Re: Problemas encontrados no seu C4
Enviado: 16 Jan 2011, 18:06
C4 hatch 2.0 GLX 2009/10
0 - Cobrança indevida de taxas de emplacamento e despachante.
Comprei o carro fora da minha região de residência porque era mais barato. Mas a fábrica possui um acordo com as concessionárias para que uma não invada a região de comercialização de outra.
(daí que vem este curioso termo "concessionária"... em um mercado decente estas atitudes arcaicas não existem mais...).
A forma que a concessionária encontrou para burlar esta limitação foi emitir a documentação com um endereço da cidade da compra. Argumentei que pela legislação eu possuía um prazo para levar o carro do local da compra e emplacá-lo onde bem entendesse. Permanecerem irredutíveis. Então aceitei.
E ainda me cobraram pelo serviço do despachante... que além de não ter sido solicitado, era de algo indevido...
Três dias depois transferi o veículo para a minha cidade no meu endereço correto. E reclamei na SAC da Citröen, que fez a concessionária entrar em contato comigo. Sugeriram que recebesse o valor em serviços ou peças... Não aceitei, e após uns três meses de enrolação me devolveram o valor gasto desnecessariamente.
1 - Ajuste da porta do porta-malas.
A pintura da porta do porta-malas ficava arranhada na região próxima ao contato com a borracha de vedação junta ao parachoque, chegando a expor uma camada da tinta cinza de base (o carro é preto).
Na revisão, a concessionária regulou a porta colocando-a um pouco para cima, e dando um retoque na pintura.
2 - Troca do parabrisa.
Na retirada do veículo eu não observei, mas havia uma bolha no canto esquerdo inferior do parabrisa, e ele precisou ser trocado.
O parabrisa é laminado, ou seja, um sanduíche que tem uma camada interior de material plástico (para que ele não estilhace em caso de quebra) e as camadas exteriores - interna e externa - de vidro (para resistir à abrasão). A bolha ocorreu na junção destas camadas.
Deu dó trocar o parabrisa somente por este detalhe, mas a bolha poderia aumentar com o tempo, e preferi fazer a troca enquanto estava na garantia. Troca de vidros sempre envolve um risco de ficar algum vazamento, ou arranharem a pintura. Neste caso houve apenas um pequeno arranhão na coluna dianteira esquerda.
3 - Molduras do parabrisa com a ponta se soltando.
Parece ser um problema comum aos C4... Detalhe besta, mas fica estranho.
Mesmo antes da troca do parabrisa a ponta do acabamento plástico na lateral do parabrisa já se levantava.
Podia abaixar e encaixar no lugar, que depois de um tempo a ponta superior se levantava novamente.
Na concessionária argumentaram que isto acontecia devido a esbarrões na lavagem do veículo. Mas eu mal tinha lavado o veículo, e apenas duchas rápidas...
Na troca colaram novamente estes detalhes plásticos. O do lado esquerdo ficou bom, do lado direito continua com a ponta solta...
4 - Perda dos miolos da roda.
Sem nenhum motivo, como pancadas ou furto (?), os dois miolos das rodas traseiras se soltaram e foram perdidos. É aquela tampinha de plástico com o símbolo da Citröen que fica bem no centro da roda de alumínio. Sem as tampinhas fica exposto um selo de controle de qualidade (ao menos estava escrito "OK"... :-) )
Após alguma insistência, e demora, uns três meses, mas a concessionária providenciou sem custos.
Fora estes problemas, nenhum outro por enquanto.
O carro agora está com 23 mil km e não vou levar à autorizada para fazer a segunda revisão.
(a primeira se limitou a uma troca de óleo por 3 x 110 reais...)
Vou levar em uma oficina de confiança.
Comprei 5 litros de óleo sintético 5w30 da Shell, por 25 reais cada, e o filtro de óleo por cerca de 30 reais, em uma loja de autopeças.
O filtro de ar e de combustível não encontrei nas lojas, e tive que recorrer à concessionária. Custou cerca de 40 reais.
Ou seja, fazendo fora da concessionária fica em cerca da metade do preço...
