Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Roniery souza
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Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Mensagem por Roniery souza »

Jjmoura, vc vai fazer uma das melhores escolhas da sua vida. Com o câmbio AL4 você iria ter muita dor de cabeça. Seria andar com uma bomba relógio que uma hora vai estourar, infelizmente.

Sergitow
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Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Mensagem por Sergitow »

Roniery souza escreveu:Jjmoura, vc vai fazer uma das melhores escolhas da sua vida. Com o câmbio AL4 você iria ter muita dor de cabeça. Seria andar com uma bomba relógio que uma hora vai estourar, infelizmente.
Velho, todo carro é passível de dar problemas. Eu tenho um post aqui relatando a saga que está sendo o câmbio do meu carro. Mas tenho um amigo que ficou o dobro do tempo com o carro dele parado esperando o câmbio ficar bom. Adivinha o fabricante? Toyota!!!!! Isso mesmo: Toyota!!!! Ele ficou 90 dias esperando o câmbio ficar pronto. E nem é um cara que não cuida de carro. Já era o terceiro vovorolla dele. Não existe bomba relógio se você sabe o que pode dar problema e os primeiros sinais do problema. Fato é que todo bem de consumo atual tem a sua obsolescência programada. Uns com mais tempo e outros com menos. O Câmbio AL4/AT8 é feito para durar uma vida útil toda, que, para um carro, é estimada em 100mil km. Além de ser um câmbio muito gostoso de utilizar.

Ahh... e só para constar, veja esse link http://www.car.blog.br/2012/12/chevrole ... atico.html. Todo carro está passível de apresentar problema. Até o cruze, tão procurado pelo seu moderníssimo câmbio de 6 marchas, com conversor de torque que desacopla em sinal e com travamento do conversor, para dar mais força nas marchas, também dá problema. Defeito de fabricação é algo inerente ao processo de produção, por isso que foi inventada a garantia.

Eu também não tenho procuração da Citroën, e se tem alguém nesse fórum que pode reclamar do C4, esse alguém sou eu, basta procurar meus posts reclamando de problemas com o câmbio, batuques, peças trocadas. Meu carro já passou por TODOS os problemas relatados com o C4. Começou com o direcionador do ar-condicionado, passou pelo câmbio, que foi trocado por um novo, diversas peças plásticas de acabamento que foram trocadas por causa de folga ou barulhos, pinça de freio folgada, direção descascando, bateria estourada, invasão de cheiro de combustível no compartimento do carro... e por aí vai. E não acabou, porque ainda tem mais coisa para ser arrumada. Mas ainda acho um carro excelente, melhor que muitos outros por aí (para mim), porque eu moro muito perto do trabalho e não fico de carro para cima e para baixo, então, posso ficar sem carro que me viro muito bem. Só quero, quando for pegar uma estrada, ou sair para passear com ele, que ele me dê o prazer de dirigir.

E digo a você, com conhecimento de causa, porque já dirigi MUITOS carros por aí (land rover, mercedes, bmw, audi, até porsche, lambo e aston martin), que é um dos carros mais gostosos que eu já tive o prazer de dirigir. Atualmente, mais prazeroso que ele, só carros na faixa dos 130 mil, porque mesmo o Fusion, que eu tive o prazer de usar por 15 dias recentemente (a versão que eu usei foi a titanium), não me pareceu tão gostoso de dirigir quanto o meu C4. Para o C4 ficar perfeito? O câmbio ser de 6 marchas, ter um turbo (leve) no motor, um pouco mais de isolamento acústico e os amortecedores serem levemente mais rígidos (vou trocar pelos do 307 quando chegar o tempo deles) e, por fim, uma direção pouca coisa mais leve, para ser mais fácil de manobrar em baixas velocidades, e um ar-condicionado que fosse um pouco mais inteligente e pedisse menos intervenções, como é o novo sistema de ar do C4 lounge.

