- eduardoapena
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Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Arr, valeu pela explanação.
Acredito que o veredito do amortecedores seja igual ao da 4 Rodas:
"Os amortecedores foram os únicos componentes da suspensão reprovados. E com nota zero. Cansados pelo tempo, estavam praticamente sem ação. Levados a um dinamômetro, apresentaram queda considerável de desempenho à medida que esquentavam."
Acredito que o veredito do amortecedores seja igual ao da 4 Rodas:
"Os amortecedores foram os únicos componentes da suspensão reprovados. E com nota zero. Cansados pelo tempo, estavam praticamente sem ação. Levados a um dinamômetro, apresentaram queda considerável de desempenho à medida que esquentavam."
Editado pela última vez por eduardoapena em 11 Jan 2012, 19:07, em um total de 1 vez.
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Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Arr escreveu:Segue uma avaliação completa após a troca. Andei bastante com o carro incluindo uma viagem de 600km ida e volta Rodoanel, Bandeirantes, Anhanguera, mas também asfalto ruim da cidade, paralelepípedo, etc. Em alguns trechos na estrada até rodei pela faixa com asfalto pior só para sentir melhor como ficou.
Para minha esposa amortecedor, radiador, altenador é tudo a mesma coisa (algo que fica escondido dentro do carro) mas ela comentou após 5 minutos no banco do carona: - Achei que isso tudo era frescura sua, mas o carro ficou diferente mesmo.
Duas coisas importantes a observar na troca e que me esqueci de comentar antes é que o novo amortecedor veio com apenas uma travinha do batente contra duas do antigo. Tem que pegar uma antiga e colocar no novo. Tem também que reaproveitar uma tampinha preta que fica em cima da haste, de tamanho próximo às tampinhas de garrafa PET.
Outra observação a fazer: Muitos estão reclamando da suspensão dianteira. No MEU carro não sentí problemas com ela. Não afunda excessivamente em freadas, nem em curvas e nada de oscilações em excesso. Sempre considerei a dianteira bem acertada. Mas como os lotes de peças e especificações podem variar de uma época para outra cada um deve avaliar esse ponto conforme seus próprios critérios. Meu carro é 09/10. Fiz o pedido em 28/12/2009 quando o carro estava a caminho do Brasil e retirei em 18/01/2010. Portanto, para referência dos demais, provavelmente foi fabricado em DEZ/09.
Outro ponto: Em mais de 25.000 km os únicos gastos em manutenção foram duas revisões básicas mais uma higienização do ar condicionado na concessionária. O delay do acelerador foi resolvido na primeira revisão e tive as eletroválvulas do câmbio trocadas em garantia na segunda revisão. Nem alinhamento ou balanceamento foi preciso fazer nesse período. O carro sempre rodou redondinho e estava plenamente satisfeito.... exceto pela terrível suspensão traseira.
Vamos às impressões...
Estava rodando com 36 Libras em cada roda e mantive a calibragem para não contaminar a avaliação.
O Problema: Quem tiver a oportunidade de andar atrás de um C4 Hatch observem o eixo traseiro (O Pallas é a mesma coisa mas a "bunda" esconde a suspensão) que as molas trabalham muito rápido nas irregularidades. Tanto comprimindo como retornando. E quando retorna é comum levantar a carroceria acima de sua altura normal de rodagem gerando o efeito io-io desagradável. Isso indica pouca carga nos amortecedores traseiros, mas qualquer um na concessionária vai falar que o carro "É assim mesmo".
Depois da troca dos amortecedores...
Oscilação excessiva - Você pegava uma depressão/ondulação na estrada a 140 km/h, a suspensão oscilava umas três vezes. Uma da depressão no asfalto, mais umas duas por poucar carga do amortecedor. Nessa velocidade quer dizer que o efeito da depressão se propaga por uns 40/50 metros. Se tiver outra depressão nesse espaço a suspensão recebia a pancada ainda sob efeito daquela outra lá atrás e aí já viu, né...
Status: RESOLVIDO. Agora a traseira só mexe o que tem que mexer. Passou a depressão, ela é passado. A suspensão está pronta para outra.
Conforto - Melhorou em todas as situações, a não ser que você só costume rodar abaixo dos 30km/h.
Ruídos - A suspensão trazeira do C4 é ruidosa por natureza. Nesse ponto não mudou nada. Veja bem, são ruidos da suspensão trabalhando, não de barulhos de buchas com folga ou outros problemas. Numa rua de paralelepípedos você escuta a "sinfonia". Isso não mudou.
Estabilidade - Em curvas fortes, freadas, etc, melhorou e MUITO. O carro inclina menos e a traseira não fica dançando. Na saída do Rodoanel para a Régis sentido Sul, tem uma emenda de ponte em plena curva. Lá parecia que a traseira ia decolar quando se entrava forte. Agora parece até que arrumaram a emenda.
