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Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Enviado: 14 Mai 2014, 17:01
por Sergitow
ederlima14 escreveu:Bom dia colegas do C4C.

Sou um recém dono de um C4 pallas exclusive 2009 com 46 mil rodados e gostaria de contribuir para o debate em tela fazendo as seguintes considerações:

- Estou há pouco mais de um mês com meu C4 e até agora não tive problema algum com o câmbio. Sei que ainda é cedo porque não rodei nem mil km com o carro ainda. Mas até o momento não tenho do que me queixar do câmbio. Pelo contrário, não sinto nenhum tranco e meu câmbio é bem suave na troca das marchas. Esse é meu 6° carro automático (tive 02 hondas fit, 02 civics e 01 corolla) e não sinto tanta diferença do comportamento dele pro dos outros. Na verdade só acho que ele seja inferior aos outros porque o CVT e o câmbio de 05 marchas do civic é superior a ele e o do corolla só ganha por ser mais confiável (comparando o n° de reclamações dos usuários). Tirando isso, acredito que o pallas seja superior a civic e corolla em todos os aspectos, à exceção do câmbio (o do civic é melhor e o do corolla é mais confiável porque quebra menos) e da questão da revenda (mas isso não é o tema desse tópico);

- Antes de comprar o carro pesquisei sobre o mesmo e comprei consciente dessa questão do AL4, embora esperasse que a incidência de problemas fosse menor. Mas compartilho a opinião de alguns de que os demais beneficios do carro compensam o cuidado mais atencioso que o câmbio requer;

- Alguns colegas tocaram na questão da influência do estilo de condução no comportamento do câmbio. Creio que faz sentido. Eu mesmo, só tive problemas com um câmbio em minha vida: o CVT do honda fit que dava uns trancos enormes, mas depois vi que era o oleo que nunca tinha sido trocado. Nos outros (inclusive o AL4) nunca tive dor de cabeça. Acho que isso tem a ver com a forma como dirijo (bem zen heheh): acelero suavemente e gosto de deixar que o carro desenvolva por si próprio sem pisar fundo no acelerador. Também acho que o fato de rodar pouco (cerca de 30 km por dia sem trânsito pesado) ajuda bastante. Não quero dizer que as pessoas que tem problema com o AL4 é porque dirigem mal, longe de mim tal pretensão! Mas penso que quem conduz o carro de forma suave tem menos chance de ter problemas com o carro;

- Não sei se fui sorteado (positivamente) mas realmente meu AL4 tem deixado satisfeito e apesar de ser obsoleto (por ter apenas 04 marchas) acho ele um câmbio interessante e inteligente. Se não tivesse esse problema com o clima quente do Brasil, creio que seria um dos mais elogiados;

- De uma forma ou de outra estou preparado pra trocar o oleo com 60 mil (como recomenda o fabricante do câmbio) ou antes se apresentar os sinais de problema já relatados aqui, embora acredite que não vá ter dor de cabeça com ele;

- Sobre o título do tópico, penso que nós consumidores poderíamos tomar alguns medidas em conjunto no sentido de pressionar a Citroen a ter mais respeito pelos seus clientes. E penso que no caso do AL4 caberia um recall sim. Sem querer ser desrespeitoso com o colega que disse que recall só deve ser feito por questão de segurança, acho que um recall é cabível para reparo de qualquer erro de projeto ou problema crônico de um veiculo. Por exemplo, uma montadora (não lembro qual agora) já convocou proprietários de um de seus modelos para fazer o recall da vedação do vidro do motorista porque uma falha de montagem permitia que entrasse água pelo vidro. Vejam bem: isso não tem a ver com segurança, mas tratava-se de um erro de projeto e foi feito recall!;

- Pra finalizar, acho que diante do quadro que temos há as seguintes opções: 1- Se o câmbio der problema e a citroen se negar a resolver, pode-se entrar com uma ação judicial exigindo a reparação do câmbio ou troca do veículo com base no Código de Defesa do Consumidor. Afinal, pelo n° problemas apresentados em veículos equipados com este câmbio pode-se considerar que trata-se de um vício oculto que pode ensejar a responsabilização do fabricante mesmo fora da garantia. Mas ressalte-se que uma ação judicial gera uma série de inconvenientes: demora da justiça em julgar, desgastes, gastos com advogados, dentre outros. 2- Todos nós proprietários de veículos equipados com o AL4 poderíamos seguir o exemplo do colega que abriu o tópico e enviar mensagens como a dele para o SAC da citroen. Acho que um grande n° de mensagens poderia fazer eles verem a questão com outros olhos. E digo mais, poderíamos também fazer campanhas nas redes sociais e junto a grandes veículos da imprensa pra pessionar a marca. A VW depois de uma intensa campanha dos usuários fez o recall no fox que cortava o dedo dos donos quando iam rebater o banco;3- Poderíamos reunir todas as informações que temos e fazer uma petição coletiva ao Ministério Público pedindo providências junto à montadora. Penso que uma ação do MP poderia fazer que com a citroen fizesse um recall ou pelo menos firmasse um Termo de Ajustamento de Conduta assumindo o compromisso de reparar os veículos que apresentassem problemas com esse câmbio independente de estarem em garantia. MAS LEMBRO QUE NÃO SOU ADVOGADO (apesar de trabalhar há 10 anos na Justiça Eleitoral) e posso ter falado alguma besteira (se tiver pode me corrigir).

