Tudo relacionado a personalização da linha C4.
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brunollo
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Re: Projeto Rafale e o desabafo: PSA Motorsport

Mensagem por brunollo »

Acabei de mandar outro e-mail para eles, perguntando sobre um desconto especial para o clube, etc. Outra opção seria a gente organizar um grupo de interesse por essa preparação, importar UM CatCams, e fazer cópias na SamCams, por exemplo. talvez o pessoal lá fique bem feliz em ganhar um "setup" de comando variável pro C4. Muita gente quer, mas poucos sabem como mexer no EW10A. Uma opção de preparação dessas é tão simples que até a Citro poderia oferecer como acessório instalado na Concessionária. "Pacote opcional de 170cv". Hahaha. Até parece.
Bruno, sobre a reprogramação no seu carro, uma coisa que me interessa mais que todo o resto: Você conseguiu (ou é possível) elevar o limite de giros do motor?
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

MarcoVTS
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Re: Projeto Rafale e o desabafo: PSA Motorsport

Mensagem por MarcoVTS »

brunollo escreveu:Acabei de mandar outro e-mail para eles, perguntando sobre um desconto especial para o clube, etc. Outra opção seria a gente organizar um grupo de interesse por essa preparação, importar UM CatCams, e fazer cópias na SamCams, por exemplo. talvez o pessoal lá fique bem feliz em ganhar um "setup" de comando variável pro C4. Muita gente quer, mas poucos sabem como mexer no EW10A. Uma opção de preparação dessas é tão simples que até a Citro poderia oferecer como acessório instalado na Concessionária. "Pacote opcional de 170cv". Hahaha. Até parece.
Bruno, sobre a reprogramação no seu carro, uma coisa que me interessa mais que todo o resto: Você conseguiu (ou é possível) elevar o limite de giros do motor?
Bruno duas coisas que vi em seu post... uma é que sinceramente acho muito difícil atingir só com os comandos 170cv... e o Rodrigo ai em BSB ele faz um Piggyback em parelelo com a central original e faz esses acertos no carro. Agora 500 libras é f**a.
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bruno figueiredo
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Re: Projeto Rafale e o desabafo: PSA Motorsport

Mensagem por bruno figueiredo »

Bruno, o corte no meu carro foi pra 7.500 rpm. A luz vermelha do conta giros continua acendendo a 6.000, mas o corte, só ocorre a 7.500. E o motor vai redondinho e até rápido nas 7.500, tranquilo. Agora, eu só levo o motor até este limite, eventualmente, se dou uma puxada.

Abs.
Bruno Figueiredo.

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brunollo
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Re: Projeto Rafale e o desabafo: PSA Motorsport

Mensagem por brunollo »

Eu também nãoa creditei muito quando o cara falou... Mas a CatCams trabalha com a Citro no desenvolvimento dos comandos e eles devem exagerar um pouquinho mesmo pra vender. Mas um acerto bem feito mais o comando e o escape devem dar um bom resultado sim, ESPECIALMENTE COM O MOTOR GIRANDO MAIS. Original o bicho parece que continuaria subindo se o corte fosse mais alto. Vamu que vamu.
Outra coisa. Pelo que o pessoal da CatCams informou, o fluxo geral de todos os cabeçotes EW10 é o mesmo. A diferença de fluxo do cabeçote do VTS para os outros motores se deve unicamente ao comando do VTS, que possui mais levante. O resto da diferença em capacidade de aspiração do motor se deve à admissão e ao escape. (O Marco pode responder a isso. A admissão do VTS possui venturis internos?) Ele explicou também que não compensa tentar trabalhar os dutos desse cabeçote, pois estão muito no limite e uma galeria de água pode ser atingida. Ele mesmo explicou que na Europa eles quase não fazem nada no cabeçote, apenas colocam válvulas maiores e mais leves (onde encontrar?) e taxam mais um pouco. Talvez a Iapel produza válvulas maiores para o EW10, mas não vi no catálogo online. Uma outra informação importante e preocupante para os donos de carros argentinos me foi passada ontem. Segundo o pessoal da CatCams, os caeçotes dos EW argentinos não possuem o mesmo acabamento interno de dutos dos franceses. São mais rugosos e, teoricamente, poderiam ser mais trabalhados para ficarem com fluxo semelhante ao dos cabeçotes franceses.
E eis que eu conversei com o Ricardo, da Rmotors. Ele trabalha com a Piggyback, sim, aumenta o corte sim, acerta a curva de ignição e o volume de injeção. Isso me deixou bem feliz. Ele falou a respeito do carro do Said (o misterioso C4 Turbo) e elogiou bastante o conjunto original do carro. Ele acha que dá pra conseguir um bom resultado com o C4 aspro também, apesar de não ser algo acintoso como de Turbo. Hehehe. O projeto Rafale continua andando!
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brunollo
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Re: Projeto Rafale e o desabafo: PSA Motorsport