No mais, posso dizer que já submeti meu carrinho a muitas situações extremas, como curvas em alta velocidade (em estrada boa), ou fortes acelerações, calor excessivo, passar dos 210km/h... várias. E digo que não o troco por focus, vovorolla, civic ou nenhum outro de mesma faixa. Se fosse trocar ele, hoje, por outro que não fosse mais caro, (podem se assustar) seria pelo novo novo fiesta (duas vezes novo mesmo). É outro que, ao dirigir, achei excelente, e de ótimo prazer. Mas os mimos do C4, para mim, são difíceis de serem batidos por outro carro que não seja Citroën. Não vejo carro (mesmo audi, mercedes e bmw) com faróis de xenônio direcional. E já vi dono de bmw me parar para perguntar se o farol que mexia era de fábrica ou eu que tinha feito modificação... e não era uma 128, era uma 580!

Carro pode ser ferramenta ou pode ser brinquedo (para nos divertir) ou, ainda, os dois (meu caso). Além de servir, tem que proporcionar prazer, por isso que não fui de japonês (pouco prazer de dirigir mas muita confiança na marca) e preferi a velha e boa Citro (muito prazer em dirigir e pouca confiança na marca). Os problemas eu vou contornando conforme aparecem. No dia que meu carro começar a dar mais dor de cabeça que prazer, eu vendo e troco por outro que puder ter no momento. É que nem namorada: você troca na hora que o prazer de estar dentro não compensa as dores de cabeça que você tem (mesmo quando está dentro). A vantagem é que você não precisa "casar" com o carro, já com a namorada, sim.

Ahhh... e só para finalizar (já falei até demais), recall só deve ser feito quando o problema representa risco à segurança. O Câmbio AL4/AT8 é tão bem feito que ele, mesmo dando problema, trava em terceira, e permite que o carro se locomova até a concessionária mais próxima, então, não pode, em hipótese alguma, ser tido como caso de recall. O que deveria haver, se a estratégia da Citroën no Brasil é se firmar como marca confiável, uma revisão da produção do carro, o que perde o sentido com o novo C4 Lounge, que vem com o câmbio Aisin, conceituadíssima marca de câmbio automático.

Por sinal, assim que puder, troco o meu pelo Lounge, apesar de lamentar MUITO a perda do painel todo digital e no centro do painel, o que, para mim, era um dos maiores pontos positivos do carro.

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rodrigo cardozo
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Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Mensagem por rodrigo cardozo »

Sergitow escreveu:
Roniery souza escreveu:Jjmoura, vc vai fazer uma das melhores escolhas da sua vida. Com o câmbio AL4 você iria ter muita dor de cabeça. Seria andar com uma bomba relógio que uma hora vai estourar, infelizmente.
Velho, todo carro é passível de dar problemas. Eu tenho um post aqui relatando a saga que está sendo o câmbio do meu carro. Mas tenho um amigo que ficou o dobro do tempo com o carro dele parado esperando o câmbio ficar bom. Adivinha o fabricante? Toyota!!!!! Isso mesmo: Toyota!!!! Ele ficou 90 dias esperando o câmbio ficar pronto. E nem é um cara que não cuida de carro. Já era o terceiro vovorolla dele. Não existe bomba relógio se você sabe o que pode dar problema e os primeiros sinais do problema. Fato é que todo bem de consumo atual tem a sua obsolescência programada. Uns com mais tempo e outros com menos. O Câmbio AL4/AT8 é feito para durar uma vida útil toda, que, para um carro, é estimada em 100mil km. Além de ser um câmbio muito gostoso de utilizar.

Ahh... e só para constar, veja esse link http://www.car.blog.br/2012/12/chevrole ... atico.html. Todo carro está passível de apresentar problema. Até o cruze, tão procurado pelo seu moderníssimo câmbio de 6 marchas, com conversor de torque que desacopla em sinal e com travamento do conversor, para dar mais força nas marchas, também dá problema. Defeito de fabricação é algo inerente ao processo de produção, por isso que foi inventada a garantia.

