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Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Enviado: 16 Dez 2011, 12:43
por rodrigo cardozo
Arr escreveu:marcelomatos escreveu:Caros,
Respeito as opiniões aqui postadas, mas só quem tem um carro com câmbio automático sabe a delícia que é conduzi-lo.....
X2
X3... Só quem testou as outras caixas citadas poderá verificar que a nossa AL4 é melhor... Só optei por carro aut depois de andar no C4, todas as outras citadas ficam atrás, principalmente no quesito desempenho...
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Enviado: 16 Dez 2011, 14:26
por eduardoapena
Que beleza! Várias pessoas falando bem do câmbio.
Não tenho nada a reclamar também.
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Enviado: 16 Dez 2011, 15:09
por marcelomatos
Pessoal,
Longe de mim querer polemizar algo aqui, até porquê já conquistei algumas amizades no grupo e pretendo ter outras também. Aprendi muito também com as experiências e informações de cada um. Agora, acho que para criticarmos determinado veículo, foi outra coisa que aprendi, tem de experimentar.
Em particular, a minha caixa de marchas apresentou o mesmo problema que muitos aqui no fórum relataram (exatamente 43 pessoas), pois está dando um tranco sempre que, no modo Drive, ela reduz da segunda para a primeira marcha (no sequencial isso não acontece). Já levei o carro na Citroen, e combinei de deixá-lo na primeira semana de Janeiro na Concessionária pois, segundo avaliação do Consultor Técnico e do Mecânico, o carro não corre o risco de me deixar na mão na estrada.
Porém, nada disso me desanima com o carro. Ele já está com quase 20.000km e roda em média 1.800km/mês (comprei-o em Janeiro deste ano). Ligamos e rodamos com ele todos os dias, sem exceção, ou seja, é praticamente um "táxi". Natural que uma hora ele vá dar problema, apesar de todo o cuidado que tenho com a utilização dele e manutenção.
Já ouvi falar aos montes sobre a AL4, que ela não presta, que quebra com facilidade, que é antiga, etc e tal. Principalmente em outros fóruns. Mas é aquele tal negócio, "eu ouvi ele falar, que falaram para ele, que disseram que um amigo do colega do irmão do cara do trabalho do pai que falou", ou seja, faltou a real experiência, a vivência e a comprovação.
Já tive oportunidade de colocar lado a lado com outros carros que o pessoal diz que é melhor que o C4 e nenhum deles o superou na estrada, lado a lado (esclareço que não foi racha, pega ou qualquer outra coisa, apenas mostra de desempenho em retas sem ninguém à frente, com segurança). Punto, Vectra, Astra, Civic, City, Cerato, i30, Focus, Tiida, Jetta (o 2.0), Polo, Golf, Corolla... nenhum deles superou o C4 em desempenho (não sei o dos outros, mas o meu estava no sequencial). Sempre que precisei esticar ou retomar, a caixa proporcionou uma performance bacana.
Por isso, ainda acho que tem que ver (ou ter, ou poder) para crer. Falam muitas bobagens sobre a Citroen por aí, mas me digam qual a montadora que não é igual a ela. Já tive Volkswagen, Renault, Fiat, Chevrolet, e já dirigi outros modelos de tantas outras marcas, e posso dizer que todas elas, sem exceção, tem problemas no pós-venda. Sorriem para você na hora de comprar e quando você volta, se não for para comprar outro, te dão as costas e ignoram solenemente a sua situação (salvaguardando raríssimas exceções).
Portanto, meus caros, relaxem, aproveitem, desfrutem dessa beleza que é o nosso carro. Sua caixa não é uma 8 marchas da Audi, mas também não é uma igual a do Corolla anos 90.
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Enviado: 16 Dez 2011, 21:56
por rodrigo cardozo
marcelomatos escreveu:Pessoal,
Longe de mim querer polemizar algo aqui, até porquê já conquistei algumas amizades no grupo e pretendo ter outras também. Aprendi muito também com as experiências e informações de cada um. Agora, acho que para criticarmos determinado veículo, foi outra coisa que aprendi, tem de experimentar.
Em particular, a minha caixa de marchas apresentou o mesmo problema que muitos aqui no fórum relataram (exatamente 43 pessoas), pois está dando um tranco sempre que, no modo Drive, ela reduz da segunda para a primeira marcha (no sequencial isso não acontece). Já levei o carro na Citroen, e combinei de deixá-lo na primeira semana de Janeiro na Concessionária pois, segundo avaliação do Consultor Técnico e do Mecânico, o carro não corre o risco de me deixar na mão na estrada.
