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Re: Fraco em baixas rotações
No plano, só mantendo a velocidade, é fácil. O giro fica em mil e poucos rpm, o que é (ou deveria ser) suficiente para manter um carro com um motor potente funcionando sem engasgos.
Não sei se você tem experiência de dirigir uma Blazer V6 ou carro parecido. Com a minha eu saia da imobilidade até 40 quilometros por hora em 5ª e subia rampa de estacionamento em 1ª sem tocar o pé no acelerador. É tudo uma questão de quanto torque você tem um baixas rotações.
Não sei se você tem experiência de dirigir uma Blazer V6 ou carro parecido. Com a minha eu saia da imobilidade até 40 quilometros por hora em 5ª e subia rampa de estacionamento em 1ª sem tocar o pé no acelerador. É tudo uma questão de quanto torque você tem um baixas rotações.
- dacoregio
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Re: Fraco em baixas rotações
Motores 16 valvulas fazem coisas medonhas em baixas rotações.
Por isso existe o VTEC da Honda e o outro da Toyota que esqueci o nome agora.
Na hora da admissão e do escape, quando mais linear é o regime de escoamento dos gases, melhor, pois o sistema consome menor energia para dissipação do fluido.
Porem, na hora da queima a admissão linear é um problema pois o combustivel custa queimar porque esta "em linha". A queima turbulenta expoe melhor o combustivel para a queima o que facilita sua combustão.
Em baixa rotação, o nivel de linearidade do combustel é alta, o que, pseudo axiliado pelas quantidade grande de valvulas, torna o motor fraco.
Elando o giro, a turbulencia é formada, melhorando o desempenho. Ou seja, em rotações mais elevadas, o 16 valvulas perde o comportamento amarrado. Só que isso te força a gastar mais combustivel.
Assim, fechando algumas valvulas, a turbulencia se forma em baixa rotação, melhorando o desempenho e o consumo do motor.
Na minha casa de praia, tem uma rua bem inclinada que meu C4 1.6 não sobe na segunda marcha de maneira nenhuma. Só vai de primeira mesmo. Mas se eu entrar com mais rotação a segunda encara o morro, só que tem uns buracos macabros e dai melhor passar devagar.
Por isso existe o VTEC da Honda e o outro da Toyota que esqueci o nome agora.
Na hora da admissão e do escape, quando mais linear é o regime de escoamento dos gases, melhor, pois o sistema consome menor energia para dissipação do fluido.
Porem, na hora da queima a admissão linear é um problema pois o combustivel custa queimar porque esta "em linha". A queima turbulenta expoe melhor o combustivel para a queima o que facilita sua combustão.
Em baixa rotação, o nivel de linearidade do combustel é alta, o que, pseudo axiliado pelas quantidade grande de valvulas, torna o motor fraco.
Elando o giro, a turbulencia é formada, melhorando o desempenho. Ou seja, em rotações mais elevadas, o 16 valvulas perde o comportamento amarrado. Só que isso te força a gastar mais combustivel.
Assim, fechando algumas valvulas, a turbulencia se forma em baixa rotação, melhorando o desempenho e o consumo do motor.
Na minha casa de praia, tem uma rua bem inclinada que meu C4 1.6 não sobe na segunda marcha de maneira nenhuma. Só vai de primeira mesmo. Mas se eu entrar com mais rotação a segunda encara o morro, só que tem uns buracos macabros e dai melhor passar devagar.
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
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- rodrigo cardozo
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Re: Fraco em baixas rotações
Em parte concordo com você... Também dirigi bastante uma Silverado V6, e a bixinha dava a impressão que era um trator de tanto torque...Renato Carvalho escreveu:No plano, só mantendo a velocidade, é fácil. O giro fica em mil e poucos rpm, o que é (ou deveria ser) suficiente para manter um carro com um motor potente funcionando sem engasgos.
Não sei se você tem experiência de dirigir uma Blazer V6 ou carro parecido. Com a minha eu saia da imobilidade até 40 quilometros por hora em 5ª e subia rampa de estacionamento em 1ª sem tocar o pé no acelerador. É tudo uma questão de quanto torque você tem um baixas rotações.
Mas, com o passar do tempo, e muitas leituras na NET depois, vi várias matérias indicando que não deveríamos andar tão em baixa (RPM), principalmente nestes motores mais modernos 16v, pois a lubrificação do motor poderia ser insuficiente...
Claro que tem opinião p/ todo lado, uns afirmando que andando muito de leve o motor não estaria forçando (o que até pode ser verdade dependendo do quão leve o pé do indivíduo for...) e que se nunca esquecermos que estamos em uma marcha alta e tentar forçar o motor não teríamos problemas... Outros afirmando que a lubrificação seria a mesma em qualquer giro (o que duvido muito, ainda mais em alta...).