Eu também não tenho procuração da Citroën, e se tem alguém nesse fórum que pode reclamar do C4, esse alguém sou eu, basta procurar meus posts reclamando de problemas com o câmbio, batuques, peças trocadas. Meu carro já passou por TODOS os problemas relatados com o C4. Começou com o direcionador do ar-condicionado, passou pelo câmbio, que foi trocado por um novo, diversas peças plásticas de acabamento que foram trocadas por causa de folga ou barulhos, pinça de freio folgada, direção descascando, bateria estourada, invasão de cheiro de combustível no compartimento do carro... e por aí vai. E não acabou, porque ainda tem mais coisa para ser arrumada. Mas ainda acho um carro excelente, melhor que muitos outros por aí (para mim), porque eu moro muito perto do trabalho e não fico de carro para cima e para baixo, então, posso ficar sem carro que me viro muito bem. Só quero, quando for pegar uma estrada, ou sair para passear com ele, que ele me dê o prazer de dirigir.

E digo a você, com conhecimento de causa, porque já dirigi MUITOS carros por aí (land rover, mercedes, bmw, audi, até porsche, lambo e aston martin), que é um dos carros mais gostosos que eu já tive o prazer de dirigir. Atualmente, mais prazeroso que ele, só carros na faixa dos 130 mil, porque mesmo o Fusion, que eu tive o prazer de usar por 15 dias recentemente (a versão que eu usei foi a titanium), não me pareceu tão gostoso de dirigir quanto o meu C4. Para o C4 ficar perfeito? O câmbio ser de 6 marchas, ter um turbo (leve) no motor, um pouco mais de isolamento acústico e os amortecedores serem levemente mais rígidos (vou trocar pelos do 307 quando chegar o tempo deles) e, por fim, uma direção pouca coisa mais leve, para ser mais fácil de manobrar em baixas velocidades, e um ar-condicionado que fosse um pouco mais inteligente e pedisse menos intervenções, como é o novo sistema de ar do C4 lounge.

No mais, posso dizer que já submeti meu carrinho a muitas situações extremas, como curvas em alta velocidade (em estrada boa), ou fortes acelerações, calor excessivo, passar dos 210km/h... várias. E digo que não o troco por focus, vovorolla, civic ou nenhum outro de mesma faixa. Se fosse trocar ele, hoje, por outro que não fosse mais caro, (podem se assustar) seria pelo novo novo fiesta (duas vezes novo mesmo). É outro que, ao dirigir, achei excelente, e de ótimo prazer. Mas os mimos do C4, para mim, são difíceis de serem batidos por outro carro que não seja Citroën. Não vejo carro (mesmo audi, mercedes e bmw) com faróis de xenônio direcional. E já vi dono de bmw me parar para perguntar se o farol que mexia era de fábrica ou eu que tinha feito modificação... e não era uma 128, era uma 580!

Carro pode ser ferramenta ou pode ser brinquedo (para nos divertir) ou, ainda, os dois (meu caso). Além de servir, tem que proporcionar prazer, por isso que não fui de japonês (pouco prazer de dirigir mas muita confiança na marca) e preferi a velha e boa Citro (muito prazer em dirigir e pouca confiança na marca). Os problemas eu vou contornando conforme aparecem. No dia que meu carro começar a dar mais dor de cabeça que prazer, eu vendo e troco por outro que puder ter no momento. É que nem namorada: você troca na hora que o prazer de estar dentro não compensa as dores de cabeça que você tem (mesmo quando está dentro). A vantagem é que você não precisa "casar" com o carro, já com a namorada, sim.

