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Re: GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TEST

Enviado: 12 Mai 2014, 15:17
por loudenvier
mmmjr1 escreveu:
loudenvier escreveu: Pessoal que comprou BMW 118 e 120, não colocou PODIUM, aos 50.000KM uma grande parte deles teve que desembolsar + R$ 7.000 para retificar o motor devido aos danos causados nos retentores das válvulas pelo alto teor de enxofre da nossa gasolina.

A economia sai cara!
Quanto ao argumento do enxofre, este não é mais válido, pois agora possui no máximo 50ppm (nova gasolinha s-50).
Não é só o enxofre não. A qualidade da nossa gasolina é bem questionável. A PODIUM é uma das poucas que realmente dificilmente será "batizada", tanto pelo controle de qualidade muito mais intenso da BR, como também pelo risco que o dono do posto corre: imagina estragar um Lamborghini porque batizou a PODIUM? O lucro com a PODIUM para o posto já é mais alto, etc.

Eu confio muito mais na PODIUM do que em qualquer outra. A outra que coloco na falta da PODIUM é a V-POWER da Shell.

Re: GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TEST

Enviado: 12 Mai 2014, 16:03
por mmmjr1
loudenvier escreveu:
mmmjr1 escreveu:
loudenvier escreveu: Pessoal que comprou BMW 118 e 120, não colocou PODIUM, aos 50.000KM uma grande parte deles teve que desembolsar + R$ 7.000 para retificar o motor devido aos danos causados nos retentores das válvulas pelo alto teor de enxofre da nossa gasolina.

A economia sai cara!
Quanto ao argumento do enxofre, este não é mais válido, pois agora possui no máximo 50ppm (nova gasolinha s-50).
Não é só o enxofre não. A qualidade da nossa gasolina é bem questionável. A PODIUM é uma das poucas que realmente dificilmente será "batizada", tanto pelo controle de qualidade muito mais intenso da BR, como também pelo risco que o dono do posto corre: imagina estragar um Lamborghini porque batizou a PODIUM? O lucro com a PODIUM para o posto já é mais alto, etc.

Eu confio muito mais na PODIUM do que em qualquer outra. A outra que coloco na falta da PODIUM é a V-POWER da Shell.
ok, mas não podemos assumir que toda gasolina é batizada.

A questão é: gasolina comum/aditivada deixa resíduo de enxofre? Atualmente a resposta deveria ser não (gasoliha não adulterada).

Acredito que o pessoal gostaria de ter uma alternativa a podium, se o problema é enxofre, este poderia ser desconsiderado (principalmente com a comum aditivada, como a vpower).

Re: GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TEST

Enviado: 13 Mai 2014, 11:26
por RaphaelF
Se formos pensar em octanagem, infelizmente não tem aditivos ou qualquer combustível a altura da Podium.Agora em termos de economia e limpeza, a utilização de aditivos por fora é muito bem vinda, isso nos carros que aceitam gasolina de baixa octanagem...

Já tivemos uma C180K e ela a cada mês colocávamos um tanque de Podium senão ela costumava acender a luz da injeção, na verdade o certo naquele motor era encher só de Podium mas como não somos donos de posto.......

Re: GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TEST

Enviado: 13 Mai 2014, 12:51
por h junior
Não tem choro: o carro tem que andar com podium, prá ter bom desempenho e é o que é recomendado pelo fabricante e para motores com taxa de compressão 10.1. Se quiser economizar usa aditivada que é boa por ter aditivos de limpeza. Ambas vão manter o motor limpo, porém a podium vai mostrar respostas mais rápidas e melhores do motor. Aditivos (stp e outros) não igualam o poder de limpeza da aditivada, a não ser que vc use na gasolina comum e na proporção correta (acho que não compensa). Podium prá viagem e aditivada para o dia a dia, se vc não rodar muito. Se aparecer alguem, com embasamento técnico falando que dá na mesma, usar podium ou aditivada, que não vai ferrar o motor ótimo, pois o que eu quero é obter o máximo sem gastar muito (só eu, né?)

Re: GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TEST

Enviado: 14 Mai 2014, 15:03
por Adi
Eu estou numa dúvida desgraçada (inclusive foi por conta dela que cheguei neste fórum).

Comprei meu carro em Cuiabá, sempre abastecendo com podium. Porém por motivos de trabalho vim parar em Rio Branco - AC. Acontece que aqui simplesmente NÃO EXISTE nenhum posto BR com gasolina podium. Vários sites na net falam sobre colocar só a aditiva, ou então a comum + STP, e estou totalmente perdida sobre qual seria o melhor substituto à podium. Não costumo andar muito com o carro, pois moro perto do trabalho e não pego estrada.

