entendeu escreveu:agora eu pergunto, quem ta com roda 18, usa qto na calibragem???
Facil! Use a pressao indicada pelo fabricante do carro, independente da alteracao de diametro e largura em relacao a roda original.
A calibragem do pneu e´ funcao do peso do carro, calibragem da suspensao, projeto, etc. Nao tem relacao direta com o tamanho ou especificacao do pneu, que tambem e´ resultado do projeto do sistema de rodagem e da suspensao do carro, tendo como um dos dados principais de entrada, o peso do veiculo.
E´ muito facil confirmar isto. Dezenas de modelos de carros podem ser fornecidos, de fabrica, com diversos tipos de rodas e pneus opcionais, com tamanhos e larguras diferentes. Porem no manual tem apenas uma tabela de calibragem, que varia somente com a carga do carro (numero de passageiros, etc).
Conclusao: a calibragem dos pneus do carro deve seguir a recomendacao do carro, escrita no manual e em informacoes oficiais do fabricante do mesmo. O maior problema, como dito em um dos videos abaixo, e´ ficar ouvindo o papo e recomendacoes de "especialistas" como os frentistas de posto e os borracheiros. Pneu com a pressão baixa pode "dobrar" nas curvas e estourar, quando o carro tem pressão mais baixa a estabilidade piora consideravelmente. Se estiver muito cheio, a area de contato com o solo diminuiu muito, tambem reduzindo a estabilidade.
Veja estes vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=5r6gV2JW ... re=related
http://www.youtube.com/watch?v=QBpI_o4urlk&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=rx82q-is ... re=related
Cuidado! Não ouça a opinião dos frentistas de posto ou borracheiros. Use a pressão da etiqueta que está colada na coluna da porta dianteira esquerda, entre as dobradiças.