Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Luciano LLP
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Re: Velocímetro descalibrado

Mensagem por Luciano LLP »

Bom dia pessoal.

Por várias vezes eu passei na lombada eletrônica e também pude conferir. O meu C4 Pallas também marca sempre 2 Km a mais do que na lombada.

Abç.

Luciano.

alexanderscouto
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por alexanderscouto »

Oi pessoal,

Sou novo por aqui e entrei nesse tópico por acaso, pois gostaria de saber qual o percentual exato de erro do velocímetro, pois tenho um C4 GLX 1.6 que cheguei em 203 km/h no velocímetro, e gostaria de saber a velocidade real.

Mas posso ajudar em relação ao entendimento do erro quando alterada a relação de rodas e pneus. O cálculo da velocidade não se baseia diretamente no diâmetro, mas diretamente ao perímetro, e este relaciona-se ao raio, que relaciona-sr ao diâmetro.

O cálculo da velocidade é bem simples. Sabendo-se o perímetro do conjunto roda + pneu, basta saber as Rpm do conjunto, e daí é feita uma conta simples de distância percorrida naquele tempo.

Suponha perímetro em metros = P
Suponha rotações = R
Suponha minuto = M

A cada R você tem a distância P percorrida, logo a cada Y R/M, você tem Y P/M que convertendo para km/h seria (YxP/1000)km/(1/60)h que finalmente será (Y x P x 60)km/1000h.

A conta do perímetro é 2 x pi x raio do conjunto

Abraço

l4m4
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por l4m4 »

Todo velocímetro CORRETAMENTE CALIBRADO IRÁ MARCAR VELOCIDADE MAIOR QUE A REAL, sempre! Isso é obrigação dos fornecedores desse tipo de sistema. Se estiver marcando "cravado" ou abaixo, é que estará errado!

E quanto a lombadas eletrônicas e afins, elas também tem tolerâncias a erros, por isso em velocidades abaixo de 100km/h todo sistema de aferição de velocidade (ditos radares de velocidade) darão uma tolerância de 7km/h, e acima de 100km/h, a tolerância será de 7% da velocidade máxima permitida.

A menos que tenha sido alterado alguma resolução dos órgãos de transito, é isso!

Abs!
C4glxBVA...

fljp
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Mensagem por fljp »

"Cravado" não está errado não, são poucos mas existem os carros com o velocímetro exato, mas é normal mesmo que os velocímetros marquem um pouco a mais que a velocidade real. Essa diferença varia entre fabricantes, os carros da FIAT são os que conheço que tem a maior diferença (cerca de 10%). Os carros da PSA são bem precisos nesse aspecto, antes do C4 eu tinha um 206 que tinha a mesma margem de erro, cerca de 2 km/h, menor que os carros da Ford e BEM menor que os carros da FIAT...

b00m
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por b00m »

A culpa disso é do velocímetro digital. Vai ver se num painel de ponteiro vc enxerga 2km/h, a própria espessura do ponteiro é mais que isso hehehehe...
abrax

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”