Página 4 de 4
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
Enviado: 01 Abr 2014, 00:51
por rafael_araujo777
Prezados, tenho um C4 hatch 2010 GLX AUT que esta apresentando o seguinte problema: após algum tempo dirigindo (e sempre que observado, eu estava subindo uma ladeira, ocorrendo na redução de marchas) o veiculo parece que perde força, o motor fica barulhento. como se estivesse com o escape furado. Mesmo enfiando o pé, ele não responde como o esperado, parece que se transforma num 1.0! Para completar, começa a dar uns trancos na troca das marchas... não apresenta mensagem de erro, e não entra no modo de segurança (travando na marcha). è só desligar e ligar que volta ao normal! Meu mecanico diz que o problema é na caixa, que tem que trocar as eletrovalvulas, o oleo e recalibrar o sistema. Contudo já li um monte de mensagens sobre isso, e que nem sempre esta eh a solução. Alguem pode ajudar???
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
Enviado: 29 Mai 2014, 12:36
por aspadim
Pessoal,
Estava com mesmo problema no AL4 do meu C4 Hatch 2010 e RESOLVI!
Sou de SP, e passei por 3 concessionárias: TGV Nações Unidas, Le Mans Osasco e Rivoli Butantã; nenhuma delas diagnosticou corretamente o problema e como paleativo sempre "resetavam" o câmbio, porém após algum tempo andando os trancos voltavam e todo aquela via-crusis de travar em 3a marcha recomeçava.
Solicitei em uma delas que fosse verificado o fluido do câmbio e a pressão durante o acionamento das marchas após dicas dos colegas do C4C, e o mecânico falou que não era possível fazer isso neste carro! Total incompetente. E me solicitou que fosse realizado o reparo do câmbio a um custo de R$8700,00 mesmo estando na garantia! Além de não dar garantia do serviço além dos 3meses!!!
Tinha desistido desse assunto e convivia com o tranco. Porém, na última revisão de 60k km, resolvi levar o carro em outra concessionária : TRIANON Pompéia. Realizei a manutenção de 60k km normalmente e informei do problema do câmbio, e que como tenho um 307CC (mesmo câmbio) já havia passado pelo mesmo problema e resolvido, para mostrar que não era um leigo no assunto. O atendente então me informou que iria realizar o diagnóstico do câmbio e me retornava. Um dia depois, me informou que havia defeito no câmbio e que já havia solicitado outro câmbio completo para a Citroen! Porém o carro deveria ficar 7 dias úteis na concessionária para chegar a peça e proceder a troca, e a minha custa seria a mão de obra (R$1600,00).
Aceitei, relutante pois já conheço algumas histórias de pessoas que recebem câmbio novo e o problema persiste, de carros parados por quase 1mês e meio na concessionárias, etc... Ontem, passados 4 dias úteis, retirei o carro e estava PERFEITO! Nunca vi essa troca de marcha em Citroen só na minha Mercedes, inclusive no Sport o desempenho é mto bom!!! Fiquei realmente impressionado com o carro!
Fica ai a dica: Concessionária TRIANON Pompéia em SP é a TOP pra mim! Acharam o problema rápido, tomada de decisão imediata, e entrega antes do prazo dado! Estou 100% satisfeito com o serviço e fidelizado com a Citroen.
Abraços,
Toni
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
Enviado: 29 Mai 2014, 17:17
por tdf
Toni, fico feliz que tenha resolvido seu problema, mas tem cheiro de algo estranho no ar.
Explico: até onde sei, em concessionária é 8 ou 80: ou te cobram a peça E a mão de obra, ou não te cobram nada (reparo em garantia).
No caso, te disseram que trocaram o câmbio inteiro de graça (o que sairia uma cifra considerável pela singela tabelinha de preços da Citroen), só cobrando a mão de obra de R$1.600,00. Nunca vi comportamento assim, cobrar pelo serviço e não pela peça.