Porém, nada disso me desanima com o carro. Ele já está com quase 20.000km e roda em média 1.800km/mês (comprei-o em Janeiro deste ano). Ligamos e rodamos com ele todos os dias, sem exceção, ou seja, é praticamente um "táxi". Natural que uma hora ele vá dar problema, apesar de todo o cuidado que tenho com a utilização dele e manutenção.
Já ouvi falar aos montes sobre a AL4, que ela não presta, que quebra com facilidade, que é antiga, etc e tal. Principalmente em outros fóruns. Mas é aquele tal negócio, "eu ouvi ele falar, que falaram para ele, que disseram que um amigo do colega do irmão do cara do trabalho do pai que falou", ou seja, faltou a real experiência, a vivência e a comprovação.
Já tive oportunidade de colocar lado a lado com outros carros que o pessoal diz que é melhor que o C4 e nenhum deles o superou na estrada, lado a lado (esclareço que não foi racha, pega ou qualquer outra coisa, apenas mostra de desempenho em retas sem ninguém à frente, com segurança). Punto, Vectra, Astra, Civic, City, Cerato, i30, Focus, Tiida, Jetta (o 2.0), Polo, Golf, Corolla... nenhum deles superou o C4 em desempenho (não sei o dos outros, mas o meu estava no sequencial). Sempre que precisei esticar ou retomar, a caixa proporcionou uma performance bacana.
Por isso, ainda acho que tem que ver (ou ter, ou poder) para crer. Falam muitas bobagens sobre a Citroen por aí, mas me digam qual a montadora que não é igual a ela. Já tive Volkswagen, Renault, Fiat, Chevrolet, e já dirigi outros modelos de tantas outras marcas, e posso dizer que todas elas, sem exceção, tem problemas no pós-venda. Sorriem para você na hora de comprar e quando você volta, se não for para comprar outro, te dão as costas e ignoram solenemente a sua situação (salvaguardando raríssimas exceções).
Portanto, meus caros, relaxem, aproveitem, desfrutem dessa beleza que é o nosso carro. Sua caixa não é uma 8 marchas da Audi, mas também não é uma igual a do Corolla anos 90.
Não quis me estender no meu post, mas achei perfeita este relato, das automáticas que já testei, foi a melhor em desempenho... Quanto ao teu "tranco", já existe uma nova atualização p/corrigir isto, mas prefiro a versão atual (igual à tua), por ser bem mais esperta que a anterior (parece que a "nova" atualização nada mais seria do que a versão anterior, até meados de jun/jul..., mais moderada em desempenho, mas sem os trancos).
Abçs.
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Enviado: 19 Dez 2011, 01:23
por jroberto
Boa noite, pessoal.
Não tenho muito para falar da AL4 em relação às outras caixas automáticas, pois este é meu primeiro carro automático.
Quanto à comparação com o manual, principalmente meu carro anterior (Xsara Picasso 2.0 manual), posso afirmar que SUPRIMIRAM A TERCEIRA MARCHA. Explico melhor: a 100 km/h em quarta, o motor está pouco acima de 2.500 rpm, ou seja, um pouco mais solto que na 5ª do Xsara. Dá para dizer então que a 4ª do AL4 é igual à 5ª do manual do Xsara.
Já a 3ª do AL4, quando está em D, só entra a cerca de 43 km/h, ou seja, ela equivale à 4ª do câmbio manual da maioria dos carros nacionais.
Já a 1ª e a 2ª do AL4, parecem ser iguais à 1ª e 2ª de qualquer câmbio manual. Aí é que reside o problema: por volta dos 30 km/h, quando colocaríamos a 3ª marcha, no AL4 ela não existe, só entrará por volta dos 43 km/h. Imaginem dirigir passando direto da 2ª para a 4ª, essa é a sensação que tenho. Isso é agravado em cidades pequenas, como onde moro, onde dificilmente dá para passar de 45 km/h. O carro passa berrando em 2ª. Em uma cidade maior, com vias expressas, dá para andar entre 50 e 60 km/h, já na 3ª marcha.
