Re: Mais um VTR para o clube - preparativos track day
Enviado: 06 Ago 2013, 14:07
caramba kbelo a caixa nao vai pro saco?Kbelooooo escreveu:Baixa uma terceira a 140 na entrada da curva que tu vai entender hahahahahaha
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caramba kbelo a caixa nao vai pro saco?Kbelooooo escreveu:Baixa uma terceira a 140 na entrada da curva que tu vai entender hahahahahaha
Kbelooooo escreveu:Baixa uma terceira a 140 na entrada da curva que tu vai entender hahahahahaha
Se tudo der certo, quero estar no de scs em setembro tb ! Talvez eu não consiga ir por causa de pneu ou sei lá o que, mas quero ir sim.Kbelooooo escreveu:Fala cara beleza?
Cara, ainda não sei se vou no do velopark, no de scs em setembro vou com certeza! Talvez não vá nesse pq vou ver se até o de scs consigo a grana pra comprar a injeção programável dai vou economizar esse mês.
Esse esquema de fresa no disco é bobagem cara, ainda mais freemax... eu procuraria trw ou twr me esqueci bem como é e pode ser o original mesmo. Esses frisos no disco são feitos na broca mesmo e serve só pra comer pastilha, eu nunca senti fading no freio e olhei que eu abusei na pista de aro 18 235/40.
Se não me engano peguei 1,5l dá pra ver nas minhas fotos aqui do tópico. Mas eu peguei pra sobrar mesmo. É bem tranquilo trocar em casa cara, tirei o reservatório e limpei e fiz toda a ssngria do sistema até sair o líquido novo, precisa cuidar pra não entrar ar no sistema que daí fica uma bosta. Se tu for trocar os freios em casa, o pistão da pinça recolhe girando ele. Eu tô com os meus usados e vou levar um jogo novo pra acabar de usar esses no trackday e se precisar troco lá mesmo.
As minhas buchas tu pode comprar na ajbuchas, procura na Internet o site deles, o modelo é do 307, não sei se tu vai achar alguém pra trocar elas pq é uma p**a mão de obra, normalmente pra trocar bucha o pessoal troca a balança. Com uma morsa dá pra fazer só que demora algumas horas, qualquer coisa fala comigo. Tá falando coxim dos amortecedores ou coxim dos calços do motor e caixa? Se for calço eu não recomendo pq vai passar toda vibração do motor pra dentro do carro. Coxim de amortecedor até dá pra fazer mas acredito que vá ficar uma bosta de andar na rua. Tá errado essa durabilidade aí, se for o calço inferior tenta montar ele virado que dai o apoio fica no sentido do movimento. Se for do amortecedor isso só pode ser erro na montagem, tem que ver como tá tua susp também, dependendo ela pode forçar e estragar o coxim, cabagem ou caster errado pode fazer isso, tinha que ver com quem rebaixou pq fato que é por isso.
Eu iria no mínimo pra um 10w40 ou mais pra andar na pista, como o óleo vai andar muito tempo quente corre o risco de perder pressão na bomba. Vai também do jeito que tu vai andar... Eu coloco na pista e dou pra quebrar mesmo, sem dó. Curva em fim de reta entro dando no punta taco e chego a girar mais de 7500rpm na entrada da curva. Eu tenho colocado o pentosin 10w40 e uma garrafinha de bardal b12 que já fica tranquilo. Se tu puder colocar um 15w50 pra correr e depois trocar novamente pro normal é o melhor a fazer.
Se eu fosse tu desativaria e as primeiras voltas andaria com ele ligado até pegar segurança, tu vai perceber que ele segura o carro em saída de curva, conforme pegar segurança tu desliga.
Tenho um conhecido que me aluga o scanner se tu quiser fazer.
É bom tu ir com as 16 e os pneus parelhos pq assim tu evita do carro ficar muito dianteiro ou muito traseiro, dai o esp vai capar demais e se desligar tu vai sair da pista. Sempre melhor ir com jogo parelho. Eu vou ir com um jogo aro 18 com menos de meia vida também. Quanto maior a altura do pneu maior a pressão, eu andei com 43 no aro 18 e em nenhum momento o pneu chegou a marcar a lateral, isso garante uma maior confiabilidade no meio da curva e um desgaste mais homogêneo. Vale mais a pena tirar som estepe e etc. Pq tu vai ganhar no máximo uns 2km/h de velocidade no fim da reta mas vai ser mais lento na curva, que é o que mais conta!