Ahhh... e só para finalizar (já falei até demais), recall só deve ser feito quando o problema representa risco à segurança. O Câmbio AL4/AT8 é tão bem feito que ele, mesmo dando problema, trava em terceira, e permite que o carro se locomova até a concessionária mais próxima, então, não pode, em hipótese alguma, ser tido como caso de recall. O que deveria haver, se a estratégia da Citroën no Brasil é se firmar como marca confiável, uma revisão da produção do carro, o que perde o sentido com o novo C4 Lounge, que vem com o câmbio Aisin, conceituadíssima marca de câmbio automático.

Por sinal, assim que puder, troco o meu pelo Lounge, apesar de lamentar MUITO a perda do painel todo digital e no centro do painel, o que, para mim, era um dos maiores pontos positivos do carro.

BELÍSSIMO POST (E CONCORDO TAMBÉM COM A FALTA DO PAINEL DIGITAL NO LOUNGE)!!!
RODRIGO
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Eurico
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Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Mensagem por Eurico »

Sergitow escreveu:O Câmbio AL4/AT8 é feito para durar uma vida útil toda, que, para um carro, é estimada em 100mil km.

Belíssimo post, só permita-me discordar num ponto:

Durabilidade de 100 mil km é BAIXÍSSIMA, se considerarmos que atualmente muitas transmissões automáticas passam dos 300 mil km facilmente (ZF, Jatco, Aisin, Honda, etc). O AL4/AT8 tem seus méritos inegáveis, mas é cronicamente problemático em alguns aspectos.

Sergitow
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Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Mensagem por Sergitow »

Eurico escreveu:
Sergitow escreveu:O Câmbio AL4/AT8 é feito para durar uma vida útil toda, que, para um carro, é estimada em 100mil km.

Belíssimo post, só permita-me discordar num ponto:

Durabilidade de 100 mil km é BAIXÍSSIMA, se considerarmos que atualmente muitas transmissões automáticas passam dos 300 mil km facilmente (ZF, Jatco, Aisin, Honda, etc). O AL4/AT8 tem seus méritos inegáveis, mas é cronicamente problemático em alguns aspectos.
Claro... mas é um projeto da Porsche, de 1955. Naquela época, não se andava nem metade dessa estimativa. É um câmbio frágil, e que pode durar muito mais do que os 100 mil km, com a devida manutenção, mas, sem nenhuma, ele é projetado para suportar isso.

Eurico
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Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Mensagem por Eurico »

Não é bem assim. Nos anos 60 e 70, os câmbios automáticos da Mercedes-Benz já tinham durabilidade bem maior que 100 mil km. Outro bom exemplo é o famoso GM Turbo-Hydramatic THM400 (usado por Rolls-Royce, Ferrari e até pelos Humvee do exército americano).

Na realidade, o câmbio AL4 foi desenvolvido por Renault e PSA. Da Porsche, o AL4 só tem o sistema de trocas manuais "Tiptronic", usado sob licença da marca alemã.

E dizem que o AL4 é baseado num projeto engavetado da ZF, vendido para os franceses. Aliás, a ZF também fornece câmbios automáticos à Porsche, juntamente com a japonesa Aisin.

ederlima14
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Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Mensagem por ederlima14 »

Bom dia colegas do C4C.

Sou um recém dono de um C4 pallas exclusive 2009 com 46 mil rodados e gostaria de contribuir para o debate em tela fazendo as seguintes considerações:

- Estou há pouco mais de um mês com meu C4 e até agora não tive problema algum com o câmbio. Sei que ainda é cedo porque não rodei nem mil km com o carro ainda. Mas até o momento não tenho do que me queixar do câmbio. Pelo contrário, não sinto nenhum tranco e meu câmbio é bem suave na troca das marchas. Esse é meu 6° carro automático (tive 02 hondas fit, 02 civics e 01 corolla) e não sinto tanta diferença do comportamento dele pro dos outros. Na verdade só acho que ele seja inferior aos outros porque o CVT e o câmbio de 05 marchas do civic é superior a ele e o do corolla só ganha por ser mais confiável (comparando o n° de reclamações dos usuários). Tirando isso, acredito que o pallas seja superior a civic e corolla em todos os aspectos, à exceção do câmbio (o do civic é melhor e o do corolla é mais confiável porque quebra menos) e da questão da revenda (mas isso não é o tema desse tópico);

