Re: RECALL PARA O CÂMBIO AL4 - Resposta da Citroen do brasil
Enviado: 14 Mai 2014, 17:01
Eder, a Lei só obriga as montadoras a realizarem recall para casos que comprometem a segurança. Não se faz recall por problema crônico que não comprometa a segurança. No caso que você descreveu (do recall para ajustar a vedação do vidro) se deu num honda FIT, nos EUA (lá é chamado de Jazz), que pegou fogo por causa dessa falha na vedação, já que a água que entrou causou curto-circuito no botão do vidro elétrico do vidro da porta, e matou uma criança. Quando uma falha de projeto causa um acidente, ainda que seja pequeno, já é considerado problema de segurança. Me recordo de um recall da Volvo, salvo engano no XC60, que a capa da fivela do cinto de segurança do motorista, em determinadas situações, poderia ser ejetada com força suficiente para machucar e até matar (porque poderia perfurar o pescoço do motorista). Agora, até chegarem a essa conclusão, não me pergunte como foi...ederlima14 escreveu:Bom dia colegas do C4C.
Sou um recém dono de um C4 pallas exclusive 2009 com 46 mil rodados e gostaria de contribuir para o debate em tela fazendo as seguintes considerações:
- Estou há pouco mais de um mês com meu C4 e até agora não tive problema algum com o câmbio. Sei que ainda é cedo porque não rodei nem mil km com o carro ainda. Mas até o momento não tenho do que me queixar do câmbio. Pelo contrário, não sinto nenhum tranco e meu câmbio é bem suave na troca das marchas. Esse é meu 6° carro automático (tive 02 hondas fit, 02 civics e 01 corolla) e não sinto tanta diferença do comportamento dele pro dos outros. Na verdade só acho que ele seja inferior aos outros porque o CVT e o câmbio de 05 marchas do civic é superior a ele e o do corolla só ganha por ser mais confiável (comparando o n° de reclamações dos usuários). Tirando isso, acredito que o pallas seja superior a civic e corolla em todos os aspectos, à exceção do câmbio (o do civic é melhor e o do corolla é mais confiável porque quebra menos) e da questão da revenda (mas isso não é o tema desse tópico);
- Antes de comprar o carro pesquisei sobre o mesmo e comprei consciente dessa questão do AL4, embora esperasse que a incidência de problemas fosse menor. Mas compartilho a opinião de alguns de que os demais beneficios do carro compensam o cuidado mais atencioso que o câmbio requer;
- Alguns colegas tocaram na questão da influência do estilo de condução no comportamento do câmbio. Creio que faz sentido. Eu mesmo, só tive problemas com um câmbio em minha vida: o CVT do honda fit que dava uns trancos enormes, mas depois vi que era o oleo que nunca tinha sido trocado. Nos outros (inclusive o AL4) nunca tive dor de cabeça. Acho que isso tem a ver com a forma como dirijo (bem zen heheh): acelero suavemente e gosto de deixar que o carro desenvolva por si próprio sem pisar fundo no acelerador. Também acho que o fato de rodar pouco (cerca de 30 km por dia sem trânsito pesado) ajuda bastante. Não quero dizer que as pessoas que tem problema com o AL4 é porque dirigem mal, longe de mim tal pretensão! Mas penso que quem conduz o carro de forma suave tem menos chance de ter problemas com o carro;
- Não sei se fui sorteado (positivamente) mas realmente meu AL4 tem deixado satisfeito e apesar de ser obsoleto (por ter apenas 04 marchas) acho ele um câmbio interessante e inteligente. Se não tivesse esse problema com o clima quente do Brasil, creio que seria um dos mais elogiados;
- De uma forma ou de outra estou preparado pra trocar o oleo com 60 mil (como recomenda o fabricante do câmbio) ou antes se apresentar os sinais de problema já relatados aqui, embora acredite que não vá ter dor de cabeça com ele;