O que eu deduzo é que eles fizeram um reparo do seu câmbio (provavelmente arrumaram as vedações que deixam escapar a pressão, talvez trocaram solenoides, talvez trocaram parcialmente o óleo), deixaram seu câmbio pronto pra outra e cobraram um preço bem justo pra ser feito em concessionária.
Na prática não muda muita coisa, pois fazendo isso o AL4 dura bastante segundo os relatos (ao ponto da galera passar o carro pra frente sem ver o momento do câmbio dar PT de vez), mas, se eu pudesse apostar, apostaria que não te deram um câmbio novo não, e sim um belo tapa no seu antigo com uma bela conversa de brinde.
Re: A minha saga com os problemas no Câmbio AL4 do meu C4 Ha
Enviado: 29 Mai 2014, 18:51
por aspadim
tdf escreveu:Toni, fico feliz que tenha resolvido seu problema, mas tem cheiro de algo estranho no ar.
Explico: até onde sei, em concessionária é 8 ou 80: ou te cobram a peça E a mão de obra, ou não te cobram nada (reparo em garantia).
No caso, te disseram que trocaram o câmbio inteiro de graça (o que sairia uma cifra considerável pela singela tabelinha de preços da Citroen), só cobrando a mão de obra de R$1.600,00. Nunca vi comportamento assim, cobrar pelo serviço e não pela peça.
tdf como não sou o primeiro dono do carro, não sei o que rolou com o câmbio anteriormente para diagnosticar de cara. Solicitei a garantia de imediato (nos 30k km) quando notei o problema porém me recusaram. Pensei em entrar como processo, etc...mas cancelei a idéia uma vez que tinha outros carros para utilizar e o trabalho/resultado seria a longuíssimo prazo.
Quanto ao 8/80, valeu a dica pois na hora comparei o valor com os R$8k a R$12k que recebi de orçamento anteriormente e fiquei tão feliz que mandei fazer o serviço hehe. Vou conferir em um mecânico parceiro, até pq não acompanhei o serviço e tenho os números de série do câmbio e outras peças do carro (precaução antiga das mercedes). Verifiquei a nota fiscal que emitiram para a empresa e está assim:
42450910 SUBST CONJUNTO COMANDO CAIXA DE CAMBIO R$1890.00
seguido de um desconto no final para cehgar no valor que disse.
tdf escreveu:O que eu deduzo é que eles fizeram um reparo do seu câmbio (provavelmente arrumaram as vedações que deixam escapar a pressão, talvez trocaram solenoides, talvez trocaram parcialmente o óleo), deixaram seu câmbio pronto pra outra e cobraram um preço bem justo pra ser feito em concessionária.
Na prática não muda muita coisa, pois fazendo isso o AL4 dura bastante segundo os relatos (ao ponto da galera passar o carro pra frente sem ver o momento do câmbio dar PT de vez), mas, se eu pudesse apostar, apostaria que não te deram um câmbio novo não, e sim um belo tapa no seu antigo com uma bela conversa de brinde.
Como disse anteriormente, tenho um 307cc que tem o AL4 e deu o mesmo problema. Resolvemos trocando o óleo e ajustando a pressão. FIM. Ficou perfeito nunca mais deu tranco.
Quanto ao procedimento, vou verificar o que fizeram realmente em outro mecânico antes de contestar e se realizaram essa troca que pelo visto é responsabilidade deles realemnte, vou pedir a grana de volta. O importante como disse, é que resolveram o problema que estava me enchendo o saco há uns 2 anos. O tranco e os defeitos subsequentes eram muito irritantes e uma concessionária não conseguir me apresentar o diagnóstico que tive com a ajuda de vocês do forum e uma fuçadinha, demonstrou o despreparo ou desinteresse do pessoal que atende nas outras CSS. Por isso ainda não tiro o mérito deles.
Abraços,
TONI