Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
riquati
Membros
Estado: MT
Veiculo: Outros

Re: C4 Hatch - Ar-condicionado alterna entre normal e ventilação

Mensagem por riquati »

Duducas, se eles trocassem pelo 2.0, mesmo com alguma diferença, eu toparia... não peguei o 2.0 na época por conta do consumo (na verdade, medo do consumo, e por conhecer bem e gostar da motorização do 1.6). Nem passava pela minha cabeça que o 1.6 ia dar este tipo de problema... se eu tivesse lido este tópico aqui antes, minha compra teria sido outra, ou o 2.0, ou mesmo insistido no Pallas que havia encomendado (e demorou demais pra chegar).

Acho meio difícil desfazerem o negócio comigo agora, com 6k km rodados. Peguei o carro e dois dias depois estava na estrada, inclusive foi o motivo de cancelar a compra do Pallas (que estava eternamente em trânsito) e pegar o hatch. Pra ter uma idéia, eu tinha deixado meu carro lá (um Fit Ex 5/6), pago R$ 13k em cash como entrada, e estava com o leasing aprovado (a tal promoção do juro zero+passagem). Quando estava em Londrina, no trânsito urbano, um calor de 40 graus... e sem a/c (tive de abrir as janelas do carro o tempo todo), quase levei na Citro. Se eu tivesse mais tempo na cidade, e não estivesse em umas férias muito corridas, teria deixado lá. Quem sabe a resposta fosse diferente da nossa Ville de France.

Ainda não falei com o comercial de lá, minha vendedora foi a Vanusa (mto atenciosa, por sinal). O SAC pediu 48 horas, estou esperando um retorno deles... contigo eles cumpriram o prazo? Se não se manifestarem, vou lá novamente, trocar uma idéia com ela, e ver o que eles propõem. O consultor (o Aildo) e o mecânico disseram que esgotaram as soluções indicadas pela fábrica... não chegaram a falar em trocar o compressor. Eu honestamente preferia nem mexer nele, A/C não gosto de 'abrir' o sistema, ainda mais em um carro novo. Tem situações em que não há alternativa (por exemplo, uma porrada que estrague o evaporador, ou o 'radiador' do ar; aí é fuga de gás e troca do componente, sem chances); mas podendo evitar, eu evito. Ainda mais em um carro zero km.

Eu vou esperar o SAC mais dois dias, protocolar a reclamação (com carta A/R, para ficarem espertos - se forem minimamente inteligentes, saberão que pretendo tocar a coisa adiante...), e ir lá na Ville ver o que me propõem. Não descarto cobrar judicialmente a solução, como você diz... é meu primeiro zero KM, primeiro financiamento (todos meus outros carros foram comprados à vista antes), e logo com ele me acontece isso. Nunca tive um carro com A/C original (mal)funcionando deste jeito.

um abração, e muito, muito obrigado mesmo pelas informações!!! É bom porque já sei então o 'como funciona' ... ajudou pacas!

Se a coisa encaminhar para um processo (eu não queria, gosto do carro!), podemos trocar figurinhas, e quem sabe, até junto com os outros colegas que estão na mesma situação. Não pode ser algo tão complicado para a montadora resolver.

casnor
Membros
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por casnor »

Essa troca pelo 2.0 eu faria na hora, mas tá dificil. Vc acha q a concessionaria vai pegar o carro DEFEITUOSO desse pra vender pra quem?
O que eu vou tentar amanha é levar na FORD e perguntar qto eles pagam no carro na troca por um focus a GASOLINA(q tá com desconto).

Esse C4 eu to me desiludindo em 2 meses de compra (5700 km rodados) pq tb peguei estrada.

O AR CONDICIONADO não funciona e o Carro NÃO ARRANCA SUAVE, ou sai praticamente cantando pneu ou estanca, nunca tinha visto isso.

Era pra ter ido de golf mesmo, maldita citroen.

casnor
Membros

Mensagem por casnor »

Só pra eu enteder bem duas coisas:

1o) Existe algum C4 1.6 Hatch que tenha um ar condicionado MANUAL que, em temperaturas superiores a 35graus no computador de bordo, consiga refrigerar o carro? O meu não gela nem com o recirculador ligado.

2o) Algum c4 1.6 Hatch com cambio MANUAL, consegue estabilizar a rotação de 1500 rpm, em ponto morto?

