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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 06 Jan 2013, 23:45
por dacoregio
Pode ser que o teu navegador esteja com problemas para abrir arquivo .pdf. Da uma atualizada ou no navegador, ou no Acrobat ou nos dois.

Testei em 2 PC´s, tudo normal e abrindo.

Ou me passa um email teu que eu mando. Tem quase 4 Mb.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 07 Jan 2013, 18:38
por vapas
deve ser o navegador mesmo!

fiz a troca de óleo hoje. Coloquei o Shell HELIX ULTRA 5W-40 ( 100% sintético, API SN, ACEA A3/B3/B4):
Imagem
4 litros de óleo (usados pouco menos de 3,5 litros): R$ 140,00 ( R$ 35,00 cada);
Filtro de óleo: R$ 40,00 (comprado na concessionária Peugeot);
Junta de tampa de cárter: R$ 2,50 (comprado na concessionária Peugeot);
mão de obra: R$ 20,00
TOTAL: R$ 200,00

Achei caro. Mas estou sossegado, pois sei que o carro está rodando com um bom óleo!

abraço

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 07 Jan 2013, 19:12
por dacoregio
Sim, bom óleo. Só que 3 litros basta, mesmo com troca de filtro.
Não ficou cheio demais?

Coloquei 3 litros no meu e a marca ficou em 4/5 da vareta.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 07 Jan 2013, 23:35
por vapas
Na vareta parece estar um pouco além do máximo, o mecânico queria colocar 3,5 litros. Pedi pra colocar 3,3 litros (manual recomenda 3,25 litros com a troca de filtro), mas na hora de colocar acabou passando, foram cerca de 3,4 litros.
Nem falei nada, o cara até que foi atencioso e cuidadoso. E ainda trocou pra mim os litros de óleo que eu nem tinha comprado lá. Tá bom.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 11 Jan 2013, 19:09
por vapas
Marcelo, olhe essa:
"Classificação ACEA para óleos de motores a gasolina e diesel leve
Em 2004 a ACEA unificou as duas classificações que historicamente eram distintas: A classificação ACEA A”X” para motores a gasolina e a classificação ACEA B”X” para motores a diesel de veículos leves. Isto faz bastante sentido na Europa porque praticamente todos os veículos estão disponíveis nas duas motorizações.
Em 2004 foi criada uma classificação específica para os veículos equipados com catalizadores especiais para redução de poluentes. Estes óleos ACEA C”X” têm um nível de desempenho equivalente a um ACEA A5/B5, mas com limites químicos bastante mais restritivos."

segundo a apostila sobre lubrificação da Texaco que eu postei aqui há alguns dias. Ou seja, a especificação ACEA C2 do óleo TOTAL INEO 5W30 que a concessionária coloca nos carros está correta!

abs.

Ue

Enviado: 12 Jan 2013, 11:59
por dacoregio
Vapas, eu vi essa parte. Esta no primeiro terço da apostila, muito boa por sinal. Só que temos um porem. Pelo menos a autorizada aqui de minha região não utiliza o TOTAL INEO 5W30 que inclusive tem o grau API SN.

Usa-se aqui o jurássico Total Quartz 7000 15W50 API SJ nos modelos equipados com motor 1.6 e o incorreto Total Quartz 7000 Diesel 10W40 API CF nos modelos 2.0.

Inveja da capacidade técnica dos profissionais da sua região. Aqui no sudoeste do Paraná, se trata Citroen como se fosse tratores para plantações de feijão e milho.

Temos mecânico que não sabem interpretar normas claras presentes nos rótulos de embalagens. Os seus superiores, recebem circular interna da empresa e não sabem ter noção na escolha de produtos. Não é concebível a montadora brasileira instituir que esses motores 2.0 que trafegam na minha região utilizem óleo para motores a Diesel, ou menos pior, utilizem uma configuração de aditivação dispersante de carbono obsoleta a 23 anos no caso do API SJ e 18 anos no caso do API SL.

Será que alguém da Citroen lê isso que colocamos. Imagino que não há feed back melhor!
Sou engenheiro e estou trabalhando de graça para o controle de qualidade desta empresa!!!

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 16 Jan 2013, 07:53
por tercio007
Pessoal, bom dia!

Sou novo no fórum (comprei um C4 2.0 2010 a pouco tempo) e após uma longa leitura dessa discussão, ainda fiquei com a seguinte dúvida:

Durante a semana, uso meu carro por aproximadamente 1,5km para ir ao trabalho, sou seja, motor não esquenta e as vezes viajp em média 2.500 km por bimestre.

