Roniery souza escreveu:Jjmoura, vc vai fazer uma das melhores escolhas da sua vida. Com o câmbio AL4 você iria ter muita dor de cabeça. Seria andar com uma bomba relógio que uma hora vai estourar, infelizmente.
Velho, todo carro é passível de dar problemas. Eu tenho um post aqui relatando a saga que está sendo o câmbio do meu carro. Mas tenho um amigo que ficou o dobro do tempo com o carro dele parado esperando o câmbio ficar bom. Adivinha o fabricante? Toyota!!!!! Isso mesmo: Toyota!!!! Ele ficou 90 dias esperando o câmbio ficar pronto. E nem é um cara que não cuida de carro. Já era o terceiro vovorolla dele. Não existe bomba relógio se você sabe o que pode dar problema e os primeiros sinais do problema. Fato é que todo bem de consumo atual tem a sua obsolescência programada. Uns com mais tempo e outros com menos. O Câmbio AL4/AT8 é feito para durar uma vida útil toda, que, para um carro, é estimada em 100mil km. Além de ser um câmbio muito gostoso de utilizar.
Ahh... e só para constar, veja esse link
http://www.car.blog.br/2012/12/chevrole ... atico.html. Todo carro está passível de apresentar problema. Até o cruze, tão procurado pelo seu moderníssimo câmbio de 6 marchas, com conversor de torque que desacopla em sinal e com travamento do conversor, para dar mais força nas marchas, também dá problema. Defeito de fabricação é algo inerente ao processo de produção, por isso que foi inventada a garantia.
Eu também não tenho procuração da Citroën, e se tem alguém nesse fórum que pode reclamar do C4, esse alguém sou eu, basta procurar meus posts reclamando de problemas com o câmbio, batuques, peças trocadas. Meu carro já passou por TODOS os problemas relatados com o C4. Começou com o direcionador do ar-condicionado, passou pelo câmbio, que foi trocado por um novo, diversas peças plásticas de acabamento que foram trocadas por causa de folga ou barulhos, pinça de freio folgada, direção descascando, bateria estourada, invasão de cheiro de combustível no compartimento do carro... e por aí vai. E não acabou, porque ainda tem mais coisa para ser arrumada. Mas ainda acho um carro excelente, melhor que muitos outros por aí (para mim), porque eu moro muito perto do trabalho e não fico de carro para cima e para baixo, então, posso ficar sem carro que me viro muito bem. Só quero, quando for pegar uma estrada, ou sair para passear com ele, que ele me dê o prazer de dirigir.
E digo a você, com conhecimento de causa, porque já dirigi MUITOS carros por aí (land rover, mercedes, bmw, audi, até porsche, lambo e aston martin), que é um dos carros mais gostosos que eu já tive o prazer de dirigir. Atualmente, mais prazeroso que ele, só carros na faixa dos 130 mil, porque mesmo o Fusion, que eu tive o prazer de usar por 15 dias recentemente (a versão que eu usei foi a titanium), não me pareceu tão gostoso de dirigir quanto o meu C4. Para o C4 ficar perfeito? O câmbio ser de 6 marchas, ter um turbo (leve) no motor, um pouco mais de isolamento acústico e os amortecedores serem levemente mais rígidos (vou trocar pelos do 307 quando chegar o tempo deles) e, por fim, uma direção pouca coisa mais leve, para ser mais fácil de manobrar em baixas velocidades, e um ar-condicionado que fosse um pouco mais inteligente e pedisse menos intervenções, como é o novo sistema de ar do C4 lounge.
No mais, posso dizer que já submeti meu carrinho a muitas situações extremas, como curvas em alta velocidade (em estrada boa), ou fortes acelerações, calor excessivo, passar dos 210km/h... várias. E digo que não o troco por focus, vovorolla, civic ou nenhum outro de mesma faixa. Se fosse trocar ele, hoje, por outro que não fosse mais caro, (podem se assustar) seria pelo novo novo fiesta (duas vezes novo mesmo). É outro que, ao dirigir, achei excelente, e de ótimo prazer. Mas os mimos do C4, para mim, são difíceis de serem batidos por outro carro que não seja Citroën. Não vejo carro (mesmo audi, mercedes e bmw) com faróis de xenônio direcional. E já vi dono de bmw me parar para perguntar se o farol que mexia era de fábrica ou eu que tinha feito modificação... e não era uma 128, era uma 580!
Carro pode ser ferramenta ou pode ser brinquedo (para nos divertir) ou, ainda, os dois (meu caso). Além de servir, tem que proporcionar prazer, por isso que não fui de japonês (pouco prazer de dirigir mas muita confiança na marca) e preferi a velha e boa Citro (muito prazer em dirigir e pouca confiança na marca). Os problemas eu vou contornando conforme aparecem. No dia que meu carro começar a dar mais dor de cabeça que prazer, eu vendo e troco por outro que puder ter no momento. É que nem namorada: você troca na hora que o prazer de estar dentro não compensa as dores de cabeça que você tem (mesmo quando está dentro). A vantagem é que você não precisa "casar" com o carro, já com a namorada, sim.
Ahhh... e só para finalizar (já falei até demais), recall só deve ser feito quando o problema representa risco à segurança. O Câmbio AL4/AT8 é tão bem feito que ele, mesmo dando problema, trava em terceira, e permite que o carro se locomova até a concessionária mais próxima, então, não pode, em hipótese alguma, ser tido como caso de recall. O que deveria haver, se a estratégia da Citroën no Brasil é se firmar como marca confiável, uma revisão da produção do carro, o que perde o sentido com o novo C4 Lounge, que vem com o câmbio Aisin, conceituadíssima marca de câmbio automático.
Por sinal, assim que puder, troco o meu pelo Lounge, apesar de lamentar MUITO a perda do painel todo digital e no centro do painel, o que, para mim, era um dos maiores pontos positivos do carro.