Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
dacoregio
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Contato:

Re: C4 ENGASGANDO AO ACELERAR

Mensagem por dacoregio »

Tiago Floripa escreveu:Bom dia!
Amigo é o seguinte, esse problema é característica de vários componentes que podem estarem danificados.
Alguns passos são simples e podem ser resolvidos por você mesmo.
-Primeiro você deve observar se existe alguma vela queimada, com o veículo em funcionamento em marcha lenta retire um dos cabos de vela acelere o motor e observe se irá alterar o funcionamento, caso altere volte o cabo para o lugar e repita esse teste com todos os cabos. O cabo que você retirar e notar que não alterou o funcionamento é a vela que terá de ser substituída. Observação: ao funcionar o veículo realizando os testes certifique se de que sua mão está protegida e longe do contado do cabo de velas pois no contrário você levará um choque desagradável.
Realizando esses testes e ainda não identificou problema você pode também reparar o distribuidor; Retire a tampa do distribuidor e retire o rotor (peça com formato de um pêndulo) é só forçar la para cima e repare se nos contatos existem oxidação, com o auxilio de uma lixa fina ou mesmo uma lima retire essa oxidação lixando a superfície do contato do rotor e também os quatro contatos internos do distribuidor. Após a limpeza monte o rotor novamente observando a posição de encaixe. Repare também a qualidade do combustível que abasteceu por último podendo até experimentar outro posto para rastrear o problema.
Esses são alguns passos simples que nos economizam com gastos desnecessários em mecânicas.
Caso ainda não resolva, observe se há fios soltos ou contatos mal encaixados, no contrário procure um mecânico de confiança.
"Espero ter lhe ajudado e boa sorte"

Ache o cabo de vela do C4 e ganhe outro...

O filhote, seu carro não tem cabo de velas... a bobina é integrada com encaixe das velas por sobre o cabeçote.

Também não tem distribuidor nem rotor. Esta tudo na bobina integrada.
Marcelo Monteiro Da Correggio

Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power

Zeppelin
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Mensagem por Zeppelin »

dacoregio escreveu:
Tiago Floripa escreveu:Bom dia!
Amigo é o seguinte, esse problema é característica de vários componentes que podem estarem danificados.
Alguns passos são simples e podem ser resolvidos por você mesmo.
-Primeiro você deve observar se existe alguma vela queimada, com o veículo em funcionamento em marcha lenta retire um dos cabos de vela acelere o motor e observe se irá alterar o funcionamento, caso altere volte o cabo para o lugar e repita esse teste com todos os cabos. O cabo que você retirar e notar que não alterou o funcionamento é a vela que terá de ser substituída. Observação: ao funcionar o veículo realizando os testes certifique se de que sua mão está protegida e longe do contado do cabo de velas pois no contrário você levará um choque desagradável.
Realizando esses testes e ainda não identificou problema você pode também reparar o distribuidor; Retire a tampa do distribuidor e retire o rotor (peça com formato de um pêndulo) é só forçar la para cima e repare se nos contatos existem oxidação, com o auxilio de uma lixa fina ou mesmo uma lima retire essa oxidação lixando a superfície do contato do rotor e também os quatro contatos internos do distribuidor. Após a limpeza monte o rotor novamente observando a posição de encaixe. Repare também a qualidade do combustível que abasteceu por último podendo até experimentar outro posto para rastrear o problema.
Esses são alguns passos simples que nos economizam com gastos desnecessários em mecânicas.
Caso ainda não resolva, observe se há fios soltos ou contatos mal encaixados, no contrário procure um mecânico de confiança.
"Espero ter lhe ajudado e boa sorte"

Ache o cabo de vela do C4 e ganhe outro...

O filhote, seu carro não tem cabo de velas... a bobina é integrada com encaixe das velas por sobre o cabeçote.

Também não tem distribuidor nem rotor. Esta tudo na bobina integrada.
Mas se vc tiver um corsa a gasolina e ele tiver engasgando...

http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 527AAkavdT
C4 Hatch 2.0 BVM+Couro+Teto e Mala Preto Brilho+Antena C5+Filtro K&N+Atacamas Grafites+Eibach+Faróis Black
Imagem
viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273

dacoregio
Membros
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Contato:

Mensagem por dacoregio »

A sacanagem é não citar fonte de pesquisa... acho que o cara nem leu o que ele copiou da internet.

