Uma triste notícia para o pessoal que chegou ao fórum mais recentemente: o MFO abandonou o projeto há muito tempo :/
Rui, seu projeto parece bastante interessante, será que poderia postar algumas fotos para nós? :)
Mas eu notei que você se confundiu e escreveu "EW10JA" hehehe... Só para esclarecer, seguem alguns nomes de motores da família EW:
- EW10J4: é o da Xsara Picasso e dos 307 mais antigos, não possui VVT e equipou os 206 GTI/S16 lá fora, e por isso possui algumas receitas na internet;
- EW10J4S: é o do C4 VTS/ 206 RC (ou GTI180 em alguns mercados), é o mais potente dos EW 2.0, possui VVT;
- EW10A: é uma evolução do EW10J4, possui VVT e no exterior não é muito bem conhecido pois equipou mais a linha C4 Picasso e os C5 automáticos. Aqui no Brasil além de possuir versão FLEX, equipa os C4 VTR/Pallas/Hatch/Picasso/Grand Picasso/Lounge e também C5, 308 e alguns 307;
- EW12J4: um motor 2.2 (2231 cilindradas) com VVT, na Europa equipou as C8, 507, 607, 807, e na China foi AMPLAMENTE utilizado nos C5. Gera na casa dos 160cv, e já li em fóruns gringos diversos projetos interessantes envolvendo cabeçotes de EW10J4 ou EW10J4S montados com parte de baixo de EW12. Infelizmente não veio para o Brasil;
- EW12A: é na verdade um upgrade do EW12J4, feito para consumir um pouco menos e render um pouquinho mais e só existe na China. É o motor EW mais recente (e provavelmente o último projeto dessa família de motores) e representa também uma bela jogada de marketing, pois aumentaram a cilindrada dele para a casa das 2250 e poucos cilindradas para que fosse considerado um 2.3 (isso pesa no facelift de um carro, né);
- EW10D: versão bem rara, um 2.0 que equipava alguns 406 e C5 (dos antigos) na Europa. É o único motor da família EW com injeção direta de combustível. Dizem que apresenta um consumo muito melhor do que o J4 comum, mas a performance é praticamente a mesma do que o 10A.
Sanando as dúvidas em relação ao COMANDO PREPARADO para EW10A, agora ele existe SIM. Há uns meses entrei em contato com a Catcams e eles me passaram 3 perfis de comandos ESPECÍFICOS para o EW10A, como se fosse "estágio I, II e III", com códigos diferentes daqueles que postaram aqui antes. Em outubro fui à Espanha e trouxe o par do estágio II (referência 4903402) - não quis pegar o III pois a abertura das vávulas aumenta consideravelmente e tal, e trocando uma idéia com o pessoal da Cat, para uso cotidiano na rua poderia ficar ruim (às vezes acho que dei mole, deveria ter pego o III mesmo).
Eu ainda NÃO instalei os comandos, como estou conduzindo o projeto de uma maneira em que o gasto seja o menor possível, assim que estiver com tudo pronto monto e gasto com reprogramação da injeção apenas uma vez (descartei a idéia da piggyback por alguns motivos...).
Até agora tenho as seguintes peças "estocadas":
- Coletor de admissão em alumínio do C4 VTS;
- Borboleta 20% maior do C4 VTS;
- Coletor de escape 4x1 do C4 VTS;
- Comandos Catcams "stage II";
- Catalisador Magnaflow 2,25" de alto fluxo;
- Cabeçote extra para retrabalhar;
- Virabrequim e volante do motor extra para retrabalhar.
Espero em breve fazer o escape todo em inox em 2,25", aí então fica faltando retrabalhar o cabeçote e instalar tudo e acertar (provavelmente tenha que comprar bicos de maior vazão, mas colocar bicos suplementares não rola no momento, afinal não quero usar piggyback). Aliviar e balancear o volante+vira ainda não tenho certeza se vou fazer...acho que fica para um momento posterior.
Estou muito ansioso! Agora não falta taaanta coisa assim... Depois do motor, vejo os freios e suspa...
