Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Dec0 VTR
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: RODAS NOVAS, NOVO AJUSTE CONTROLE TRAÇAO

Mensagem por Dec0 VTR »

marcnas escreveu:Dec0 VTR,

Claro que tem um limite entre o tamanho do pneu e a melhora na arrancada. Mas o caso que iniciou esse topico é referente a troca do aro 15 original pelo aro 17 com pneu mais largo.

Novamente vou citar opiniões de outras pessoas. O consutor técnico Fabrício Samahá do site Best Car Web:

Sempre deve haver compatibilidade entre potência e largura dos pneus. Um modelo de baixa potência não arrancaria bem com um pneu tão largo como o de um Fórmula-1 e vice-versa. Até 20% a mais de largura, a aceleração de 0 a 100 km/h não deveria ser afetada no caso de um motor pequeno. Motores com maior cilindrada e sobra de potência podem até melhorar de 0 a 100 com pneus mais largos, especialmente porque diminuiria a patinagem inicial. Mas também há limites -- inclusive de legislação, porque os pneus não podem ultrapassar a linha dos pára-lamas.

Concordo com o que ele fala.

Mas não sou perito nessa area, hehehe.

Abraço.

Ueh cara, mas eh isso mesmo. Tudo depende da potência do carro.... mas me diz, "sobra de potencia"? Que carro que tá avenda para nós, pobre mortai,s no mercado comum aí tem isso? Eu não conheco nenhum..... eu falo com propriedade, naum por ser expert nem nada, o que nao sou, mas.... com as rodas aro 15 originais o meu C4 arrancava horrores melhores do que com essas aro 18 que tem agora.

R1C4
Membros
Veiculo: Outros

Mensagem por R1C4 »

Assino em baixo de tudo que o Deco disse, rodei 1 ano com as 15'' e as 18'' o carro perde arrancada mesmo.
Esse natal foi eu e o Bora juntos para nossos sitios que sao proximos um do outro, a cada arrancada ou retomada ele abria facil facil de mim (ele esta com as 15'') inclusive minha mae reparou isso e comentou nossa como o carro dele esta andando mais que o meu...
abs!!!

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Pelo menos o seu tem velocidade final maior que a do dele. É a lei da compensação. Hehehehehehe...
Abs
Bruno Figueiredo.

rguimaraes
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Contato:

Mensagem por rguimaraes »

Roda maior = inércia maior
Inércia maior = maior esforço do motor para fazê-la girar...

Abraços,
Ricardo
Imagem

marcnas
Membros

Mensagem por marcnas »

Então ta né...

ZECA
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por ZECA »

Pessoal o seguinte:

Além de fazer alguns cálculos matemáticos, fui à uma loja Michelin e coloquei as medidas dos pneus originais e os que eu queria colocar e deu extamente o mesmo diametro máximo das seguintes medidas:
195/65R15 X 225/45R17.

Portanto a velocidade indicada no velocímetro é exatamente a mesma!

Em relaçào ao desempenho do carro realmente piora devido à 2 coisas:

1- Arrasto (atrito) maior dos pneus mais largos com o chào
1- Arrasto aerodinãmico do ar com os pneus mais largos!

Inclusive li sobre o coeficiente de arrasto aerodinamico deste veículo e dizia:
CX 0,28 desde que COM PNEUS 195/65 R 15!!

Interessante estes dados!

Espero ter elucidado melhor estes ítens!

Abrax

mark elber
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por mark elber »

Esta conversa de vocês fez eu ficar preocupado e meio arrependido em ter colocado rodas 20 no meu pallas. Vai prejudicar meu carrro né?

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Mark, provavelmente estas rodas de 20", mesmo montadas em pneus de perfil bem mais baixo, estão com o diâmetro e a circunferência maiores do que as do conjunto original. Como a largura dos pneus tb é maior, certamente a arrancada do seu carro piorou em relação ao normal, pq vc alongou a relação (diâmetro maior), e aumentou o arrasto e o grip (pneu com seção transversal maior). Em conpensação, sua estabilidade está mt melhor, e sua velocidade final, tb deve ter aumentado. Para compensar esta perda, faça um veneno leve no carro, aquela receita básica de mexer na admissão de ar, chip e escape.

