Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: Outros
Contato:

Re: Gasolina - Qual usar?

Mensagem por bruno figueiredo »

Catarioca escreveu:Então pra quem puder gastar um pouquinho mais o negócio é GASOLINA PODIUM DA PETROBRAS!!!!!!!
X2

Abs.
Bruno Figueiredo.

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Infelizmente moramos num pais chamado Brasil, onde uma coisa chamada controle de qualidade fica apenas nas plaquinhas do posto de gasolina. A pergunta que não quer calar é quem garante que a gasolina Podium também não será adulterada? Como poderia ter CERTEZA que a gasolina Podium é relmente uma gasolina de alta octanagem e não a comum com corante? Infelizmente não confio em nada por aqui. Acho que é a idade que está aumentando...
Honestamente, em minha região os piores postos de gasolina com marca (sem contar os bandeira branca) são os da própria Petrobrás. Nunca vi por aqui algum posto ser fechado por gasolina adulterada, mas tenho certeza que já tive muita gasolina adulterada no tanque do carro. Cabe lembrar também que todos os postos bandeira branca, recebem gasolina da própria Petrobrás.
Imagem

fabio_sd
Moderador
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por fabio_sd »

Catarioca escreveu:Então pra quem puder gastar um pouquinho mais o negócio é GASOLINA PODIUM DA PETROBRAS!!!!!!!
Bingo!
Fabio_SD

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

Cyro escreveu:Honestamente, em minha região os piores postos de gasolina com marca (sem contar os bandeira branca) são os da própria Petrobrás. Nunca vi por aqui algum posto ser fechado por gasolina adulterada, mas tenho certeza que já tive muita gasolina adulterada no tanque do carro. Cabe lembrar também que todos os postos bandeira branca, recebem gasolina da própria Petrobrás.
Esta realidade é diferente nos grandes centros. Com certeza em Uberlândia e Uberaba tem bons postos da Petrobras. No interior fica mais difícil. Inclusive a Petrobras somente coloca gasolina Podium em grandes cidades, com raras excessões. Exatamente por uma questão de mercado.

Quanto a questão da desonestidade e do "batismo", isto está espalhado em tudo quando é ramo de negócio. Tem gente que batiza whisky, outros falsificam perfumes, outros fazem clones de roupas de gripes e alguns até mesmo falsificam remédios... Incrível. Se o mercado em geral é tão sujo, por que o mercado de gasolina e combustíveis seria 100% honesto? Não faz sentido. Quase toda semana vejo notícia no jornal sobre falsificação de notas de dinheiro... Faço ideia do que pode haver de falsificação de combustível... Infelizmente cada vez mais iremos depender de relações de confiança e fidelização. Você precisa conhecer o dono e saber do histórico do posto. Os melhores postos são os COCO (company owned & company operated), ou seja, são de propriedade da própria distribuidora e também operados pela própria distribuidora. Porém este tipo de posto (COCO) normalmente só tem em grandes cidades. A probabilidade de adulteração neste tipo de posto é praticamente zero. Já a grande maioria dos postos são DODO (dealer owned & dealer operated), com alguns CODO (company owned & dealer operated). A estatística mostra que os principais adulteradores de combustíveis são os donos de posto DODO e também as distribuidoras "genéricas" e TRR (transportador, retalhista, revendedor), que normalmente vendem para postos de bandeira branca.

De qualquer maneira é sempre um risco. O melhor mesmo é tentar criar uma relação de confiança e fidelização.

Só uma curiosidade: aí em Araguari, tem algum posto BR com Podium? As demais distribuidoras tem Premium?
Fabio_SD

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

fabio_sd escreveu:Só uma curiosidade: aí em Araguari, tem algum posto BR com Podium? As demais distribuidoras tem Premium?
Infelizmente a regra que citei sobre qualidade de posto BR se aplica a Uberlãndia também. Não há gasolina Podium em Araguari e nos 2 postos BR que conheço em Uberlãndia também não há. Mesmo em Ribeirão Preto que vou com frequência, não é todo posto BR que tem Podium. Por aqui os postos mais confiáveis são Ipiranga (tanto em Araguari, quanto em Uberlândia). Um bom local para abastecer é o Carrefour. Não sendo o foco de atividade deles, pouco provável adulterarem combustível e com isso correrem o risco de mancharem a marca muito maior.
Imagem