Lombadas, valetas e similares. - Mesmo passando devagar se sentia umas jogadinhas excessivas. Melhorou bastante oscilando só o necessário.
Paralelepípedo - Melhorou, passou a sensação de estar num navio em alto mar.
Pancadas secas em asfalto ruim - As famosas pancadas secas na traseira... Melhorou, mas não sumiu. Em alguns lugares onde dava o "TUK", não dá mais. Mas nos pontos mais radicais ainda dá. A diferença é que não dá mais aquela sambadinha ou jogada de lado na traseira.
Conclusão: Os (i)responsáveis pela tropicalização da suspensão traseira merecem tomar uma surra de vara de bambú e ficar 3 meses sem Orkut, MSN e Facebook (devem ser estagiários entre 15 e 18 anos...). Tinham um sistema bom que conseguiram estragar por completa falta de competência.
O lado bom é que a solução é simples, plug and play, embora relativamente custosa.
O ruim é a completa falta de informações e soluções nas concessionárias. "O carro e assim mesmo, se vira!"
Vou trocar a mola também?
Não. O carro ficou com um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Quem quiser "esportivar" mais o carro pode trocar a mola também, embora eu acredite que para esse caso já é melhor colocar as molas esportivas de verdade mesmo.
Vou mexer na frente?
Não. Pelas razões já explicadas no início. O carro ficou bom e estou plenamente satisfeito. Acho que não vale a pena. Agora, se precisar trocar os amortecedores, é claro, vou na Peugeot e não na Citroen.
Bom, é isso pessoal. Quem fizer a mesma troca por favor poste as impressões aqui também.
Ola Arr, sou um dos que reclamam e muito da suspensão dianteira (Deus me livre guarde...), tirei o carro mesma data que voce e com certeza é pior doq opala, a traseira do carro melhorou e diminuiu muito depois de um pequeno acidente que tive e quando saiu da Oficina que realizou os serviços resolveram oque a CCS nao conseguiu ou nao quis resolver, mas a frente continua um Deus nos acuda. Abraço.
C4 GLX 2.0 BVA - Sendre
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Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
valeu Arr! muito boa sua iniciativa e posterior relato!
abs.
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Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Estava explicando o problema do C4 balançar de lado nas irregularidades a um amigo experiente dono de oficina e ele me disse que o problema do C4 de chacoalhar de lado ao passar por ondulação é causado principalmente pelo pneu que é de perfil baixo 16, perfil 55. (205/55R16).
Por exemplo, se uma das rodas somente passar por uma ondulação no asfalto que empurra o carro para o lado,a roda com pneu de perfil alto o pneu absorve (entorta), com pneu com perfil baixo e lateral dura o carro acaba sendo empurrado para o lado, causando o balanço lateral nas ondulações.
Tenho um 307, mesmo chassis, suspensão, etc e não balança nada lateralmente como o C4. Isso é devido ao pneu do 307 ser perfil alto, aro 15 perfil 65 (195/65R15), igual do C4 VTR.
Ou seja, o 307 ao passar por uma ondulação o pneu dobra lateralmente e absorve o balanço. No C4 com pneu de perfil baixo com lateral dura, o pneu absorve pouco e passa o resto paro carro.
No C4 pallas é usado um pneu de perfil alto ou seja, privilegia o conforto.
O que pode fazer e usar o pneu do Pallas no C4 Hatch mas a esportividade vai embora.
Um exemplo, um colega trocou a roda de um New Civic, aro 18 e perfil ultra baixo, virou um liquidificador.
Um abraço,
Por exemplo, se uma das rodas somente passar por uma ondulação no asfalto que empurra o carro para o lado,a roda com pneu de perfil alto o pneu absorve (entorta), com pneu com perfil baixo e lateral dura o carro acaba sendo empurrado para o lado, causando o balanço lateral nas ondulações.
Tenho um 307, mesmo chassis, suspensão, etc e não balança nada lateralmente como o C4. Isso é devido ao pneu do 307 ser perfil alto, aro 15 perfil 65 (195/65R15), igual do C4 VTR.
Ou seja, o 307 ao passar por uma ondulação o pneu dobra lateralmente e absorve o balanço. No C4 com pneu de perfil baixo com lateral dura, o pneu absorve pouco e passa o resto paro carro.
No C4 pallas é usado um pneu de perfil alto ou seja, privilegia o conforto.
O que pode fazer e usar o pneu do Pallas no C4 Hatch mas a esportividade vai embora.
Um exemplo, um colega trocou a roda de um New Civic, aro 18 e perfil ultra baixo, virou um liquidificador.