- Antes de comprar o carro pesquisei sobre o mesmo e comprei consciente dessa questão do AL4, embora esperasse que a incidência de problemas fosse menor. Mas compartilho a opinião de alguns de que os demais beneficios do carro compensam o cuidado mais atencioso que o câmbio requer;

- Alguns colegas tocaram na questão da influência do estilo de condução no comportamento do câmbio. Creio que faz sentido. Eu mesmo, só tive problemas com um câmbio em minha vida: o CVT do honda fit que dava uns trancos enormes, mas depois vi que era o oleo que nunca tinha sido trocado. Nos outros (inclusive o AL4) nunca tive dor de cabeça. Acho que isso tem a ver com a forma como dirijo (bem zen heheh): acelero suavemente e gosto de deixar que o carro desenvolva por si próprio sem pisar fundo no acelerador. Também acho que o fato de rodar pouco (cerca de 30 km por dia sem trânsito pesado) ajuda bastante. Não quero dizer que as pessoas que tem problema com o AL4 é porque dirigem mal, longe de mim tal pretensão! Mas penso que quem conduz o carro de forma suave tem menos chance de ter problemas com o carro;

- Não sei se fui sorteado (positivamente) mas realmente meu AL4 tem deixado satisfeito e apesar de ser obsoleto (por ter apenas 04 marchas) acho ele um câmbio interessante e inteligente. Se não tivesse esse problema com o clima quente do Brasil, creio que seria um dos mais elogiados;

- De uma forma ou de outra estou preparado pra trocar o oleo com 60 mil (como recomenda o fabricante do câmbio) ou antes se apresentar os sinais de problema já relatados aqui, embora acredite que não vá ter dor de cabeça com ele;

- Sobre o título do tópico, penso que nós consumidores poderíamos tomar alguns medidas em conjunto no sentido de pressionar a Citroen a ter mais respeito pelos seus clientes. E penso que no caso do AL4 caberia um recall sim. Sem querer ser desrespeitoso com o colega que disse que recall só deve ser feito por questão de segurança, acho que um recall é cabível para reparo de qualquer erro de projeto ou problema crônico de um veiculo. Por exemplo, uma montadora (não lembro qual agora) já convocou proprietários de um de seus modelos para fazer o recall da vedação do vidro do motorista porque uma falha de montagem permitia que entrasse água pelo vidro. Vejam bem: isso não tem a ver com segurança, mas tratava-se de um erro de projeto e foi feito recall!;

- Pra finalizar, acho que diante do quadro que temos há as seguintes opções: 1- Se o câmbio der problema e a citroen se negar a resolver, pode-se entrar com uma ação judicial exigindo a reparação do câmbio ou troca do veículo com base no Código de Defesa do Consumidor. Afinal, pelo n° problemas apresentados em veículos equipados com este câmbio pode-se considerar que trata-se de um vício oculto que pode ensejar a responsabilização do fabricante mesmo fora da garantia. Mas ressalte-se que uma ação judicial gera uma série de inconvenientes: demora da justiça em julgar, desgastes, gastos com advogados, dentre outros. 2- Todos nós proprietários de veículos equipados com o AL4 poderíamos seguir o exemplo do colega que abriu o tópico e enviar mensagens como a dele para o SAC da citroen. Acho que um grande n° de mensagens poderia fazer eles verem a questão com outros olhos. E digo mais, poderíamos também fazer campanhas nas redes sociais e junto a grandes veículos da imprensa pra pessionar a marca. A VW depois de uma intensa campanha dos usuários fez o recall no fox que cortava o dedo dos donos quando iam rebater o banco;3- Poderíamos reunir todas as informações que temos e fazer uma petição coletiva ao Ministério Público pedindo providências junto à montadora. Penso que uma ação do MP poderia fazer que com a citroen fizesse um recall ou pelo menos firmasse um Termo de Ajustamento de Conduta assumindo o compromisso de reparar os veículos que apresentassem problemas com esse câmbio independente de estarem em garantia. MAS LEMBRO QUE NÃO SOU ADVOGADO (apesar de trabalhar há 10 anos na Justiça Eleitoral) e posso ter falado alguma besteira (se tiver pode me corrigir).