Enfim é isso, peço desculpas pelo longo post mas queria muito cooperar com a discussão e se tiver dito alguma bobagem (sou leigo em carros, apesar apaixonado) os colegas mais entendidos poder me corrigir.

Abraço,

Eder Lima
Eder, a Lei só obriga as montadoras a realizarem recall para casos que comprometem a segurança. Não se faz recall por problema crônico que não comprometa a segurança. No caso que você descreveu (do recall para ajustar a vedação do vidro) se deu num honda FIT, nos EUA (lá é chamado de Jazz), que pegou fogo por causa dessa falha na vedação, já que a água que entrou causou curto-circuito no botão do vidro elétrico do vidro da porta, e matou uma criança. Quando uma falha de projeto causa um acidente, ainda que seja pequeno, já é considerado problema de segurança. Me recordo de um recall da Volvo, salvo engano no XC60, que a capa da fivela do cinto de segurança do motorista, em determinadas situações, poderia ser ejetada com força suficiente para machucar e até matar (porque poderia perfurar o pescoço do motorista). Agora, até chegarem a essa conclusão, não me pergunte como foi...

Recall é coisa muito séria porque afeta a confiança da marca. O caso mais vergonhoso de omissão de recall foi da Toyota, com o caso dos aceleradores eletrônicos. Passaram mais de 5 anos sabendo do problema, não fizeram nada, vários documentos comprovaram isso, e tomaram uma multa violenta nos EUA por causa disso. Veja: TOYOTA... não foi uma montadora qualquer...

Acho que o AL4 é muito bom para o desenho antigo dele. Me pergunto por que ninguém se queixa do motor 1.6 da VW: é muito antigo, antiquado, etc... mas, mesmo assim, vem em vários carros. E não é um motor muito confiável para o Brasil. Mas, é VW...

Como eu disse: defeitos existem em qualquer linha de produção. A engenharia de produção busca minimizar esses defeitos até quase zerar, mas o zero total é impossível. O AL4, mesmo diante da incidência de muitos problemas de tranco e travamento, ainda assim, na pior das hipóteses, continua funcionando. Já vi Corolla e Civic parados porque deu pane no câmbio, porque eles não têm dispositivo de guarda no caso de falhas (justamente porque confiam que nunca vai dar falha, não investem nisso). Sou da teoria de que é melhor prevenir do que remediar, e que a arrogância é o que destrói os grandes líderes. Redundância nos sistemas é sempre algo muito bem-vindo. E isso é algo que a Citroen costuma fazer: redundância.

Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Enviado: 02 Fev 2015, 16:19
por Durval01

Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Enviado: 09 Fev 2015, 17:44
por djan.huang
vande_rio escreveu:Meus amigos eu estava com o msm problema no meu cambio, meu carro esta com 23.000 km fui levar na concessionaria no bairro da freguesia - JPA - RJ e me informaram que eu teria que pagar mil reais para fazer atualizacao na caixa e talvez a troca das selenoides, mais me informaram que o carro tinha que ficar 1 semana la para diagnostico, quando um amigo me indicou uma oficina ao lado do autodromo de jacarepagua, fui la e o cara resolveu o problema pra mim em 1h ele me cobrou 150 pratas era so uma regulagem no cambio, ele ja ate sabe qual o problema quando vc chega com um c4, vale a pena o nome do cara e JAILTON.
Olá Vitor, sabe me dizer a localização dessa oficina ou telefone?

Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Enviado: 04 Abr 2015, 19:57
por liaquila
Também tive problemas com o AL4

eramos clientes da Citroen e nos últimos 5 anos compramos 4 carros desta marca, todos zero km e geralmente trocando antes do final da garantia.

Atualmente tenho um C4 picasso 2014 e um Aircross 2012, primeiro que não trocamos dentro da garantia e com apenas 20000km que deu problema na caixa.

A concessionário disse que tinha que enviar o câmbio para SP na Pat Pauliceia para reparo como custo de r$7800,00

Após uma conversa tensa se ofereceram para pagar r$4500,00, através de um procedimento junto com a fábrica que a css casou de "acordo"

Já existe um procedimento pronto para tal problema, processos internos e externos (não te dão nenhum documento, do que vai ser feito ou do que estão pagando, provavelmente para evitar ou dificultar processos quanto a vício oculto).. Inacreditável !

