Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Mensagem por bruno figueiredo »

Pessoal.
Embora não entenda muito de mecânica automotiva, já lí várias matérias sobre esta questão de conjunto de rodas/pneus diferentes dos originais, e o que todas dizem com relação a isto, é que com conjuntos maiores, a arrancada piora, enquanto a velocidade máxima aumenta, e vice-versa. E isto está relacionado a relação do diferencial. Os conjuntos maiores alongam a relação, e por isto pioram a aceleração, aumentando a velocidade final. Entretanto, carros que tem seus conjuntos de rodas/pneus, alterados na fábrica, não sofrem este problema, pois sua relação é alterada para compensar a modificação. Este fato só acontece, no caso de alterações feitas por particulares como nós, que, mudando o diâmetro do aro, alteramos o conjunto em relação as originais.
Para saber se seus conjuntos estão diferentes dos originais, Ache a altura do pneu, multiplicando o perfil pela seção transversal do mesmo, multiplique por dois, pois a altura do penu aparece duas vezes no diâmetro total do conjunto, e depois some com o diâmetro da roda, transformando a medida de polegadas para centímetros.
Ex: rodas de 15" com pneus 195x65x15
15" x 2,54cm = 38,10cm
195 x 0,65 = 12,675cm x 2 = 25,35cm
Total do diâmetro roda/pneu = 63,45cm

rodas de 17" com pneus 205x55x17
17" x 2,54cm = 43,18cm
205 x 0,55 = 11,275cm x 2 = 22,55cm
Total do diâmetro roda/pneu = 65,73cm

No caso de carros de arrancada, os pneus são maiores e mais largos exatamente para produzir mais tração, que é o segredo da arrancada. Ou seja transferir para as rodas toda a potência gerada pelo motor, Mas neste caso, a preparação é sofisticada, e a caixa e suas relações são calculadas para isto.
Quanto a passar no scanner, faz sentido, pois ele pode entrar com os novos parâmetros para que o velocímetro, o hodômetro e até o Computador de Bordo de as informações precisas.

Espero ter ajudado, e não falado mt besteira.
Abs
Bruno Figueiredo.

Dec0 VTR
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Dec0 VTR »

boldfinger escreveu:Nao sei nao hein Marcnas....
(talvez o peso do conjunto influencie???)
Creio que qto maior a largura, maior devera ser o torque pra deslocar o conjunto roda/pneu. Nos dragsters eh necessario maior largura pra ter maior aderencia visto q sao motores de extrema potencia de arranque. Nos carros convencionais, essa formula eh bem relativa visto que a relaçao peso/potencia nunca eh das mais gritantes (pense numa bicicleta por exemplo..com um pneu bem estreito e outra com pneu mais largo, qual delas teremos que fazer mais força pra arrancar em velocidade?

Tah certinho Bold.

Com rodas maiores o carro perde arrancada pq o peso e tamanho do conjunto influenciam, mas principalmente, o que acontece é que quanto maior é a circunferência, maior é a força necessária para se dar uma volta completa no diâmetro do superfície de contato, a cada giro de 360o da roda o carro dah uma "passada" maior e isso nao vem sem um efeito colateral, que é a necessidade de mais força ou torque pra completar essa volta.

O que vc disse sobre os dragsters é isso ai mesmo. Os pneus dos dragsters é que são grandes, e não as rodas.... isso se deve a necessidade da maior aderencia, tendo em vista o torque monstruoso que o carro joga pras rodas, e principalmente por que o pneu tem que se deformar e dobrar pra transferir esse torque para o alfalto... se naum fossem os pneus grandes ou o pneu patinaria sem parar ou rasgaria.

Galera, a deficiencia do carro em arrancadas depois da troca do conjunto de rodas por outro de maior diametro NDA tem a ver com o controle de tração, QUE FRISE-SE, NUNCA PODE SER DESLIGADO. O que vcs taum desligando aí é o controle de estabilidade ESP, agora o de tração ASR é ligado 100% do tempo, e nem botão tem no painel.

Cada função, tanto a ESP, quando a ASR desempenham atividades diferentes, enquanto a ESP evita o deslizamento e a perda de controle da frente do carro nas curvas (famosa saída de frente nos carro com tracao dianteira e motor na parte frontal) o ASR evita que as rodas em pisos de baixa aderencia ou em situações em que se joga mto torque na transmissão patinem.

Agora por que eu acho que desregula? Simples, o computador e sensores do sistema são regulados para um parametro "x" de limite de aderecia e patinação das rodas, e entram em ação assim que o atrito com a superficie entra em um limite critico.... agora, se vc trocou as rodas... me parece que tudo muda.