Bem igual a uns alunos meus por aqui... na presidência da banca de defesa de TCC, o animal que apresentava disse que se deveria colocar "cabouco no betão".

No final da apresentação perguntei a ele WTF era aquilo e ele não soube responder. Então eu disse que como ele tinha copiado isso de uma apresentação em português de Portugal ele não saberia mesmo. E terminei matando a curiosidade dele. Cabouco no Betão é colocar cimento de fundação dentro do buraco.
Marcelo Monteiro Da Correggio

Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power

bmacarrao
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por bmacarrao »

flavellan escreveu:Boa dica Eduardo.

acho que vai ajudar nosso amigo bmacarrao que está com problemas.

Eu sempre digo as pessoas que o C4 é um carro "manhoso" acho que cada vez mais esse comentário torna-se verdadeiro.rs. Sempre tem um macete novo pra aprender.

Pena que no caso do nosso Pallas 08 que está engasgando precisarei levar a oficina mesmo, porque ele é somente gasolina, não é Flex e mesmo assim fica "reclamando" pra andar.

Esses carros são muito temperamentais!! nunca vi igual!! rs.
Muito obrigado pelas informacoes Flavellan e Eduardo. Eu tentei fazer isto que vc falou mas nao adiantou. Tinha marcado pra ir na css hj mas do nada o carro melhorou e parece estar perfeito. O tempo comecou a esquentar e ele comecou a ficar bomde novo, agora sei la o que pode ser. Vou abastecer esta semana e seguirei a dica do Eduardo. So espero que qdo esfriar de novo o problema nao volte.
abracos!

flavellan
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por flavellan »

flavellan escreveu:Bom dia Amigos.

Temos um C4 Pallas na família que está com o mesmo problema. Ainda não levei na concessionária, mas no portal Oficina Brasil eles comentam que é preciso zerar os dados do calculador de parâmetros da Injeção, via software da Citroen. Caso o "zeramento" não regularize o funcionamento, será preciso atualizar a versão do software de gerenciamento da injeção, através da opção de telecarregamento do software Citroen. Acho que só mesmo levando na Citroen para obter a versão mais atual do software de injeção.

Também existem outras possibilidades, tais como sensor maps, sonda lambda defeituosa e até mesmo excesso de carbonização, isso nos modelos a gasolina muito rodados.

O sensor Maps e a sonda lambda geralmente acusam mensagem de erro no sistema anti poluição.

Se não estiver acusando erro e seu carro não estiver muito rodado, eu tentaria zerar os parâmetros e atualizar software, que são as opções mais "simples".

No nosso Pallas vou pedir para fazerem isso!! Devo levar ele na concessionária na semana que vem. Se realmente resolver o problema, eu atualizo o post.

Está um saco andar com o carro engasgando e o pior é que é intermitente, tem dias que ele anda lisinho!!

Abraço.

Então Amigos, levei o C4 na Concessionária Lyon na Casa Verde. Retirei o carro na semana passada.
O carro tem 22.000km, eu fiz aquela revisão completa e pedi a verificação de mais alguns itens, conforme abaixo:
- Falha ao acelerar e em retomadas, ocorria mais quando o carro estava frio, mas quente também ocorria. Chegava até mesmo a morrer o motor algumas vezes;
- Luz da Lanterna dianteira direita queimada;
- Banco do motorista com folga, estava balançando um pouco;
- Infiltração de água na lanterna traseira direita;
- Luzes de freio com falha intermitente e algumas vezes o câmbio não queria sair do P. Eu achava que era uma falha no interruptor de freio.

A concessionária resolveu todos os problemas indicados, mas danificou uma das rodas traseiras do meu carro. Não sei se eles baixaram o carro do elevador em cima da roda, ou se ao fazer o balanceamento a roda escapou da máquina e danificou. O fato é que a roda ficou toda detonada e ainda beliscaram a lateral do Pneu também!!

Voltei lá e falei com um consultor sobre o dano da roda. Ele disse que não havia sido lá, etc... aquela novela. Daí falei com o próprio consultor que havia me atendido e inclusive mostrei que a roda danificada estava suja de graxa e que eu não ia deixar barato, pois estava claro que eles é que tinham danificado a minha roda. Daí ele abriu uma OS para substituição da roda. Só que não foi substituída por uma nova, eles pegaram uma roda de um carro sinistrado e colocaram em meu carro. Essa roda usada que foi colocada em meu carro tinha um pequeno arranhado de uns 3mm próximo a borda, mas parecia em boas condições gerais. Para acabar com o problema ali mesmo na hora, resolvi aceitar a roda usada mesmo.