Concordo, bastante, quase plenamente com o que falaste! O VTR é quase único... Existe um carro (sem ser superesportivo) que me agrada tanto quanto ele, e, não por coincidência, era meu antigo carro: O Volvo C30.wishmann escreveu:Eu amo meu VTR? Sim.
Acho ele diferente e único frente a todos os demais carros? Sim.
Gastaria até uns 10k pra deixá-lo forte e reguladinho? Sim.
Mas convenhamos vai.. por mais que o amor seja imenso, gastar HOJE 30k pra turbinar um VTR (e deixá-lo com +- 250HP) é coisa de louco, de pródigo sem juízo. Eu só faria isso se já tivesse mais um ou dois ótimos carros e o VTR servisse apenas para fazer graça em arrancadão, track day, enfim..
X2loudenvier escreveu:Concordo, bastante, quase plenamente com o que falaste! O VTR é quase único... Existe um carro (sem ser superesportivo) que me agrada tanto quanto ele, e, não por coincidência, era meu antigo carro: O Volvo C30.wishmann escreveu:Eu amo meu VTR? Sim.
Acho ele diferente e único frente a todos os demais carros? Sim.
Gastaria até uns 10k pra deixá-lo forte e reguladinho? Sim.
Mas convenhamos vai.. por mais que o amor seja imenso, gastar HOJE 30k pra turbinar um VTR (e deixá-lo com +- 250HP) é coisa de louco, de pródigo sem juízo. Eu só faria isso se já tivesse mais um ou dois ótimos carros e o VTR servisse apenas para fazer graça em arrancadão, track day, enfim..
Eu acho que mesmo sendo bastante diferentes, as traseiras deles tem aquele detalhe de envidraçado único que os tornam, na minha opinião, irmãos de beleza...
Ainda acho o C30, principalmente o modelo até 2009 com o farol com máscara negra e não com a frente nova do 2010 que parece um pouco "Coreano" demais, mais bonito que o VTR, mas não por muito.
Quanto à preparação, na minha opinião os únicos carros aspirados (ao alcance dos mortais) nos quais vale mexer são os iVetec da Honda série K, como Civic Si e cia. Talvez o C4 VTS também seja um bom aspirado de mexer.
É tão mais barato e gratificante mexer em um carro turbo! Um Audi A3 1.8T 2006 com um tapinha vai até 300 cv... Tapinha mesmo, coisa abaixo de R$ 10.000... Por menos de R$ 4.000 chega-se fácil nos 240/260cv...
O próprio C30 T5 de 230cv chega nos 270 sem quase gasto nenhum... Nos 300 com um pouco de gasto...
E você compra um C30 T5 2009 pelos R$ 50K... Vai pagar R$ 35 em um VTR e gastar mais 30K para turbinar e deixar com a segurança passiva condizente?
Eu entendo paixões, mas existe um limite razoável para isto na minha opinião.
Eu não vejo NADA que valha à pena, mecanicamente, fazer num VTR. Ainda bem que a linha DS veio com motor turbo, antevejo um futuro brilhante para o motorzinho BMW!!! Com pequenas modificações se chega aos 200cv.. com mais investimento facilmente aos 230... Aí sim vou entender investimentos maciços na mecânica dos bichinhos...
Meu próximo carro será ou um A3 TSi 200cv (não quero mais saber de correia dentada, só corrente), ou um com este motor BMW 1.6 dos DS/Coopers e cia. Usado, claro, pois vou usar a diferença do valor para o 0KM para fazer os ups! Desejem-me sorte...
Enquanto isto fico amando meu VTR stock e mais bonito que 98% de todos os carros (mundanos) atuais :-)
Concordo que mexer em carro turbo é muito mais tranquilo. O bloco já é mais preparado, a "adaptação" não é mal feita, então trocar a turbina é algo relativamente fácil, barato e sem riscos, gera um baita ganho, dá pra por um intercooler (ou aumentar ele, dependendo do caso) que tb ajuda um monte e esses carros já costumam vir com algumas "sobras" de projeto. Com isso quero dizer dos TSi que tem versoes desde 180 a 211cv "originais", assim como os BMW, entre 150 (se nao me engano) e 200.kravitz escreveu:X2loudenvier escreveu:Concordo, bastante, quase plenamente com o que falaste! O VTR é quase único... Existe um carro (sem ser superesportivo) que me agrada tanto quanto ele, e, não por coincidência, era meu antigo carro: O Volvo C30.wishmann escreveu:Eu amo meu VTR? Sim.