Um abraço,
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Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Os pneus do C4 Pallas deixam o hatch muito mole. Nunca tive uma sensação tao ruim. No inicio das curvas dava para perceber o tempo entre o pneu virar e a carroceria responder.
(para que se perguntou, a CC entregou com os pneus do Pallas, depois trocaram).
Perfil alto ajuda, mas o problema esta na suspensao.
(para que se perguntou, a CC entregou com os pneus do Pallas, depois trocaram).
Perfil alto ajuda, mas o problema esta na suspensao.
- JohnZaccardi
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Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Boa tarde a todos!
Hoje, depois de pensar mto sobre trocar meus amortecedores trazeiros, finalmente o fiz!
Fui até a Motor Fast na rua Pensilvania (conheci a oficina pela lista de oficinas especializadas aqui do forum) e fui muito bem atendido pelo Bruno e pelo seu pai Alberto. Sao especializados em franceses e estao a mais de 17 anos no mercado. Entrando la muitos Xsaras e um Picasso. O Alberto tem tambem um 205 convesivel CT1 da Pinifarina.. animal o carrinho! rs. Enfim...
Chegando la demos uma volta no carro e o Bruno notou a oscilação da carroceria nas lombadas e ondulações, além das batidas secas.
Voltando a oficina ele me mostrou os amortecedores turbogas da Cofap para o 307 e resolvi coloca-los.
Subimos o carro no elevador e após tirar os amortecedores descobri que os que estavam no meu carro (C4 BVA 11/11) eram Sachs, porém nao eram argentinos e sim alemães... me surpreendi com o Made in Germany.
Colocando o Sachs alemão ao lado do Cofap do 307 pude notar imediatamente que o corpo do amortecedor do 307 é realmente maior. O corpo é tambem ligeiramente maior e a haste é um pouco mais curta que a do C4. Porém o mais surpreendente foi 'atuar' os amortecedores com a mão.
Como o nosso amigo Arr ja havia dito, o amortecedor original do C4 cede facilmente. Voce consegue atuar ele com praticamente nenhum esforço, é mole mole! Max, o mecanico, ficou surpreendido com o amortecedor e quando eu falei que meu carro tinha apenas 12000km ele ficou assustado. MTO MOLE!
O amortecedor do 307 é MUITO mais firme. Voce tem que fazer mta força pra atuar ele...
Amortecedores instalados saimos para mais uma volta. foi NITIDA a diferença! o carro agora está mto mais firme e confortavel. Voce passa na lombada, ele amortece (desce pouco, sobe e para). No Sachs ele descia, subia, descia mais um pouco e só parava na 2a subida, igual opala velho). Satisfeito sai com o carro.
Nao consegui andar mto devido ao transito mas consegui algumas coisas pra comparar.
Passando em condulações a traseira se comporta como se deve e deixa o carro mto mais estavel e confortavel (nao fica te jogando para cima e para baixo como gangorra).
Transpor lombadas tambem esta mto melhor!
O carro até arranca um pouco melhor pq apesar da frente empinar a traseira nao cede mais.
Curvas.. agora o carro faz as curvas sem voce ficar de lado praticamente pois a inclinação melhorou mto! Passando por uma junta de dilatação em um viaduto perto de casa (que antes dava a impressão que o carro sairia voando) agora passei sem maiores problemas e com mto conforto.
Passando em valetas de lado (entrada de ruas com valetas por ex.) o carro balançava tanto que eu qse batia a cabeça na janela... agora balança mto pouco, muito, mas mto melhor!
Enfim... devo pegar estrada amanha e volto aqui pra deixar mais impressões, mas o que posso dizer até agora é que o investimento valeu MUITO a pena.
A frente do carro que eu achava perfeita agora parece um pouco mole perto dos amortecedores traseiros, porém nao acho que valha o investimento. A moleza deles ainda esta dentro do aceitavel para mim.
Ficou outro carro. Qualquer um que esteja com duvidas em trocar ou não, faça agora!!!
Gastei 700 reais nos amortecedores + 100 de M.O.
Nao é barato, mas eu estava infeliz com o carro, ja pensando qdo iria trocá-lo de tão ruim que eu achava a moleza e batidas secas, agora voltei a amar o carro!
Quem quiser meus amortecedores antigos fique avontade. estão com 12000km e segundo a CCS estao PERFEITOS... kkkk oook!
Bom, é isso galera!
Abraço!!
Hoje, depois de pensar mto sobre trocar meus amortecedores trazeiros, finalmente o fiz!
Fui até a Motor Fast na rua Pensilvania (conheci a oficina pela lista de oficinas especializadas aqui do forum) e fui muito bem atendido pelo Bruno e pelo seu pai Alberto. Sao especializados em franceses e estao a mais de 17 anos no mercado. Entrando la muitos Xsaras e um Picasso. O Alberto tem tambem um 205 convesivel CT1 da Pinifarina.. animal o carrinho! rs. Enfim...
