flavellan escreveu:Bom dia Amigos.
Temos um C4 Pallas na família que está com o mesmo problema. Ainda não levei na concessionária, mas no portal Oficina Brasil eles comentam que é preciso zerar os dados do calculador de parâmetros da Injeção, via software da Citroen. Caso o "zeramento" não regularize o funcionamento, será preciso atualizar a versão do software de gerenciamento da injeção, através da opção de telecarregamento do software Citroen. Acho que só mesmo levando na Citroen para obter a versão mais atual do software de injeção.
Também existem outras possibilidades, tais como sensor maps, sonda lambda defeituosa e até mesmo excesso de carbonização, isso nos modelos a gasolina muito rodados.
O sensor Maps e a sonda lambda geralmente acusam mensagem de erro no sistema anti poluição.
Se não estiver acusando erro e seu carro não estiver muito rodado, eu tentaria zerar os parâmetros e atualizar software, que são as opções mais "simples".
No nosso Pallas vou pedir para fazerem isso!! Devo levar ele na concessionária na semana que vem. Se realmente resolver o problema, eu atualizo o post.
Está um saco andar com o carro engasgando e o pior é que é intermitente, tem dias que ele anda lisinho!!
Abraço.
Então Amigos, levei o C4 na Concessionária Lyon na Casa Verde. Retirei o carro na semana passada.
O carro tem 22.000km, eu fiz aquela revisão completa e pedi a verificação de mais alguns itens, conforme abaixo:
- Falha ao acelerar e em retomadas, ocorria mais quando o carro estava frio, mas quente também ocorria. Chegava até mesmo a morrer o motor algumas vezes;
- Luz da Lanterna dianteira direita queimada;
- Banco do motorista com folga, estava balançando um pouco;
- Infiltração de água na lanterna traseira direita;
- Luzes de freio com falha intermitente e algumas vezes o câmbio não queria sair do P. Eu achava que era uma falha no interruptor de freio.
A concessionária resolveu todos os problemas indicados, mas danificou uma das rodas traseiras do meu carro. Não sei se eles baixaram o carro do elevador em cima da roda, ou se ao fazer o balanceamento a roda escapou da máquina e danificou. O fato é que a roda ficou toda detonada e ainda beliscaram a lateral do Pneu também!!
Voltei lá e falei com um consultor sobre o dano da roda. Ele disse que não havia sido lá, etc... aquela novela. Daí falei com o próprio consultor que havia me atendido e inclusive mostrei que a roda danificada estava suja de graxa e que eu não ia deixar barato, pois estava claro que eles é que tinham danificado a minha roda. Daí ele abriu uma OS para substituição da roda. Só que não foi substituída por uma nova, eles pegaram uma roda de um carro sinistrado e colocaram em meu carro. Essa roda usada que foi colocada em meu carro tinha um pequeno arranhado de uns 3mm próximo a borda, mas parecia em boas condições gerais. Para acabar com o problema ali mesmo na hora, resolvi aceitar a roda usada mesmo.
É fogo!! Meu carro é impecável, as rodas não tinham nenhum risquinho!! a lataria é impecável também nem batidinhas de porta o carro não tem. Daí vc vai pegar o carro e o carro está com a roda detonada e todo sujo de dedos de graxa dos mecânicos...
Foi uma pena esse ocorrido, porque a concessionária resolveu todos os problemas do carro, inclusive a folga do banco do motorista, que eu sinceramente achei que eles não iriam resolver.
Mas vamos ao que INTERESSA: A falha do carro!!
Não era sensor maps, nem versão de software, nada disso!!
Foi feita uma limpeza química do coletor de admissão, que eles chamam de descarbonização do coletor!
Questionei sobre essa carbonização, pois o carro só tem 22.000km. O mecânico me explicou que o coletor de admissão dos C4 ficam em posição muito horizontal e favorecem o acúmulo de resíduos de combustível não queimado em seu interior. Daí, com o tempo, esse combustível forma uma goma no interior do coletor e prejudica a admissão de combustível, causando as falhas em aceleração e retomadas.
Perguntei se isso ia acontecer novamente e ele me disse que isso geralmente volta a acontecer a cada 20.000 ou 30.000km rodados. Perguntei se não seria um erro de projeto da Citroen, mas é claro que ele me disse que não. rs.
De qualquer forma, aparentemente, o problema está resolvido!! Nossa, o carro ficou outra coisa para andar, tá uma delícia.
Antes estava dificil andar com ele, para atravessar um cruzamento eu ficava tenso, ao sair de lombadas ele pipocava, isso quando não apagava de vez o motor...
Abraços.
C4 Pallas 08.