Igor Pelloso escreveu:Boa tarde, apesar de ser um tópico antigo, vamos tentar!
Tenho um C4 Hatch 2.0, e percebo a perda de freio quando ando mais forte, andando em pista, esquece, na 4a. freada forte, já estou sem freios.
Estou pesquisando sobre a troca dos discos de 283mm pelos 302mm do Grand C4 Picasso, que a unida diferença nas medidas dos discos é o tamanho, de 283 para 302mm. Fora isso não consegui informação sobre as pinças, se as do Grand Picasso servem no lugar das existentes, e se essa seria a alteração a ser feita.
Alguém já fez essa alteração, ou tem alguma informação?
Abç,
Igor
Olá Igor!
Servem sim, inclusive uns membros do DSClube usam nos DS3, que têm as mesmas dimensões do C4.
Eu também notei esse problema, tenho um C4 VTR e fiz upgrade de freios (se vc procurar o tópico do meu carro vc tem a história completa lá). Minhas mods foram: discos dianteiros slotados e pastilhas EBC Green e discos traseiros originais e pastilhas powerbrakes, e claro, o sistema sangrado com fluído Bosch 5.1.
Os discos maiores fazem sim diferença na frenagem, não na fadiga (que é o seu problema) e sim no torque, mas isso dependerá também do diâmetro do cilindro das pinças, já que estes influenciam na força com a qual a pinça atua sobre o disco. Discos maiores darão um maior torque de frenagem (relação força e braço de alavanca) e talvez dissipem o calor gerado mais rapidamente. Mas uma 'modificação' que vc deveria considerar é trocar o fluído de freio. Coloque um 5 ou 5.1 e perceba se a diferença é no pedal ou no conjunto de rodas.
Não tenho como comparar com outras experiências nem com outros carros, pois nunca havia participado de TrackDay antes. Mas eu começava a frenagem em 150m para o "S de baixa" do AIC (a curva no final da reta). E era nesta mesma distância que o piloto que me levou de carona começava a frenagem com um PUG 206 e freios originais. Considerando o peso dos veículos e devidas circunstâncias, acho que está um tanto aceitável, mas eu realmente senti falta de freios melhores.
Outra modificação que estou tramando é um duto de ar que pega ar gelado da grelha do parachoque e leva diretamente para a roda (eles são utilizados na maioria dos veículos 'dicurrida', inclusive vi um carro da Fórmula 3 lá no AIC que usava em um estilo bem improvisado). Creio que com o resfriamento os freios tendem a funcionar melhor. Até estou cogitando em adquirir um conjunto performance, porquê freios nunca devem ser de menos, certo?
Lógico que tudo é questão de projeto, se a sua pastilha for M*DAF*CKIN RACING ela trabalhará melhor quando quente, ao contrário das pastilhas 'de rua'. Existem muitos fatores que influem no comportamento do veículo durante uma frenagem. O melhor a se fazer é pesquisar bem e modificar um parâmetro de cada vez e ir percebendo a diferença.
Espero ter ajudado, e se possível pretendo contribuir mais com a sistemática de frenagem do C4, já que achei um pouco "desanimadora".
Abraços!
PS: [sobre TrackDays] se alguém é entusiasta e interessado, garanto que essa é uma das melhores experiências da vida.