Tenho oque pode ser boas noticias para todos aqui do tópico!
Após nosso amigo EmilioMann postar aqui que levou o carro na oficina e o mecânico "entregar o jogo" dizendo que a solução para o perda de pressão no cambio que leva aos trancos da 2ª p/ 1ª e R poderia ser a tampa traseira da caixa, fui pesquisar a fundo se algo tão simples assim poderia resolver o problema.
Segue a conversa para quem não viu
EmilioMann escreveu:
Tudo beleza Fous?
Desculpe pela demora em responder, mas é que estava esperando por algumas informações.
Olha só que curioso. Parece que o relato do nosso amigo de Blumenau aí em cima e do usuario desse post: viewtopic.php?f=18&t=17175 tem a ver com o nosso problema mesmo.
Ainda não mandei executar o serviço. Ficou marcado para terça feira que vem. O cara dessa oficina que eu havia citado e também de algumas outras (parece que a soluçao já é de conhecimento de todos aqui em Curitiba), não quiseram entrar em detalhes. Um foi direto e falou que não iria entregar o segredo, mas realmente é apenas uma regulagem feita por um vazamento de pressao no que eles chamaram de "tampa traseira da caixa".
A unica coisa que serão trocadas, fora as eletrovalvulas e o oleo, serao as juntas por abrir essa "tampa". Nem o cambio é aberto.
O que eu havia dito sobre "preço justo" retiro agora, tendo em vista ser uma coisa aparentemente simples, como os outros amigos relataram e que me custará 1350,00. Praticamente o mesmo valor em qualquer das oficinas que pesquisei. Parece que formaram um cartel.
Apenas a realizaçao desse serviço, só resolveria meu problema caso meu carro nao estivesse entrando em "modo de segurança", se fosse só a questão do tranco pra engatar a primeira marcha com o carro quente. Como tambem está travando na terceira, terei que trocar as eletrovalvulas e o oleo, que custará mais 650,00 (isso achei um bom preço). Total da brincadeira 2000,00. O cara garantiu que vai resolver e que nenhum mecanicos das concessionarias conhece o "segredo". Vamos só ver. Depois de realizado eu volto com mais informaçoes.
Para quem não sabe esse problema é o Vulgo:
-Famoso "Coice" da 2ª marcha para 1ª ao freiar
-Tranco do cambio quente
-Desaplicação da primeira marcha
-Cambio que entra em neutro após parar rapidamente o carro
etc.... e por ai vai
Após uma longa pesquisa Bingo! Achei varios relatos de pessoas que trocaram a vedação da tampa traseira da caixa ou a tampa toda e o cambio ficou perfeito. Não foi necessário desmontar nada, bastou trocar os vedadores da tampa que o cambio simplesmente volta ao normal!
Não sei se é permitido, mas vou colar os depoimentos aqui do Club Peugeot cujo alguns membros tinham o mesmo problema e conseguiram resolver. Espero que não tenha problema eu colar a mensagem de outro forum aqui, (sou membro do peugeot club) mas eu acredito que independente do local onde foram retiradas essas citações primeiramente devemos ajudar uns aos outros e não esconder as informações tão preciosas como essa.
Postado 16 janeiro 2012 - 13:16
RicardoFSantos, em Jan 15 2012, 00:26, disse:
Tenho uma 307 SW e agora ela ta apresentando esse mesmo problema. Quando a temperatura do motor sobe e passa um pouco dos 90 graus parece que ele perde a primeira marcha. Não reduz de segunda para primeira. Se para em um farol ele demora pra reduzir, dá um leve tranco.. as vezes quando vou sair dá um tranco maior, parecendo que a primeira foi colocada na força. Quando ele está frio roda belezinha. Alguem opina alguma coisa ? Será que vale essa manutenção de eletroválvulas e óleo ?
Abcs.
O meu fazia isso, e depois de reformar o cambio todo por ter quebrado uma cinta, descobri que era a tampa traseira da caixa que escapava pressão... mas pode ser óleo, e eletroválvulas tb.
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Postado 01 dezembro 2011 - 09:42
TGRovaris, em Dec 1 2011, 08:06, disse:
Bom dia galera!!
Finalmente boas notícias!
o problema, que ocasionou toda minha dor de cabeça, e a quebra da cinta do câmbio, está nesse link que segue, item 5 - "TAMP CX ENGREN" :
http://imageshack.us/f/840/caixac.jpg/
Segundo o mecânico, escapava pressão do pacote, por ela (mas não vazava pra fora da caixa), ai a 1ª ficava quase a zero de pressão. Foi medido e tudo, e não tinha diferença de medida significativa pra vazar óleo por folga. Acredita-se que tenha uma fissura no material que acuse somente em alta temperatura, ocasionando o vazamento e perda de pressão.
Ainda bem que não era a ECU do câmbio, que ele trocou também, e não teve sucesso.
