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Re: Cheiro de podre

Enviado: 20 Jan 2010, 20:50
por juliocesarsr1
bergnascimento escreveu:Meu carro tbm tem um gambá morto no motor!
Que eu faço!?
O meu Pallas e o meu ex Polo Sedam quando estavam com baixa quilometragem (menos de 2500 quilômetros rodados) apresentavam esse cheiro característico, decorrente da ação dos materiais componentes do sistema de escape, principalmente do catalizador com pouco uso. O cheiro somente minimizou-se a partir de 3000 quilômetros rodados.
Hoje, o veículo está com cerca de 17000 quilômetros rodados e o cheiro aparece somente na primeira partida do motor depois de deixá-lo "morrer" em saídas (patroa ao sair de um semáforo, por exemplo); em ladeiras íngremes, situações em que exigimos do acelerador; ou quando se trafega em altas rotações, o que pode ser verificado em qualquer veículo atual, principalmente quando estamos na estrada e somos ultrapassados por alguém conduzindo em alta velocidade.
A maioria dos relatos aqui expostos versam sobre veículos com baixa quilometragem.
Seria interessante que os companheiros que exporam problemas neste "post" relatassem os respectivos desfechos.
Abraços.

Re: Cheiro de podre

Enviado: 20 Jan 2010, 22:33
por mmbdp
Interessante verificar se os carros flex estão apresentando mais esse problema do que os gasolina. O meu só a gasolina nunca deu esse problema.

Quer dizer, agora não vai dar mais, pq arranquei mesmo o catalizador...rs

Re: Cheiro de podre

Enviado: 20 Jan 2010, 22:43
por HERON
O meu é flex, está com 7.800 Km e ainda apresenta esse problema (somente quando abastecido com gasolina), mas parece que está diminuindo a intensidade.

Re: Cheiro de podre

Enviado: 21 Jan 2010, 10:32
por bergnascimento
Meu Gambázinho está com 8800.. semana q vem revisão!

Re: Cheiro de podre

Enviado: 18 Fev 2010, 21:24
por HERON
Aparentemente o problema desapareceu.
Está com 10 mil km.

Re: Cheiro de podre

Enviado: 18 Fev 2010, 21:39
por Cyro
Um aspecto que não comentaram aqui, diz respeito ao tipo de gasolina usada. Se for aditivada, precisa saber qual a marca, pois há diferença de composição. Se a aditivada contiver chumbo, haverá maior dano ao catalisador. Não sei qual gasolina aditivada tem chumbo. O fábio-sd que entende do assunto depois pode nos explicar melhor. A única que eu sei que contém chumbo e inclusive está identificada na bomba de combustível com um adesivo é a da rede de postos Ale.

EDITADO ANTES QUE ALGUÉM TAQUE LENHA:

Fiquei intrigado com a asneira que li acima e fui dar uma conferida. Acontece que a legislação brasileira proibiu a adição de chumbo a gasolina desde 1991. NÃO HÁ CHUMBO NA GASOLINA BRASILEIRA

Fonte pra correção: site Bestcars e folder da gasolina aditivada Ale.


EXPLICAÇÃO PRA ASNEIRA ACIMA:

O posto Ale de minha cidade realmente tem esse adesivo na bomba de gasolina aditivada. Vou tirar uma foto e depois coloco aqui.
Segunda fonte de asneira: manual de todos os Honda no Brasil que recomendam abastecimento apenas com gasolina comum.

Sorry pela asneira, mas nem apaguei pra ouvir a opinião de gente menos mané que eu...

Re: Cheiro de podre

Enviado: 24 Fev 2010, 08:12
por DoberMANN
Mais 1 com problema de cheiro.. EU.

Meu carro esta com 5 mil KM. Com alcool ele fica com um cheiro forte de alcool, achava estranho. Passei a abastecer com gasolina a uns 2 meses e fica pior, um cheiro de ovo podre horrivel. Lembra muito o cheiro que os Tempra tinham.

Juro que me da vergonha do carro. Já vi gente na garagem do meu predio tapando o nariz quando estou estacionando.

E ja testei 5 gasolinas diferentes. Comum e aditivada do BR, comum e aditivada do Ipiranga e aditivada da Shell.

Sem contar que tenho de andar lacrado no carro, com ar condicionado sem circulação de ar, porque nem eu aguento o cheiro. Para piorar meu carro esta começando a fazer aquele cheiro de umidade no ar condicionado (COM 5 MIL KM), quer dizer estou fodido, porque tenho de escolher entre um cheiro ruim e outro pior.

RIDICULO um carro desse ser fedido assim. Estou começando a me arrepender da compra.

Vou ver se levo o carro mes que vem na concessionaria. Alguem ja conseguiu resolver o problema? Qual foi a solução?

Re: Cheiro de podre

Enviado: 24 Fev 2010, 22:22
por Silver Arrow
Cyro escreveu:Um aspecto que não comentaram aqui, diz respeito ao tipo de gasolina usada. Se for aditivada, precisa saber qual a marca, pois há diferença de composição. Se a aditivada contiver chumbo, haverá maior dano ao catalisador. Não sei qual gasolina aditivada tem chumbo. O fábio-sd que entende do assunto depois pode nos explicar melhor. A única que eu sei que contém chumbo e inclusive está identificada na bomba de combustível com um adesivo é a da rede de postos Ale.

EDITADO ANTES QUE ALGUÉM TAQUE LENHA:

Fiquei intrigado com a asneira que li acima e fui dar uma conferida. Acontece que a legislação brasileira proibiu a adição de chumbo a gasolina desde 1991. NÃO HÁ CHUMBO NA GASOLINA BRASILEIRA

Fonte pra correção: site Bestcars e folder da gasolina aditivada Ale.