Abs
Bruno Figueiredo.

matheoscp
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por matheoscp »

[quote="Dec0 VTR]

Galera, a deficiencia do carro em arrancadas depois da troca do conjunto de rodas por outro de maior diametro NDA tem a ver com o controle de tração, QUE FRISE-SE, NUNCA PODE SER DESLIGADO. O que vcs taum desligando aí é o controle de estabilidade ESP, agora o de tração ASR é ligado 100% do tempo, e nem botão tem no painel.

[/quote]

na verdade aquele botao ESP é so uma representação dos controles de estabilidade e TRAÇÃO tbem...
ou seja, se voce apertar o botao ESP, desligar o sistema, esta desligando tbem o controle de tração....

se quiser comprovar, arranca a partir do 0 com o botao ESP ligado, e depois com ele desligado, voce vai ver a diferenca...
com ele ligado o carro canta pneu rapidinho e voce sente o carro segurando um pouco...
com ele desligado o carro simplesmente canta muito, como um carro normal sem controle de tração...

otra situação que voce pode perceber é quando voce reduz uma marcha muito cedo,e da uma cantadinha de pneu, o sinalzinho ESP que fica no velocimetro começa a piscar, e voce percebe que nao tem nada a ver com o controle de estabilidade...
na maioria das vezes em que essa luzinha pisca é o controle de tração funcionando e nao o de estabilidade...na verdade apenas 1 vez nesses meus 4 meses de VTR ele piscou e eu acredito que foi o estabilidade funcionando, que foi numa curva que eu entrei em velocidade fora de comum, o carro patinou de tudo quanto é jeito pra fora da pista e por sorte de que a pista era larga que eu nao cai pra grama, foi um daqueles momentos gela-toba...
minha duvida quanto ah essa representação do sinal ESP pelos controles eh saber se estao sendo representados todos os controles(AFU tbem) ou so os tração e estabilidade.

quanto ao pneu eu li na quatro rodas sobre isso mesmo, esse ganho aqui e perda ali, mas acredito que deve ser algo bem insignificante, ainda mais que mesmo perdendo poder na arrancada, ganha-se aderencia oque faz o carro cantar menos pneu e assim ganhar alguns decimos, logo a diferenca deve ser bem pequena.

flws

Splinter
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Splinter »

matheoscp escreveu:
na verdade aquele botao ESP é so uma representação dos controles de estabilidade e TRAÇÃO tbem...
ou seja, se voce apertar o botao ESP, desligar o sistema, esta desligando tbem o controle de tração....

se quiser comprovar, arranca a partir do 0 com o botao ESP ligado, e depois com ele desligado, voce vai ver a diferenca...
com ele ligado o carro canta pneu rapidinho e voce sente o carro segurando um pouco...
com ele desligado o carro simplesmente canta muito, como um carro normal sem controle de tração...

otra situação que voce pode perceber é quando voce reduz uma marcha muito cedo,e da uma cantadinha de pneu, o sinalzinho ESP que fica no velocimetro começa a piscar, e voce percebe que nao tem nada a ver com o controle de estabilidade...
na maioria das vezes em que essa luzinha pisca é o controle de tração funcionando e nao o de estabilidade...na verdade apenas 1 vez nesses meus 4 meses de VTR ele piscou e eu acredito que foi o estabilidade funcionando, que foi numa curva que eu entrei em velocidade fora de comum, o carro patinou de tudo quanto é jeito pra fora da pista e por sorte de que a pista era larga que eu nao cai pra grama, foi um daqueles momentos gela-toba...
minha duvida quanto ah essa representação do sinal ESP pelos controles eh saber se estao sendo representados todos os controles(AFU tbem) ou so os tração e estabilidade.

quanto ao pneu eu li na quatro rodas sobre isso mesmo, esse ganho aqui e perda ali, mas acredito que deve ser algo bem insignificante, ainda mais que mesmo perdendo poder na arrancada, ganha-se aderencia oque faz o carro cantar menos pneu e assim ganhar alguns decimos, logo a diferenca deve ser bem pequena.

flws
X2

Falou tudo certinho, parabens, soube se expressar muito bem matheoscp!
Imagem
C4 VTR - Prata - Xenon direcionais - MAK Volare 19" - Teto preto brilhante - Aerofólio - Pedaleiras e descanso de pé originais - molas H&R - Filtro SIMOTA duplo fluxo - Capas de pinça Brembo

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”