Pra vcs terem uma idéia, quem ai tem Pallas automatico e trocou as rodas por maiores, dve TAMBEM efetuar a nova configuração no cambio automatico, isso por que a faixa de torque e rotação na qual ele foi configurado pra passar a sua marcha, antes da troca da roda correspondia a uma velocidade "x", mas depois que vc trocou, a 5 mil RPM em 2a marcha, vc já naum esta a mesma velocidade que vc estava antes, com a mesma marcha e as mesmas rotações por minuto, antes de trocar o seu conjunto de rodas.

marcnas
Membros

Mensagem por marcnas »

Pessoal,

como o VTR tem motor potente o suficiente para desgarrar os pneus na saida, tanto com pneus curtos quanto largos, me parece incorreto dizer que pneu mais largo piora a arrancada.

Consultando alguns sites especializados vi o seguinte comentario:

A largura (tala) e a altura do aro podem ser alteradas, desde que se respeite os limites do carro. No caso da largura não se deve ter interferência entre o conjunto aro/pneu e o pára-lamas. Deve-se saber que pneus mais largos diminuem a velocidade final, aumentam o consumo, se o motor não for potente o suficiente pioram a arrancada e, em todos os casos têm maior tendência à aquaplanagem, porém de um modo geral deixam o carro mais seguro.

Por isso ainda entendo que vai melhorar a arrancada o pneu com mais area para atrito.

abraço

Dec0 VTR
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Dec0 VTR »

marcnas escreveu:Pessoal,

como o VTR tem motor potente o suficiente para desgarrar os pneus na saida, tanto com pneus curtos quanto largos, me parece incorreto dizer que pneu mais largo piora a arrancada.

Consultando alguns sites especializados vi o seguinte comentario:

A largura (tala) e a altura do aro podem ser alteradas, desde que se respeite os limites do carro. No caso da largura não se deve ter interferência entre o conjunto aro/pneu e o pára-lamas. Deve-se saber que pneus mais largos diminuem a velocidade final, aumentam o consumo, se o motor não for potente o suficiente pioram a arrancada e, em todos os casos têm maior tendência à aquaplanagem, porém de um modo geral deixam o carro mais seguro.

Por isso ainda entendo que vai melhorar a arrancada o pneu com mais area para atrito.

abraço
Errado.

O seu conceito de "potente" e totalmente relativo.

O potente o qual se fala aí, é em relação a valores realmente sensíveis. Um motor 2.0 de 143 cv não é potente.

Pode ser para nós que estamos acustumados com carros 1.0 e andamos no transito cotidiano, mas a troca de todo o conjunto de rodas por um de maior tamanho, peso e diâmetro influi sim na locomoção e força que um carro "fraco", como é qlq carro normal que temos acesso, tem que desempenhar.

Rodas maiores, a priori, tem uma função de melhorar o desempenho, e não estética. Quando nós pegamos rodas bem maiores e colocamos em nossos carros "normais" por pura função estética estamos usando de um conjunto de "sapatos" que não foi feito pra casar com o conjunto motriz de nossos carros, e isto gera efeitos colaterais no desempenho.

Carros maiores e potentes não tem rodas maiores a toa, TUDO é calculado e testado pela fábrica, e são sempre oferecidos os acessorios que estão mais de acordo com o comportamento que o nosso carro desempenha, por isso, um Civic Si não tem rodas 17 por estética, e sim por necessidade, seja para ganhar maior estabilidade, acomodar discos de freios maiores e por aí vai... rodas que inclusive, não geram problemas para o motor de 192 cv dele.

Já um Civic LXS tem rodas aro 15 também por necessidade, pois para ele, é este o conjunto de rodas ideal, que prioriza tanto um desempenho mais equilibrado, tana quanto um comportamento dinamico, de consumo de combustivel, conforto e por aí vai.

FAzer pneu desgarrar na saida não é parâmetro pra nada, aqui em casa tem um Fox 1.0 que desgarra/canta/patina pneu na saida se eu acelerar tb.

