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Re: Relatos de um C4 - GNV
Enviado: 13 Dez 2011, 10:35
por opivy
thiago20ea escreveu:Fala ai galera.
Esse fds peguei a estrada. Realizari dois abastecimentos:
126,7 km com 7,72 m³ => 16,41 km/m³ (Velocidade entra 80 e 90 km/h)
124 km com 8,63 m³ => 14,37 km/m³ (Velocidade entra 110 e 120 km/h)
Boas médias essas. Estão dentro do que eu esperava.
Só não estou gostando das médias na cidade.
Abraço.
Que inveja, afinal pelos meus cálculos, se fosse aqui em SP onde o GNV tá saindo a R$1,19 (tem um posto na Av. Regente Feijó que tá R$1,09), vc estaria gastando entre R$0,07 e R$0,08 o km rodado, rsrs. Tudo bem que é na rodovia.
Meu custo por km está entre R$0,26 e R$0,28.
Fiz a cotação pra instalação do kit Landi Renzo Omegás 4 (5ª geração). Com o cilindro de 9,5m³, o valor fica em R$4.098,47. Com o cilindro de 17m³ o valor fica em R$5.008,65.
Caso prefira o kit Sequent Plug & Drive, há uma adição de R$1.000 no valor. Alguém conhece as diferenças mais a fundo? Vale a pena pagar mil reais a mais, sendo que ambos são 5ª geração?
Valeu.
Abraços.
Re: Relatos de um C4 - GNV
Enviado: 13 Dez 2011, 11:54
por Weelulz
Meu deus... 5 pilas eh mt coisa...
Re: Relatos de um C4 - GNV
Enviado: 15 Dez 2011, 07:43
por Robertoburn
me desculpe falar.... mas quer economia amigo, compre um Uno 1.0.
Vi que um colega economista acima se apresentou, entao vou me apresentar: também sou economista! :)
GAS e' INVARIAVELMENTE uma adaptacao porca que condena os sistemas eletronicos do carro no longo prazo, isso porque NAO EXISTE nenhum motor desenhado para funcionar com GNV de fábrica. Se e' um negócio tão bom, pq será que nenhuma fabricante lança GNV nos carros como opcional?? PQ SERA?
Pq sera que subitamente apos instalar o "maravilhoso" GNV as pessoas anunciam os carros pra vender? Tem um VTR ate bonito no RJ a venda na webmotors a alguns meses por 30 mil, com o maldito kit GNV... pq nao vende?
É revoltante a quantidade de carros (especialmente Omegas, Opalas, e outros de grande cilindrada, ja vi ate BMW) que as pessoas instalam GNV achando que "vao rodar com carro de patrao com economia de carro popular", é uma ilusão, uma falta de conhecimento, e muita ingenuidade.
Convém citar que o GNV não é nenhum gas "especialmente desenvolvido para automoveis", esse foi um nome bonito que arrumaram para dar a este gas (gas, por ser gasoso, e natural, por ser encontrado in natura) que é REFUGO da produção de petróleo. Para quem não sabe, os poços de petróleo estao recheados deste gas, que ate pouco tempo nao tinha serventia para comercializacao, e só servia para ser queimado no nas "lanças" das refinarias e poços extratores como acontece ate hoje.
Resumido, seu custo de predução é ZERO, só tem o custo de armazenamento e transporte, sem falar que ele é um gás EXPLOSIVO e não combustível, fácil perceber isso ao se olhar a espessura e peso absurdo do cilindro de GNV.
Antes de instalar um maldito kit desses, por favor pense:
1. Ninguem vai comprar seu carro, o preço que voce economiza em IPVA vai perder na revenda. Eu especificamente JAMAIS compraria um carro que tem/teve gás.
2. Economizar alguns centavos vale a pena a aporrinhação para abastercer e a baixa km que 1 cilindro dá?
3. E os no minimo 100kg a mais que voce vai carregar o tempo todo?
4. E a perda da mala?
5. E a "futucação" que necessariamente tem que ser feita no seu carro todo?
6. Além do mais, aquele botaozinho cafona do GNV nao combina com o painel do VTR.
Ja tive um Ford Taurus 1997 que ja havia sido instalado e retirado gas anteriormente (so vim a descobrir depois), sendo esta a razao que jamais consegui acertar os paramentros da injecao corretamente, dava erro de MAF mas eu trocava o MAF e nada mudava, um inferno...
Este tipo de adaptação valeria a pena se vc usasse seu veículo para entregar pizza, taxista, ou fazer feira.... (km anual REALMENTE ALTA) e como nao conheco nenhum feirante que use o Citroen C4 ainda...