Chegando la demos uma volta no carro e o Bruno notou a oscilação da carroceria nas lombadas e ondulações, além das batidas secas.
Voltando a oficina ele me mostrou os amortecedores turbogas da Cofap para o 307 e resolvi coloca-los.
Subimos o carro no elevador e após tirar os amortecedores descobri que os que estavam no meu carro (C4 BVA 11/11) eram Sachs, porém nao eram argentinos e sim alemães... me surpreendi com o Made in Germany.
Colocando o Sachs alemão ao lado do Cofap do 307 pude notar imediatamente que o corpo do amortecedor do 307 é realmente maior. O corpo é tambem ligeiramente maior e a haste é um pouco mais curta que a do C4. Porém o mais surpreendente foi 'atuar' os amortecedores com a mão.
Como o nosso amigo Arr ja havia dito, o amortecedor original do C4 cede facilmente. Voce consegue atuar ele com praticamente nenhum esforço, é mole mole! Max, o mecanico, ficou surpreendido com o amortecedor e quando eu falei que meu carro tinha apenas 12000km ele ficou assustado. MTO MOLE!
O amortecedor do 307 é MUITO mais firme. Voce tem que fazer mta força pra atuar ele...
Amortecedores instalados saimos para mais uma volta. foi NITIDA a diferença! o carro agora está mto mais firme e confortavel. Voce passa na lombada, ele amortece (desce pouco, sobe e para). No Sachs ele descia, subia, descia mais um pouco e só parava na 2a subida, igual opala velho). Satisfeito sai com o carro.
Nao consegui andar mto devido ao transito mas consegui algumas coisas pra comparar.
Passando em condulações a traseira se comporta como se deve e deixa o carro mto mais estavel e confortavel (nao fica te jogando para cima e para baixo como gangorra).
Transpor lombadas tambem esta mto melhor!
O carro até arranca um pouco melhor pq apesar da frente empinar a traseira nao cede mais.
Curvas.. agora o carro faz as curvas sem voce ficar de lado praticamente pois a inclinação melhorou mto! Passando por uma junta de dilatação em um viaduto perto de casa (que antes dava a impressão que o carro sairia voando) agora passei sem maiores problemas e com mto conforto.
Passando em valetas de lado (entrada de ruas com valetas por ex.) o carro balançava tanto que eu qse batia a cabeça na janela... agora balança mto pouco, muito, mas mto melhor!
Enfim... devo pegar estrada amanha e volto aqui pra deixar mais impressões, mas o que posso dizer até agora é que o investimento valeu MUITO a pena.
A frente do carro que eu achava perfeita agora parece um pouco mole perto dos amortecedores traseiros, porém nao acho que valha o investimento. A moleza deles ainda esta dentro do aceitavel para mim.
Ficou outro carro. Qualquer um que esteja com duvidas em trocar ou não, faça agora!!!
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Nao é barato, mas eu estava infeliz com o carro, ja pensando qdo iria trocá-lo de tão ruim que eu achava a moleza e batidas secas, agora voltei a amar o carro!
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Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA
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- BICUDO
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Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
JohnZaccardi, que bom , o Alberto e o Bruno sao muito bem recomendados pelos menbros do forum e como nao podia de ser...vejo que foi muito bem atendido , com relaçao ao valor acho que está dentro do custo.
abr4ços.
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- JohnZaccardi
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Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Sem duvida Bicudo. Fui muito bem atendido e nao iria a outra oficina se meu carro estivesse fora da garantia. Recomendo a todos.
O preço foi justo sim. Estou mto satisfeito.
Abs
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Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Ótimo relato. Me encorajou a botar os Cofap na dianteira do meu VTR mais ainda heheheh
- Zeppelin
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Re: Amortecedor traseiro do 307 no C4. Melhora?
Boa JonhZaccardi, enfim vc elogiando a suspeção do seu C4... rsrsrs
Gostei do relato, mas qndo eu fizer vou trocar os 4 ou mandar preparar. Por enquanto a suspensão não está me irritando tando, pois logo vou voltar com minhas eibach. Quem sabe mais para frente...
Veja um preço para os seus amortecedores e me mande uma MP. Quem sabe eu não os preparo...
Abs.
Gostei do relato, mas qndo eu fizer vou trocar os 4 ou mandar preparar. Por enquanto a suspensão não está me irritando tando, pois logo vou voltar com minhas eibach. Quem sabe mais para frente...
Veja um preço para os seus amortecedores e me mande uma MP. Quem sabe eu não os preparo...
Abs.
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