Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Enviado: 21 Dez 2012, 21:50
Caldas, só testando a peça nova com o motor frio para saber.
Porem, se só o óleo for o culpado, o motivo é que com o aquecimento do motor, o óleo se torna menos viscoso e consegue preencher e pressurizar os tuchos, acabando com o barulho.
Vapas, a especificação API é americana. A ACEA é europeia, mais moderna inclusive, pois ela atenta para o fato que um percentual pequeno do óleo é consumido com o combustível, produzindo gases poluentes que devem ser contabilizado nos padrões de emissão.
Deste modo, há uma leitura diferente entre os padrões. No padrão americano API usa 2 letras, onde o S na frente indica que é para motor ciclo Oto, que trabalha com centelha (Spark) e o C na frente indica que é usado para motores ciclo Diesel, que trabalha com compressão.
No padrão europeu, o ciclo Oto é ACEA A. O ciclo Diesel é ACEA B e C.
Resumindo:
A: Para motores a gasolina/alcool de veículos leves.
B: Para motores Diesel de veículos leves e comerciais.
C: Para veículos leves com filtros de partículas Diesel.
E: Para motores Diesel de veículos Pesados.
Assim, seu óleo esta errado. A autorizada vai te dizer que foi ordem da fabrica e não dá para acreditar que foi dada uma instrução absurda como esta!! Aqui em Pato Branco ocorreu a mesma coisa.
O problema é que os aditivos deste óleo ACEA C não são capazes de limpar a carbonização deixada pela gasolina e pelo alcool.
Tu vai reparar, se utilizar ACEA C que ao final dos 10 mil km, ele ira sair claro quase igual quando era novo, pois não absorveu a sujeira do motor. Oleo adequado fica escuro o mais rapido possivel, indicando que esta removendo a sujeira do motor.
Não utilize este óleo, pois sua classe aditivante esta incorreta.
O padrão A2/B1 ou A2/B2 indica que pode ser usado em Flex e Diesel leves.
A Total não fabrica bons óleos no Brasil. O óleo Total só é bom se for importado.
É um absurdo a PSA utilizar óleo padrão API SJ e SL quando já há SM e SN.
Esquerdo, pode ser utilizado o 5W30 ou o 5W40. Só que o 5W30 só funciona bem na cidade. foi o que aprendi rodando 1 ano com ele no meu carro. Na estrada ele é consumindo. Assim, se for para viajar, vá de 5W40. Use uma com API SN ou ACEA A3.
Porem, se só o óleo for o culpado, o motivo é que com o aquecimento do motor, o óleo se torna menos viscoso e consegue preencher e pressurizar os tuchos, acabando com o barulho.
Vapas, a especificação API é americana. A ACEA é europeia, mais moderna inclusive, pois ela atenta para o fato que um percentual pequeno do óleo é consumido com o combustível, produzindo gases poluentes que devem ser contabilizado nos padrões de emissão.
Deste modo, há uma leitura diferente entre os padrões. No padrão americano API usa 2 letras, onde o S na frente indica que é para motor ciclo Oto, que trabalha com centelha (Spark) e o C na frente indica que é usado para motores ciclo Diesel, que trabalha com compressão.
No padrão europeu, o ciclo Oto é ACEA A. O ciclo Diesel é ACEA B e C.
Resumindo:
A: Para motores a gasolina/alcool de veículos leves.
B: Para motores Diesel de veículos leves e comerciais.
C: Para veículos leves com filtros de partículas Diesel.
E: Para motores Diesel de veículos Pesados.
Assim, seu óleo esta errado. A autorizada vai te dizer que foi ordem da fabrica e não dá para acreditar que foi dada uma instrução absurda como esta!! Aqui em Pato Branco ocorreu a mesma coisa.
O problema é que os aditivos deste óleo ACEA C não são capazes de limpar a carbonização deixada pela gasolina e pelo alcool.
Tu vai reparar, se utilizar ACEA C que ao final dos 10 mil km, ele ira sair claro quase igual quando era novo, pois não absorveu a sujeira do motor. Oleo adequado fica escuro o mais rapido possivel, indicando que esta removendo a sujeira do motor.
Não utilize este óleo, pois sua classe aditivante esta incorreta.
O padrão A2/B1 ou A2/B2 indica que pode ser usado em Flex e Diesel leves.
A Total não fabrica bons óleos no Brasil. O óleo Total só é bom se for importado.
É um absurdo a PSA utilizar óleo padrão API SJ e SL quando já há SM e SN.
Esquerdo, pode ser utilizado o 5W30 ou o 5W40. Só que o 5W30 só funciona bem na cidade. foi o que aprendi rodando 1 ano com ele no meu carro. Na estrada ele é consumindo. Assim, se for para viajar, vá de 5W40. Use uma com API SN ou ACEA A3.