VTR BH
Membros
Estado: MG

Mensagem por VTR BH »

No meu VTS-turbo os pneus maiores e mais largos fazem uma enorme diferença quando vou pra pisa de arrancada, fritam menos pneu na arrancada, tem um grip muito melhor. Já no C4 VTR as mesmas rodas maiores e mais largas servem unicamente pra ficar mais bonito e claro melhora em relação a aderência nas curvas, mas o carro perde um pouco em aceleração e consome mais combustível que com os aro 15 originais, e olha que as 17" para nossos carros não são nenhum exagero, visto que na Europa os C4 saem com as 17" de fábrica, aqui no Brasil eles adotaram as 15" mais por conveniência por causa dos buracos e irregularidades no piso.
CITROEN C4 VTR + Eibach + TSW Sakata 17" e Toyo + xenon neblina, baixo e alto 6000K.
CITROEN XSARA VTS + turbo
Imagem

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

O Civic LXS vem com R16...virou padrão nesse segmento R16...novo Corolla, Pallas, etc...mas assim concordo que R17 melhora a estabilidade do VTR, agora mudando um pouco de assunto ..não achei ainda dados sobre esse isso mas se alguém tiver uma teoria plausível comente: Se colocar um R20 no C4 na minha opinião, não deve aumentar a estabilidade pq é um aro muito maior do que o R17 que foi o aro em que esse carro foi projetado...por exemplo o C4 WRC pra uso em terrenos acidentados (terra) usa R15 e nas pistas com asfalto R17...se o R20 fosse melhor provavelmente os engenheiros iriam colocar R20 no C4 WRC na parte de asfalto e não R17...to comentando isso pq esse assunto já foi discutido antigamente e tinha um usuário aqui que falou com absoluta certeza que R20 e R19 no C4 o deixavam com uma estabilidade bem maior...coisa que eu discordei...aí fui procurar algo e não achei nada...Abs
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

VTR BH
Membros
Estado: MG

Mensagem por VTR BH »

VTR2008 escreveu:O Civic LXS vem com R16...virou padrão nesse segmento R16...novo Corolla, Pallas, etc...mas assim concordo que R17 melhora a estabilidade do VTR, agora mudando um pouco de assunto ..não achei ainda dados sobre esse isso mas se alguém tiver uma teoria plausível comente: Se colocar um R20 no C4 na minha opinião, não deve aumentar a estabilidade pq é um aro muito maior do que o R17 que foi o aro em que esse carro foi projetado...por exemplo o C4 WRC pra uso em terrenos acidentados (terra) usa R15 e nas pistas com asfalto R17...se o R20 fosse melhor provavelmente os engenheiros iriam colocar R20 no C4 WRC na parte de asfalto e não R17...to comentando isso pq esse assunto já foi discutido antigamente e tinha um usuário aqui que falou com absoluta certeza que R20 e R19 no C4 o deixavam com uma estabilidade bem maior...coisa que eu discordei...aí fui procurar algo e não achei nada...Abs
Eu acho que quanto mais largo o pneu, com certeza o carro ficará melhor nas curvas. No caso dos WRC não é somente o carro ficar com um grip melhor e curvando mais que o fará mais rápido, as rodas muito largas diminuem a performance do carro em relação a velocidade final e aceleração, além de forçar rolamento de roda, buchas e suspenção.
CITROEN C4 VTR + Eibach + TSW Sakata 17" e Toyo + xenon neblina, baixo e alto 6000K.
CITROEN XSARA VTS + turbo
Imagem

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

A minha opinião é de que cada carro tem seu limite...ultrapassando isso em vez de melhorar piora...mas como não tenho como provar...não me meto muito nesse assunto...Abs
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Vcs estão certíssimos. Claro que aro 20", é um exagero para um carro normal de Rua. Nós colocamos pq gostamos de ver nossos carros com cara de super esportivo. Basta vcs verem quantos carros saem de fábrica com rodas aro 20". Acho que mt poucos. Os carros de Rua mais esportivos como Ferraris, Porches, Audis e BMWs, vem no máximo com rodas de 18" ou 19". Eles são projetados para isto, como já foi mt bem dito aqui.
Abs
Bruno Figueiredo.

marcnas
Membros

Mensagem por marcnas »

Dec0 VTR,

Claro que tem um limite entre o tamanho do pneu e a melhora na arrancada. Mas o caso que iniciou esse topico é referente a troca do aro 15 original pelo aro 17 com pneu mais largo.

Novamente vou citar opiniões de outras pessoas. O consutor técnico Fabrício Samahá do site Best Car Web:

Sempre deve haver compatibilidade entre potência e largura dos pneus. Um modelo de baixa potência não arrancaria bem com um pneu tão largo como o de um Fórmula-1 e vice-versa. Até 20% a mais de largura, a aceleração de 0 a 100 km/h não deveria ser afetada no caso de um motor pequeno. Motores com maior cilindrada e sobra de potência podem até melhorar de 0 a 100 com pneus mais largos, especialmente porque diminuiria a patinagem inicial. Mas também há limites -- inclusive de legislação, porque os pneus não podem ultrapassar a linha dos pára-lamas.

Concordo com o que ele fala.

Mas não sou perito nessa area, hehehe.

Abraço.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”