Enfim é isso, peço desculpas pelo longo post mas queria muito cooperar com a discussão e se tiver dito alguma bobagem (sou leigo em carros, apesar apaixonado) os colegas mais entendidos poder me corrigir.

Abraço,

Eder Lima

raynergomes
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Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Mensagem por raynergomes »

Seu relato é igual ao minha experiência com o carro. Passei as mesmas cituações em relação ao cambio do C4. Desde o início percebi que era temperatura. Fiz o Telecarregamento recentemente e ele está perfeito, digo que melhor que quando era novo em 2007 (C4 Pallas Exclusive). Sou o único dono, faço as reviões e ele está com 110.000 km. Estou comprando um Cambio Retificado para ficar em casa caso o outro volte a ter problema. Adoro meu caro.

Creio um dos grandes problemas é o oléo não adequado para este cambio. Pois o problema só aparece depois de ter andando muito em temperaturas quentes ou em engarrafamentos.

flavellan escreveu:Boa Tarde a todos.

Sobre a dúvida dos posts acima. O Pallas mais antigo tem contagiros acima do volante. os novos não.

O meu é 2008 com contagiros acima do volante.

Apenas para constar nas estatísticas dos problemas de câmbio, esse meu carro tem 23.000km, foi tirado 0km em 2008 pelo meu pai.

De 2008 pra cá, apesar da baixa kilometragem, ele já teve problemas no câmbio duas vezes. Na primeira trocaram as solenóides, mas voltou o problema muito rápido. Na segunda trocaram as solenóides por solenóides de outra marca e fizeram a reprogramação do software, pois essas novas solenóides novas parece que trabalham em uma amperagem ou voltagem diferente das antigas. Isso foi a equipe técnica da Citroen que me explicou.

Ficou bom por um tempo bem maior que na primeira vez, mas por volta dos 20.000km voltou a dar problema.

Ainda não está entrando em modo de segurança, mas em congestionamentos, em dias que a temperatura ambiente está acima dos 32 graus Celsius, o câmbio começa a dar tranco. Isso ocorre principalmente na troca de primeira para segunda e também quando vc para o carro repentinamente ele não entra primeira marcha, de imediato, e ao entrar a primeira marcha ele dá um solavanco que parece que vc levou uma batida na traseira.

Meu primeiro carro automático foi um Diplomata 1982, na época em que ninguém queria carro automático. Tenho muita experiência com diversos carros automáticos de diversas marcas e posso afirmar com segurança que a caixa AL4 é problemática. Não é paranóia dos proprietários dos C4 não, sejam eles novatos ou experientes com carros automáticos.

A caixa NÃO funciona bem em temperaturas mais elevadas.

Ao contrário de alguns amigos daqui do fórum, que acreditam que somente uma parte dos proprietários enfrentam problemas, eu acho que a situação é muito pior do que a retratada aqui no Fórum. O C4 Pallas tem muito mais equipamentos e tecnologia que o Civic EXS e até mesmo que o Corolla Altis. O carro está custando atualmente "apenas" 65.000,00 contra os mais de 80.000,00 do Civic e Corolla. Por que ele não tem boas vendas?? Justamente porque o câmbio desse carro é problemático e todos sabem disso!!

É lógico que alguns carros não vão apresentar problemas. É o caso do meu vizinho que tinha um Pallas prata 2009 que ele utilizava somente para viajar para a casa dos seus parentes em Santa Catarina. Foi vendido com mais de 50.000 km e nunca apresentou problemas no câmbio. No entanto, esses AL4 que andam aqui em SP, em temperaturas elevadas, no anda e para dos congestionamentos estão muito propensos a apresentar problemas.