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

Cyro escreveu:Mesmo em Ribeirão Preto que vou com frequência, não é todo posto BR que tem Podium.
A colocação de Podium num posto depende do perfil de consumo local. Não dá pra colocar em todos. Senão não vende e encalha, inclusive com riscos a qualidade da gasolina (envelhecimento/oxidação).
Cyro escreveu:Por aqui os postos mais confiáveis são Ipiranga (tanto em Araguari, quanto em Uberlândia).
A Petrobras comprou a rede de postos Ipiranga das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Veja:

http://www.nominuto.com/especial/energi ... ras/29111/
http://www.oliveirapinho.com.br/noticias.php?id=328
Cyro escreveu:Um bom local para abastecer é o Carrefour. Não sendo o foco de atividade deles, pouco provável adulterarem combustível e com isso correrem o risco de mancharem a marca muito maior.
Esta me parece uma boa idéia. Concordo.
Editado pela última vez por fabio_sd em 20 Out 2009, 15:36, em um total de 1 vez.
Fabio_SD

Dec0 VTR
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Dec0 VTR »

É galera, sobre o que o fabio fala, tb sempre ouvi que não é pra se enganar. Não é pq mudou a bandeira do posto que vc tá comprando um combustivel diferente, aqui no brasil quase tudo é petrobrás.

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

Dec0 VTR escreveu:É galera, sobre o que o fabio fala, tb sempre ouvi que não é pra se enganar. Não é pq mudou a bandeira do posto que vc tá comprando um combustivel diferente, aqui no brasil quase tudo é petrobrás.
Exatamente. Os combustíveis "base" (tanto o diesel quanto a gasolina pura, chamada tecnicamente de Gasolina A) utilizados pelas distribuidoras (Shell, Esso, Ipiranga, BR, ALE, etc) são os mesmos, produzidos pelas refinarias da Petrobras ou importado pela própria Petrobras. Mesmo com a quebra do monopólio ocorrida a mais de 10 anos, pouquíssimas são as iniciativas de outras empresas em importar combustível pra vender no Brasil, sendo que nenhuma empresa montou qualquer unidade de refino no país depois da quebra do monopólio. Sendo assim, em tese, a qualidade do combustível é determinada pela qualidade na origem (gasolina A da Petrobras) acrescido da qualidade do álcool (incluindo o percentual de mistura) e dos eventuais aditivos detergentes/dispersante. E é durante a cadeia de distribuição (das distribuidoras até os postos) é que acontecem as adulterações, bastismos, falsificações e misturas "estranhas". Infelizmente, pelo que os jornais divulgam, na adulteração de gasolina vale quase tudo, deste alterar o teor de alcool (acrescentando alcool hidratado), até misturar solvente, oleo diesel, resíduos petroquímicos e outras coisas esquisitas.
Fabio_SD

igorvix
Membros
Veiculo: C4 Picasso

Mensagem por igorvix »

levando em conta que a podium custa 50 centavos mais cara que a comum, mas tem o aproveitamento da potencia do carro , aumenta a vida útil e bebe menos, estou abastecendo com podium.

andei 30 km e meu c4 glx 2.0 manual está fazendo 12,8 KM/l .

Vale a pena, pois, 48 litros de tanque de podium, 25 reais a mais.. pra mim ta valendo a pena. faça o teste!
Imagem Igor-vix

viperboyrs
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por viperboyrs »

ai ai Deco, como eu queria um amigo dono de posto...

concordo com tudo que foi dito, vai do bolso de cada um, eu particularmente coloco um tanque de PODIUM um de comum e um de aditivada...mais ou menos isso... POREM:

a ultima vez que eu abasteci podium era adulterada (colocaram querosene no tanque, foi uma p**a dor de cabeça, tive que trocar a sonda lambda e arrumar mais algumas coisas no carro), desde então eu nao usei mais a podium, pois com uma conversa com um taxista colega meu, este disse que aqui em porto alegre alguns postos tem uma "conexão" entre os tanques e tu acha que ta colocando podium e ta colocando gaslina comum ou essa bosta que eu coloquei no tanque.

entao ultimamente eu abasteço 1 tanque de comum e 1 tanque de aditivada.

PS: tem alguma maneira de saber se a gasolina eh de boa qualidade? um teste rapido ou coisa assim? pq desde que colocaram querosene no meu tanque, eu to sempre com o pé atras quando vou abastecer, tanto que ultimamente soh coloco em postos Shell, nao uso mais BR.
abraços
----=----=-----=------
C4 VTR - Resolfen 17" - Aerofolio - Xenon Direcionais

"Você vai de carro? Eu vou de C4" by emks

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”