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Re: Aconselhamento Jurídico.

Enviado: 26 Jun 2009, 23:34
por Neterio
Boa Noite
Turma
Essa ideia e muito legal parabens , no meu caso a citroen nem deu ideia ( liguei concessionaria , fabrica , Assessoria da Citroen em sp , so faltou o presidente da citroen rsss ). Tive que entrar na justiça ja gastei uma nota com advogado e custas ( Gregs ), agora e so esperar 5 anos rsssss. Segue o n do processo 2009.003.004519-4 . Bruno tenta abrir um topico referente açoes na justiça, com nº dos processos resolvidos ou não.

Ai Turma C4 Clube vamos lutar por atendimento diferenciado , juntos vamos mudar a historia negativa da citroen no mercado . Vamos juntar todos com problema contra citroen na pos venda referente ao atendimento do rj - sp - mg etc... e pedir junto ao ministerio publico para fiscalizar ao mau atendimento e a falta de respeito conosco, vamos mover açoes coletivas nos estados.

Diogo

Re: Aconselhamento Jurídico.

Enviado: 27 Jun 2009, 01:09
por bruno figueiredo
Neterio, abra um Tópico exclusivo para o seu assunto, aqui mesmo em "aconselhamento Jurídico", pq este é genérico, e tem o objetivo apenas de dar conhecimento a galera deste serviço que estamos prestando, ok?

Abs

Re: Aconselhamento Jurídico.

Enviado: 25 Ago 2009, 09:11
por DenyMarques
Olá, bom dia a todos.

Adquiri um Citron C4 Pallas e o recebi no dia 21 de julho/09. (o chassi desse carro, tem no 12 caractero númer o 50...) e o carro apresentou um problema no câmbio, um barulho quando estava de terceira marcha. O carro ficou 3 dias na Citroen Chamonix de BH e saiu com o mesmo problema.

Quarta passada, (19/08/09) o carro voltou pra concessionária. Me ligaram no sábado para me informar que precisam de 6 DIAS ÚTEIS para mexerem na caixa de marcha.

Pergunto: o que eu posso fazer? Posso exigir um carro reserva? (minha esposa está gravida com diabetes gestacional e estamos indo muito ao médico), ou posso exigir o reembolso dos valores de táxi?

Obrigado.

Re: Aconselhamento Jurídico.

Enviado: 25 Ago 2009, 09:20
por Nico
Ola Deny,

Talvez exigir não seja a palavra mais adequada, creio que com uma boa conversa voce possa pleitear junto a concessionaria um carro reserva. Se voce ver que o pessoal está fazendo jogo duro, dai sim voce pode entrar com uma açao mais enérgica. Uma dica interessante é abrir um chamado no 0800 da citroen, relatar o ocorrido e fazer a solicitaçao por lá tb. Não esqueça de deixar tudo devidamente registrado, pois em caso de uma ação na justiça, quanto mais informações e provas voce tiver melhor será. Ah, se voce ainda tiver contato com o vendedor, veja se ele não pode te ajudar na questão do carro reserva.

Re: Aconselhamento Jurídico.

Enviado: 25 Ago 2009, 09:32
por DenyMarques
Ok Nico,

obrigado por responder. Na verdade já abri chamado no 0800. Liguei pra lá 3 vezes e acabei de receber um novo email informando que: "estão olhando". Sobre o carro reserva, disseram que não tem como disponibilizar um carro pra mim.

Sinceramente, estou a mercê da boa vontade deles, a grande verdade é esta. Existem 70 concessionárias Citroen e TODAS de um único dono, então...

abraços e obrigado novamente.

Re: Aconselhamento Jurídico.

Enviado: 26 Ago 2009, 11:35
por lprio
DenyMarques escreveu:Olá, bom dia a todos.

Adquiri um Citron C4 Pallas e o recebi no dia 21 de julho/09. (o chassi desse carro, tem no 12 caractero númer o 50...) e o carro apresentou um problema no câmbio, um barulho quando estava de terceira marcha. O carro ficou 3 dias na Citroen Chamonix de BH e saiu com o mesmo problema.

Quarta passada, (19/08/09) o carro voltou pra concessionária. Me ligaram no sábado para me informar que precisam de 6 DIAS ÚTEIS para mexerem na caixa de marcha.

Pergunto: o que eu posso fazer? Posso exigir um carro reserva? (minha esposa está gravida com diabetes gestacional e estamos indo muito ao médico), ou posso exigir o reembolso dos valores de táxi?