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Enviado: 08 Jan 2012, 20:27
por paulogazola
Tenho um C4 Picasso 2011, câmbio de 4 marchas. Alguém do fórum comentou que parece que falta a terceira marcha (que "pularia da 2a pra 4a"). Mas, pra mim parece mais que pula da 1a (que é uma marcha BEM forte, em vista do peso do carro - bom!) para a 3a (ou para uma marcha 2,5).
Como a 2a funciona incialmente a pouca rotação, em uma subida íngreme o motor compensa isso AUMENTANDO o giro e deixando o carro à meia-embreagem, deixando a rotação constante. No começo, achei estranho pra caramba isso, ainda mais que saí de um amado Clio 1.6 manual. Foi a primeira coisa que estranhei no (meu primeiro) automático.
Um amigo me disse que a embreagem dos automáticos não funciona a seco, mas sim em um fluído, virtualmente impossível de "queimar". No caso de uma subida de uma serra, por um período prolongado, há desgaste excessivo da embreagem por causa disso? Ou parado em semáforos - coloco no Neutro? Ou a embreagem é feita pra durar 100.000Km ou mais, como num carro manual?
Fora isso, não tenho outras reclamações mecânicas do câmbio. Mas, quando ao SOFTWARE que controla a coisa, acho bem meia-boca - adoraria ter o código fonte dele e dar uma mexida (como programador), como por exemplo:
- ele não obedecer (tanto) a troca de marchas manual: ex: você arranca em 1a, pisa fundo e aperta [+], o carro não passa a 2a. Você tira um pouco o pé, aperta novamente [+] e ele continua achando que você tá fazendo racha. Aperta [+] pela terceira vez (pisando mais leve) e daí sim ele passa a 2a. Ou talvez passe 3a. Mas, até aí a rua inteira tá olhando quem é o doido que tá chegando.
- O carro reduz marchas automaticamente, mesmo no manual. Isto é show. Mas, se vc estiver se aproximando de uma lombada em 3a, e pensa "vou usar o freio motor", e aperta [-], e o carro também estiver pensando nisso na mesma hora, ele reduz 2 marchas, e você acaba com um BAITA freio motor, usando 1a. Tosco. Ele poderia dar aí uns 0.5 segundos e ignorar o comando manual, ou coisa assim.
- você tá lá, andando em 3a, curtindo a paisagem, e pisa super de leve em uma curva urbana, e o carro BRRRR, reduz pra 2a, como se você fosse fazer a curva mais fechada do mundo.
Mas sei que isso é pura chatisse minha, o carro é uma nave, estou bem satisfeito.
Sou +1 na espera do C4 6 marchas... :P Assim, talvez seja capaz de fazer mais de 8 Km/l na cidade. Se fosse diesel, que nem na europa seria um sonho.
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Enviado: 08 Jan 2012, 20:58
por Arr
paulogazola escreveu:
Um amigo me disse que a embreagem dos automáticos não funciona a seco, mas sim em um fluído, virtualmente impossível de "queimar". No caso de uma subida de uma serra, por um período prolongado, há desgaste excessivo da embreagem por causa disso? Ou parado em semáforos - coloco no Neutro? Ou a embreagem é feita pra durar 100.000Km ou mais, como num carro manual?
A "embreagem" dos automáticos se chama "conversor de torque" e funciona "movido" pelo fluido da trânsmissão e não sob atrito, como as embreagens dos manuais. É quase impossível de estragar, tanto que o conversor do AL4 é blindado.
Quanto ao escalonamento de marchas, todas elas são mais longas que as correspondentes no câmbio manual do C4. A 1ª chega a 55km/h, 2ª 105km/h, 3ª 155km/h a 6000rpm. No manual a segunda vai a cerca de 80km/h a 6000 giros.
Tenho também uma Xsara Break automática, com o antigo câmbio ZF, que é mais longa ainda onde estica até 70km/h em primeira e acho uma delícia. Acho até que o C4, com mais torque, poderia usar um escalonamento semelhante.
Re: 4 marchas ao invés de 5 - Pq????
Enviado: 11 Jan 2012, 11:29
por paulogazola
Nem sempre é fácil pesquisar algo em fóruns, a não ser que você tenha a palavra-chave exata para acessar o assunto em questão.
Muito obrigado pela resposta, amigo. :)
http://carros.hsw.uol.com.br/conversores-de-torque.htm