Poderia citar também que a economia que vc faz de IPVA é mais do que compensada pelo margem pornográfico das produtoras de GNV, e tambem dos impostos arrecadados. Fazer bem para a natureza não entra na conta aqui, agora lobby...
Abs
Re: Relatos de um C4 - GNV
Enviado: 15 Dez 2011, 14:26
por thiago20ea
Robertoburn escreveu:me desculpe falar.... mas quer economia amigo, compre um Uno 1.0.
http://noticias.r7.com/carros/noticias/ ... 11124.html
Não quero SÓ economia. Quero economia e SEGURANÇA.
Re: Relatos de um C4 - GNV
Enviado: 15 Dez 2011, 14:29
por thiago20ea
Mais um abastecimento galera.
95,5 km com 8,80 m³ => 10,85 km/m³ (25,5 km estrada e o restante cidade)
E vamos que vamos.
Re: Relatos de um C4 - GNV
Enviado: 15 Dez 2011, 14:56
por thiago20ea
Europa supera “discursos” e adota alta tecnologia para GNV
"Vale lembrar que a Itália já utiliza o gás como combustível veicular a mais de 50 anos. A Europa é referência no uso deste combustível e os eventos mais importantes para o mercado de GNV acontecem nesse continente."
http://www.globogasbrasil.com.br/artigo ... -para-gnv/
Re: Relatos de um C4 - GNV
Enviado: 15 Dez 2011, 18:26
por Robertoburn
Gasogênio e extrato de casca de laranja também ja foi usado como combustível desde a 2a guerra mundial.
Re: Relatos de um C4 - GNV
Enviado: 15 Dez 2011, 18:35
por Robertoburn
thiago20ea escreveu:Europa supera “discursos” e adota alta tecnologia para GNV
"Vale lembrar que a Itália já utiliza o gás como combustível veicular a mais de 50 anos. A Europa é referência no uso deste combustível e os eventos mais importantes para o mercado de GNV acontecem nesse continente."
http://www.globogasbrasil.com.br/artigo ... -para-gnv/
kit marca BRC Itália.
O link é de uma empresa que vende produtos para o setor. Ainda continua sendo uma adaptação, longe de ser algo em larga escala das montadoras. Diferente dos carros a hidrogênio e eletricos, onde as montadoras tomaram a frente.
Todo este sistema de GNV desenvolvido e melhorado que se tem hoje no GNV é derivado dos sistemas RODOGAS usado em empilhadeiras que rodam com GLP, guardadas as suas peculiaridades.
Me lembrei agora que a alguns anos atrás o governo do RJ (sou carioca) criou incentivos para empresas de onibus renovarem as frotas por veiculos movidos a GNV. Eai? Resultou que a autonomia era muito baixa para ser usada em larga escala, e o sistema caro... acabaram desmontando as mecânicas e colocando motores diesel no lugar.
O motivo principal de eu não gostar de gnv, como citei acima, se deve ao fato de ser uma adaptação, com potencial de gerar problemas no veículo, e o desconforto de ter um cilindro gigante no carro, e ainda que não é em qualquer lugar que abastece.
Eu acho que tudo o que se puder fazer para preservar e melhorar o carro é válido, no entanto do meu ponto de vista neste contexto instalar GNV não passa de uma agressão ao veículo.
botton line, do ponto de vista de economia de dinheiro em combustivel vale a pena... mas só para quem roda nao menos que X kilometros por ano... o que precisa fazer valer o investimento.
Re: Relatos de um C4 - GNV
Enviado: 16 Dez 2011, 09:10
por thiago20ea
Robertoburn escreveu:O motivo principal de eu não gostar de gnv, como citei acima, se deve ao fato de ser uma adaptação, com potencial de gerar problemas no veículo, e o desconforto de ter um cilindro gigante no carro, e ainda que não é em qualquer lugar que abastece.
Não se esqueça que o sistema flex utilizados em nossos carros hoje (sistema da Bosch), também é uma adaptação e inicialmente foi muito rejeitado pelas montadoras.
Lembre-se também, que na Europa e nos EUA, fabricantes lançam modelos movidos exclusivamente a GNV. Vide o Honda Civic GX.
Re: Relatos de um C4 - GNV
Enviado: 16 Dez 2011, 09:34
por fmiglior
legal esse Civic feito pra rodar A GAS.
mas da uma olhada em alguns detalhes... carro FEITO pra isso, taxa de compressão do motor de 12,5:1 os C4 tem tava de 10:1 se não me engano.
e pelo q vi lá o carro pode ser "abastecido" em casa com um compressor próprio e usando o gas encanado.
vendo o sistema que tem lá fora, aqui parece gambiarra.