Página 25 de 32

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 09 Set 2014, 10:05
por fmiglior
rodrigo cardozo escreveu:
Karakarioka escreveu:Sempre utilizei shell TB, são top, mas na minha última troca no vectra utilizei o Castrol Magnatec semi sintético e achei o motor um pouco mais sereno que o shell. Na próxima troca do C4 devo usar o Castrol só que o sintético, atualmente estou utilizando o Total e não estou gostando, acho q bate muito tucho com o motor frio.

O Total no Brasil é uma m@rda... Nem a Citroen utiliza mais... Pelo menos aqui em Poa eles adotaram o Shell faz tempo. Basta olhar a classificação deles pra ver que estão defasados... Se não me engano, estavam ainda no SL ou SM... O Shell já está no SN faz tempo (também no semi sintético)...

As CSS tem como opção fechar contrato com a Total ou com a Shell, escolhe por custo. Isso não quer dizer que o oleo Total é ruim, pelo contrario a Shell por exemplo não vende no Brasil o HELIX ULTRA AP-L 5W30 compativel com a norma B71 2290 da PSA para os motores THP, já a Total tem o Quartz INEO ECS 5W30.

As novas normas de óleo da PSA busca antender as exigencias de redução de poluição da EURO5 nem todos óleos são encontrados no brasil (ACEA C2).
- Ganho CO2
- Compatibilidade com os biocombustíveis
- Resistência do óleo à oxidação
- Durabilidade do sistema de despoluição


Tipo de óleo Grau SAE Normas PSA PEUGEOT CITROËN
Mineral 15W40 B71 2295
Semi-sintético 10W40 B71 2300
Sintético 5W40 B71 2296
Sintético anti-poluição 5W30 B71 2290
Sintético anti-poluição 0W30 B71 2312

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 10 Set 2014, 09:02
por rodrigo cardozo
fmiglior escreveu: As CSS tem como opção fechar contrato com a Total ou com a Shell, escolhe por custo. Isso não quer dizer que o oleo Total é ruim, pelo contrario a Shell por exemplo não vende no Brasil o HELIX ULTRA AP-L 5W30 compativel com a norma B71 2290 da PSA para os motores THP, já a Total tem o Quartz INEO ECS 5W30.
As novas normas de óleo da PSA busca antender as exigencias de redução de poluição da EURO5 nem todos óleos são encontrados no brasil (ACEA C2).
- Ganho CO2
- Compatibilidade com os biocombustíveis
- Resistência do óleo à oxidação
- Durabilidade do sistema de despoluição
Tipo de óleo Grau SAE Normas PSA PEUGEOT CITROËN
Mineral 15W40 B71 2295
Semi-sintético 10W40 B71 2300
Sintético 5W40 B71 2296
Sintético anti-poluição 5W30 B71 2290
Sintético anti-poluição 0W30 B71 2312

Encontrei este material na NET, e as especificações do Shell Ultra 5W40 atende as exigências da norma PSA B71 2296...:

"O grupo PSA francês emitiu um conjunto de especificações de petróleo em 2009, a fim de exercer maior controle sobre os óleos de motores utilizados em seus veículos. Todas as especificações são baseadas em especificações ACEA mas também exigem outras condições a serem cumpridas.

PSA B71 2290
Especificação do óleo do motor Peugeot / Citroën introduziu em 2009 B71 2290 é um óleo de baixa SAPS para motores com filtros de partículas diesel e com as normas Euro 5 de emissões. As especificações gerais são: ACEA C2 ou C3 com testes de PSA adicionais.
PSA B71 2294
Especificação do óleo do motor Peugeot / Citroën introduziu em 2009 a especificação principal: ACEA A3 / B4 com testes de PSA adicionais.
PSA B71 2295
Peugeot / Citroën padrão de óleo do motor para motor antes MY 1998 especificação geral: ACEA A2 / B2.
PSA B71 2296
Especificação do óleo do motor Peugeot / Citroën introduziu em 2009 Especificações gerais: ACEA testes de PSA adicionais A3 / B4 +."


Aparentemente, a B71 2290 se aplicaria mais especificamente aos motores com filtros de partículas diesel (muito utilizado na Europa) E com as normas EURO 5 de emissões...

