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DaltonSponholz
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Re: Pionner for Citroen RDE2

Mensagem por DaltonSponholz »

Thiago,

Vi seu video, mas não vi como você resolveu o problema do controle de bluetooth no volante. Até o final do video você não tinha a tecla BT, como fez funcionar?

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thiago_toledo
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Re: Pionner for Citroen RDE2

Mensagem por thiago_toledo »

DaltonSponholz escreveu:Thiago,

Vi seu video, mas não vi como você resolveu o problema do controle de bluetooth no volante. Até o final do video você não tinha a tecla BT, como fez funcionar?
Estou controlando as funcoes do bluetooth pelos botoes do cdplayer, o botao do volante é mais um atalho, e vou só adiquirir as teclas mais pra frente..nao vou mexer nisso agora.
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yurifranzoni
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Re: Pionner for Citroen RDE2

Mensagem por yurifranzoni »

Buenas, pessoal!

Sou novo por aqui, fui proprietário de um C4 Hatch GLX ano 2013 por uns três meses e me vi obrigado a devolver o carro por conta de uns problemas que a autorizada não conseguia resolver. Como foram eles que me venderam o veículo, consegui desfazer a compra do seminovo e me ofereceram um Aircross zero km, a condições bem razoáveis, e acabei fechando negócio.

Recebi então o meu Aircross Tendance há pouco mais de uma semana e me deparei com esse dilema do rádio original que não tem USB. Depois de muita pesquisa e tentativas nestes dez dias, eis o que aprendi, com a ajuda preciosa do colega bruel:

- O rádio Pioneer for Citroën RDE Level 1 é o modelo que equipa a versão Tendance, sem USB nem Bluetooth. Como meu carro é zero, trata-se de um aparelho que utiliza a rede CAN, padrão de mercado atual, mas que faz com que todo mundo se comunique entre si. Por esse motivo, tive dificuldade (e não achei) nenhum RDE Level 2 CAN dando sopa por aí. E mesmo que achasse, teria de comprar à parte o chicote com porta USB, o microfone Bluetooth e ainda levar na concessionária para habilitar o aparelho no meu automóvel. Por tudo isso, tive de partir para a solução mais drástica...

- Trocar o rádio original por outro.
Comprei um Pioneer MVH-X378BT, aparelho sem leitor de CD, com porta USB frontal, entrada para controle remoto por cabo (Wired Remote) e Bluetooth. Instalei no lugar do RDE Level 1 tomando o cuidado de não eliminar o chicote original - emendei um chicote no outro, para facilitar no caso de ter de colocar o rádio original de volta.

Tudo funcionou certinho, exceto os controles da coluna de direção e o sensor de estacionamento.

Os controles da direção precisam de uma interface à parte para poderem ser conectados ao Pioneer - lembrando que é indispensável que o aparelho novo tenha entrada para controle remoto com fio, nem todos os modelos possuem essa entrada -, então comprei uma interface Faaftech FT-CAN-WIRE, que deve ser conectada aos pinos CAN+ e CAN- do chicote do rádio original e sua saída (um plug padrão P2, tipo fone de ouvido mesmo) deve ser conectada à porta Wired Remote do rádio Pioneer. Com isso, o rádio novo passou a obedecer perfeitamente aos comandos da coluna, originais de fábrica.

Faltava só o sensor de estacionamento. Como o sensor original (assim como o restante do carro...) trabalha através da rede CAN do Aircross, por padrão, a central eletrônica do carro direciona os bips do sensor para os alto-falantes do rádio. Somente os rádios RDE Level 1 e Level 2 originais de fábrica possuem a pinagem e a funcionalidade de interpretar os sinais da rede CAN, por isso não tem como fazer os rádios Pioneer ou quaisquer outros não-originais funcionar com o sensor original.

A solução: levei na concessionária Citroën, conversei com o gerente da oficina (gente finíssima aliás) e ele conectou o scanner da fábrica (o famoso Lexia) ao meu carro. Nesse scanner, eles tiram diagnósticos, limpam mensagens de erro, etc... e lá dentro tem um parâmetro que permite que os bips do sensor sejam direcionados ou ao rádio (padrão de fábrica) ou à BSI, a famosa chave de seta.

Alterado esse parâmetro, os bipes do sensor imediatamente voltaram a funcionar, sendo que agora o aviso sai pela chave de seta, a mesma que dá alerta de porta aberta, cinto desatado, etc, etc.

Não é tão elegante como os alto-falantes do rádio, mas não precisei mais correr atrás de rádio original, nem instalar outro sensor "genérico" para não ficar sem (como me sugeriram), nem voltar ao rádio de fábrica.

Fica a dica para quem perdeu o sensor de estacionamento ao trocar o rádio do carro. Não sei se esse problema acontece com os proprietários de C4 que trocam o som original por outros, mas vi que essa chatice atinge os donos de C3, C3 Picasso e Aircross, então, vai que eu consiga ajudar alguém por aqui também...