Existe até uma lenda que diz que a engenharia da Renault usou essa caixa e ficou extremamente preocupada com os problemas que a mesma apresentava. Diante disso, antes de soltar os carros para as vendas eles, teriam feito um retrabalho em alguns componentes da AL4. Se é verdade ou mentira eu não sei, mas os Megane e Megane GT automáticos são realmente bem menos problemáticos que os Citroen C4/ Peugeot 307.

A título de comparação, Já andei muiiiiito de Corolla. Comprei um SEG 2000 automático prata que era do meu pai, aquele modelo antigo, e também andei muito no SEG 2004 automático da minha mãe, pois eu sou o "motorista particular" dela. São carros muito acertados, mas se vc me perguntar, ainda prefiro o Pallas.

Existem dois tipos de motoristas, aqueles que se adaptam ao carro, e aqueles em que o carro tem de se adaptar aos mesmos. Se vc quer que um carro para por gasolina e andar, vá de Civic u Corolla. Agora se vc aceita conviver com uns probleminhas, vá de C4 Pallas. Eu mesmo, convivo bem com esse problema dos C4. Quando começa a dar tranco, eu diminuo o ritmo, acelero suave nas saídas de semáforo, evito parar repentinamente e assim vou levando...

Não tenho nenhum interesse em denegrir os C4, muito pelo contrário, o meu Pallas eu não vendo, não troco e não empresto. Se a caixa quebrar, vou mandar consertar e continuar com o carro, mas que a caixa AL4 é ruim, isso é mesmo!! Me sinto na obrigação de relatar isso!!

Abraços a todos.

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Italo Costa
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Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Mensagem por Italo Costa »

teste
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ederlima14
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Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Mensagem por ederlima14 »

Atualizando meu relato, hoje faz mais de 10 mil km que estou com o pallas equipado com o AL4 e até agora não tive nenhum problema, considerando que peguei ele com 43 mil km e hoje ele está com 56 mil km. De todo o modo, vou trocar o oleo aos 60 mil km...
ederlima14 escreveu:Bom dia colegas do C4C.

Sou um recém dono de um C4 pallas exclusive 2009 com 46 mil rodados e gostaria de contribuir para o debate em tela fazendo as seguintes considerações:

- Estou há pouco mais de um mês com meu C4 e até agora não tive problema algum com o câmbio. Sei que ainda é cedo porque não rodei nem mil km com o carro ainda. Mas até o momento não tenho do que me queixar do câmbio. Pelo contrário, não sinto nenhum tranco e meu câmbio é bem suave na troca das marchas. Esse é meu 6° carro automático (tive 02 hondas fit, 02 civics e 01 corolla) e não sinto tanta diferença do comportamento dele pro dos outros. Na verdade só acho que ele seja inferior aos outros porque o CVT e o câmbio de 05 marchas do civic é superior a ele e o do corolla só ganha por ser mais confiável (comparando o n° de reclamações dos usuários). Tirando isso, acredito que o pallas seja superior a civic e corolla em todos os aspectos, à exceção do câmbio (o do civic é melhor e o do corolla é mais confiável porque quebra menos) e da questão da revenda (mas isso não é o tema desse tópico);

- Antes de comprar o carro pesquisei sobre o mesmo e comprei consciente dessa questão do AL4, embora esperasse que a incidência de problemas fosse menor. Mas compartilho a opinião de alguns de que os demais beneficios do carro compensam o cuidado mais atencioso que o câmbio requer;

