Marcello, eu concordo com o seu ponto de vista. Tanto que o governo já estudou diversos incentivos pra estimular a renovação da frota brasileira, mas o que se vê na prática é mais carro zero na mão do povo e mais tralha velha na mão do povão. Cidades como São Paulo, Rio, Curitiba e Porto Alegre, por exemplo, têm trânsito complicado não somente devido ao excesso de carros, mas também devido ao sucateamento. São carros que freqüentemente apresentam defeitos em vias públicas.
Peço licença pra postar aqui uma mensagem minha no fórum do Santana Fahrer Club, em janeiro deste ano, quando o assunto foi "carro antigo X carro novo", e eu abordei o porquê do povo estar se afundando cada vez mais:
Thyago Szoke,29-Jan-2009, 16:25 escreveu:
Vamos lá :D
Já falaram o porquê... o mercado como um todo retraiu. Estamos falando em queda de vendas consideráveis, basta ver o crescimento do ano passado: no ritmo que estava, era pra fechar 2008 com um crescimento de 20 a 25%. Porém, cresceu somente 7%... como isso? Simples: as vendas em novembro e dezembro caíram TANTO que freou bastante o mercado. Agora está tudo normalizando novamente, mas de forma lenta e gradual.
Porque crise, já que a maioria continua empregada e ganhando seu salário? Por outro motivo que já foi dito: os bancos precisaram rever seus conceitos de aprovação de ficha cadastral. Na época em que comprei o Sportline, fui ver um Gol 1.0 completo, zero quilômetro, e me deparei com uma entrada de 30% e saldo em 99 (NOVENTA E NOVE!) vezes. Os 30% são estratégicos: eles equivalem ao preço de um carrinho mais velho, 1990 a 1995, e toca carnê no povo. O preço do carro financiado praticamente dobrava, mas são poucos os que conheço que vão a uma concessionária com uma calculadora financeira e fazem contas de juros compostos, custo efetivo total, valor presente e valor futuro: a maioria aqui no Brasil mal sabe ler e escrever, quanto mais somar. Resultado: o Logus 93 que o camarada deu de entrada podia ter várias gambiarras; agora, vá fazer isso num 0km cuja fábrica te obriga a fazer revisões ($$$) em concessionária para manter a garantia. Some a isso o IPVA (em SP, 4% do valor do carro), o seguro obrigatório...
Grande problema é como citaram da empregada com o celular de 1000 reais. O povo olha pra frente e vê 1 ou 2 meses, e não 10 ou 20 meses. Daqui a 3 meses eu posso pagar, mas e aí? Vem a revisão dos 10 mil km e tenho que pagar 500 reais (praticamente o preço da prestação), corro pra onde? Faço como? Ou atrasa a prestação, ou não faz revisão, ou entra em empréstimo (Panamericano e afins) e começa a virar bola de neve.
Veja, vou te mostrar o cálculo que essas pessoas fazem porque já vi fazerem na concessionária: um cidadão comum hoje (família) tem uma renda mensal de 2200 reais, já descontado o IR. Com esses 2 mil, ele faz supermercado 2x por mês (300 cada, 600 no total), paga água (70 reais), luz (100 reais), telefone (120 reais), combustível (500 reais), lazer e despesas gerais (400 reais) e outros. Só aí já deu R$ 1790,00.
Os R$ 410,00 que sobram, ele decide que quer comprar um carro em 99 vezes. Pega lá seu Tempra 96, que pagam 7 mil na troca, e dá de entrada num Gol de 25. Pega umas economias e completa os 7.500,00 da entrada.
Aí, soma-se a TAC (taxa de abertura de crédito), que na melhor das hipóteses é R$ 500,00 (no Banco Peugeot é R$ 700,00 :xingando:) e o financiado já não é mais R$ 17.500,00, mas R$ 18.000,00.
Vamos calcular: a uma taxa hipotética de 1,89% ao mês (barata hoje durante a crise, mas que era praticada pros financiamentos de 99 prestações), dá uma prestação de R$ 403,40. Tá dentro dos R$ 410,00, beleza! Vai sobrar R$ 7,00 por mês pra eu tomar uma cachaça no boteco da esquina.
Vai lá e usa um pouco mais as economias pra pagar o IPVA (4% de R$ 25.000,00, ou seja, R$ 1 mil), licenciamento, lacração, emplacamento... mais R$ 600,00. Beleza! Tirou R$ 3 mil da poupança de 5 mil (sobraram 2!) e embarcou num carro zerinho que os vizinhos vão tremer de inveja.
Vai pra casa e usa na boa. Roda 3.500 km por mês com o Tempra, nesse resolve economizar e rodar só 3 mil (carro novo, não pode "gastar"). Dentro de 3 meses, sobrou R$ 21,00 (afinal, ele não tem mais dinheiro sobrando pra botar na poupança) e chegou a hora da primeira revisão. R$ 250,00... tá f**a, tá apertado, início de financiamento é duro, vai lá e tira mais R$ 250,00 da poupança (que, rendendo absurdos 1% ao mês, terá R$ 2.060,60 no total). Total: R$ 1810,60.
Estourou um pneu quando passou por um buraco, e agora? Vou ter que comprar um novo... Soma aí mais R$ 210,60, pra conta ficar mais redonda. Ops! Já temos R$ 1.600,00 na poupança! Aí, por ficar parado na rua, vê que esse carro precisa de seguro, não dá pra bobear, as estatísticas estão aí pra mostrar que o roubo é grande. Consegue fazer a R$ 1.800,00, divide em 4 de R$ 450,00 e vambora. Pagou 3 (R$ 1.350,00) e... os R$ 1.600,00 viraram R$ 1.648,48. E os R$ 151,52 que faltam? Vamos diminuir no lazer... agora, ao invés de R$ 400,00 por mês pra levar as crianças no cinema, comprar uma flor pra esposa e assistir TV a cabo, vamos voltar à velha antena e as crianças só vão passear junto com os amiguinhos 1 vez por mês.
Já imaginou dentro de mais 3 meses como a vida do cara estará? Bem-vindo ao povo brasileiro.
E é um novo dia na república do faz-de-conta.
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Porém não devemos esquecer que o "crédito" em geral é a essência do crescimento do modelo capitalista o qual vivemos... cada um tem o livre arbítrio de parcelar ou não suas compras, e o sujeito deve arcar com tais consequencias... eu sou totalmente a favor do crédito, seja para carros ou para imóveis ou eletrodomésticos... isso faz o país crescer! Quando as linhas de crédito diminuiram, as vendas de carro diminuíram, e o q acontece? demissões em massa, enfraquecendo o sistema... Eu sou a favor do financiamento, e como o o bruno tb acho q os preços devem diminuir mais, estou torcendo pro governo manter a redução de IPI, quero ver nossa indústria crescer...
Lógico que o cidadão deve ter consciência de até onde ele pode pagar... mas isso é problema de cada um...
Vamos dar continuidade a esse tópico... ele está interessante...