Abraços

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Re: Pionner for Citroen RDE2

Mensagem por bruel »

Yuri,

Muito bom o seu relato e aind abem que funcionou tudo certo como desejava.

Abraço

sergioongaratto
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Re: Pionner for Citroen RDE2

Mensagem por sergioongaratto »

yurifranzoni escreveu:Buenas, pessoal!

Sou novo por aqui, fui proprietário de um C4 Hatch GLX ano 2013 por uns três meses e me vi obrigado a devolver o carro por conta de uns problemas que a autorizada não conseguia resolver. Como foram eles que me venderam o veículo, consegui desfazer a compra do seminovo e me ofereceram um Aircross zero km, a condições bem razoáveis, e acabei fechando negócio.

Recebi então o meu Aircross Tendance há pouco mais de uma semana e me deparei com esse dilema do rádio original que não tem USB. Depois de muita pesquisa e tentativas nestes dez dias, eis o que aprendi, com a ajuda preciosa do colega bruel:

- O rádio Pioneer for Citroën RDE Level 1 é o modelo que equipa a versão Tendance, sem USB nem Bluetooth. Como meu carro é zero, trata-se de um aparelho que utiliza a rede CAN, padrão de mercado atual, mas que faz com que todo mundo se comunique entre si. Por esse motivo, tive dificuldade (e não achei) nenhum RDE Level 2 CAN dando sopa por aí. E mesmo que achasse, teria de comprar à parte o chicote com porta USB, o microfone Bluetooth e ainda levar na concessionária para habilitar o aparelho no meu automóvel. Por tudo isso, tive de partir para a solução mais drástica...

- Trocar o rádio original por outro.
Comprei um Pioneer MVH-X378BT, aparelho sem leitor de CD, com porta USB frontal, entrada para controle remoto por cabo (Wired Remote) e Bluetooth. Instalei no lugar do RDE Level 1 tomando o cuidado de não eliminar o chicote original - emendei um chicote no outro, para facilitar no caso de ter de colocar o rádio original de volta.

Tudo funcionou certinho, exceto os controles da coluna de direção e o sensor de estacionamento.

Os controles da direção precisam de uma interface à parte para poderem ser conectados ao Pioneer - lembrando que é indispensável que o aparelho novo tenha entrada para controle remoto com fio, nem todos os modelos possuem essa entrada -, então comprei uma interface Faaftech FT-CAN-WIRE, que deve ser conectada aos pinos CAN+ e CAN- do chicote do rádio original e sua saída (um plug padrão P2, tipo fone de ouvido mesmo) deve ser conectada à porta Wired Remote do rádio Pioneer. Com isso, o rádio novo passou a obedecer perfeitamente aos comandos da coluna, originais de fábrica.

Faltava só o sensor de estacionamento. Como o sensor original (assim como o restante do carro...) trabalha através da rede CAN do Aircross, por padrão, a central eletrônica do carro direciona os bips do sensor para os alto-falantes do rádio. Somente os rádios RDE Level 1 e Level 2 originais de fábrica possuem a pinagem e a funcionalidade de interpretar os sinais da rede CAN, por isso não tem como fazer os rádios Pioneer ou quaisquer outros não-originais funcionar com o sensor original.

A solução: levei na concessionária Citroën, conversei com o gerente da oficina (gente finíssima aliás) e ele conectou o scanner da fábrica (o famoso Lexia) ao meu carro. Nesse scanner, eles tiram diagnósticos, limpam mensagens de erro, etc... e lá dentro tem um parâmetro que permite que os bips do sensor sejam direcionados ou ao rádio (padrão de fábrica) ou à BSI, a famosa chave de seta.

Alterado esse parâmetro, os bipes do sensor imediatamente voltaram a funcionar, sendo que agora o aviso sai pela chave de seta, a mesma que dá alerta de porta aberta, cinto desatado, etc, etc.

Não é tão elegante como os alto-falantes do rádio, mas não precisei mais correr atrás de rádio original, nem instalar outro sensor "genérico" para não ficar sem (como me sugeriram), nem voltar ao rádio de fábrica.

Fica a dica para quem perdeu o sensor de estacionamento ao trocar o rádio do carro. Não sei se esse problema acontece com os proprietários de C4 que trocam o som original por outros, mas vi que essa chatice atinge os donos de C3, C3 Picasso e Aircross, então, vai que eu consiga ajudar alguém por aqui também...

Abraços
Existe realmente essa configuração e foi o que fiz logo que instalei o RD45 e os beeps do estacionamento não soavam, mas na verdade o som é direcionado para a COM2000 e não para a BSI.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

bruel
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Re: Pionner for Citroen RDE2

Mensagem por bruel »

Senhores,

Aproveitando o topico esse radio do link abaixo, funcionaria perfeitamente nos C4, principalmente na C4 Picasso e Grand Picasso?