- Sobre o título do tópico, penso que nós consumidores poderíamos tomar alguns medidas em conjunto no sentido de pressionar a Citroen a ter mais respeito pelos seus clientes. E penso que no caso do AL4 caberia um recall sim. Sem querer ser desrespeitoso com o colega que disse que recall só deve ser feito por questão de segurança, acho que um recall é cabível para reparo de qualquer erro de projeto ou problema crônico de um veiculo. Por exemplo, uma montadora (não lembro qual agora) já convocou proprietários de um de seus modelos para fazer o recall da vedação do vidro do motorista porque uma falha de montagem permitia que entrasse água pelo vidro. Vejam bem: isso não tem a ver com segurança, mas tratava-se de um erro de projeto e foi feito recall!;
- Pra finalizar, acho que diante do quadro que temos há as seguintes opções: 1- Se o câmbio der problema e a citroen se negar a resolver, pode-se entrar com uma ação judicial exigindo a reparação do câmbio ou troca do veículo com base no Código de Defesa do Consumidor. Afinal, pelo n° problemas apresentados em veículos equipados com este câmbio pode-se considerar que trata-se de um vício oculto que pode ensejar a responsabilização do fabricante mesmo fora da garantia. Mas ressalte-se que uma ação judicial gera uma série de inconvenientes: demora da justiça em julgar, desgastes, gastos com advogados, dentre outros. 2- Todos nós proprietários de veículos equipados com o AL4 poderíamos seguir o exemplo do colega que abriu o tópico e enviar mensagens como a dele para o SAC da citroen. Acho que um grande n° de mensagens poderia fazer eles verem a questão com outros olhos. E digo mais, poderíamos também fazer campanhas nas redes sociais e junto a grandes veículos da imprensa pra pessionar a marca. A VW depois de uma intensa campanha dos usuários fez o recall no fox que cortava o dedo dos donos quando iam rebater o banco;3- Poderíamos reunir todas as informações que temos e fazer uma petição coletiva ao Ministério Público pedindo providências junto à montadora. Penso que uma ação do MP poderia fazer que com a citroen fizesse um recall ou pelo menos firmasse um Termo de Ajustamento de Conduta assumindo o compromisso de reparar os veículos que apresentassem problemas com esse câmbio independente de estarem em garantia. MAS LEMBRO QUE NÃO SOU ADVOGADO (apesar de trabalhar há 10 anos na Justiça Eleitoral) e posso ter falado alguma besteira (se tiver pode me corrigir).
Enfim é isso, peço desculpas pelo longo post mas queria muito cooperar com a discussão e se tiver dito alguma bobagem (sou leigo em carros, apesar apaixonado) os colegas mais entendidos poder me corrigir.
Abraço,
Eder Lima
Recall é coisa muito séria porque afeta a confiança da marca. O caso mais vergonhoso de omissão de recall foi da Toyota, com o caso dos aceleradores eletrônicos. Passaram mais de 5 anos sabendo do problema, não fizeram nada, vários documentos comprovaram isso, e tomaram uma multa violenta nos EUA por causa disso. Veja: TOYOTA... não foi uma montadora qualquer...
Acho que o AL4 é muito bom para o desenho antigo dele. Me pergunto por que ninguém se queixa do motor 1.6 da VW: é muito antigo, antiquado, etc... mas, mesmo assim, vem em vários carros. E não é um motor muito confiável para o Brasil. Mas, é VW...
Como eu disse: defeitos existem em qualquer linha de produção. A engenharia de produção busca minimizar esses defeitos até quase zerar, mas o zero total é impossível. O AL4, mesmo diante da incidência de muitos problemas de tranco e travamento, ainda assim, na pior das hipóteses, continua funcionando. Já vi Corolla e Civic parados porque deu pane no câmbio, porque eles não têm dispositivo de guarda no caso de falhas (justamente porque confiam que nunca vai dar falha, não investem nisso). Sou da teoria de que é melhor prevenir do que remediar, e que a arrogância é o que destrói os grandes líderes. Redundância nos sistemas é sempre algo muito bem-vindo. E isso é algo que a Citroen costuma fazer: redundância.