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Re: Manopla de câmbio com o botão Engine Start

Enviado: 26 Jun 2014, 19:23
por rfsaidel
Boa noite amigos,
aproveitando uns dias de folga dos últimos fds, consegui finalmente instalar o câmbio com botão start engine. No ebay vocês podem encontrar vários vendedores que oferecem esse cambio. eu mesmo ja contei como consegui o meu, esta neste tópico, mais acima.

bem, vamos ao que interessa, eu sou engenheiro de computação, mas gosto de eletrônica e lógico, de carro, mas nunca cheguei a desmontar muitas partes do meu VTR, por isso tive cuidado no manuseio da belezura toda!
Basicamente a instalação,neste meu caso, foi feita no chicote que sai do milo da chave, portanto se vocês desmontar a cobertura do volante, facilmente chega nesse chicote. Ai a coisa é simples, só pegar o fio da partida + 12v e festa!
A coisa funciona assim:

Imagem

o chicote tem esse conjunto de fios, ao remover do miolo da chave vai identificar todos facilmente.
Infelizmente eu já notei que existem variações com relação a cor dos fios, mas eles são os mesmo (isso de VTR p VTR varia mesmo, sei lá porque!)
identificando os fios, da esquerda p direita:
fio 1 e 2 - estão em curto, são os fios da partida! eu decidi não cortar eles, para assim ainda poder dar a partida na chave. também decidi soldar em um fio somente, já que estão em curto dentro da ponto do chicote, não tem problema algum.
fio 3 - é o fio do meio, ele tem +12v :) e dai que peguei energia para alimentar o relê também!
fio 4 - fio mais da direita, ele é o que liga os sistemas elétricos sem dar a partida, propriamente dita.

portanto a ligação é uma conexão que será fechada pelo RELÊ entre os fio 1(ou2) com o fio 3.

Abaixo tem uma foto da central sem a proteção plastica ao redor:
obs: ela vem junto com o cambio!

Imagem

Notem, os fios verdes fazem o curto, o vermelho é +12 e o preto é o terra. O terra é facil de pegar, tem em qualquer canto do carro embaixo do painel, o +12 vocês viram na foto, peguei do fio 3 do chicote (fio do meio), os verdes eu liguei um no fio 1 (ou 2) e o outro no 3.

Notícia ruim, tem um led vermelho que fica ligado, como mostra a figura a seguir...

Imagem

...esse led não apaga, mesmo com o carro desligado, mas ele consome quase nada de corrente, portanto é totalmente insignificante ele ficar ligado! um alarme gasta muito mais que esse led!
Aaaa e sim, o LED deixa o cambio mais lindo ainda a notie!

últimas observações:
- Soldar todas as ligações, afinal não queremos um mal contato nisso tudo né!
- Podem usar fita isolante ou espaguete térmico, fica top!
- Use e abuse, porque é muito massa, e aperte bem os parafusos que vem nesse cambio, pra não ter jogo! o acabamento fica muito top ;)
- No central que tem o relê, vocês podem observar que tem um conector branco... esse conector vem do câmbio... eu vi que ele é um lixo, e para não ter problema de mal contato e ai ficar apertando o cambio e nada funcionar, decidi por rancar o conector e soldar direto na placa! (e sim, cheguei nessa conclusão porque tive mal contato)

Bem foi assim que eu fiz!

Grande abraço amigos, qualquer dúvida perguntem! agora vou tentar instalar meu Tilt Down no retrovisor e ai faço mais um tutorial rapidex p vocês!