Ou ele precisa da tela multimidia?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText

Felixbsb4
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Re: Pionner for Citroen RDE2

Mensagem por Felixbsb4 »

Amigos. No meu C4 Grand Picasso para resolver esse problema, visto que coloquei um DVD Pioneer utilizei uma interface importada que emite os bips dos sensores do carro nos auto falantes igual o som original e ainda interliga o novo som aos comandos do volante. Atualmente o som dos sensores continua saindo nos auto falantes do carro e meus controles de volante funcionam perfeitamente no DVD da Pioneer. É só uma dica caso deseje que o som dos sensores continuem nos auto falantes do carro.
Abraços.

yurifranzoni
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Re: Pionner for Citroen RDE2

Mensagem por yurifranzoni »

Felixbsb4 escreveu:Amigos. No meu C4 Grand Picasso para resolver esse problema, visto que coloquei um DVD Pioneer utilizei uma interface importada que emite os bips dos sensores do carro nos auto falantes igual o som original e ainda interliga o novo som aos comandos do volante. Atualmente o som dos sensores continua saindo nos auto falantes do carro e meus controles de volante funcionam perfeitamente no DVD da Pioneer. É só uma dica caso deseje que o som dos sensores continuem nos auto falantes do carro.
Abraços.
Essa era outra opção que eu tinha, indicação do amigo bruel aqui do fórum.

No meu caso, para fazer meu Pioneer MVH-X378BT conversar com os comandos originais da coluna de direção da Aircross, usei uma interface da Faaftech modelo FT-CAN-WIRE. Preço normal R$ 229 na loja Wolloko.com.br - sendo que comprei através do site Submarino.com.br, onde eu tinha alguns vouchers de desconto que me permitiram gastar apenas 94,00 contando com o frete para meu endereço.

O caso do bip do sensor de estacionamento saindo na COM2000 (obrigado pela correção, sergioongaratto!) foi resolvido na CSS da minha cidade (e foi feito na faixa, free, custo zero!) e ficou bacana também. Mas pra quem faz questão do sensor conversando com os alto-falantes do rádio, aí a opção é uma interface da Connects2 (deve ter sido essa que o colega acima comprou) ou encontrar uma interface da EATech iCAN, mas essa eu só achei em um site (perdi o link infelizmente) que a revendia por R$ 399.

Abraços!

jpaulo33
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Re: Pionner for Citroen RDE2

Mensagem por jpaulo33 »

Li todo o tópico e ainda tenho dúvidas.

Tenho um C4 2010/2011, exclusive sport, o rádio dele é o RD4 c bluetooth (só para chamadas) mas sem USB ou AUX, o que mais me faz falta é streaming de música por bluetooth (atualmente uso uma USB box para ter AUX).

Para instalar o RDE2 CAN (que tem BT para chamadas e streaming de música, USB e AUX) precisaria também comprar os chicotes para USB/AUX assim como microfone e chicotes para funcionar o bluetooth? O sensor de estacionamento seria reproduzido normalmente nos falantes (mesmo sensor dianteiro?)?

No caso do RD45 ele faz streaming de música também por BT com o adicional que apareceria tudo na tela original do PC de bordo e não pelo rádio como no RDE2? Sensor de estacionamento funciona ok? Teria que comprar o cabeamento também?

bruel
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Re: Pionner for Citroen RDE2

Mensagem por bruel »

jpaulo33 escreveu:Li todo o tópico e ainda tenho dúvidas.

Tenho um C4 2010/2011, exclusive sport, o rádio dele é o RD4 c bluetooth (só para chamadas) mas sem USB ou AUX, o que mais me faz falta é streaming de música por bluetooth (atualmente uso uma USB box para ter AUX).

Para instalar o RDE2 CAN (que tem BT para chamadas e streaming de música, USB e AUX) precisaria também comprar os chicotes para USB/AUX assim como microfone e chicotes para funcionar o bluetooth? O sensor de estacionamento seria reproduzido normalmente nos falantes (mesmo sensor dianteiro?)?

No caso do RD45 ele faz streaming de música também por BT com o adicional que apareceria tudo na tela original do PC de bordo e não pelo rádio como no RDE2? Sensor de estacionamento funciona ok? Teria que comprar o cabeamento também?
Ola amigo respondendo suas questões:

- RDE2: faz streaming de musica via BT, mas vc precisará dos chicotes do USB , MIC e AUX para funcionar.
Sensor estacionamento funciona pelo radio somente o traseiro. Pode alterar para o som sair via COM2000 , frente e tras (necessario scanner).
Perderá as informações no display do painel do carro, aparecerá apenas no radio.

- RD45: faz streaming de musica via BT, mas vc precisará dos chicotes do USB , MIC e AUX para funcionar.
Sensor estacionamento funciona pelo radio stereo frente e trás
Display fica no painel do radio original.

Você tem a opção também de trocar sua caixa nomade que faz o bluetooth do seu rádio, que deve ser a versão 01 para uma nomade versão 02 e adquirir também o o chicote usb, aux e mic e instalar no seu RD4 sem precisar alterar o radio.

Essa nomade versao 02 faz streaming de BT, tem USB e AUX.

Abraço

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