- Alguns colegas tocaram na questão da influência do estilo de condução no comportamento do câmbio. Creio que faz sentido. Eu mesmo, só tive problemas com um câmbio em minha vida: o CVT do honda fit que dava uns trancos enormes, mas depois vi que era o oleo que nunca tinha sido trocado. Nos outros (inclusive o AL4) nunca tive dor de cabeça. Acho que isso tem a ver com a forma como dirijo (bem zen heheh): acelero suavemente e gosto de deixar que o carro desenvolva por si próprio sem pisar fundo no acelerador. Também acho que o fato de rodar pouco (cerca de 30 km por dia sem trânsito pesado) ajuda bastante. Não quero dizer que as pessoas que tem problema com o AL4 é porque dirigem mal, longe de mim tal pretensão! Mas penso que quem conduz o carro de forma suave tem menos chance de ter problemas com o carro;

- Não sei se fui sorteado (positivamente) mas realmente meu AL4 tem deixado satisfeito e apesar de ser obsoleto (por ter apenas 04 marchas) acho ele um câmbio interessante e inteligente. Se não tivesse esse problema com o clima quente do Brasil, creio que seria um dos mais elogiados;

- De uma forma ou de outra estou preparado pra trocar o oleo com 60 mil (como recomenda o fabricante do câmbio) ou antes se apresentar os sinais de problema já relatados aqui, embora acredite que não vá ter dor de cabeça com ele;

- Sobre o título do tópico, penso que nós consumidores poderíamos tomar alguns medidas em conjunto no sentido de pressionar a Citroen a ter mais respeito pelos seus clientes. E penso que no caso do AL4 caberia um recall sim. Sem querer ser desrespeitoso com o colega que disse que recall só deve ser feito por questão de segurança, acho que um recall é cabível para reparo de qualquer erro de projeto ou problema crônico de um veiculo. Por exemplo, uma montadora (não lembro qual agora) já convocou proprietários de um de seus modelos para fazer o recall da vedação do vidro do motorista porque uma falha de montagem permitia que entrasse água pelo vidro. Vejam bem: isso não tem a ver com segurança, mas tratava-se de um erro de projeto e foi feito recall!;

- Pra finalizar, acho que diante do quadro que temos há as seguintes opções: 1- Se o câmbio der problema e a citroen se negar a resolver, pode-se entrar com uma ação judicial exigindo a reparação do câmbio ou troca do veículo com base no Código de Defesa do Consumidor. Afinal, pelo n° problemas apresentados em veículos equipados com este câmbio pode-se considerar que trata-se de um vício oculto que pode ensejar a responsabilização do fabricante mesmo fora da garantia. Mas ressalte-se que uma ação judicial gera uma série de inconvenientes: demora da justiça em julgar, desgastes, gastos com advogados, dentre outros. 2- Todos nós proprietários de veículos equipados com o AL4 poderíamos seguir o exemplo do colega que abriu o tópico e enviar mensagens como a dele para o SAC da citroen. Acho que um grande n° de mensagens poderia fazer eles verem a questão com outros olhos. E digo mais, poderíamos também fazer campanhas nas redes sociais e junto a grandes veículos da imprensa pra pessionar a marca. A VW depois de uma intensa campanha dos usuários fez o recall no fox que cortava o dedo dos donos quando iam rebater o banco;3- Poderíamos reunir todas as informações que temos e fazer uma petição coletiva ao Ministério Público pedindo providências junto à montadora. Penso que uma ação do MP poderia fazer que com a citroen fizesse um recall ou pelo menos firmasse um Termo de Ajustamento de Conduta assumindo o compromisso de reparar os veículos que apresentassem problemas com esse câmbio independente de estarem em garantia. MAS LEMBRO QUE NÃO SOU ADVOGADO (apesar de trabalhar há 10 anos na Justiça Eleitoral) e posso ter falado alguma besteira (se tiver pode me corrigir).

Enfim é isso, peço desculpas pelo longo post mas queria muito cooperar com a discussão e se tiver dito alguma bobagem (sou leigo em carros, apesar apaixonado) os colegas mais entendidos poder me corrigir.

Abraço,

Eder Lima

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