 80/100km/h. A traseira vai começar a dançar e quicar enquanto o novo amortecedor vai manter o carro estável e balançando menos, por consequência mais confortável.
--------------
Pessoal, até amanhã posto uma avaliação completa e já com uma boa quilometragem com os novos amortecedores. Abs.
Fala Arr.. voce foi bonzinho ao dizer 80/100... eu sinto a traseira do carro oscilando que nem cabrito a partir dos 50km/h em rua ondulada ja....
Boa... vamos aguardar a avaliação completa amanha entao, rs. Se o carro parar de pular igual cabrito nas retas e tombar igual Towner de cachorro quente nas curvas eu vou correndo trocar rs.
Abs
Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Enviado: 10 Jan 2012, 13:07
por Arr
Segue uma avaliação completa após a troca. Andei bastante com o carro incluindo uma viagem de 600km ida e volta Rodoanel, Bandeirantes, Anhanguera, mas também asfalto ruim da cidade, paralelepípedo, etc. Em alguns trechos na estrada até rodei pela faixa com asfalto pior só para sentir melhor como ficou.
Para minha esposa amortecedor, radiador, altenador é tudo a mesma coisa (algo que fica escondido dentro do carro) mas ela comentou após 5 minutos no banco do carona: - Achei que isso tudo era frescura sua, mas o carro ficou diferente mesmo.
Duas coisas importantes a observar na troca e que me esqueci de comentar antes é que o novo amortecedor veio com apenas uma travinha do batente contra duas do antigo. Tem que pegar uma antiga e colocar no novo. Tem também que reaproveitar uma tampinha preta que fica em cima da haste, de tamanho próximo às tampinhas de garrafa PET.
Outra observação a fazer: Muitos estão reclamando da suspensão dianteira. No MEU carro não sentí problemas com ela. Não afunda excessivamente em freadas, nem em curvas e nada de oscilações em excesso. Sempre considerei a dianteira bem acertada. Mas como os lotes de peças e especificações podem variar de uma época para outra cada um deve avaliar esse ponto conforme seus próprios critérios. Meu carro é 09/10. Fiz o pedido em 28/12/2009 quando o carro estava a caminho do Brasil e retirei em 18/01/2010. Portanto, para referência dos demais, provavelmente foi fabricado em DEZ/09.
Outro ponto: Em mais de 25.000 km os únicos gastos em manutenção foram duas revisões básicas mais uma higienização do ar condicionado na concessionária. O delay do acelerador foi resolvido na primeira revisão e tive as eletroválvulas do câmbio trocadas em garantia na segunda revisão. Nem alinhamento ou balanceamento foi preciso fazer nesse período. O carro sempre rodou redondinho e estava plenamente satisfeito.... exceto pela terrível suspensão traseira.
Vamos às impressões...
Estava rodando com 36 Libras em cada roda e mantive a calibragem para não contaminar a avaliação.
O Problema: Quem tiver a oportunidade de andar atrás de um C4 Hatch observem o eixo traseiro (O Pallas é a mesma coisa mas a "bunda" esconde a suspensão) que as molas trabalham muito rápido nas irregularidades. Tanto comprimindo como retornando. E quando retorna é comum levantar a carroceria acima de sua altura normal de rodagem gerando o efeito io-io desagradável. Isso indica pouca carga nos amortecedores traseiros, mas qualquer um na concessionária vai falar que o carro "É assim mesmo".
Depois da troca dos amortecedores...
Oscilação excessiva - Você pegava uma depressão/ondulação na estrada a 140 km/h, a suspensão oscilava umas três vezes. Uma da depressão no asfalto, mais umas duas por poucar carga do amortecedor. Nessa velocidade quer dizer que o efeito da depressão se propaga por uns 40/50 metros. Se tiver outra depressão nesse espaço a suspensão recebia a pancada ainda sob efeito daquela outra lá atrás e aí já viu, né...
Status: RESOLVIDO. Agora a traseira só mexe o que tem que mexer. Passou a depressão, ela é passado. A suspensão está pronta para outra.
Conforto - Melhorou em todas as situações, a não ser que você só costume rodar abaixo dos 30km/h.
Ruídos - A suspensão trazeira do C4 é ruidosa por natureza. Nesse ponto não mudou nada. Veja bem, são ruidos da suspensão trabalhando, não de barulhos de buchas com folga ou outros problemas. Numa rua de paralelepípedos você escuta a "sinfonia". Isso não mudou.
Estabilidade - Em curvas fortes, freadas, etc, melhorou e MUITO. O carro inclina menos e a traseira não fica dançando. Na saída do Rodoanel para a Régis sentido Sul, tem uma emenda de ponte em plena curva. Lá parecia que a traseira ia decolar quando se entrava forte. Agora parece até que arrumaram a emenda.
Lombadas, valetas e similares. - Mesmo passando devagar se sentia umas jogadinhas excessivas. Melhorou bastante oscilando só o necessário.
Paralelepípedo - Melhorou, passou a sensação de estar num navio em alto mar.
Pancadas secas em asfalto ruim - As famosas pancadas secas na traseira... Melhorou, mas não sumiu. Em alguns lugares onde dava o "TUK", não dá mais. Mas nos pontos mais radicais ainda dá. A diferença é que não dá mais aquela sambadinha ou jogada de lado na traseira.
Conclusão: Os (i)responsáveis pela tropicalização da suspensão traseira merecem tomar uma surra de vara de bambú e ficar 3 meses sem Orkut, MSN e Facebook (devem ser estagiários entre 15 e 18 anos...). Tinham um sistema bom que conseguiram estragar por completa falta de competência.
O lado bom é que a solução é simples, plug and play, embora relativamente custosa.
O ruim é a completa falta de informações e soluções nas concessionárias. "O carro e assim mesmo, se vira!"
Vou trocar a mola também?
Não. O carro ficou com um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Quem quiser "esportivar" mais o carro pode trocar a mola também, embora eu acredite que para esse caso já é melhor colocar as molas esportivas de verdade mesmo.
Vou mexer na frente?
Não. Pelas razões já explicadas no início. O carro ficou bom e estou plenamente satisfeito. Acho que não vale a pena. Agora, se precisar trocar os amortecedores, é claro, vou na Peugeot e não na Citroen.
Bom, é isso pessoal. Quem fizer a mesma troca por favor poste as impressões aqui também.