Liguei na concessionária de Rio Branco pra pegar alguma orientação e eles mal sabiam o que significava octanagem (o que foi humilhante, já que mulher costuma não entender nada dessas coisas e eu dei um belo banho no cara por isso). Tenho medo até de mandar meu carro pra revisão aqui em Rio Branco, pois várias pessoas já reclamaram de lá. Tô quase mandando pra cegonha de volta pra Cuiabá.

No frigir dos ovos, continuei em dúvida sobre qual combustível seria mais adequado, deixo só na aditivada ou uso comum + STP? Ou alguma terceira opção?

Re: GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TEST

Enviado: 14 Mai 2014, 16:18
por RaphaelF
Adi, seja bem vinda.Utilize a gasolina premium do Ipiranga, na falta dela BR Supra ou Shell V-Power.Eu continuaria com o aditivo STP.
Esses assuntos mais técnicos é bom conversar com algum chefe de oficina da concessionária..

Re: GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TEST

Enviado: 14 Mai 2014, 17:11
por Sergitow
Vou contar minha experiência.

Tinha um C3, só gasolina, 2005, 1.6 16v. Só abastecia com V-Power. O motor rodava fininho... Quando botava outro combustível, fosse até a aditivada de outro posto, ele dava uma reclamada, mas não parava.

Quando peguei o C4, segui a mesma linha. Na primeira revisão, só elogios. Não fiz a revisão só na concessionária, mas, também, levei ao meu mecânico de confiança. Sempre peço para abrirem o motor para verificar borra, quando faço revisão, porque já perdi motor saindo da revisão de 30 mil em razão de acúmulo de borra que não foi verificado em revisão (até ganhei da FIAT outro carro por causa disso).

Com o tempo, passei a mudar de estratégia. Li (e resolvi testar, já que o motor é flex) que o uso alternado de gasolina, álcool e gasolina com aditivo próprio, seria bom para o motor (que é feito para receber tudo). Na verdade, a opinião do engenheiro era de que cada motor deveria vir com uma indicação de mistura ideal de combustível, já que cada um é feito "entre" a gasolina e o etanol. No caso do citro, etanol é gambiarra, porque funcionam muito melhor na gasolina. Enfim, passei um bom tempo tentando achar a mistura ideal, até que cheguei à fórmula: 10% do tanque com etanol, o resto de gasolina comum, e a cada 1000km eu coloco um aditivo específico. Resultado, mesmos elogios de sempre (motor limpo que dá para comer no cilindro) e o carro rende melhor, além de ter uma melhor resposta. Por que? O etanol é altamente abrasivo, então, ele limpa a sujeira que a gasolina, que por sua vez tem resíduos, deixa. Um completa o outro. E o aditivo é para dar uma limpeza de algo que tenha ficado no motor em razão de queimas irregulares. Estou indo para 40 mil km e até as velas ainda são originais sem previsão de troca, porque os eletrodos estão todos bons, já que a queima está sempre ideal. Aliás, meu carro pega de primeira, sem demorar muito, e sem o motor de arranque girar muito.

O motor 1.6 do C4 é o mesmo dos C3, que é um ótimo motor, com muita flexibilidade de operações. Não precisa colocar só gasolina de alta octanagem, nem precisa, sequer, da aditivada. Até porque você não sabe o tipo de aditivo usado, e alguns detergentes podem corroer os plásticos dos bicos injetores, causando falhas neles. Melhor investir na gasolina normal e num aditivo que venha limpar tudo sem prejudicar algumas peças.

Re: GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TEST

Enviado: 14 Mai 2014, 18:40
por wizardbh
Sergitow escreveu:Vou contar minha experiência.

Tinha um C3, só gasolina, 2005, 1.6 16v. Só abastecia com V-Power. O motor rodava fininho... Quando botava outro combustível, fosse até a aditivada de outro posto, ele dava uma reclamada, mas não parava.

Quando peguei o C4, segui a mesma linha. Na primeira revisão, só elogios. Não fiz a revisão só na concessionária, mas, também, levei ao meu mecânico de confiança. Sempre peço para abrirem o motor para verificar borra, quando faço revisão, porque já perdi motor saindo da revisão de 30 mil em razão de acúmulo de borra que não foi verificado em revisão (até ganhei da FIAT outro carro por causa disso).