Como meu carro atual é Aut. acabo por não precisar mais me preocupar com isto, mesmo quando uso o Tip (ele é "inteligente" e quando tentarmos cortar o giro ele pula p/ uma marcha acima e quando a rotação for demasiadamente baixa ele pula uma marcha abaixo...Show de bola!!!).
Todos os meus carros anteriores foram com câmbio manual, e também andava como você, com a rotação bem baixa, mas manerando muito o pé e cuidando para não tentar subir aclives por mais leves que fossem (isto acabava por trazer uma pequena economia de combustível, menor ruído e, acredito, menor desgaste do motor).
Abç!
- boldfinger
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Re: Fraco em baixas rotações
Nao sou um expert em motor mas isso esta um pouco estranho...
Eu jah tive problemas de desempenho com o motor 2.0 da psa e cambio manual. Um dos cilindros parou de funcionar, o carro nao rendia mais, e era a alimentacao dos tuchos (bizarro isso). Como os tucbos sao hidraulicos , tiveram q ser trocados..
Outro fator q pesa no desempenho eh o combustivel... E tem mto podium adulterado por ae, eu mesmo conheco 2 postos assim.. Eu sempre abasteco em um de confianca com shell vpower rende quase igual ou equivalente a muita "podium" por ae...
Outra informacao, mesmo sendo 16v, esse motor 2.0 da psa possui comando variavel, eu nunca tive problemas desse tipo em condicoes normais do motor... O focus (se for rocam) realmente tem um bom torque em baixa, mas nao justifica essa diferenca nessa situacao de ladeira...
Eu jah tive problemas de desempenho com o motor 2.0 da psa e cambio manual. Um dos cilindros parou de funcionar, o carro nao rendia mais, e era a alimentacao dos tuchos (bizarro isso). Como os tucbos sao hidraulicos , tiveram q ser trocados..
Outro fator q pesa no desempenho eh o combustivel... E tem mto podium adulterado por ae, eu mesmo conheco 2 postos assim.. Eu sempre abasteco em um de confianca com shell vpower rende quase igual ou equivalente a muita "podium" por ae...
Outra informacao, mesmo sendo 16v, esse motor 2.0 da psa possui comando variavel, eu nunca tive problemas desse tipo em condicoes normais do motor... O focus (se for rocam) realmente tem um bom torque em baixa, mas nao justifica essa diferenca nessa situacao de ladeira...
BOLDFINGER
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Re: Fraco em baixas rotações
....
Editado pela última vez por desordeiro em 27 Mar 2011, 16:37, em um total de 1 vez.
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Re: Fraco em baixas rotações
Nunca percebi esse problema em baixas rotações no meu C4. Quando vou sair do estacionamento do meu trabalho tem uma subida forte, que no gol g5 1.0 só ia de primeira mesmo, mas subo tranquilo no c4 com 2ª marcha.
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Re: Fraco em baixas rotações
O 2.0 do C4 tem comando variável gente, é a mesma coisa que o VTEC da Honda, só não tem a mesma propaganda.
Esse motor é um canhão tanto em baixa quanto em alta, se não está rendendo é pq tem algum problema.
Esse motor é um canhão tanto em baixa quanto em alta, se não está rendendo é pq tem algum problema.
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Re: Fraco em baixas rotações
Fato!! Esse motor tem bom torque em praticamente todo regime de uso, após os 2500 ele melhora e aos 4000 ele se transforma. Acredito que um telecarregamento e verificação das velas e tbem verificar se não há bicos problematicos ou com baixa pressão, resolverá o problema. O focus é forte mais não anda junto com o vtr.
Abc.
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José Antônio
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Re: Fraco em baixas rotações
caramba, nem sabia que o 2.0 tinha comando variável!fljp escreveu:O 2.0 do C4 tem comando variável gente, é a mesma coisa que o VTEC da Honda, só não tem a mesma propaganda.
Esse motor é um canhão tanto em baixa quanto em alta, se não está rendendo é pq tem algum problema.
tenho muito o que aprender ainda... rsrs
mas nem há propaganda com respeito a isso!
sds.
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Re: Fraco em baixas rotações
amigo, é isso mesmo..carro 16V costuma ser fraco em baixas rotacoes sim...tanto é que para o dia a dia, melhor rendimento é um carro 8V em baixa rotaçao...nosso carro e'muito bom acima de 3000...nao se estranhe, é totalmente normal...nao tem nada a ver com gasolina, filtro pode até ser se estiver entupido, mas não é o caso...quando for assim, desligue o ar condicionado....o carro perde bem com o ar....
abs !!
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