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Re: Ficha técnica inverídica
Enviado: 20 Mai 2011, 14:42
por José Eduardo Lima
fmiglior escreveu:não vejo problemas em chamar a suspenção traseira por barra de torção de independente, visto que a maior parte dos movimentos da roda ela é independente, só em movimento extremos à movimentação da roda oposta.
Grande parte dos carros possuem modelos de barras estabilizadoras ou barra anti rolagem, que liga uma torre da suspenção a outra, principalmente no eixo dianteiro. Estariam assim deixando a suspenção de ser independente...
Desculpe, mas tecnicamente a suspensão traseira por eixo de torção é considerada no máximo semi-independente. Chamar o sistema do C4 de rodas independentes, como a Citroën erradamente faz, induz as pessoas a erro (me fez acreditar que fosse Multilink, por exemplo). Reafirmo que para ser suspensão independente (ou rodas independentes), como o próprio nome diz, não pode haver eixo de nenhum tipo ligando as rodas.
Barras estabilizadoras minimizam o efeito de rolagem, não são considerados eixos, pois não transmitem os movimentos de uma roda para a outra (ligam apenas as torres), nem parcialmente, como o eixo de torção.
Re: Ficha técnica inverídica
Enviado: 21 Mai 2011, 21:01
por Pedrinho
José Eduardo Lima escreveu:
Para que uma suspensão seja independente, não pode haver um eixo ligando as rodas (exemplo: McPherson e Multilink)
acho que você se expressou errado, pois varios carros que tem suspensão multilink são suspensão independente.
Ex: Focus e I30.
Re: Ficha técnica inverídica
Enviado: 23 Mai 2011, 06:13
por José Eduardo Lima
Pedrinho escreveu:José Eduardo Lima escreveu:
Para que uma suspensão seja independente (exemplo: McPherson e Multilink), não pode haver um eixo ligando as rodas.
acho que você se expressou errado, pois varios carros que tem suspensão multilink são suspensão independente.
Ex: Focus e I30.
Desculpe, mas você é que me entendeu errado: eu disse justamente isso, que a suspensão Multilink, presente no Focus e o no i30, é independente, bem como a McPherson (geralmente dianteira) também.
Re: Ficha técnica inverídica
Enviado: 23 Mai 2011, 11:08
por José Eduardo Lima
José Eduardo Lima escreveu:fmiglior escreveu:não vejo problemas em chamar a suspenção traseira por barra de torção de independente, visto que a maior parte dos movimentos da roda ela é independente, só em movimento extremos à movimentação da roda oposta.
Grande parte dos carros possuem modelos de barras estabilizadoras ou barra anti rolagem, que liga uma torre da suspenção a outra, principalmente no eixo dianteiro. Estariam assim deixando a suspenção de ser independente...
Eu insisto que tecnicamente a suspensão traseira por eixo de torção é considerada no máximo semi-independente. Chamar o sistema do C4 de rodas independentes, como a Citroën erradamente faz, induz as pessoas a erro (me fez acreditar que fosse Multilink, por exemplo). Reafirmo que para ser suspensão independente (ou rodas independentes), como o próprio nome diz, não pode haver eixo de nenhum tipo ligando as rodas.
Barras estabilizadoras minimizam o efeito de rolagem e não são consideradas eixos, pois não transmitem os movimentos de uma roda para a outra (ligam apenas as torres), nem parcialmente, como o eixo de torção.
Re: Ficha técnica inverídica
Enviado: 23 Mai 2011, 18:30
por rodrigo cardozo
José Eduardo Lima escreveu:José Eduardo Lima escreveu:fmiglior escreveu:não vejo problemas em chamar a suspenção traseira por barra de torção de independente, visto que a maior parte dos movimentos da roda ela é independente, só em movimento extremos à movimentação da roda oposta.
Grande parte dos carros possuem modelos de barras estabilizadoras ou barra anti rolagem, que liga uma torre da suspenção a outra, principalmente no eixo dianteiro. Estariam assim deixando a suspenção de ser independente...
Eu insisto que tecnicamente a suspensão traseira por eixo de torção é considerada no máximo semi-independente. Chamar o sistema do C4 de rodas independentes, como a Citroën erradamente faz, induz as pessoas a erro (me fez acreditar que fosse Multilink, por exemplo). Reafirmo que para ser suspensão independente (ou rodas independentes), como o próprio nome diz, não pode haver eixo de nenhum tipo ligando as rodas.
Barras estabilizadoras minimizam o efeito de rolagem e não são consideradas eixos, pois não transmitem os movimentos de uma roda para a outra (ligam apenas as torres), nem parcialmente, como o eixo de torção.
Concordo plenamente... Bela explicação!