Mensagem por brunollo »

Putz, galera, tou chateado. A compra dos comandos com a CatCams tá enrolada. Além de serem caros, o frete vai ficar meio absurdo. Ainda estou pensando em outra solução. F...
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RodVTS98
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Re: Projeto Rafale e o desabafo: PSA Motorsport

Mensagem por RodVTS98 »

Fala Brunollo! Tudo bem meu véio!?

Então, eu estou me inteirando aos poucos dos posts aqui no C4C, porque fiquei bem afastado esses últimos tempos... .MUUUUITO trampo!....

Enfim..., quanto ao PSA Motorsport, é o que vc disse. Eles se dizem técnicos, mas a devastadora maioria lá não manja mais do que indicar um bom óleo para o seu motor. É um fórum legal para ter informações sobre a PSA e outras coisas do mercado automobilístico, mas em geral eles não manjam de preparação. Se quiser trocar idéias mais profundas em preparação, o PSAManíacos é melhor. Porém, a também maioria devastadora lá, manja de turbo. Aspirado é fácil vc encontrar receitas de UPs para motores XU 1.8 16V. O pessoal costuma colocar os coletores de admissão, escape e comandos do VTS e dá um UP legal! Essa é uma receita clássica que vc vai encontrar por lá! Porém, o pessoal é mais expert nos XU10J4RS dos Xsara VTS com preparação turbo. São preparações que usam cerca de 0,6 a 0,8bar de pressão de turbo e que rendem mais de 350cv no motor do Xsara. SHOW!

Agora, a verdade é que preparação aspirada para o EW10 no Brasil, na minha opinião, é algo como achar uma agulha num palheiro!... Aqui o pessoal meche nos VW (AP) e nada mais. Quem meche com os GM, como vc, já é algo não tão fácil de encontrar, então quando falamos em PSA, aí a coisa complica. Não sei onde encontrar essa info sobre a cfm dos cabeçotes dos EW. Vou pesquisar e se encontrar te falo.

Sobre reprogramar a injeção dos EW10, eu já pesquisei bastante e a empresa a quem você deve recorrer, hoje, é a Nascarchips. Eles são os que fornecem toda a base de dados para a maioria das empresas que modificam chips em São Paulo e, de acordo com as minhas fontes, são os que têm um melhor compromisso com o cliente hoje, ou seja, se eles fizerem o trabalho e vc não gostar, eles voltam tudo no original e boas!

Pelo o que sei, é possível reprogramar todos os mapas da injeção, rotação de corte e resposta do acelerador eletrônico.

Quanto a taxa de compressão, eu acho que aumentar a taxa para 11,1:1 nesse motor, não será nada demais, visto que original ele já tem 11:1. Sei que isso já é um ganho, mas nada como adequá-lo totalmente ao uso do álcool, por exemplo, o que já seria um excelente ganho com aumento de taxa para a casa dos 13:1 no mínimo. E talvez, para conseguir esse aumento de taxa para 13:1 ou mais, você terá que substituir os pistões ou até mesmo as válvulas (o que vc fará com certeza ao mexer no cabeçote), mas mexer em pistão é um trampo meio pesado demais. Acho que se fizer um bom trabalho em cabeçote, principalmente polindo dutos, ângulo e tamanho de válvula, colocando um coletor de escape 4x1, seria excelente! Você não pensou em "Individual Throttle Bodies"? Sei que dá um trampo legal, mas como já vai modificar o cabeçote, que tal modificar a capacidade de aspiração primária, ou seja, o coletor de admissão? Acho que dá pra ganhar muito com essa receita e vai deixar esse motor girador! Acho que girar 8000rpm nele deve ser possível! Sobre o coletor de escape, já ouvi falar muito bem da 4D Garage! O fogo é que não existe nenhum coletor pronto para servir de molde... Mas, talvez deixando o carro, eles consigam desenvolver um para o EW10. Enfim...