É fogo!! Meu carro é impecável, as rodas não tinham nenhum risquinho!! a lataria é impecável também nem batidinhas de porta o carro não tem. Daí vc vai pegar o carro e o carro está com a roda detonada e todo sujo de dedos de graxa dos mecânicos...

Foi uma pena esse ocorrido, porque a concessionária resolveu todos os problemas do carro, inclusive a folga do banco do motorista, que eu sinceramente achei que eles não iriam resolver.

Mas vamos ao que INTERESSA: A falha do carro!!
Não era sensor maps, nem versão de software, nada disso!!

Foi feita uma limpeza química do coletor de admissão, que eles chamam de descarbonização do coletor!
Questionei sobre essa carbonização, pois o carro só tem 22.000km. O mecânico me explicou que o coletor de admissão dos C4 ficam em posição muito horizontal e favorecem o acúmulo de resíduos de combustível não queimado em seu interior. Daí, com o tempo, esse combustível forma uma goma no interior do coletor e prejudica a admissão de combustível, causando as falhas em aceleração e retomadas.

Perguntei se isso ia acontecer novamente e ele me disse que isso geralmente volta a acontecer a cada 20.000 ou 30.000km rodados. Perguntei se não seria um erro de projeto da Citroen, mas é claro que ele me disse que não. rs.

De qualquer forma, aparentemente, o problema está resolvido!! Nossa, o carro ficou outra coisa para andar, tá uma delícia.
Antes estava dificil andar com ele, para atravessar um cruzamento eu ficava tenso, ao sair de lombadas ele pipocava, isso quando não apagava de vez o motor...

Abraços.
C4 Pallas 08.

kneotti
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por kneotti »

Legal ter resolvido... uma pena o caso da roda, a troca por uma nova deveria ser o mínimo, mas eu tb aceitaria a seminova para não me incomodar mais...
Imagem

Cartola FC do C4Clube [ viewtopic.php?f=28&t=14826 ]

ttwerner
Membros
Estado: RS

Mensagem por ttwerner »

flavellan escreveu:
flavellan escreveu:Bom dia Amigos.

Temos um C4 Pallas na família que está com o mesmo problema. Ainda não levei na concessionária, mas no portal Oficina Brasil eles comentam que é preciso zerar os dados do calculador de parâmetros da Injeção, via software da Citroen. Caso o "zeramento" não regularize o funcionamento, será preciso atualizar a versão do software de gerenciamento da injeção, através da opção de telecarregamento do software Citroen. Acho que só mesmo levando na Citroen para obter a versão mais atual do software de injeção.

Também existem outras possibilidades, tais como sensor maps, sonda lambda defeituosa e até mesmo excesso de carbonização, isso nos modelos a gasolina muito rodados.

O sensor Maps e a sonda lambda geralmente acusam mensagem de erro no sistema anti poluição.

Se não estiver acusando erro e seu carro não estiver muito rodado, eu tentaria zerar os parâmetros e atualizar software, que são as opções mais "simples".

No nosso Pallas vou pedir para fazerem isso!! Devo levar ele na concessionária na semana que vem. Se realmente resolver o problema, eu atualizo o post.

Está um saco andar com o carro engasgando e o pior é que é intermitente, tem dias que ele anda lisinho!!

Abraço.

Então Amigos, levei o C4 na Concessionária Lyon na Casa Verde. Retirei o carro na semana passada.
O carro tem 22.000km, eu fiz aquela revisão completa e pedi a verificação de mais alguns itens, conforme abaixo:
- Falha ao acelerar e em retomadas, ocorria mais quando o carro estava frio, mas quente também ocorria. Chegava até mesmo a morrer o motor algumas vezes;
- Luz da Lanterna dianteira direita queimada;
- Banco do motorista com folga, estava balançando um pouco;
- Infiltração de água na lanterna traseira direita;
- Luzes de freio com falha intermitente e algumas vezes o câmbio não queria sair do P. Eu achava que era uma falha no interruptor de freio.

A concessionária resolveu todos os problemas indicados, mas danificou uma das rodas traseiras do meu carro. Não sei se eles baixaram o carro do elevador em cima da roda, ou se ao fazer o balanceamento a roda escapou da máquina e danificou. O fato é que a roda ficou toda detonada e ainda beliscaram a lateral do Pneu também!!