PS: Tê querendo tirar essas duvidas pra saber o que é problema do MEU carro, e o que é problema DO CARRO... hehehehehehe

Abraços a todos.

pauloct
Membros
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex

Mensagem por pauloct »

Meu C4 1.6 também possui os mesmos problemas relatados com o ar condicionado e giros, e olha que não moro em um local que seja tão quente quantos os relatados anteriormente, mesmo assim aqui no RS também há dias muito quentes em que se faz necessário um bom sistema de climatização. Devido ao outros problemas que meu carro apresenta (socos na traseira) vim ao clube buscar esclarecimento e resolvi pesquisar sobre o AC, achava que eu estava exigente demais por meu carro anterior ser um Golf que possuía climatronic que nem de perto merece ser comparado com o sistema da Citroen. Mas pelo que constatei sou apenas mais um.
Como os amigos já relataram, também irei aguardar que meus problemas sejam solucionados na revisão ou, caso contrário, terei de passá-lo adiante e voltar ao velho, e "surrado", mas ainda muito bem conceituado VW Golf. Infelizmente, porque gosto muito do C4, não fossem esses defeitos incômodos!

dududcd
Membros
Estado: RJ

Mensagem por dududcd »

casnor escreveu:Só pra eu enteder bem duas coisas:

1o) Existe algum C4 1.6 Hatch que tenha um ar condicionado MANUAL que, em temperaturas superiores a 35graus no computador de bordo, consiga refrigerar o carro? O meu não gela nem com o recirculador ligado.

2o) Algum c4 1.6 Hatch com cambio MANUAL, consegue estabilizar a rotação de 1500 rpm, em ponto morto?

PS: Tê querendo tirar essas duvidas pra saber o que é problema do MEU carro, e o que é problema DO CARRO... hehehehehehe

Abraços a todos.
qnt a numero 1 vou da uma analisada..mas acho q funicona sim...claro n eh um dos mais frios mas fica agradavel..

2) Sim...consigo estabilizar ...consigo sair normalmente e tbm consigo sair no plano apenas na embreagem sem acelerador(fiz esse teste)

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Estes problemas aqui relatados, não são inerentes ao modêlo. São problemas de algumas unidades. Vcs tem que reclamar na Autorizada. Existem muitos proprietários de modelos iguais, que estão plenamente satisfeitos. E problemas todo carro pode apresentar, independente do Fabricante. Não adianta vcs se iludirem com uma marca com a qual não tiveram problemas, achando que ela nunca dá problemas. A internet está cheia de reclamações contra a Volkswagen, GM, Ford e Fiat. Isto sem contar os problemas por que tem passado as Japonesas. Não estou querendo defender a Citroën, apenas não acho que ela seja pior que qualquer outra. Na verdade, elas todas são deficientes no pós venda. Agora, carros com pouca tecnologia embarcada tem menos coisas pra quebrar, mas tb não te dão o prazer que outros mais avançados te dão, quando funcionam bem, claro.

Abs.
Bruno Figueiredo.

casnor
Membros

Mensagem por casnor »

Fico contente então que o problema não seja do carro, e sim de algumas unidades, e triste pela minha estar no meio delas.
Mas assim sendo, pelo menos há uma esperança de que algo seja concertado. Vou tentar aqui na concessionaria.

riquati
Membros
Estado: MT

Mensagem por riquati »

Estou aguardando o retorno do SAC da Citro... a concessionária ligou para saber minha satisfação, expliquei que tinha sido muito bem atendido, que estava gostando do carro, exceto pelo problema do ar-condicionado. Que entendia que eles tinham procedimentos, e haviam esgotados, mas que continuava insatisfeito (e passando muito calor). Pediram para que, tão logo o SAC retornasse a ligação, entrasse em contato com eles... pelo menos, boa vontade estão tendo.

Quanto ao que o Bruno falou, realmente, todas as marcas têm este tipo de problema. E, ao menos no meu caso, a Citro está tentando resolver como pode (por ironia, na Honda, que todo mundo elogia, não consegui resolver algo mais grave - uma embreagem trocada lá por R$ 1.3K, e que veio defeito, fui quatro vezes reclamar e nada). Por outro lado, há uma realidade, um fato - moro numa cidade quente pacas, e estou passando um calor doido dentro do carro. Descarto a hipótese do compressor, pois ele funciona; é software, algo simples de ser resolvido... o C4 não precisa desta 'reserva de potência' tão conservadora. Gosto demais do carro (tanto que comprei, e compraria outro, se fosse o caso), mas, pagar 56 mil para passar calor dentro dele ou ter de andar com a recirculação acionada, para mim, é algo inadmissível.