Como você está em Brasília, usar esse piggy back do Ricardo (r_motors) seria uma excelente alternativa! Eu e o Marco já estávamos pensando nisso!

Vamos conversando!

Abraço,

Rodrigo.
____________________________________________________________________________
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brunollo
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Re: Projeto Rafale e o desabafo: PSA Motorsport

Mensagem por brunollo »

Po Rodrigão, pensei em quatro borboletas tb. Mas vc há de convir que se eu for instalar quatro borboletas em um carro, será no Tigroso. Pro bichinho girar a 9 mil com tuchos mecânicos e bielas mais resistentes, hehehe. Pro VTR eu quero algo mais barato e simples.
Sobre o trampo no cabeçote, conversei com o Ricardo e ele não recomendou, pois acabaria justamente nisso: pra rodar com gasolina (que é o que eu quero) a taxa está próxima da ideal. Pra trabalhar com álcool, teria que comer cavas pras válvulas nos pistões tb, e abrir o motor todo. E o trabalho de dutos e válvulas nesse cabeçote é bem avançado. Assim, o carro daria bons resultados mesmo só com otimizações "externas" (comandos, admissão, escape). Bom, no Carnaval vou pra BH, vou parar o carro na oficina e retirar o coletor de admissão. Se eu observar que realmente o trabalho dos dutos do cabeçote for bem-feito, não arranco o cabeçote. Se eu achar que precisa, arranco em BH mesmo e eu mesmo faço na oficina do meu pai. Eu fiz isso a vida toda, ele me xingou a vida toda, mas eu acho que dessa vez ele até ajuda! Ele ficou muito impressionado com o resultado do Tigroso, e gostou de guiar o C4. Ficou falando "se a gente fizer o cabeçote dele igual o do Tigra vai ficar muito forte!" É capaz de ele animar, e o véio quando era jovem sabia fazer uns cabeçotes... Deve saber até hoje.
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Re: Projeto Rafale e o desabafo: PSA Motorsport

Mensagem por marcusthedriver »

Nossa q legal seu projeto cara!!! to torcendo pra que dê tudo certo rs!

Meu pai adora carros tb, mas eu e ele nunca entendemos de mecânica! deve ser muito legal juntar o pai num domingo a tarde e ficar fuçando o carro :)

Boa sorte e continue nos atualizando rs...

Quanto ao PSAMotorsport n esquenta rs... ninguém entende de mecânica lá mesmo rs... e no mâniacos o pessoal é meio metido rs... meu user la tá até bloqueado...
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Re: Projeto Rafale e o desabafo: PSA Motorsport

Mensagem por fabio_sd »

marcusthedriver escreveu:... e no mâniacos o pessoal é meio metido rs... meu user la tá até bloqueado...
Shuashuashuashua... Tunou o carro e eles descobriram?
Fabio_SD

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Re: Projeto Rafale e o desabafo: PSA Motorsport

Mensagem por VTR_RS »

Parabéns pelo projeto......

Aqui no RS tem 2 VTR que não andam como VTR, digamos que são mais p VTS, sabemos que foram comprados em 2007, a central foi reprogramada, tem sim comandos, não sei onde foram buscar.

O que posso dizer com certeza que estes 2 carros são muito mais fortes de os "VTR normais" o detalhe é que os proprietários JURAM de pé junto que os carros são originais!!!!

Eles sempre participam da Subida de montanha, ja fizeram comparativos com outro VTR, e este ficou muito tempo atras.

Tenho espectativas de conseguir mais informações para fazer algo no meu.

O Uruguai pode ser uma fonte, juntamente com a Argentina, onde existem muitos VTS

Mais uma vez parabéns!


Sobre PSA Motorsport o pessoal lá é gente fina na sua maioria, mas não sabem nada de C4
No PSA Maniacos a coisa é diferente, mas acredito que os que mais saibam sobre os VTR/VTS ja estão aqui!
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