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 10 Set 2014, 09:18
por fmiglior
rodrigo cardozo escreveu:
fmiglior escreveu: As CSS tem como opção fechar contrato com a Total ou com a Shell, escolhe por custo. Isso não quer dizer que o oleo Total é ruim, pelo contrario a Shell por exemplo não vende no Brasil o HELIX ULTRA AP-L 5W30 compativel com a norma B71 2290 da PSA para os motores THP, já a Total tem o Quartz INEO ECS 5W30.
As novas normas de óleo da PSA busca antender as exigencias de redução de poluição da EURO5 nem todos óleos são encontrados no brasil (ACEA C2).
- Ganho CO2
- Compatibilidade com os biocombustíveis
- Resistência do óleo à oxidação
- Durabilidade do sistema de despoluição
Tipo de óleo Grau SAE Normas PSA PEUGEOT CITROËN
Mineral 15W40 B71 2295
Semi-sintético 10W40 B71 2300
Sintético 5W40 B71 2296
Sintético anti-poluição 5W30 B71 2290
Sintético anti-poluição 0W30 B71 2312

Encontrei este material na NET, e as especificações do Shell Ultra 5W40 atende as exigências da norma PSA B71 2296...:

"O grupo PSA francês emitiu um conjunto de especificações de petróleo em 2009, a fim de exercer maior controle sobre os óleos de motores utilizados em seus veículos. Todas as especificações são baseadas em especificações ACEA mas também exigem outras condições a serem cumpridas.

PSA B71 2290
Especificação do óleo do motor Peugeot / Citroën introduziu em 2009 B71 2290 é um óleo de baixa SAPS para motores com filtros de partículas diesel e com as normas Euro 5 de emissões. As especificações gerais são: ACEA C2 ou C3 com testes de PSA adicionais.
PSA B71 2294
Especificação do óleo do motor Peugeot / Citroën introduziu em 2009 a especificação principal: ACEA A3 / B4 com testes de PSA adicionais.
PSA B71 2295
Peugeot / Citroën padrão de óleo do motor para motor antes MY 1998 especificação geral: ACEA A2 / B2.
PSA B71 2296
Especificação do óleo do motor Peugeot / Citroën introduziu em 2009 Especificações gerais: ACEA testes de PSA adicionais A3 / B4 +."


Aparentemente, a B71 2290 se aplicaria mais especificamente aos motores com filtros de partículas diesel (muito utilizado na Europa) E com as normas EURO 5 de emissões...
na verdade não, essas normas se aplicam tanto a motores a diesel como a gasolina, mas para os diesel é aconselhado os óleos com baixa emissão de de cinzas os ACEA C2 por causa do filtro

Como os motores EW10 e TU5 não atendem as normas euro 5 e no brasil tanto faz isso tambem nem fabricante de carro nem de óleo liga pra poluição hahaa..
no caso do TU(1.6) pode-se usar qualquer óleo 5w40, 10w40, 0w30 ou 5w30. já pro Ew10A (2.0) a recomendação é o 5w40, nem o 10w40 que antes vinha indicado no manual do carro é recomendado mais.

então não tem problema nenhum a CSS citroen usar esse shell nos motores dos C4, esta dentro do que é recomendado, mas não atende a recomendação 5w30 THP dos lounge.

aqui em SP esse oleo INEO da TOTAL custa por volta de 35 reais nas CSS peugeot... não é nenhum absurdo.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 06 Out 2014, 21:23
por fernandomanomics
Galera, li bastante todos os tópicos de óleo e não encontrei uma resposta pra minha duvida.
É o seguinte: em todos os meus carros sempre troquei o óleo a cada 6 meses ou + ou - 7500km. Porém depois que comprei o VTR, só o utilizo nos finais de semana, e dependendo do final de semana, saio com outro carro e ele chega a ficar 2 semanas parado. E quando saio com ele, rodo pouco. O resultado disso é que no final dos 6 meses dá cerca de 2500km rodados. Desde de que peguei ele tô usando o 5w40 Lubrax Supera SN Sintético, na ultima troca eu questionei o cara que tava fazendo se era prudente eu trocar com 1 ano e não com 6 meses, visto que com 1 ano deve dar + ou - 5000km. Ele me respondeu que até poderia, mas seria bom utilizar outra marca com uma melhor aditivação e blá blá blá, que esse Lubrax após os 6 meses ia começar a formar borra e tal. P**a, um óleo que custa quase R$ 30 o litro tem aditivação ruim? Não levei muita fé pq o lugar é revendedor oficial da Mobil.
Mas e aí, é verdade ou não? Devo investir em um óleo melhor para trocar com 1 ano ou fico com o Lubrax? O fato do carro ficar bastante tempo parado não influencia no tempo de troca, devendo ser trocado com 6 meses mesmo com km baixa?
Qualquer ajuda tá valendo!!