Obrigado.
Amigo, pega recibo de tudo, tudo que vc está gastando a mais por causa deste problema no carro, vai se documentando e caso seu problema não seja resolvido em tempo razoável, vale a pena acioná-los na justiça.

Re: Aconselhamento Jurídico.

Enviado: 26 Ago 2009, 16:17
por mmbdp
lprio escreveu:
DenyMarques escreveu:Olá, bom dia a todos.

Adquiri um Citron C4 Pallas e o recebi no dia 21 de julho/09. (o chassi desse carro, tem no 12 caractero númer o 50...) e o carro apresentou um problema no câmbio, um barulho quando estava de terceira marcha. O carro ficou 3 dias na Citroen Chamonix de BH e saiu com o mesmo problema.

Quarta passada, (19/08/09) o carro voltou pra concessionária. Me ligaram no sábado para me informar que precisam de 6 DIAS ÚTEIS para mexerem na caixa de marcha.

Pergunto: o que eu posso fazer? Posso exigir um carro reserva? (minha esposa está gravida com diabetes gestacional e estamos indo muito ao médico), ou posso exigir o reembolso dos valores de táxi?

Obrigado.
Amigo, pega recibo de tudo, tudo que vc está gastando a mais por causa deste problema no carro, vai se documentando e caso seu problema não seja resolvido em tempo razoável, vale a pena acioná-los na justiça.
Com certeza que exigir o carro reserva seria o ideal, mas, havendo recusa da citroen em fornecer tal veículo, seria, a meu ver, difícil obtenção de decisão judicial que defira tal direito, vez que a garantia do veículo estende-se ao reparo do mesmo.

No que toca ao direito do consumidor de receber o bem adequado ao uso, terá ele que provar que, por não se prestar o veículo ao uso, amargou prejuízos de ordem moral e material, pedindo judicialmente a reparação por tais danos.

Obviamente que destina-se o carro ao deslocamento do comprador, e, se por defeito fica impossibilitado seu uso por prazo razoável, as despesas desse período deverão ser ressarcidas pelo fabricante e/ou vendedor do bem.

Os comprovantes de despesas e mesmo os destinados a comprovar os locais e o tratamento recebido pela esposa serão necessários para instruir eventual processo de reparação. Os primeiros relativamente ao deslocamento, os demais para provar eventuais danos morais.

Re: Aconselhamento Jurídico.

Enviado: 26 Ago 2009, 16:29
por DenyMarques
Olá Marcello,

obrigado pela sua resposta. Ontem a Citroen Chamonix informou que tenho que esperar a vinda de um técnico da Argentina. Então fui até o PROCON/MG que me orientou apresentar a ordem de serviço do mes passado, afim de solicitarem a troca imediata do veículo por um novo, haja visto que pelo Código de Defesa do Consumidor, a empresa tem 30 dias para resolver o problema do produto. Caso não o façam, devem devolver o dinheiro ou oferecer um produto novo, sem defeitos.

Estou tentando isso. Confesso que minhas energias estão baixas neste momento de stress pelo ocorrido.

Grande abraço.

Deny Alexandre

Re: Aconselhamento Jurídico.

Enviado: 26 Ago 2009, 17:32
por mmbdp
DenyMarques escreveu:Olá Marcello,

obrigado pela sua resposta. Ontem a Citroen Chamonix informou que tenho que esperar a vinda de um técnico da Argentina. Então fui até o PROCON/MG que me orientou apresentar a ordem de serviço do mes passado, afim de solicitarem a troca imediata do veículo por um novo, haja visto que pelo Código de Defesa do Consumidor, a empresa tem 30 dias para resolver o problema do produto. Caso não o façam, devem devolver o dinheiro ou oferecer um produto novo, sem defeitos.

Estou tentando isso. Confesso que minhas energias estão baixas neste momento de stress pelo ocorrido.

Grande abraço.

Deny Alexandre
Veja que "dentro do prazo de trinta dias" a empresa já tentou reparar o produto, e, não tendo conseguido tal conserto, pode mesmo ser obrigada a efetuar a troca por outro.

Não acho que energias baixas possam deixar de motivá-lo a ter atendimento digno e em respeito á lei. Ainda mais que toda a parte de reparação de danos materiais e morais continua valendo para esse período em que o veículo ficou parado, bem como pelo tempo de demora na troca do bem.