Embora não tenham tantas informações disponíveis na internet como outros motores, acho que ainda teriam várias coisas legais (e caras!) para serem feitas depois, como importar bloco, vira e bielas do EW12J4, pistões de alta compressão, ITBs da Jenvey, comandos stage III... Mas aí é outro nível de brincadeira, primeiro preciso terminar o "projeto básico"...
Abraços
- jonathansiqueira
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
- Contato:
Re: COMANDO PREPARADO C4 (EW10A)
Muito legal, tive um carro com volante aliviado, não gostei, fica ruim pra andar no trânsito urbano, encosta no acelerador o carro pula pra frente, tira o pé o carro vai a zero rotações.
Aproveita e na saída do coletor de escape tem uma peça que parece um cifão de pia, aquilo limita a exaustão e uso de giro extra, apesar de manter o torque em baixa.
Valeu!
Aproveita e na saída do coletor de escape tem uma peça que parece um cifão de pia, aquilo limita a exaustão e uso de giro extra, apesar de manter o torque em baixa.
Valeu!
- VTR_RS
- Membros
- Estado: RS
- Veiculo: C4 VTR
- Contato:
Pessoal
Nada ais de informações sobre os comandos??
Estou a procura de informações e pretendo instalar um comando bom com ganho razoável
Nada ais de informações sobre os comandos??
Estou a procura de informações e pretendo instalar um comando bom com ganho razoável
- fmiglior
- Moderador
- Estado: SP
O filipe411 importou os comandos estágio 2 da CATCAM, o cabeçote esta aqui em SP sendo preparado tanto pros comandos como pra usar o coletor de admissão do EW10J4S que é um pouco diferente do EW10A, se não me engano ele esta esperando a molas novas das válvulas chegarem... depois cabeçote volta pra ele e começa a montagem.
Além do motor, ele tb ja esta com uma caixa de cambio Be3/6 de 6 marchas pra instalar no carro e pinças de freios dianteiras da brembo, de 4 pistões do 406 coupe.
Escape ele ja comprou tb algumas peças da magnaflow, coletor de escape ele já tinha trocado... e acho que é isso.
Até o fim do ano deve estar pronto.
Além do motor, ele tb ja esta com uma caixa de cambio Be3/6 de 6 marchas pra instalar no carro e pinças de freios dianteiras da brembo, de 4 pistões do 406 coupe.
Escape ele ja comprou tb algumas peças da magnaflow, coletor de escape ele já tinha trocado... e acho que é isso.
Até o fim do ano deve estar pronto.
EX C4 VTR
- VTR_RS
- Membros
- Contato:
Tb estou vendo dos comandos
Os Brembo já tenho de 4 pistões tb, só tem que adaptar
Não pensei ainda em escape, mas tenho idéia de fazer aqui na fábrica mesmo tudo em INOX, menos os abafadores...
Quero ver qto cv vem com estes comandos 4901804 para o VTS
Os Brembo já tenho de 4 pistões tb, só tem que adaptar
Não pensei ainda em escape, mas tenho idéia de fazer aqui na fábrica mesmo tudo em INOX, menos os abafadores...
Quero ver qto cv vem com estes comandos 4901804 para o VTS
- bpSPEED
- Membros
- Estado: MG
Como funciona a instalação desses freios da brembo, sabe informar? Exige adaptações?
My VTR video: https://www.youtube.com/watch?v=qGOjUPwEXdE
SPECS:
- C.A.I.
- Iridium Sparks
- Catback
- Stock ECU
SPECS:
- C.A.I.
- Iridium Sparks
- Catback
- Stock ECU
- VTR_RS
- Membros
- Contato:
bpSPEED escreveu:Como funciona a instalação desses freios da brembo, sabe informar? Exige adaptações?
Os que tenho precisa sim, ainda não fiz pois o carro está na pintura qdo fizer posto, só que os discos do VTS são maiores que do VTR
Sobre os comandos devo instalar dentro de 40 dias e vamos ver o resultado