Valeu!

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 07 Out 2014, 13:24
por rodrigo cardozo
fernandomanomics escreveu:Galera, li bastante todos os tópicos de óleo e não encontrei uma resposta pra minha duvida.
É o seguinte: em todos os meus carros sempre troquei o óleo a cada 6 meses ou + ou - 7500km. Porém depois que comprei o VTR, só o utilizo nos finais de semana, e dependendo do final de semana, saio com outro carro e ele chega a ficar 2 semanas parado. E quando saio com ele, rodo pouco. O resultado disso é que no final dos 6 meses dá cerca de 2500km rodados. Desde de que peguei ele tô usando o 5w40 Lubrax Supera SN Sintético, na ultima troca eu questionei o cara que tava fazendo se era prudente eu trocar com 1 ano e não com 6 meses, visto que com 1 ano deve dar + ou - 5000km. Ele me respondeu que até poderia, mas seria bom utilizar outra marca com uma melhor aditivação e blá blá blá, que esse Lubrax após os 6 meses ia começar a formar borra e tal. P**a, um óleo que custa quase R$ 30 o litro tem aditivação ruim? Não levei muita fé pq o lugar é revendedor oficial da Mobil.
Mas e aí, é verdade ou não? Devo investir em um óleo melhor para trocar com 1 ano ou fico com o Lubrax? O fato do carro ficar bastante tempo parado não influencia no tempo de troca, devendo ser trocado com 6 meses mesmo com km baixa?
Qualquer ajuda tá valendo!!

Valeu!

Parceiro, quase 30 reais aí em Gravataí... Aqui em POA, o menor valor gira em torno de 38 pilas... Com relação ao período de troca, a própria CCS trocava o Shell 10W40 HX7, semi-sintético, a cada revisão, ou seja, 1 ano... Considerando o que vc sugere, sintético, dificilmente criaria problemas em trocar a cada ano... Atente para só utlizar combustível de excelente qualidade, pois do contrário, o mesmo poderia contribuir p/ a formação de borra...

PS: para contribuir, atualmente estou utilizando o Shell 5W40, um dos melhores desta fábrica e também rodo muito pouco (carro de Ago/2010, 25K...) e pretendo tocar somente com 1 ano também... A diferença de preço pro BR é mínima e o óleo é TOP...

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 11 Out 2014, 21:22
por Corpses
Pessoal,

Li tudo aqui, aprendi bastante coisa. Obrigado.

Mas ainda não cheguei a uma conclusão.

Posso ou não usar o Shell Hx7 10w40, no C4 Hacth 2.0 Exclusive ???

Valew

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 12 Out 2014, 00:34
por dacoregio
Pode. Cai dentro firme.
Certifique-se que o API do óleo é o SN.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 12 Out 2014, 23:01
por Corpses
Obrigado dacoregio,

É o SN sim.

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 13 Out 2014, 12:03
por rodrigo cardozo
Corpses escreveu:Pessoal,

Li tudo aqui, aprendi bastante coisa. Obrigado.

Mas ainda não cheguei a uma conclusão.

Posso ou não usar o Shell Hx7 10w40, no C4 Hacth 2.0 Exclusive ???

Valew

Para ressaltar, é o óleo utilizado nas CCS aqui de POA...

Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Enviado: 19 Out 2014, 17:15
por torresigor
dacoregio escreveu:Pode. Cai dentro firme.
Certifique-se que o API do óleo é o SN.
Dacoregio, tenho um c4 hatch 1.6 flex com 150 mil km, vc me indicou o óleo lubrax tecno 15w40 api-sn.
Pois eu fiquei sabendo que esse óleo é semi sintético, hj acabei de ler todos os comentários desse tópico, e queria te perguntar se eu poderia usar algum óleo mais top que seja sintético no carango, ou é besteira estarei gastando a toa? Grato Igor.