Re: Aconselhamento Jurídico.

Enviado: 26 Ago 2009, 19:12
por Dec0 VTR
DenyMarques escreveu:Olá Marcello,

obrigado pela sua resposta. Ontem a Citroen Chamonix informou que tenho que esperar a vinda de um técnico da Argentina. Então fui até o PROCON/MG que me orientou apresentar a ordem de serviço do mes passado, afim de solicitarem a troca imediata do veículo por um novo, haja visto que pelo Código de Defesa do Consumidor, a empresa tem 30 dias para resolver o problema do produto. Caso não o façam, devem devolver o dinheiro ou oferecer um produto novo, sem defeitos.

Deny Alexandre

O procon é muito engraçado.

Pró Consumidor mesmo, como o próprio nome diz, mas a pessoa que orienta lá deveria conhecer um pouco mais de prática dos tribunais.

Eu ia postar esse exato artigo do CDC aqui, mas resolvi deixar pra lá, a situação é um pouco forçada d+ pra se pedir uma troca, inclusive por vários fatores.

Primeiramente explicando novamente, quando o produto adquirido e depois de entregue, apresenta um defeito, o fornecedor tem um prazo de até 30 dias para sanar o vício, conforme previsto no art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, contudo, passado este prazo sem que o produto tenha sido reparado, o Consumidor tem direito a:

obter um abatimento no preço, ou
trocar o produto por outro igual ou equivalente, ou ainda,
a devolução do valor pago, corrigido monetariamente, sem prejuízo de se ressarcir de eventuais perdas e danos decorrentes do defeito do produto.

É importante observar que dentro deste prazo de 30 (trinta) dias o consumidor não pode exigir a troca do produto, pois o fornecedor tem este prazo para reparar o produto e entregá-lo em perfeito estado para o consumidor, entretanto as peças eventualmente substituídas passam a gozar de novo prazo de garantia.

Se a situação aqui fosse sobre um liquidificador comprado em uma loja, um aparelho eletrônico, ou algo afim, razoável seria exigir da justiça que forçasse uma troca do produto por parte do fornecedor, é algo de baixo valor e de fácil reposição. Agora, quando tratamos de produtos de alto valor e complexidade de fabricação, como um carro, as coisas não são bem assim.

O carro apresenta um barulho, no cambio, que não impossibilita via de regra seu uso, apenas gera desconforto. Direito do consumidor é exigir que o defeito seja sanado, mas pera lá! Tudo dentro do bom senso e da reserva do possível. Juiz algum vai sentenciar a troca de um veiculo inteiro por causa de algo dessa natureza, o consumidor é hiposuficiente, tem facilitação processual mas também isso não é "salvo conduto" pra enriquecimento sem causa ou qlq coisa do genero.

Amigo, se vc quer "fazer valer" seu direitos, um pedido razoável pela demora na resoluçao do problema é pedir o "abatimento do preço" que você pagou no carro, cumulado se vc achar necessário, com indenização pelos fatos da sua esposa que você contou. Mas preste atençao também, indenização é pedida em cima de sofrimentos morais ou danos materiais REALMENTE sensíveis, não adianta falar que teve mero "desconforto" nesse meio tempo que estava sem o seu carro pq pra jurisprudência também não cola, hoje o movimento contra a banalização do instituto do dano moral por exemplo é muito bem consolidado.


Quanto ao carro reserva, isso vai ser dificil. Se vc não entrar num acordo com a concessionária (o que seria muito melhor), para conseguir que seja disponibilizado um para você por força da justiça, em carater liminar, só demonstrando que você está com a vida MUITO prejudicada sem ele.

Vamos supor por exemplo que você é um taxista que está sem trabalhar por causa do carro... isso seria motivo para provimento de uma liminar... agora como está a sua situação não sei....




Desculpa um pouco da dureza, eu não tinha postado aqui até agora pq naum detectei algo de muito pratico e que realmente resolva em tempo habil a sua situação.... infelizmente a justiça esta aí, mas não se molda a todos os casos na velocidade e no caráter em que queriamos.



O que eu faria? Falava com o gerente, pintava lah com uma dvogado e com uma ação prontinha na mão... se mesmo assim o cara naum te desse pelo menos um VW Gol de carro reserva nesse meio tempo, eu entrava com a açao pra pedir abatimento do preço que paguei no carro.


Abraços.