Com o tempo, passei a mudar de estratégia. Li (e resolvi testar, já que o motor é flex) que o uso alternado de gasolina, álcool e gasolina com aditivo próprio, seria bom para o motor (que é feito para receber tudo). Na verdade, a opinião do engenheiro era de que cada motor deveria vir com uma indicação de mistura ideal de combustível, já que cada um é feito "entre" a gasolina e o etanol. No caso do citro, etanol é gambiarra, porque funcionam muito melhor na gasolina. Enfim, passei um bom tempo tentando achar a mistura ideal, até que cheguei à fórmula: 10% do tanque com etanol, o resto de gasolina comum, e a cada 1000km eu coloco um aditivo específico. Resultado, mesmos elogios de sempre (motor limpo que dá para comer no cilindro) e o carro rende melhor, além de ter uma melhor resposta. Por que? O etanol é altamente abrasivo, então, ele limpa a sujeira que a gasolina, que por sua vez tem resíduos, deixa. Um completa o outro. E o aditivo é para dar uma limpeza de algo que tenha ficado no motor em razão de queimas irregulares. Estou indo para 40 mil km e até as velas ainda são originais sem previsão de troca, porque os eletrodos estão todos bons, já que a queima está sempre ideal. Aliás, meu carro pega de primeira, sem demorar muito, e sem o motor de arranque girar muito.

O motor 1.6 do C4 é o mesmo dos C3, que é um ótimo motor, com muita flexibilidade de operações. Não precisa colocar só gasolina de alta octanagem, nem precisa, sequer, da aditivada. Até porque você não sabe o tipo de aditivo usado, e alguns detergentes podem corroer os plásticos dos bicos injetores, causando falhas neles. Melhor investir na gasolina normal e num aditivo que venha limpar tudo sem prejudicar algumas peças.
Só recomendo não esticar muito a troca das velas. Mesmo o manual recomendando a troca com 50mkm (eu acho um absurdo), troquei as do meu C4 recentemente, com 30mkm e, ao comparar com as novas, era possível perceber diferença na abertura dos eletrodos. Pouca coisa, mas existia. Um amigo meu proprietário de um Picasso 2.0, já queimou 2 bobinas originais, a causa provavelmente foram as velas.

Re: GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TEST

Enviado: 14 Mai 2014, 18:59
por RaphaelF
Ok mas não use ÁLCOOL, em quantidade alguma, nesse motor THP!!!!!!!

Editei para comentar que realmente é bom trocar as velas antes do previsto do manual, mesmo que pareçam "novas", no final das contas não sabemos a real procedência do combustível, ainda mais se o proprietário não troca filtro de combustível e abastece em qualquer posto.Quanto mais velhas a velas de ignição, mais rápido as bobinas se acabam.

Re: GASOLINA DE ALTA OCTANAGEM PARA O LOUNGE THP - TEM TEST

Enviado: 14 Mai 2014, 22:21
por h junior
RaphaelF escreveu:Ok mas não use ÁLCOOL, em quantidade alguma, nesse motor THP!!!!!!!

Editei para comentar que realmente é bom trocar as velas antes do previsto do manual, mesmo que pareçam "novas", no final das contas não sabemos a real procedência do combustível, ainda mais se o proprietário não troca filtro de combustível e abastece em qualquer posto.Quanto mais velhas a velas de ignição, mais rápido as bobinas se acabam.
Exatamente!!!!! O thp não é flex, portanto só gasosa.
ADI, use aditivada, vc vai manter o motor limpo e boa. Tá na hora dessas montadoras entenderem que aqui no Brazuca tem que colocar um motor bom que ande com as misturas que temos. Essa de impor Premium, que diga-se, que eu saiba, só a podium da BR é, pois não vi nenhuma outra marca com premium, é sacanagem. Ipiranga e shell só tem a aditivada. E no site da PTbrás diz que pode misturar premium com outras gasolinas que não tem problema.
Tinha um Focus 2009, 2.0 aut, que com 60 mil apresentou falha, falha e falha, 3 meses após troca de vela na última revisão pela concessionária. Levei no mecânico de confiança que constatou que a vela substituida não era para aquele motor. Trocou vela e saí da mecanica com o carro falhando. Voltei e após mais 1 dia, constatou-se bobina queimada, provavelmente por causa da vela errada. Portanto, concessionária só durante a garantia e depois da garantia, trocar de carro.