Estou pensando em comprar um scanner em algum site xing-ling. É mais barato que uma revisão! :-)
0 - Cobrança indevida de taxas de emplacamento e despachante.
Comprei o carro fora da minha região de residência porque era mais barato. Mas a fábrica possui um acordo com as concessionárias para que uma não invada a região de comercialização de outra.
(daí que vem este curioso termo "concessionária"... em um mercado decente estas atitudes arcaicas não existem mais...).
A forma que a concessionária encontrou para burlar esta limitação foi emitir a documentação com um endereço da cidade da compra. Argumentei que pela legislação eu possuía um prazo para levar o carro do local da compra e emplacá-lo onde bem entendesse. Permanecerem irredutíveis. Então aceitei.
E ainda me cobraram pelo serviço do despachante... que além de não ter sido solicitado, era de algo indevido...
Três dias depois transferi o veículo para a minha cidade no meu endereço correto. E reclamei na SAC da Citröen, que fez a concessionária entrar em contato comigo. Sugeriram que recebesse o valor em serviços ou peças... Não aceitei, e após uns três meses de enrolação me devolveram o valor gasto desnecessariamente.
1 - Ajuste da porta do porta-malas.
A pintura da porta do porta-malas ficava arranhada na região próxima ao contato com a borracha de vedação junta ao parachoque, chegando a expor uma camada da tinta cinza de base (o carro é preto).
Na revisão, a concessionária regulou a porta colocando-a um pouco para cima, e dando um retoque na pintura.
2 - Troca do parabrisa.
Na retirada do veículo eu não observei, mas havia uma bolha no canto esquerdo inferior do parabrisa, e ele precisou ser trocado.
O parabrisa é laminado, ou seja, um sanduíche que tem uma camada interior de material plástico (para que ele não estilhace em caso de quebra) e as camadas exteriores - interna e externa - de vidro (para resistir à abrasão). A bolha ocorreu na junção destas camadas.
Deu dó trocar o parabrisa somente por este detalhe, mas a bolha poderia aumentar com o tempo, e preferi fazer a troca enquanto estava na garantia. Troca de vidros sempre envolve um risco de ficar algum vazamento, ou arranharem a pintura. Neste caso houve apenas um pequeno arranhão na coluna dianteira esquerda.
3 - Molduras do parabrisa com a ponta se soltando.
Parece ser um problema comum aos C4... Detalhe besta, mas fica estranho.
Mesmo antes da troca do parabrisa a ponta do acabamento plástico na lateral do parabrisa já se levantava.
Podia abaixar e encaixar no lugar, que depois de um tempo a ponta superior se levantava novamente.
Na concessionária argumentaram que isto acontecia devido a esbarrões na lavagem do veículo. Mas eu mal tinha lavado o veículo, e apenas duchas rápidas...
Na troca colaram novamente estes detalhes plásticos. O do lado esquerdo ficou bom, do lado direito continua com a ponta solta...
4 - Perda dos miolos da roda.
Sem nenhum motivo, como pancadas ou furto (?), os dois miolos das rodas traseiras se soltaram e foram perdidos. É aquela tampinha de plástico com o símbolo da Citröen que fica bem no centro da roda de alumínio. Sem as tampinhas fica exposto um selo de controle de qualidade (ao menos estava escrito "OK"... :-) )
Após alguma insistência, e demora, uns três meses, mas a concessionária providenciou sem custos.
Fora estes problemas, nenhum outro por enquanto.
O carro agora está com 23 mil km e não vou levar à autorizada para fazer a segunda revisão.
(a primeira se limitou a uma troca de óleo por 3 x 110 reais...)
Vou levar em uma oficina de confiança.
Comprei 5 litros de óleo sintético 5w30 da Shell, por 25 reais cada, e o filtro de óleo por cerca de 30 reais, em uma loja de autopeças.
O filtro de ar e de combustível não encontrei nas lojas, e tive que recorrer à concessionária. Custou cerca de 40 reais.
Ou seja, fazendo fora da concessionária fica em cerca da metade do preço...
Estou pensando em comprar um scanner em algum site xing-ling. É mais barato que uma revisão! :-)