Ok, here we go...
***ATENÇÃO: OBVIAMENTE NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS NO SEU CARRO***
***ESSE PROCEDIMENTO NÃO É AUXILIADO, SUGERIDO OU ENDOSSADO PELA CITROËN***
***FAÇA POR SEU PRÓPRIO RISCO***
Esse procedimento visa permitir o desligamento do sistema ESP acima de 50 km/h, como ocorre nos C4 VTS e DS3.
Pelo que já foi discutido, parece que é possível fazer essa alteração por meio de vários programas da PSA - Lexia, Proxia, Diagbox, PP2000, PeugeotPlanet, etc... Nesse caso, utilisei o DIAGBOX.
Primeira coisa, acessar o Diagbox, ligar a sonda no OBD do carro (remova o cinzeiro dianteiro, embaixo dele está o bocal). Deixe a chave virada no primeiro estágio, sem chegar a ligar o motor. Na tela do Diagbox, escolha o veículo C4 para Hatch ou VTR, ou C4 Sedan para Pallas, e confirme o número VIN. Irá se deparar com a tela abaixo:
Escolha a opção "Pesquisa de Avarias", ela conduzirá a um teste global de todos os calculadores presentes no veículo.
Aguarde até que o teste global seja finalizado. Voce será então redirecionado pra lista de calculadores abaixo:
Nessa lista, acesse o calculador "Anti-bloqueio/Anti-patinagem das rodas - ESP8.1".
NOTA: Só porque o programa constata inúmeros defeitos no seu carro não significa que ele está necessariamente avariado. No meu por exemplo aparece erro de luzes queimadas, pois troquei as convencionais por LED (não aparece aviso no CB mas aparece aqui), ou quando acesso a BSI como "C4", aparece erro de comunicação com o navidrive, mas se acessá-la como "AIRCROSS" ou "C4 SEDAN" ele reconhece o navi perfeitamente.
Selecionando o calculador do ESP, voce estará diante do seguinte menu:
Desça até a opção "Reparação" e selecione-a.
Agora selecione "Telecodificação".
Novamente, "Telecodificação".
Ahhh, de novo, clique em "Telecodificação Manual".
Aparecerá o seguinte aviso:
Mesmo que seu carro seja fabricado no Mercosul, como é o meu caso, clique no "X".
Se voce clicar no confirmar, ele te levará a um menu no qual não há a opção que necessitamos.
Apói isso, aparecerá o seguinte menu:
Selecione "Motorização" e clique no confirmar. Voce notará que não mudará nada, mas aparecerá uma engrenagem ao lado do confirmar, mas não clique nela ainda, clique no confirmar verde novamente. Surgirá a seguinte lista:
Role-a para baixo até localizar a opção "EW10J4S" ou "RFK (EW10J4S)", selecione-a.
Agora, clique na engrenagem ao lado do confirmar. Ele fará a mudança de parâmetro no calculador, não deve demorar muito. Após a mudança ser feita, teremos então:
Ok, após esse passo a situação fica meio experimental.
O que aconteceu comigo: retornei ao menu de início, saí do Diagbox e desconectei a sonda no OBD.
Liguei o carro e o botão do ESP ficava com a luz indicadora piscando e fui presenteado com 3 mensagens consecutivas de erros:
Desliguei o carro, esperei um pouquinho, girei a chave no primeiro estágio novamente e dessa vez acessei o Lexia3. Fiz o teste global, mas como não estou acostumado a usar esse programa não encontrava como editar os parâmetros apenas do ESP, dava de cara com as configurações da BSI em si. Fui ficando de saco cheio e liguei o carro de novo. Pra minha surpresa não apareceu nenhuma mensagem de erro, o botão estava normal, sem piscar, e no Registro dos Alertas não constava nenhum erro. Fui pra rua e fiz os testes, hehehe, 100%!!!
Acho que o carro só precisou de um tempo pra se reconfigurar. Depois disso voltei com o carro no Diagbox e fiz um teste global. Ele acusa um erro no ESP, mas não dá em nada.
Até hoje tá tudo normal. Quando deixo ligado, ele entra em ação igual antes. Quando quero desligar, ele sai de cena e não há velocidade que o faça voltar! Heheheh
Espero que isso sirva de ajuda aos interessados!
Abrax