O Óleo que está nele, é o Castrol Antiborra 10w40, se não me engano, este óleo é mineral, o qual, vou trocar agora.

De acordo com as leituras que li neste tópico, acredito que o óleo mais adequado para meu carro, seja um 5W40 API SN, pois moro em Fortaleza, e aqui as temperaturas são bem elevadas (não sendo legal o uso do 5W30).

O que acontece, é que tenho 10l de óleo aqui em casa (já havia comprado anteriormente em uma promoção) de duas marcas e queria a opinião de vcs se são bons óleos. O manual recomenda eles (10w40), mas acredito que o 5w40 seria melhor.

Tipo, queria saber se há problema para uso desse tipo de óleo de acordo com meu uso e com qual períodicidade deva trocar:

Possuo:

5L Havoline escudo protetor Semi-sintético 10w40 API SN;
5L Castrol Magnatec Exclusive com tecnologia sintética (acho que é sintético) 10w40 API SN;

Desde já, obrigado!

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 16 Jan 2013, 09:14
por caldas
Porque usar um óleo mais fino 5-40 já que o manual pede o 15-50 ( no caso do 2.0 gas)
não ha risco de perder o filme lubrificante e ferrar com o motor não?
Esse óleo super fino não vai passar pelos aneis de segimento e ser queimado na camara de combustão abaixando o nivel do óleo rapido de mais ?

Tenho essas duvidas, na minha primeira revisão eles colocaram o 15-40 no meu carro, eu reclamei que não era o que pedia o manual mas ficou assim mesmo, nem me deram bola :(

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 16 Jan 2013, 10:21
por dacoregio
Tercio, pode usar estes dois óleos que tu citou. Sua viagem de 2.500 km permite que este óleo seja trocado a cada 10 mil km ou 1 ano, o que chegar primeiro.
tercio007 escreveu:Pessoal, bom dia!

Sou novo no fórum (comprei um C4 2.0 2010 a pouco tempo) e após uma longa leitura dessa discussão, ainda fiquei com a seguinte dúvida:

Durante a semana, uso meu carro por aproximadamente 1,5km para ir ao trabalho, sou seja, motor não esquenta e as vezes viajp em média 2.500 km por bimestre.

O Óleo que está nele, é o Castrol Antiborra 10w40, se não me engano, este óleo é mineral, o qual, vou trocar agora.

De acordo com as leituras que li neste tópico, acredito que o óleo mais adequado para meu carro, seja um 5W40 API SN, pois moro em Fortaleza, e aqui as temperaturas são bem elevadas (não sendo legal o uso do 5W30).

O que acontece, é que tenho 10l de óleo aqui em casa (já havia comprado anteriormente em uma promoção) de duas marcas e queria a opinião de vcs se são bons óleos. O manual recomenda eles (10w40), mas acredito que o 5w40 seria melhor.

Tipo, queria saber se há problema para uso desse tipo de óleo de acordo com meu uso e com qual períodicidade deva trocar:

Possuo:

5L Havoline escudo protetor Semi-sintético 10w40 API SN;
5L Castrol Magnatec Exclusive com tecnologia sintética (acho que é sintético) 10w40 API SN;

Desde já, obrigado!

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 16 Jan 2013, 10:26
por dacoregio
Caldas, fica a critério seu. Na região em que moro é muito frio no inverno. Um óleo como o 15W50 motiva um desgaste prematuro do motor por causa de sua viscosidade elevada, dificultando o óleo chegar nas partes atritantes quando o motor é acionado.

Quando o motor esta quente, a viscosidade atuante sera a equivalente a SAE 40, não havendo então o problema de passagem pelos aneis de segmento que tu citou.

Sobre a autorizada não dar bola para o que nós falamos: Normal. Por isso desisti deles. Meu carro só tinha 1 ano de garantia. Enquanto ela existia, segui o que me mandavam. Agora o dono do carro sou eu...

caldas escreveu:Porque usar um óleo mais fino 5-40 já que o manual pede o 15-50 ( no caso do 2.0 gas)
não ha risco de perder o filme lubrificante e ferrar com o motor não?
Esse óleo super fino não vai passar pelos aneis de segimento e ser queimado na camara de combustão abaixando o nivel do óleo rapido de mais ?

Tenho essas duvidas, na minha primeira revisão eles colocaram o 15-40 no meu carro, eu reclamei que não era o que pedia o manual mas ficou assim mesmo, nem me deram bola :(