EXPLICAÇÃO PRA ASNEIRA ACIMA:

O posto Ale de minha cidade realmente tem esse adesivo na bomba de gasolina aditivada. Vou tirar uma foto e depois coloco aqui.
Segunda fonte de asneira: manual de todos os Honda no Brasil que recomendam abastecimento apenas com gasolina comum.

Sorry pela asneira, mas nem apaguei pra ouvir a opinião de gente menos mané que eu...
Grande Cyro,

Confesso que fiquei intrigado e com seu comentário sobre o Chumbo. Passei a observar os Postos da ALE, pois meu Renault vem com um baita adesivo no bocal do tanque proibindo a utilização de gasolina com chumbo. Seria desnecessário este aviso no Brasil pois conheço o protocolo que você citou. Por outro lado nossos vizinhos (Hermanos) não usam a mesma tecnologia, praticamente todas as gasolinas da Argentina, Paraguai e Chile tem chumbo. Serve de alerta para os colegas que se aventuram para aqueles lados. A propósito o VTR adora uma tancada de ESSO Synergy 8000 (98 RON), é outro carro!Além de custar apenas U$ 1,- /L.

Re: Cheiro de podre

Enviado: 24 Fev 2010, 23:25
por Silver Arrow
O Nico, FVianna, Juliocesar e outros postaram varias destas informações e eu complementei com outras.
O catalisador é projetado para funcionar dentro de especificações de órgãos reguladores e das montadoras para cada tipo de combustível.
A presença um odor forte nos veículos a gasolina é um alerta de que o motor está desregulado, ou a quantidade de álcool na gasolina está abaixo de 20%.Este odor é causado por altos teores de enxofre na gasolina nacional e, apesar dos catalisadores desenvolvidos no Brasil conterem substâncias inibidoras desse odor, a sua presença está relacionada com uma mistura ar-combustível rica (excesso de combustível). O problema é causado, basicamente devido à redução do teor de álcool na gasolina (conseqüente adição de outros compostos) ou problema com o sistema de alimentação do combustível (carburador ou injeção) e/ou o sistema de controle de emissões evaporativas.
Determinados modelos de veículos importados, equipados com catalisadores que "não" foram desenvolvidos para o mercado brasileiro, podem apresentar mais pronunciado o famigerado odor. Neste caso, seria interessante solicitar à montadora uma solução para o fato, por exemplo, a troca do catalisador original por um "tropicalizado" (desenvolvido para o mercado nacional). 'Os veículos a álcool, equipados com catalisador, não apresentam o mesmo odor, pois o álcool apresenta a quantidade de SO2 desprezível, porém há a eliminação de aldeídos com cheiro bastante característico.
Logo após ligar, o carro por cerca de 1 minuto fica acelerado IGNORANDO a sonda da mesma forma que com o pé fundo em Open Loop esta enriquecendo a mistura para aquecer o carro ou atingir o desempenho desejado, gerando o cheiro.
O mau cheiro é resultante da exigência do motor para o regime que você esta solicitando. Enquanto o carro está em closed-loop (com a sonda ainda corrigindo) o cheiro não existe, pois a função da sonda é fazer com que o motor queime o resultado próximo a Lambda 1 ( onde o catalisador funciona na função desejada ). Ao acelerar fundo, entra em modo open-loop onde a sonda não envia mais nada para o motor, a injeção toma conta de entrar em uma estratégia (mapa) diferente para performance e literalmente ignora a Sonda Lambda, ou seja, a mistura que é enviada para o catalisador é Abaixo ou Acima da faixa de Lambda 1, gerando então esse cheiro de ovo podre.
Espero que fique claro que queima errada não se dá só com o pé no fundo, e sim em uma variedade de situações (principalmente se o carro estiver com alguma coisa quebrada) o quando aceleramos forte o mau cheiro aumenta devido a estratégia de performance determinada pelo módulo (com fator lâmbda por volta de 0,84-0,88 - isto é, mais gasolina do que ar na queima para gerar aumento rápido de potência).
Após percorrer um percurso razoável, com uma condução moderada, dificilmente você irá perceber maus odores no seu carro. Os casos apresentados neste tópico devem se tratar de carros que fazem percursos curtos e não chegam a atingir a temperatura ideal para o funcionamento correto do catalisador e comprometendo assim a eliminação adequada dos excessos de combustíveis ocasionada pelo funcionamento do carro logo após ligar.
Conclusão, com certeza o catalisador dos flex é outro, por isso o assunto é recorrente.
Solução, vamos andar com estes brinquedos porque ao que tudo indica chegando próximo do 10.000km o problema some e de preferência viajar muito para evitar os problemas de trabalhar com o catalisador frio.
Grande abraço para todos, desculpem pelo texto extenso.

Re: Cheiro de podre

Enviado: 26 Fev 2010, 17:31
por LeoBJJ
Pessoal,

Tenho acesso há 4 C4s (3 VTRs e 1 Pallas). Nenhum deles é Flex.

Com exceção do Pallas, todos tem cheiro de ovo podre. No caso, o meu apenas apresenta este cheiro durante a ré.

Já levei na concessionária aqui em Brasília (aquela próxima ao Brasília Shopping) e foi trocado o filtro do ar, assim como foi festa uma suposta "higienização" do ar condicionado.

Ficou tudo bem por algum tempo, mas agora o cheiro ruim retornou. Está um saco, sempre que ando com mulher no carro, tenho que avisar que o cheiro é do catalizador e não do meu rabo.

Minha impressão é que ninguém sabe resolver isto.