Página 3 de 5

Re: Mais uma sobre o câmbio automático... HELP!

Enviado: 08 Jun 2010, 22:29
por Arr
lucianofregonez escreveu:Também percebi tal barulho no meu C4 Pallas com 4.000 km. Já levei a autorizada e disseram que é normal, é o acionamento das eletrovalvulas. Não acredito que seja, pois, em outros C4 que andei não notei o ruído. Já outro que tb reclamou, aos 40.000 o câmbio travou em terceira e foi preciso trocar as tais eletrovalvulas. Alguém mais pode falar algo sobre o assunto? O que devo fazer se a concessionária diz que é normal?
É normal, barulho como de um motorzinho elétrico quando se engata D ou R. O C4 faz, o C3 faz...
Mesmo com o motor desligado, só com a a chave na posição de funcionamento, é possível ouvir o motorzinho colocando a alavanca do câmbio em R ou D.

Re: Mais uma sobre o câmbio automático... HELP!

Enviado: 24 Jun 2010, 03:15
por osanan
VOU APROVEITAR A DEIXA DO COLEGA E PERGUNTAR, ALGUEM PODERIA ME DIZER QUL O MODO MAIS ECONOMICO PARA PILOTAR SE NO TIP TRONIC OU NO MODO D(TRANSITO URBANO)? OUTRA QUESTÃO EÉ SE POSSO PASSAR DO MODO D PARA O N COM O CARRO EM MOVIMENTO? OBRIGADO

Re: Mais uma sobre o câmbio automático... HELP!

Enviado: 24 Jun 2010, 09:42
por HERON
osanan escreveu:QUL O MODO MAIS ECONOMICO PARA PILOTAR SE NO TIP TRONIC OU NO MODO D(TRANSITO URBANO)?
Tudo depende do seu estilo de condução, mas uma coisa é fato:
usando o Tip, vc tem mais liberdade para antecipar trocas e manter a rotação do motor mais baixa, o que, de um modo geral, ajuda a economizar combustível.
Mas, no trânsito pesado, vai matar a vantagem de ter um câmbio automático.
Vc também pode ter uma condução mista (usando o Tip e o D).
Na descida ou no plano, por exemplo, vc pode deixar ele trocar automaticamente até a 3ª e antecipar a 4ª.
osanan escreveu:OUTRA QUESTÃO EÉ SE POSSO PASSAR DO MODO D PARA O N COM O CARRO EM MOVIMENTO?
De D para N pode sim, mas a troca oposta merece uma ressalva: é necessário deixar a rotação do motor baixar para a de ponto morto (700 a 800 rpm).

Re: Mais uma sobre o câmbio automático... HELP!

Enviado: 28 Jul 2010, 08:12
por markel
Eu escuto um barulho vindo do câmbio quando eu piso no freio (antes de tirar do P). O de vocês também faz isso? É como se fosse um motorzinho mesmo.

Re: Mais uma sobre o câmbio automático... HELP!

Enviado: 01 Ago 2010, 09:13
por HERON
O ruído que escuto quando piso no freio é o de destravamento do câmbio (rápido e seco).

Re: Mais uma sobre o câmbio automático... HELP!

Enviado: 09 Ago 2010, 13:52
por henriqcf
Já percebi o ruído. É normal! Todos os carros com esse câmbio automático têm. No início, fiquei encucado, mas fui
à concessionária e verifiquei o ruído em vários carros 0km com o câmbio automático. Dependendo do ruído externo, não é possível detectá-lo, mas ele existe quando o câmbio está em D, R ou no modo manual.
Henrique

Re: Mais uma sobre o câmbio automático... HELP!

Enviado: 09 Ago 2010, 19:40
por b00m
Esse motorzinho de dentista é um mal dos automáticos PSA, meu 407 faz a mesma coisa, eu mesmo fui ver o que era isso em 2008 e disseram que era normal, e é.
O fato é que vi uns 2 407 que não faziam o tal batulho, mas isso quando eram zero km. Depois de alguns mil km passaram a fazer.
Outra coisa extremamente variável nos PSA é o tranco dado pelo cambio ao colocar em D ou R, estando parado com o pedal do freio pressionado. Observei que em alguns carros o tranco era ausente, e em outros era perceptível (e em alguns o carro até pulava!). Isto em carros zero km, obviamente, porque usados sempre apresentarão diferenças.
O software do câmbio é uma coisa de louco, depois que troquei o do meu carro o comprtamento melhorou muito. Fiquem em cima dos CTs, pois eles tem todas as versões lá. Não são versões "mais recentes", mas sim adaptadas ao gosto pessoal de cada público. As que vem pro BR são sempre as piores hehehehe (xoxas de saída e com trocas escorregadias demais). A versão que estou usando atualmente me possibilita um uso muito maior do freio motor, não preciso mais usar freio exageradamente nas descidas, o câmbio trabalha mais reduzido, e com isso economiza combustível (além das trocas menos escorregadias). Perde-se minimamente o conforto e ganha-se em consumo e agilidade no trânsito.
abrax

Re: Mais uma sobre o câmbio automático... HELP!

Enviado: 27 Abr 2011, 00:26
por JohnZaccardi
doddy3 escreveu: Por fim, outra coisa q. acontece intermitente (aconteceu 3 vezes) no modo sequencial qdo se estiva a segunda ele muda para terceira antes dos 4 mil giros e em seguida volta para segunda...

Aguardo comentários dos colegas.
abs,
Isso está acontecendo comigo (C4 Excl.BVA c/ 900km rodados)! Se estou em D e enfio o pé ele troca tudo a 6000RPM, mas se estou no TIP Tronic, ele vai até o corte de 1a e troca para a 2a, mas quando chega a quase 4000RPM da 2a marcha ele passa direto para a 3a marcha, sozinho!... Muito frustrante, se estou no modo TIP, esticando as marchas, ele nao poderia trocar para a 3a marcha dessa meneira.. BIZARRO!

Vou tentar testar mais vezes... com o transito de SP está dificil esticar muito a 2a marcha... aff

Alguem ja teve isso?

Re: Mais uma sobre o câmbio automático... HELP!

Enviado: 27 Abr 2011, 12:18
por alegmaciel
Não é o barulho da direção eletro-hidráulica não?

Re: Mais uma sobre o câmbio automático... HELP!

Enviado: 29 Abr 2011, 21:06
por luizsantos22
Um amigo perguntou sobre poder colocar em N com o carro em movimento. Não sei porque mais nesta caixa AL4 isso é absolutamente não recomendado. Se você me perguntar porque eu não faço idéia, mas já li isso em manuais tecnicos da citroen e ouvi isso nas cc`s! Abraços