[]s,
Ricardo.

fernandofsa
Membros
Veiculo: C4 Grand Picasso

Mensagem por fernandofsa »

casnor escreveu:Só pra eu enteder bem duas coisas:

Abraços a todos.
Acho que está bem claro que o problema NÃO é só no teu C4 e sim em todos os C4's 1.6.
A Citroen devia tomar vergonha na cara e convocar todos os proprietários pra sanar os defeitos.
O problema é que nem ela sabe o que fazer.

Desde dezembro está dificil de acompanhar o c4clube, mas assim que possível colocarei um post contando um pouco da minha saga em busca de soluções na concessionária.
É uma pena se decepcionar tanto com um carro tão bonito e "divertido".
Acho que não deve acontecer isso com o 2.0...

Semanas atras cheguei a ver um Punto T-jet para trocar.
Mas tenho que me conformar já que perderia dinheiro (além do transtorno para quitaçao) se efetuasse a troca, pois parte do meu C4 foi financiado (Leasing).

Acho que nao aconteceu um recall ainda apenas porque o numero de C4's 1.6 vendidos é muito baixo e
no final das contas o publico que reclama e leva a briga adiante é bastante reduzido.

fernandofsa
Membros
Veiculo: C4 Grand Picasso

Mensagem por fernandofsa »

bruno figueiredo escreveu:Estes problemas aqui relatados, não são inerentes ao modêlo. São problemas de algumas unidades. Vcs tem que reclamar na Autorizada. Existem muitos proprietários de modelos iguais, que estão plenamente satisfeitos. E problemas todo carro pode apresentar, independente do Fabricante. Não adianta vcs se iludirem com uma marca com a qual não tiveram problemas, achando que ela nunca dá problemas. A internet está cheia de reclamações contra a Volkswagen, GM, Ford e Fiat. Isto sem contar os problemas por que tem passado as Japonesas. Não estou querendo defender a Citroën, apenas não acho que ela seja pior que qualquer outra. Na verdade, elas todas são deficientes no pós venda. Agora, carros com pouca tecnologia embarcada tem menos coisas pra quebrar, mas tb não te dão o prazer que outros mais avançados te dão, quando funcionam bem, claro.

Abs.
Me desculpe Bruno, mas você não pode afirmar que isso é caso isolado de alguns C4's. Quero dizer que nem todos os 1.6 possuem tais problemas, porém uma boa "leva"deles possuem sim. Já os 2.0 desconheço relatos semelhantes. Talvez alguns lotes naquele periodo de IP reduzido onde as vendas foram bastante numerosas algo deixou a desejar... talvez o controle de qualidade lá na Argentina tenha falhado na tentativa de entregar tantos pedidos. Mas isso nao justifica pois ao dar entradas nas concessionárias existe um protocolo a ser seguido e novas verificaçoes em relacao a qualidade sao feitas outra vez, inclusive repetindo inúmeros testes. Tenho certeza que a Citroen tem conhecimento desses problemas (os registraos nos SACs falam por si) nao resolve por que talvez nem ela sabe resolver ou o custo disso é elevado.. e vao "cozinhando" como podem. Dificilmente sairá um recall pois o volume de C4's 1.6 é baixo (verifique a lista de emplacados no detran, ou confira nas últimas paginas de uma Quatro-rodas).
Meu problema só foi solucionado após "ameaças" e mesmo assim nao está 100%.

Quanto ao pós venda da Citroen posso te dizer que é excelente. Me ligavam semanalmente acompanhando as paradas constantes na concessionaria. Mas eu preferia que nao ligassem e resolvessem os problemas, seria mais bonito.

Outras marcas também trazem problemas... isso é perfeitamente aceitável, desde que seja solucionado.
Mas eu não esperava me incomodar tanto com uma marca que se considera Premium.
Chego a ter saudades da Fiat hehehehe
Ou entao, talvez me incomodasse bem menos se tivesse ido pro lado do i30, que nao chega nem aos pés do C4 em matéria de design.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”