Voltei lá e falei com um consultor sobre o dano da roda. Ele disse que não havia sido lá, etc... aquela novela. Daí falei com o próprio consultor que havia me atendido e inclusive mostrei que a roda danificada estava suja de graxa e que eu não ia deixar barato, pois estava claro que eles é que tinham danificado a minha roda. Daí ele abriu uma OS para substituição da roda. Só que não foi substituída por uma nova, eles pegaram uma roda de um carro sinistrado e colocaram em meu carro. Essa roda usada que foi colocada em meu carro tinha um pequeno arranhado de uns 3mm próximo a borda, mas parecia em boas condições gerais. Para acabar com o problema ali mesmo na hora, resolvi aceitar a roda usada mesmo.

É fogo!! Meu carro é impecável, as rodas não tinham nenhum risquinho!! a lataria é impecável também nem batidinhas de porta o carro não tem. Daí vc vai pegar o carro e o carro está com a roda detonada e todo sujo de dedos de graxa dos mecânicos...

Foi uma pena esse ocorrido, porque a concessionária resolveu todos os problemas do carro, inclusive a folga do banco do motorista, que eu sinceramente achei que eles não iriam resolver.

Mas vamos ao que INTERESSA: A falha do carro!!
Não era sensor maps, nem versão de software, nada disso!!

Foi feita uma limpeza química do coletor de admissão, que eles chamam de descarbonização do coletor!
Questionei sobre essa carbonização, pois o carro só tem 22.000km. O mecânico me explicou que o coletor de admissão dos C4 ficam em posição muito horizontal e favorecem o acúmulo de resíduos de combustível não queimado em seu interior. Daí, com o tempo, esse combustível forma uma goma no interior do coletor e prejudica a admissão de combustível, causando as falhas em aceleração e retomadas.

Perguntei se isso ia acontecer novamente e ele me disse que isso geralmente volta a acontecer a cada 20.000 ou 30.000km rodados. Perguntei se não seria um erro de projeto da Citroen, mas é claro que ele me disse que não. rs.

De qualquer forma, aparentemente, o problema está resolvido!! Nossa, o carro ficou outra coisa para andar, tá uma delícia.
Antes estava dificil andar com ele, para atravessar um cruzamento eu ficava tenso, ao sair de lombadas ele pipocava, isso quando não apagava de vez o motor...

Abraços.

sHOW DE BOLA! MEU VTR TA COM O MESMO PROBLEMA E JA VOU AGENDAR ESSA LIMPEZA! QUAL O VALOR DO SERVIÇO?

flavellan
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por flavellan »

Bom dia Amigo.

Fiz muitas coisas nesse carro, fiz aquela revisão completa, troquei uma lanterna, interruptor de freio, etc.

Acho que o valor referente as despesas de descarbonização e limpeza de coletor, mais limpeza de bicos e corpo de injeção, mais troca de velas ficou mais ou menos em R$300,00. É uma especie de pacote de limpeza com troca de velas também. Depois tentarei localizar a nota fiscal e passo o valor certinho.

Abraço.
C4 Pallas 08.

robinholuz
Membros
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por robinholuz »

Peguei um VTR há menos de um mês e reparei esse probleminha.
Principalmente de 1ª para 2ª ele dá essa travada. Vou aproveitar que está na garantia da revenda pra que eles façam logo o serviço e resolvam essa pendência.

Incomoda muito essa falha...
C4 VTR | Manuguá 17" + 225/45
fb.com/robinholuz

VitalBH
Membros
Estado: MG

Mensagem por VitalBH »

vicarpir escreveu:Peguei meu VTR agora e reparo quando ele ta frio principalmente ele engasga em baixa nas aceleradas... exemplo:

Na saida da primeira para segunda marcha sem forçar muito em baixa, quando piso ele da uma engasgada, ai da um pequeno intervalo e piso um pouco mais e ele responde para aquela aceleração que dei... entenderam? Já quente não ocorre, ou se ocorre, é imperceptível.

Já aconteceu isso com alguém?
Meu VTR dá exatamente o mesmo problema. Meu mecanico sugeriu a troca de velas, mas lendo o topico vi o lance do coletor de admisão. Vou levar essa info pra ele, ver o que ele acha.

Abs!
"Só os fortes sobrevivem"

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”