Em contato com a oficina me informaram que está caixa e problemática, e responsável pela maior incidência de reparos.

Quanto a mim, paguei minha parte e NUNCA mais vou comprar outro carro da PSA, assim que trocar ou atuais. simples assim.

Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Enviado: 01 Fev 2016, 18:17
por dcaldeira
liaquila escreveu:Também tive problemas com o AL4

eramos clientes da Citroen e nos últimos 5 anos compramos 4 carros desta marca, todos zero km e geralmente trocando antes do final da garantia.

Atualmente tenho um C4 picasso 2014 e um Aircross 2012, primeiro que não trocamos dentro da garantia e com apenas 20000km que deu problema na caixa.

A concessionário disse que tinha que enviar o câmbio para SP na Pat Pauliceia para reparo como custo de r$7800,00

Após uma conversa tensa se ofereceram para pagar r$4500,00, através de um procedimento junto com a fábrica que a css casou de "acordo"

Já existe um procedimento pronto para tal problema, processos internos e externos (não te dão nenhum documento, do que vai ser feito ou do que estão pagando, provavelmente para evitar ou dificultar processos quanto a vício oculto).. Inacreditável !

Em contato com a oficina me informaram que está caixa e problemática, e responsável pela maior incidência de reparos.

Quanto a mim, paguei minha parte e NUNCA mais vou comprar outro carro da PSA, assim que trocar ou atuais. simples assim.
Liaquila, sacanagem isso. Sabem que é um problema cronico e caracteristico e ainda tiveram a cara de pau de te cobrar 4500?

Bom, fui mais um "premiado" com o problema do cambio no meu C4 hatch 13/14 com 36mil km.
Fiquei 28 dias sem o carro pra eles mandarem para a tal da PAT pauliceia... nada de carro reserva e um atendimento muito ruim. Quando peguei o carro, peguei a lista de papeis ali e fiz uma leitura dinamica: custo do reparo 1250 reais - troca da valvula termostatica (?!?) e serviço de remoção do cambio. Segundo o "consultor"... tinha sido trocada as eletrovalvulas e meu cambio estava "0km". peguei o carro e já fui pra estrada (tive que voltar pra Macaé, só para buscar o carro, já que estava em férias com a familia em Curitiba). marchas subindo suavemente, parecia perfeito, até que teve um congestionamento e precisei parar. Reduzo suavemente até que PLANC! e quase minha cara vai no volante na redução da 2a pra 1a. tranco muito forte mesmo! e continuou assim, as vezes com tranco mais fraco, outras vezes mais forte. Reclamei novamente e falei que precisava de um carro reserva (gastei uma fortuna com aluguel de carro) pra deixar o carro na concessionaria denovo. Estava em Curitiba (no dia seguinte ia voltar pra Macaé - 1100Km) e o cambio ficou completamente maluco, na hora de sair do semaforo não engatou, a rotação subiu e soltou a marcha com tudo, cantando pneu, depois soltando de novo... fiquei parecendo um barbeiro que não sabe dirigir... depois travou em 3a... depois da 3a jogou pra 1a e ficou maluco (aviso de Falha no cambio na tela do rt6 e service aceso no painel). Larguei na concessionaria em Curitiba e pedi um cambio novo... tão me enrolando dizendo que vão mandar pra SP pra reparo novamente. Já disse que não aceito! É meu direito como consumidor. Meu advogado já está preparando a ação e vou brigar pra valer.

Eles vão fazendo reparo meia boca pra empurrar até o fim da garantia ou vc se encher e passar a bomba pra outro... dai o cara que é 2o ou 3o dono e compra um carro fora da garantia leva em qualquer oficina pra arrumar e fica com o prejuizo e a Citroen fica lá numa boa...

Se alguem mais estiver com o problema e quiser trocar umas ideias pra entrar na justiça, só falar!


E pensar que comprei meu C4 pra ficar com ele até ganhar placa preta...

Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Enviado: 02 Fev 2016, 11:53
por brunosoliveira
Luis Goethe escreveu:A galera que comprou C4 2012 podia confirmar essa história hein?!
Cara, eu tenho um C4 2012/2013 com 30.000 km e até agora não tive nada a declarar do cambio!!

É fato que ele dá uns trancos, na maioria das vezes na redução da 2ª para a 1ª marcha. Mas só!!

Quando ponho no TipTronic fica economico que só!! Faço de 10 a 11km/L na cidade.

Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil

Enviado: 03 Fev 2016, 17:49
por psmarqu3s
Não existe essa história de tranco é normal... Não sejam enganados... Isso já é sintoma de algum defeito, seja no software do câmbio, seja mecânico (eletrovalvulas), que só vai piorando até ficar travando na 3a marcha...

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