Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Avatar do usuário
Karakarioka
Membros
Mensagens: 214
Registrado em: 02 Jul 2014, 20:38
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por Karakarioka »

Eu ponho no drive direto! Pegar um câmbio automático para ficar trocando pra neutro a cada parada eu não intendo! Se for fazer isso é melhor pegar um manual.

Adi9977
Membros
Mensagens: 18
Registrado em: 24 Set 2012, 22:18
Estado: SP
Cidade: São Bernardo do Campo
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por Adi9977 »

Pessoal, a Caixa Automática AL4 que equipam os veículos Peugeot e Citroen até 2010 e a AT8 a partir de 2011 se não me engano das datas, são caixas inteligentes que possuem uma série de programações eletrônicas comandadas por um calculador ( Placa Mãe com software de gestão da caixa), que "pegam" informações dos sensores do acelerador, freio, ar condicionado, etc, para a melhor marcha em relação à aceleração, aclive, declive, transito parado, alta velocidade, etc... Portanto, quando vc está com o veículo parado e pé no freio, a caixa sabe disso pelas informações dos sensores e tem uma estratégia de segurança para não prejudicar o funcionamento dela. Ela faz a lubrificação e refrigeração adequada para este momento. Resumindo: Parou no sinal de transito, deixe o carro em Drive e pé no freio. Não coloque no P...apenas se vc for parar o carro, como o nome diz, Parking - Estacionamento! Também não é necessário colocar no N.
Boa parte da programação da caixa é comandada pelo pedal de acelerador. Esta caixa é auto-adaptativa, ou seja, adapta-se ao perfil de condução daquele momento e guarda na memória a último perfil de condução analisado pelo Pedal de Acelerador. Se trocar de motorista ou o mesmo motorista adotar um nova forma de direção, ela demora poucos minutos para se adaptar ao novo perfil de condução, com base como este último condutor pisou no acelerador....e aí mudando de uma condução mais esportiva (trocando marchas em 5.500 rpm) ou mais tipo tiozão ( 2.500 rpm). Ela vai analisando o tempo todo e se adaptando ao condutor.
Espero ter colaborado. Abço e sucesso em seus Citroens!

witterman
Membros
Mensagens: 36
Registrado em: 27 Mai 2014, 13:37
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Veiculo: C4 Lounge Tendance 2.0 Flex Auto6

Re: Uso do ponto morto (N) no câmbio automático - C4 Pallas

Mensagem por witterman »

rodrigo cardozo escreveu:
witterman escreveu:Olha o que o ADG fala aos 31 minutos do video...


Convém lembrar que ele menciona que o "câmbio roda sem lubrificação" situação que não ocorrerá com o carro parado... O que não podemos fazer é rodar com o carro com o câmbio em N (famosa "banguela" em algumas regiões do país), pois o mesmo trabalhará sem lubrificação.
Ele quis dizer que o cambio opera sem lubrificação (Jesus!)...

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”