Acho ele diferente e único frente a todos os demais carros? Sim.
Gastaria até uns 10k pra deixá-lo forte e reguladinho? Sim.
Mas convenhamos vai.. por mais que o amor seja imenso, gastar HOJE 30k pra turbinar um VTR (e deixá-lo com +- 250HP) é coisa de louco, de pródigo sem juízo. Eu só faria isso se já tivesse mais um ou dois ótimos carros e o VTR servisse apenas para fazer graça em arrancadão, track day, enfim..
Eu acho que mesmo sendo bastante diferentes, as traseiras deles tem aquele detalhe de envidraçado único que os tornam, na minha opinião, irmãos de beleza...
Ainda acho o C30, principalmente o modelo até 2009 com o farol com máscara negra e não com a frente nova do 2010 que parece um pouco "Coreano" demais, mais bonito que o VTR, mas não por muito.
Quanto à preparação, na minha opinião os únicos carros aspirados (ao alcance dos mortais) nos quais vale mexer são os iVetec da Honda série K, como Civic Si e cia. Talvez o C4 VTS também seja um bom aspirado de mexer.
É tão mais barato e gratificante mexer em um carro turbo! Um Audi A3 1.8T 2006 com um tapinha vai até 300 cv... Tapinha mesmo, coisa abaixo de R$ 10.000... Por menos de R$ 4.000 chega-se fácil nos 240/260cv...
O próprio C30 T5 de 230cv chega nos 270 sem quase gasto nenhum... Nos 300 com um pouco de gasto...
E você compra um C30 T5 2009 pelos R$ 50K... Vai pagar R$ 35 em um VTR e gastar mais 30K para turbinar e deixar com a segurança passiva condizente?
Eu entendo paixões, mas existe um limite razoável para isto na minha opinião.
Eu não vejo NADA que valha à pena, mecanicamente, fazer num VTR. Ainda bem que a linha DS veio com motor turbo, antevejo um futuro brilhante para o motorzinho BMW!!! Com pequenas modificações se chega aos 200cv.. com mais investimento facilmente aos 230... Aí sim vou entender investimentos maciços na mecânica dos bichinhos...
Meu próximo carro será ou um A3 TSi 200cv (não quero mais saber de correia dentada, só corrente), ou um com este motor BMW 1.6 dos DS/Coopers e cia. Usado, claro, pois vou usar a diferença do valor para o 0KM para fazer os ups! Desejem-me sorte...
Enquanto isto fico amando meu VTR stock e mais bonito que 98% de todos os carros (mundanos) atuais :-)
O torque máximo no motor turbo entra bem antes dos nossos aspirados "16V"... E ainda é praticamente uma reta! O turbo lag é quase imperceptível. Nos TSi eu nem percebo. Mesmo um aspirado de responsa como o K20 (Civic Si) tem respostas em giros altíssimos, e, por exemplo, não é um bom carro para arrancada (embora na pista dê coro em Jetta TSi, Golf GTi, etc.). Por isso que sou fã de mexer em carro turbo. Aspirado para curtir de verdade tem que ser V6, V8 e até mais para cima...serginhoarnoud escreveu: Concordo que mexer em carro turbo é muito mais tranquilo. O bloco já é mais preparado, a "adaptação" não é mal feita, então trocar a turbina é algo relativamente fácil, barato e sem riscos, gera um baita ganho, dá pra por um intercooler (ou aumentar ele, dependendo do caso) que tb ajuda um monte e esses carros já costumam vir com algumas "sobras" de projeto. Com isso quero dizer dos TSi que tem versoes desde 180 a 211cv "originais", assim como os BMW, entre 150 (se nao me engano) e 200.
MAAASSS uma preparação aspirada tem o seu valor ! Ter motor SEMPRE é demais, sem contar que é bem mais gratificante. Eu comparo o turbo com os anabolizantes: é quase impossivel chegar no mesmo resultado sem turbo/sem anabolizantes, mas chegando onde chegar, só no próprio esforço é muito melhor ! hehe