Agora é so rodar e ver se o problema se foi mesmo, mas acredito que sim, senão ontem mesmo quando peguei o carro ja teria acontecido, com certeza.
agradeço a todos que tentaram me ajudar, e que deram apoio de certa forma.
No que eu puder ajudar, assim como me ajudaram, estamos ai!!
abraços a todos
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Postado 04 dezembro 2011 - 14:56
APretto, em Dec 4 2011, 10:41, disse:
Pessoal, bom dia! Me desculpem se esse nao é o meio adequado ou tópico.. creio q seja.
Faz pouco mais de um mes q estou com esse carro e notei um leve tranco nas trocas da caixa e, ultimamente tambem, um retardo na saída e na ré que faz com q o carro fike acelerando porem nao ande, até q 2,3 segundo depois saia de 'soco'!!!!!!
Abraço e bom domingo..
O meu aconteceu isso, de ele ficar "neutro" com o D ou R engatado, e era a tampa traseira da caixa, só que como eu não sabia, e não senti o carro morto, acelerei, e a caixa foi pro espaço... ai quando peguei do conserto (sem saber o maldito problema), o carro continuou ruim, perdendo força em 1ª e no ré... testes, testes e mais testes, central trocada, e nada.... ai chegamos na tampa traseira da caixa, BINGO!
quando ele ficar ruim, e nao andar, coloca no NEVE e ve se anda, ou puxa 2ª marcha no tip... isso se nao aparecer mensagens no CB, pois nenhum defeito mecânico vai acusar no cb, so eletronico, falhas de sensores... fica esperto, e nao acelera muito, pois vai dar um tranco gigantesco (eu estava a 5000rpm quando ele engatou), parecia que tinha arrancado o motor fora!!
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Relato de uma oficina de cambio automático que eu achei na net, coloquei em vermelho a parte que diz sobre o problema que enfrentamos nesse tópico. O site não diz, mas desconfio que esse vedadores que o texto fala são os da tampa traseira da caixa.
A Transmissão AL4/DPO, utilizada em boa parte dos veículos de fabricação francesa (Peugeot, Renault e Citroën) vem apresentando problemas recorrentes.
Quais sejam: desaplicação da 1ª marcha quando a transmissão está aquecida; trancos; sistema entra em “Modo de Emergência”.
A transmissão entra em “Modo de Emergência” quando o software responsável pelo funcionamento da transmissão detecta problemas no sistema hidráulico e/ou eletrônico da mesma, então, o sistema avisa no computador de bordo que a transmissão está apresentando problemas e suspende a troca automática das marchas, funcionando apenas a 3ª marcha e marcha Ré.
As causas podem ser várias, mas as mais comuns são perda de pressão internamente e defeito nas eletroválvulas responsáveis pela estabilização da pressão de trabalho da transmissão.
Analisando a frequência com que vem ocorrendo esses defeitos nas transmissões AL4/DPO, pudemos observar que a eletroválvula apresenta defeito após o veículo ultrapassar 60.000 km.
Quanto à perda de pressão interna, não há uma média de quilometragem para a ocorrência do problema, pois já houve casos do problema apresentar antes do veículo atingir 10.000 km rodados.
Uma vez detectado a perda de pressão em 1ª marcha, é necessário efetuar a troca dos vedadores e do fluido da transmissão.
Para amenizar a ocorrência da perda de pressão, aconselhamos que o fluido da transmissão seja trocado, no máximo à cada 50.000 km, porém não há garantias que a troca do fluido elimine uma eventual perda de pressão.
Vale destacar que a troca de 100% do fluido da transmissão só pode ser realizada por equipamento específico para troca de óleo em transmissões automáticas (máquina de diálise).
Quanto a falhas nas eletroválvulas, vale destacar que o procedimento correto é fazer uma revisão/recalibração do corpo de válvulas da transmissão, pois a simples troca das eletroválvulas pode não solucionar o problema de vez ou até mesmo ser um paliativo que logo venha reapresentar defeito.
De qualquer modo, caso a transmissão do seu veículo venha apresentar defeito, procure um profissional especializado em transmissões automáticas para que ele possa fazer um diagnóstico correto e só então realizar o reparo necessário.
Nós da AutoFlex Centro Automotivo – especializado em transmissões automáticas – estamos à disposição para dirimir eventuais dúvidas e efetuarmos o diagnóstico da sua transmissão.
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Após ir em 4 oficinas de cambio automático, consegui depois de muita insistência que um funcionário de uma oficina falasse algo a respeito dessa troca da tampa traseira, bingo novamente, ele me disse que teve alguns casos que foi constatada a perda de pressão pela tampa e quando a mesma foi trocada o problema foi resolvido.
Agora só falta alguém aqui do fórum ser a cobaia, pois esses casos todos ocorreram em Peugeot, não consegui nenhum relato de Pallas com a tampa trocada.